Pular para o conteúdo
  • Sistema
    • Sistema de Gestão para Distribuidoras
    • Sistema de Gestão para Indústria
  • Segmentos
    • Metal mecânico
    • Bebidas
    • Alimentos
    • Distribuidoras
    • Diversos
    • Moveleiro
  • Casos de sucesso
    • Clientes
    • Depoimentos
  • Portfólio
  • Materiais educativos
  • Blog
    • ERP Indicadores
    • Gestão Comercial
    • Gestão de Compras
    • Gestão de Empresas
    • Gestão de TI
    • Gestão de Vendas
    • Gestão Empresarial
    • Gestão Financeira
    • Gestão Fiscal
    • Gestão Industrial
    • Notícias
  • Contato
  • Sistema
    • Sistema de Gestão para Distribuidoras
    • Sistema de Gestão para Indústria
  • Segmentos
    • Metal mecânico
    • Bebidas
    • Alimentos
    • Distribuidoras
    • Diversos
    • Moveleiro
  • Casos de sucesso
    • Clientes
    • Depoimentos
  • Portfólio
  • Materiais educativos
  • Blog
    • ERP Indicadores
    • Gestão Comercial
    • Gestão de Compras
    • Gestão de Empresas
    • Gestão de TI
    • Gestão de Vendas
    • Gestão Empresarial
    • Gestão Financeira
    • Gestão Fiscal
    • Gestão Industrial
    • Notícias
  • Contato
Solicite um orçamento

Margem de contribuição: o que é, qual é sua importância e como calcular

Margem de contribuição: o que é, qual é sua importância e como calcular

Home » Blog » Gestão Financeira » Margem de contribuição: o que é, qual é sua importância e como calcular

  • setembro 15, 2023
A margem de contribuição é um importante indicador que mostra se a empresa está ou não obtendo lucro com as vendas. Saiba como calcular, no artigo!

Você sabe qual é a margem de contribuição dos seus produtos?

Avaliar esse indicador é importante para identificar se a sua empresa está (ou não) obtendo retorno sobre as vendas, quais itens são mais e menos rentáveis, e o que é preciso fazer para aumentar a rentabilidade.

Saiba tudo que é preciso saber sobre margem de contribuição a seguir!

O que é margem de contribuição?

A margem de contribuição nada mais é que um indicador financeiro que revela o quanto a empresa obteve de lucro após comercializar produtos e descontar seus custos e despesas variáveis.

Para que um modelo de negócio seja realmente rentável, é importante que a margem de contribuição seja sempre superior ao total de custos e despesas.

Por que o nome margem de contribuição?

“Margem” possui o significado de diferença, ou seja, a distinção entre o valor obtido a partir da venda menos o total de custos e despesas relacionados à operação. Já a palavra “contribuição” trata da capacidade da empresa usar o valor das receitas para arcar com suas obrigações e ainda assim obter lucro.

A empresa que possui uma margem de contribuição pequena ou quase nula pode contabilizar prejuízos no período, ou ter pouco retorno para manter suas atividades funcionando.

Para que serve a margem de contribuição?

A margem de contribuição serve para mostrar aos gestores e líderes de negócio se as receitas das vendas estão sendo suficientes para pagar todas as despesas e custos associados aos produtos.

Mas não é só isso! O indicador também mostra se a empresa está obtendo retorno financeiro com a operação. Se não estiver obtendo lucro é porque os custos e despesas estão sendo maiores que o valor arrecadado com a venda.

Quais são as vantagens de conhecer a margem de contribuição?

Líderes e gestores que conhecem a margem de contribuição conseguem obter uma visão mais abrangente e realista sobre os negócios. Essa visão, por sua vez, permite que eles elaborem ações estratégicas para melhorar as vendas ou então reduzir os custos.

É possível, por exemplo, identificar o número mínimo de produtos que precisam ser comercializados no mês para cobrir custos e despesas, avaliar qual produto e serviço é mais lucrativo, e quais gargalos estão impedindo a empresa de obter maior retorno.  

Qual é a importância da margem de contribuição?

Devido à competitividade, é comum ver as empresas comercializando produtos e serviços a um valor baixo, a fim de fidelizar os clientes. Saber que o consumidor está comprando com a sua empresa em vez da concorrente causa a falsa sensação de que estão no caminho certo e que obterão lucro.

