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Margem de contribuição: o que é, qual é sua importância e como calcular

Margem de contribuição: o que é, qual é sua importância e como calcular

Home » Blog » Gestão Financeira » Margem de contribuição: o que é, qual é sua importância e como calcular
  • junho 24, 2025
A margem de contribuição é um importante indicador que mostra se a empresa está ou não obtendo lucro com as vendas. Saiba como calcular!

Você sabe qual é a margem de contribuição dos seus produtos ou serviços? Entender esse indicador é essencial para avaliar se a sua empresa está realmente obtendo lucro com as vendas e operando de forma saudável.

Isso porque, a margem de contribuição mostra quanto cada item vendido contribui para cobrir os custos fixos e gerar lucro, revelando quais produtos são mais rentáveis e quais podem estar comprometendo os resultados do negócio.

Empresas que acompanham esse indicador com atenção conseguem agir com mais segurança e garantir uma operação financeiramente sustentável. Neste post, veja tudo o que você precisa saber sobre margem de contribuição!

O que é margem de contribuição?

Margem de contribuição é um indicador financeiro que revela o lucro após a empresa comercializar produtos e descontar seus custos e despesas variáveis.

Para um modelo de negócio realmente rentável, é importante que essa margem seja sempre superior ao total de custos e despesas. Uma empresa com margem de contribuição pequena ou quase nula pode contabilizar prejuízos no período ou ter pouco retorno para manter suas atividades.

Para que serve a margem de contribuição?

A margem de contribuição serve para mostrar aos gestores e líderes de negócio se as receitas das vendas são suficientes para pagar todas as despesas e custos associados aos produtos.

Além disso, mostra se a empresa obtém retorno financeiro com a operação. Se não houver lucro, os custos e despesas serão maiores que o valor arrecadado com a venda.

Líderes e gestores que conhecem a margem de contribuição conseguem obter uma visão mais abrangente e realista sobre os negócios. Essa visão, por sua vez, permite que eles elaborem ações estratégicas para melhorar as vendas ou reduzir os custos.

Quais são os tipos de margem de contribuição?

Cada modelo de margem de contribuição tem uma finalidade diferente. A seguir, conheça os principais.

Margem de contribuição unitária

É o valor monetário com que cada unidade vendida de um produto ou serviço contribui para cobrir os custos fixos e gerar lucro. Ainda ajuda a analisar a rentabilidade de cada produto individualmente. Ideal para definir preços, mix de produtos e estratégias promocionais.

Margem de contribuição total

Representa o total gerado pela empresa ou linha de produtos após a dedução dos custos variáveis de toda a receita obtida. Ela permite saber quanto sobra da receita total para pagar custos fixos e gerar lucro, e é útil na análise global de viabilidade da empresa.

Margem de contribuição percentual ou relativa

É a margem de contribuição expressa como um percentual da receita. Desse modo, mostra a eficiência da operação em termos relativos e facilita a comparação entre produtos ou segmentos com diferentes escalas de receita. Ideal para priorizar itens com maior retorno proporcional.

Margem de contribuição por produto ou serviço

É a análise individual da margem de contribuição por item do portfólio. Permite identificar quais produtos são mais lucrativos e quais podem estar comprometendo o resultado geral da empresa. Essencial para decisões de corte, foco ou expansão.

Qual é a diferença entre lucro bruto e margem de contribuição?

Lucro bruto é o valor que sobra da receita de vendas após descontar apenas os custos diretamente ligados à produção ou compra do produto, como matéria-prima, mão de obra direta e custo dos produtos vendidos (CPV). Ele mostra a eficiência da operação produtiva, sem considerar outras despesas da empresa.

Já a margem de contribuição considera todos os custos e despesas variáveis, incluindo o CPV, mas também comissões, impostos sobre vendas, frete e taxas. Ela indica quanto da receita realmente está disponível para cobrir os custos fixos e gerar lucro, sendo essencial para decisões de precificação, ponto de equilíbrio e rentabilidade.

Como calcular a margem de contribuição?

Para calcular a margem de contribuição, é necessário somar todos os ganhos obtidos com as vendas e subtrair os custos e despesas variáveis. Aqui entram, por exemplo, embalagens, fretes, entre outros.

