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PDV: o que é, como funciona e quais as vantagens

PDV: o que é, como funciona e quais as vantagens

Home » Blog » Gestão Comercial » PDV: o que é, como funciona e quais as vantagens
  • junho 27, 2025
Trabalhar com o Ponto de Venda é essencial para a empresa ganhar relevância no mercado, desenvolver um bom relacionamento com os consumidores e motivar os clientes a fazer negócio.

Saber o que é PDV e como potencializar seu uso é fundamental para as empresas atenderem bem o consumidor. Afinal, o Ponto de Venda é uma das estratégias comerciais mais importantes e necessárias do mundo moderno.

Ainda, trabalhar o Ponto de Venda ajuda a ganhar relevância no mercado, desenvolver um bom relacionamento com os consumidores e motivar os clientes a fazerem negócio. Além de ajudar a criar um relacionamento forte com os consumidores, a estratégia transmite mais profissionalismo no mercado e influencia na tomada de decisão de compra.

Neste artigo, você entenderá tudo sobre PDV e quais são as vantagens de investir em um sistema de Ponto de Venda. Boa leitura!

O que é PDV e seu significado?

PDV, sigla para Ponto de Venda, é um local físico ou digital onde a empresa expõe seus produtos e serviços, recebe clientes e fecha negócios.

Na era da informação e da tecnologia, muitos empresários utilizam ambientes online para interagir e fazer as transações comerciais. Ainda assim, construir um PDV físico pode ser interessante para a empresa ampliar o alcance de clientes, influenciar nas decisões de compra e ter uma marca mais reconhecida.  

Para que serve o PDV?

O PDV serve para facilitar todo o processo de comercialização de produtos e serviços. Nesse ambiente, o consumidor pode avaliar o que a empresa oferta, os preços, as características dos itens e os feedbacks de outros clientes.

Ainda, é nesse local que ocorre o contato com os vendedores e assistentes online, que auxiliam no esclarecimento de dúvidas. Vários locais são considerados PDVs e podem ser aproveitados pelo empreendedor, como:

  • Quiosques: pequenos espaços em shoppings ou áreas públicas, como eventos e feiras.
  • Marketplaces: plataformas online onde múltiplos vendedores podem listar e vender seus produtos ou serviços, como Mercado Livre e Amazon.
  • Redes sociais: ambientes que permitem interação, compartilhamento de informações, conteúdo multimídia e conexão entre usuários, por exemplo, no Instagram.
  • Aplicativos: software instalado no celular que entrega diferentes funcionalidades e recursos para os usuários avaliarem as ofertas, selecionarem os produtos e fecharem as compras.

Qual é a importância do PDV para o seu negócio?

O sistema de PDV é uma ferramenta projetada para integrar todos os processos e informações relacionadas à transação comercial. Com os dados das vendas, financeiro, caixa, estoque e operações em um único espaço, a empresa consegue acelerar as vendas e mitigar erros humanos que podem, em algum momento, prejudicar a interação e a experiência dos clientes.

No PDV, o cliente escolhe os produtos e serviços, toma uma decisão de compra e executa os pagamentos. As empresas que não têm um espaço específico para o consumidor fazer essas ações, seja físico ou digital, dificilmente conseguem convencê-lo a fechar negócio.

Primeiramente, torna-se muito difícil criar uma conexão entre a marca e quem está comprando. Segundo, porque o cliente pode não se sentir confortável em fazer negócio com uma empresa que não está bem estruturada.

Como gerenciar um PDV?

Não basta entender o que é PDV, é importante também saber como gerenciá-lo. Confira algumas dicas!

Organize o espaço físico ou digital

Mantenha o ambiente limpo, atraente e funcional. Isso facilita o acesso aos produtos e informações.

Treine a equipe

Capacite vendedores para oferecer atendimento de qualidade, entender as necessidades dos clientes e fechar vendas.

Controle o estoque

Monitore os produtos disponíveis para evitar falta ou excesso de itens. Essa é uma forma de garantir reposição rápida.

Acompanhe indicadores

Monitore métricas como ticket médio, fluxo de clientes e conversão para ajustar estratégias. Acompanhar os KPIs permite a melhorar as estratégias.

Como vender mais no PDV?

Vender mais no Ponto de Venda exige estratégias que envolvem marketing, layout, atendimento, promoção e tecnologia. Agora, veja ações práticas para aumentar as vendas no PDV!

Ofereça promoções e descontos estratégicos

Crie ofertas que incentivem a compra imediata sem comprometer a margem. Além disso, organize o PDV para que os produtos mais rentáveis fiquem em destaque e sejam facilmente encontrados.

Capriche no atendimento

Escute o cliente, entenda suas necessidades e sugira soluções personalizadas. Um bom atendimento aumenta a satisfação e a chance de fidelização.

Ofereça uma boa experiência

Invista em atendimento, facilidades de pagamento e canais de comunicação eficientes para fidelizar clientes. Contar com múltiplas formas de pagamento, incluindo cartões, PIX e parcelamento, evita perder vendas.

Use tecnologia

Implemente ferramentas de gestão para acompanhar vendas, pagamentos e analisar desempenho em tempo real. Os sistemas de PDV ajudam a identificar oportunidades e ajustar estratégias rapidamente.

Como funciona o sistema de PDV?

O sistema de PDV funciona como um ecossistema para gerenciar as operações praticadas no Ponto de Venda. A seguir, veja que procedimentos podem ser executados na solução.