Essa satisfação, no entanto, é momentânea. Geralmente, ao colocar todos os custos e as despesas no papel, você pode perceber que as receitas não são suficientes para arcar com as obrigações. E que, sem um plano de emergência, podem vir a acumular prejuízos e interromper suas atividades.

A margem de contribuição é importante para impedir que esse tipo de evento aconteça. O indicador pode ser usado pelos líderes e gestores para delimitar um preço mínimo que seja justo e atrativo ao cliente, e ao mesmo tempo favoreça a empresa.

LEIA TAMBÉM | Métodos de custeio: conheça os cálculos mais utilizados

Quando usar a margem de contribuição?

A margem de contribuição pode ser aplicada em diferentes cenários. Para, por exemplo:

  • Avaliar a lucratividade do negócio, apontando se a empresa está obtendo retorno significativo com a venda de seus produtos e serviços;
  • Definir preço mínimo de venda, levando em consideração todos os custos fixos e variáveis;
  • Determinar o ponto de equilíbrio, identificando o mínimo de vendas necessário para a empresa cobrir todas as despesas e custos;
  • Traçar estratégias de venda, priorizando os itens mais lucrativos e que geram menos custos e despesas de operação.

Qual é a diferença entre margem de contribuição unitária e total?

A margem de contribuição unitária envolve um único produto. Ou seja, a empresa calcula o indicador considerando o preço de venda de um só item e os custos e despesas relacionados à fabricação e distribuição deste produto.

A margem de contribuição total, por outro lado, considera todos os produtos da empresa. Ou seja, a receita obtida através da comercialização de todos os seus itens, bem como os gastos associados à produção e distribuição desses produtos.  

Embora ambos os indicadores sejam interessantes, a margem de contribuição unitária é mais indicada por mostrar os produtos mais e menos rentáveis e que, portanto, precisam ser priorizados.

Qual a fórmula da margem de contribuição?

Para calcular a margem de contribuição total, é necessário que a empresa faça uso da seguinte fórmula:

Margem de contribuição = Total de venda dos produtos – Custos e despesas variáveis

Se desejar calcular a margem de contribuição unitária, deve-se usar a mesma fórmula, porém, considerando apenas o valor de vendas, custos e despesas de um só produto.

Como se calcula a margem de contribuição?

Para calcular a margem de contribuição será necessário somar todos os ganhos obtidos com as vendas e subtrair os custos e despesas variáveis.

Quando falamos em custos e despesas variáveis, é preciso compreender que esses valores estão relacionados à produção e venda e podem variar conforme o volume de itens vendidos. Aqui entram, por exemplo, embalagens, fretes, entre outros.

Por que calcular a margem de contribuição?

Uma empresa só vai saber se o seu negócio está sendo rentável se avaliar um indicador financeiro que mostra essa rentabilidade.

A margem de contribuição é esse indicador, mostrando exatamente se o total das receitas obtidas com as vendas é suficiente para a empresa pagar as despesas e os custos, e fazer sobrar dinheiro.

Exemplos de cálculo da margem de contribuição

Imagine que a sua empresa venda um produto por R$300,00. Para fabricar esse item, ela precisou investir em matéria-prima, pagar impostos, frete e contratar mão de obra que, no final, totalizaram em um custo médio variável de R$180,00.

Aplicando esses valores na fórmula, chegamos a seguinte a margem de contribuição deste produto:

Margem de contribuição = 300,00 – 180,00 Margem de contribuição = 120,00

Desses R$120,00, a empresa precisa subtrair também os custos fixos que, embora não estejam ligados à produção e vendas, são necessários para o negócio continuar funcionando. Aqui entram aluguel do imóvel, seguros, salário de funcionários, entre outros.

Considerando que a empresa tenha um custo fixo médio de R$30,00 por produto, a margem de contribuição, portanto, é de R$90,00.

LEIA TAMBÉM | Gestão de Custos: entenda o que é, para que serve e como fazer

O que é o índice de margem de contribuição?

O índice de margem de contribuição é um indicador que avalia a eficiência de operação da empresa. A partir de uma fórmula, calcula-se a proporção da margem sobre o valor obtido com as vendas, por isso, o resultado é em percentual.