Para tanto, vale a fórmula:

Margem de contribuição = Total de venda dos produtos – Custos e despesas variáveis

A margem de contribuição unitária segue a mesma fórmula, mas considerando o valor de vendas, custos e despesas de um só produto.

Imagine que a sua empresa venda um produto por R$ 300,00. Para fabricar esse item, ela precisou investir em matéria-prima, pagar impostos, frete e contratar mão de obra que, no final, totalizaram em um custo médio variável de R$ 180,00.

Aplicando esses valores na fórmula, chegamos à seguinte margem de contribuição deste produto:

Margem de contribuição = 300,00 – 180,00 Margem de contribuição = 120,00

Desses R$ 120,00, a empresa precisa subtrair também os custos fixos que, embora não estejam ligados à produção e vendas, são necessários para o negócio continuar funcionando. Aqui entra aluguel do imóvel, seguros, salário de funcionários, entre outros.

Considerando que a empresa tenha um custo fixo médio de R$ 30,00 por produto, a margem de contribuição, portanto, é de R$ 90,00.

O que é índice de margem de contribuição?

O índice de margem de contribuição é um indicador que avalia a eficiência de operação da empresa. Nesse caso, calcula-se a proporção da margem sobre o valor obtido com as vendas, com resultado em percentual:

Índice de margem de contribuição = (Margem de contribuição / Valor das vendas) x 100

No exemplo acima, o índice de margem de contribuição é:

Índice de margem de contribuição = (120,00 / 300,00) x 100 Índice de margem de contribuição = 40%

Qual é a margem de contribuição ideal?

A margem de contribuição ideal é aquela que sustenta o negócio, permite competitividade e gera lucro. Em geral, uma margem acima de 30% é considerada saudável, mas isso pode variar conforme o setor, modelo de negócio, estrutura de custos e estratégia da empresa.

Veja alguns critérios que ajudam a avaliar se sua margem está saudável:

  • Cobre os custos fixos? Se sim, há lucro operacional.
  • Permite investir e crescer? Margens maiores oferecem mais fôlego.
  • Está alinhada ao mercado? Compare com concorrentes diretos.

Qual é a importância da margem de contribuição?

Devido à competitividade, é comum ver as empresas comercializando produtos e serviços a um valor baixo, a fim de fidelizar os clientes. Porém, ao colocar todos os custos e as despesas no papel, as receitas podem não ser suficientes para arcar com as obrigações.

Dessa maneira, sem um plano de emergência, a empresa pode vir a acumular prejuízos e interromper suas atividades.

A margem de contribuição é importante para impedir que esse tipo de evento aconteça. Uma vez que ela permite delimitar um preço mínimo que seja justo e atrativo ao cliente e que, ao mesmo tempo, favoreça a empresa.

Quando usar a margem de contribuição?

A margem de contribuição pode ser aplicada em diferentes cenários, como:

  • Avaliar a lucratividade do negócio, apontando se a empresa está obtendo retorno significativo com a venda de seus produtos e serviços.
  • Definir preço mínimo de venda, considerando todos os custos fixos e variáveis.
  • Determinar o ponto de equilíbrio, identificando o mínimo de vendas necessário para a empresa cobrir todas as despesas e custos.
  • Traçar estratégias de venda, priorizando os itens mais lucrativos e que geram menos custos e despesas de operação.

Como melhorar a margem de contribuição?  

Para que a empresa obtenha lucro com a venda, a margem de contribuição deve ser maior do que a soma de todos os custos e despesas (variáveis e fixas). Aqui, várias estratégias podem ser aplicadas para aumentar a margem, como:

  • Diminuir os custos e as despesas variáveis.
  • Aumentar o preço final dos produtos.
  • Priorizar produtos e clientes mais rentáveis.
  • Treinar a equipe de vendas para vender melhor e com maior margem.
  • Usar tecnologias que ampliam a visão de negócio sobre as operações e contribuem para mensurar o preço mínimo ideal.

Como vimos, a margem de contribuição é essencial para entender a rentabilidade real dos produtos e serviços, pois mostra quanto sobra das vendas para cobrir os custos fixos e gerar lucro. Portanto, não deixe de acompanhá-la para tomar decisões mais estratégicas em prol da saúde financeira e do crescimento sustentável do negócio.

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