Controle financeiro

Todas as transações financeiras, como vendas, pagamentos e recebimentos, são registradas dentro do sistema. Além disso, é possível conciliar as informações para avaliar de perto o progresso do faturamento, identificar gargalos e acompanhar o desempenho das vendas.

Emissão de nota fiscal

Após uma venda ser concluída, o sistema emite automaticamente a nota fiscal, mantendo todos os detalhes da transação registrados no banco de dados. Essa automação ajuda a acelerar o processo de envio das notas, além de assegurar a emissão correta do documento.

Gestão de estoque

O sistema de PDV registra a entrada de novos produtos e a saída de itens. Assim, mantém os níveis de estoque sempre atualizados. Ademais, as equipes de compras podem acompanhar o saldo do estoque e identificar quais produtos estão em falta e quais precisam ser inseridos no próximo planejamento das compras.

Frente de caixa

Além de apoiar o controle financeiro, a emissão de nota fiscal e gestão de estoque, o sistema PDV também pode ser usado para o momento do fechamento da venda, garantindo que todo o processo de pagamento seja prático e rápido. Essa agilidade, por sua vez, contribui para gerar uma experiência mais agradável ao cliente no procedimento final de compra.

Quais são os tipos de sistema de PDV?

Quando a empresa decide investir em um sistema de PDV, ela pode recorrer a dois tipos de ferramentas: sistema PDV online ou sistema PDV offline.

Sistema PDV online

O sistema PDV online é uma tecnologia baseada na nuvem acessada por meio da internet. Com acesso remoto de qualquer lugar e hora, esse tipo de software oferece flexibilidade para a equipe centralizar e executar suas operações sem necessariamente estar dentro das dependências da empresa.

Sistema PDV offline

O sistema PDV offline funciona localmente, sem depender de uma conexão constante com a internet. Geralmente, mantém os dados armazenados no dispositivo, o que exige que as operações de negócio sejam realizadas apenas no ambiente organizacional.

Embora o sistema offline seja sim uma opção, ele não é uma das alternativas mais indicadas, pois tende a limitar a performance dos funcionários e prejudicar o acesso aos dados.

Quais são as vantagens do sistema PDV?

Como vimos, um sistema PDV pode simplificar o processo de emissão de nota fiscal e minimizar a incidência de erros humanos, mas existem outros benefícios que também precisam ser considerados:

  • Melhor gestão do estoque: a empresa não precisa mais manter as informações em listas ou planilhas para controlar a entrada e a saída de seus produtos. Além disso, o sistema permite acessar e emitir relatórios que indicam exatamente a quantidade de itens estocados, bem como o tipo de mercadoria.
  • Maior controle financeiro: a empresa pode lançar e manter todos os dados relacionados às transações comerciais dentro do próprio sistema PDV, centralizando as informações.
  • Segurança de dados reforçada: os dados sobre vendas, fornecedores e estoque ficam concentrados em um só espaço, e o sistema realiza backups automáticos, eliminando os riscos de perdas e extravios das informações.
  • Mais agilidade no atendimento: permite ajustar os pagamentos, executar a emissão de notas e ordenar a separação dos produtos em estoque com mais facilidade e rapidez.

Como implementar um sistema PDV?

Para implementar um sistema PDV na sua empresa, siga o passo a passo a seguir para o uso correto da ferramenta!

Avalie as necessidades do negócio

Quantos Pontos de Venda sua empresa possui? Quais são os atuais gargalos de operação? Quem são as pessoas que vão utilizar o software? O que você espera alcançar com o investimento?

Para selecionar uma boa ferramenta, avalie o cenário em que a empresa se encontra e quais são as dores que a solução deve solucionar.

Escolha o sistema PDV ideal

Feito o levantamento das necessidades do negócio, chega o momento de escolher o sistema PDV para suprir essas dores.

Nessa etapa, é importante avaliar as funcionalidades e recursos que a solução oferece para ter certeza de que ela contribuirá para o avanço das operações. Ainda, é necessário estudar o custo-benefício para garantir que o investimento não trará prejuízos.

Configure o software

Depois de selecionar o sistema, é preciso configurar a ferramenta para integrar todos os dados e processos em um só lugar. Aqui, é interessante contar com o apoio do fornecedor do software e sua equipe técnica para impedir qualquer problema de configuração.

Treine os funcionários

Após configurar o software, treine os colaboradores para mexer na ferramenta com um bom uso dos recursos. Você pode fazer o treinamento a partir de encontros, apostilas ou até mesmo acompanhar a performance durante o manuseio da tecnologia.

Teste o sistema

Feito o treinamento, a quinta etapa é testar o sistema para validar se os recursos realmente atendem às necessidades do negócio e se a equipe sabe como utilizá-lo. Se houver algum problema técnico ou de aprendizado durante o teste, entre em contato com o fornecedor do software para esclarecer as dúvidas e reforce o treinamento.

Implemente a solução

Chegou a hora de implementar a ferramenta e começar a usá-la na prática. Acompanhe a performance da solução para identificar possíveis erros ou buscar formas de aprimorar ainda mais os processos.

Agora você sabe o que é PDV e tudo que é preciso para investir em um ambiente eficiente. Ao entender o funcionamento, as estratégias de gestão e os benefícios de um sistema de PDV, sua empresa ganha mais competitividade e aumenta as chances de fidelizar o consumidor.

Quer aprofundar seus conhecimentos e estruturar um processo de vendas sólido e eficiente? Baixe agora o nosso e-book gratuito: “Como montar um processo de vendas na indústria”!

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