Considerando os mesmos dados do exemplo acima, pode-se dizer que o índice de margem de contribuição do exemplo é:

Índice de margem de contribuição = (Margem de contribuição / Valor das vendas) x 100
Índice de margem de contribuição = (120,00 / 300,00) x 100 Índice de margem de contribuição = 40%  

Como melhorar a margem de contribuição?

Para que a empresa obtenha lucro com a venda, será preciso que a sua margem de contribuição seja mais elevada do que a soma de todos os seus custos e despesas (variáveis e fixas). Existem várias estratégias que podem ser aplicadas para aumentar a margem, mas as principais envolvem:

  • Diminuir os custos e as despesas variáveis;
  • Aumentar o preço final dos produtos;
  • Usar tecnologias que ampliam a visão de negócio sobre as operações, e contribuem para mensurar o preço mínimo ideal.

Gostou do conteúdo? Então baixe nosso material “Guia prático para otimizar o controle financeiro da empresa”! Nele você vai descobrir quais práticas adotar para realizar um bom controle, quais tecnologias investir para simplificar a gestão e os erros mais comuns de gerenciamento que você não pode cometer.

E-book - Quando uma empresa acerta na escolha do Sistema de Gestão - Clique para baixar

Categorias

Segmentos
Notícias
Gestão Industrial
Gestão Fiscal
Gestão Financeira
Gestão Empresarial
Gestão de Vendas
Gestão de TI
Gestão de Empresas
Gestão de Compras
Gestão Comercial
ERP Indicadores

Posts recentes

  • melhoria contínua - imagem de uma mão segurando uma caneta com uma flecha subindo
    O que é a melhoria contínua, quais as vantagens e como aplicar
  • Comissão de vendas: o que é e como pode ajudar na motivação da equipe
  • erp de vendas
    ERP de vendas: o que é, quais as vantagens e como escolher
AnteriorAnteriorCFOP 5102: o que é e por que é importante emitir nota fiscal com o código
PróximoBalancete contábil: o que é, principais tipos e como elaborarPróximo

Agende uma demonstração e descubra quais são os gargalos da sua empresa

Nossos especialistas vão mostrar para você como a organização dos processos e a centralização de informações podem resolver problemas do seu negócio que você nem conhecia.

Peça uma demonstração

Sistema de gestão ideal para indústrias e distribuidoras

Uma empresa Cyncly

Acesso rápido

  • Home
  • Sistema
  • Segmentos
  • Portfólio
  • Materiais educativos
  • Blog
  • Contato

Outros links

  • Portal do cliente
  • Canais parceiros
  • Política de privacidade
  • Vagas

Newsletter

Receba novidades sobre gestão e tecnologia mensalmente.

© Copyright FoccoERP – Todos os direitos reservados

plugins premium WordPress
  • Sistema
    • Sistema de Gestão para Distribuidoras
    • Sistema de Gestão para Indústria
  • Segmentos
    • Metal mecânico
    • Bebidas
    • Alimentos
    • Distribuidoras
    • Diversos
    • Moveleiro
  • Casos de sucesso
    • Clientes
    • Depoimentos
  • Portfólio
  • Materiais educativos
  • Blog
    • ERP Indicadores
    • Gestão Comercial
    • Gestão de Compras
    • Gestão de Empresas
    • Gestão de TI
    • Gestão de Vendas
    • Gestão Empresarial
    • Gestão Financeira
    • Gestão Fiscal
    • Gestão Industrial
    • Notícias
  • Contato
  • Sistema
    • Sistema de Gestão para Distribuidoras
    • Sistema de Gestão para Indústria
  • Segmentos
    • Metal mecânico
    • Bebidas
    • Alimentos
    • Distribuidoras
    • Diversos
    • Moveleiro
  • Casos de sucesso
    • Clientes
    • Depoimentos
  • Portfólio
  • Materiais educativos
  • Blog
    • ERP Indicadores
    • Gestão Comercial
    • Gestão de Compras
    • Gestão de Empresas
    • Gestão de TI
    • Gestão de Vendas
    • Gestão Empresarial
    • Gestão Financeira
    • Gestão Fiscal
    • Gestão Industrial
    • Notícias
  • Contato
Peça uma demonstração