Para se manter competitiva e produtiva e, assim, atender com sucesso às demandas do mercado, indústrias e distribuidores precisam usar métricas de desempenho. Essas ferramentas, além de auxiliar na tomada de decisão, ajudam os gestores a terem uma visão ampla dos processos.
Uma métrica de desempenho que pode contribuir para isso é o OTIF. Você já ouviu falar desse indicador? Ele é fundamental para a rotina de uma empresa, pois ajuda a monitorar a qualidade e a eficiência das operações logísticas.
Neste artigo, você entenderá melhor o que é OTIF, quão importante é para uma empresa e como calculá-lo. Acompanhe!
O que é OTIF?
OTIF é um acrônimo para o termo On-Time In Full. Em português, significa “no tempo e completo”. Trata-se de um indicador logístico que monitora a qualidade da entrega do produto de uma empresa com base na avaliação de duas métricas:
1. On time (no prazo): refere-se ao cumprimento do prazo de entrega (data e hora) do produto com base no que foi estabelecido pelo cliente no momento em que ele fez a compra.
2. In full (completo ou na íntegra): vincula-se às expectativas dos consumidores após o recebimento do produto. Assim, relaciona-se à forma como ele avalia aspectos como integridade da embalagem, qualidade do item, funcionalidade do produto, entre outros.
O OTIF é, portanto, um indicador importante para avaliar se o produto foi entregue ao cliente no prazo certo e para analisar suas expectativas com relação ao item recebido.
Importância e principais benefícios do OTIF para uma empresa
Para manter uma empresa competitiva, é fundamental investir em indicadores capazes de auxiliá-la a implementar ações visando a completa satisfação dos seus consumidores.
É nesse contexto que o OTIF torna-se um importante aliado para os gestores. Com ele, é possível acompanhar o fluxo logístico e, de modo geral, antecipar problemas, identificar falhas, ajustar operações, aproveitar oportunidades e satisfazer as necessidades do cliente, por exemplo, entregar seu produto no prazo certo.
Em outras palavras, o OTIF é um indicador que garante a melhoria contínua do processo logístico. Em um mercado tão acirrado, esse é um fator decisivo para manter clientes e conquistar novos consumidores. Abaixo estão as principais vantagens dessa métrica:
Mensuração da qualidade do serviço logístico
Trata-se de um indicador que permite ao gestor de uma empresa mensurar a qualidade do serviço logístico prestado por uma empresa terceirizada do ramo. Com isso, ele pode avaliar o serviço e tomar decisões que estejam alinhadas com o alcance dos objetivos do negócio.
Melhora da performance da empresa
De modo geral, contribui para melhorar a eficiência da empresa no que diz respeito às operações logísticas. Isso porque ela pode enxergar de forma mais clara os gargalos que estão dificultando o alcance dos seus objetivos, como atraso na entrega do produto e a insatisfação do consumidor.
Aumento da satisfação e conquista da lealdade do cliente
Ao cumprir o prazo de entrega do produto e oferecer uma boa experiência de compra no pós-venda, o consumidor fica satisfeito e pode se tornar leal à sua empresa.
Melhoria na gestão das transportadoras
Como mencionamos, trata-se de uma métrica que permite avaliar a qualidade do serviço logístico prestado pelas transportadoras. Com isso, é possível ter melhoria na gestão dessas operações. Por exemplo, chamar a atenção daquela transportadora que não está cumprindo com seu dever e colocando a imagem de sua empresa em risco.
Redução de despesa com transporte
Diversos fatores podem contribuir para colocar em risco a entrega de um produto ao cliente no prazo certo, sendo um exemplo as condições do veículo.
O OTIF é uma métrica que também permite clareza nesse sentido, de forma a garantir que sua organização tome as medidas necessárias para assegurar a eficiência dos transportes logísticos.
Aumento da sincronia dos processos logísticos
A empresa passa a atuar de forma harmoniosa, pois sabe o que fazer para garantir isso. Ao investir na manutenção preventiva dos veículos, por exemplo, as entregas podem ser feitas de acordo com o prazo estabelecido e, assim, garantir a satisfação do cliente.
Como calcular o OTIF?
Considerando a importância do OTIF para o crescimento de seus negócios e para a melhoria da eficiência de suas operações logísticas, você pode estar se perguntando como calculá-lo. É simples fazer isso. Abaixo, veja como é fácil realizar essa equação.
Primeiro, é preciso reunir informações sobre as entregas já realizadas por sua empresa. Isso permite ter um percentual leal à realidade do seu negócio. Recomenda-se levar em conta os dados de entrega de pelo menos seis meses.
Feito isso, é necessário separar as informações tendo como base as duas métricas que formam o OTIF: entrega no prazo certo (de acordo com o esperado pelo cliente no momento da compra) e entrega sem erro (qualidade da embalagem, quantidade de itens correta, extravio, entre outros).
Agora vamos supor que o desempenho das entregas realizadas pela sua empresa nesses seis meses tiveram os seguintes resultados:
Prazo certo: 89% das entregas foram feitas dentro do prazo, gerando assim um on time de 0,89.
Entrega correta dos produtos: 91% das entregas foram realizadas corretamente, resultando em um in full de 0,90.
Basta aplicar esses resultados à fórmula do OTIF: On time X In full. Ou seja, 0,89 X 0,91 = 0,8099. O percentual de 80,99% é o resultado do setor logístico de sua empresa.
Vale ressaltar que o ideal é que o OTIF esteja acima de 90%, sendo esta uma realidade que pode caracterizar a satisfação dos seus clientes e representar o crescimento do seu negócio.
Conclusão
Como vimos, o OTIF é um indicador muito importante para empresas de diversos segmentos. Isso porque ajuda os gestores a terem uma visão clara do desempenho de seu departamento de logística, principalmente com relação à entrega dos produtos no prazo e corretamente.
Agora que você sabe disso, acompanhe essa métrica em seu negócio. Aproveite também para ler nosso artigo sobre como cuidar da logística de distribuição e garanta que sua empresa cresça rapidamente e se destaque no mercado!