Sua empresa trabalha com PDV?
PDV, também conhecido como Ponto de Venda, é uma das estratégias comerciais mais importantes e necessárias do mundo moderno. Por que? Ele ajuda as empresas a criar um relacionamento forte com os consumidores, transmite mais profissionalismo no mercado e influencia na tomada de decisão de compra.
Veja no artigo de hoje tudo sobre o PDV e quais são as vantagens de investir em um sistema de Ponto de Venda. Boa leitura!
O que é PDV?
PDV, sigla para Ponto de Venda, é um local físico ou digital onde a empresa expõe seus produtos e serviços, recebe clientes e fecha negócios.
Na era da informação e tecnologia, muitos empresários utilizam ambientes online para interagir e fazer as transações comerciais. Ainda assim, construir um PDV físico pode ser interessante para a empresa ampliar o alcance de clientes, influenciar nas decisões de compra e ter uma marca mais reconhecida.
Para que serve o PDV?
O PDV serve para facilitar todo o processo de comercialização de produtos e serviços. É nesse ambiente que o consumidor poderá avaliar o que a empresa está ofertando, quais são os preços e as características dos itens, e quais foram os feedbacks de outros clientes.
É nesse local que também ocorre o contato com os vendedores e assistentes online, que auxiliam no esclarecimento de dúvidas.
Exemplos de PDV
Quando falamos em Ponto de Venda, muitos podem achar que se trata de uma loja física tradicional ou então um site. Porém, é importante esclarecer que as opções não se limitam apenas a esses dois espaços. Existem outros locais que também são considerados PDVs e que podem ser aproveitados pelo empreendedor.
É o caso de:
- Quiosques: pequenos espaços em shoppings ou áreas públicas, como eventos e feiras.
- Marketplaces: plataformas online onde múltiplos vendedores podem listar e vender seus produtos ou serviços, como Mercado Livre e Amazon, por exemplo.
- Redes sociais: ambientes que permitem interação, compartilhamento de informações, conteúdo multimídia e conexão entre usuários, como o caso do Instagram.
- Aplicativos: software instalado no celular que entrega diferentes funcionalidades e recursos para os usuários avaliarem as ofertas, selecionarem os produtos e fecharem as compras.
Qual a importância do PDV para o seu negócio?
O PDV é o local onde o cliente escolherá os produtos e serviços, tomará uma decisão de compra e executará os pagamentos. As empresas que não tiverem um espaço específico para o consumidor fazer essas ações — seja físico ou digital, dificilmente conseguirão convencê-lo a fechar negócio.
Primeiramente, porque será muito difícil criar uma conexão entre a marca e quem está comprando, e segundo, porque o cliente pode não se sentir confortável em fazer negócio com uma empresa que não está bem estruturada.
O papel de um sistema de PDV para o sucesso das vendas
O sistema de PDV é uma ferramenta projetada para integrar todos os processos e informações relacionadas à transação comercial.
Ao manter os dados das vendas, financeiro, caixa, estoque e operações concentradas em um único espaço, a empresa consegue acelerar as vendas de seus produtos e serviços. Inclusive, também consegue mitigar erros humanos que podem, em algum momento, prejudicar a interação e a experiência dos clientes.
Como funciona o sistema de PDV?
O sistema de PDV funciona como um ecossistema para gerenciar as operações praticadas no Ponto de Vendas.
Os procedimentos que podem ser executados na solução envolvem:
Controle financeiro
Todas as transações financeiras, como vendas, pagamentos e recebimentos são registradas dentro do sistema. Além disso, é possível conciliar as informações para avaliar de perto o progresso do faturamento, identificar gargalos e acompanhar o desempenho das vendas.
Emissão de nota fiscal
Após uma venda ser concluída, o sistema emite automaticamente a nota fiscal, mantendo todos os detalhes da transação registrados no banco de dados. Essa automação ajuda a acelerar o processo de envio das notas, além de assegurar a emissão correta do documento.
Gestão de estoque
O sistema de PDV registra a entrada de novos produtos e a saída de itens, mantendo os níveis de estoque sempre atualizados. As equipes de compras podem acompanhar o saldo do estoque e identificar quais produtos estão em falta e quais precisam ser inseridos no próximo planejamento das compras.
Frente de caixa
Além de apoiar o controle financeiro, a emissão de nota fiscal e gestão de estoque, o sistema PDV também pode ser usado para apoiar o momento do fechamento da venda, garantindo que todo o processo de pagamento seja prático e rápido. Essa agilidade, por sua vez, contribui para gerar uma experiência mais agradável ao cliente no procedimento final de compra.
Quais são os tipos de sistemas PDV e suas características?
Quando a empresa decide investir em um sistema de PDV, ela pode recorrer a dois tipos de ferramentas: um sistema PDV online ou um sistema PDV offline.
Abaixo, veja as características de cada solução:
Sistema PDV online
O sistema PDV online é uma tecnologia baseada na nuvem, sendo acessível por meio da internet.
Como permite acesso remoto de qualquer lugar e hora, esse tipo de software oferece flexibilidade para a equipe centralizar e executar suas operações sem necessariamente estar dentro das dependências da empresa.
Sistema PDV offline
Já o sistema PDV offline é uma tecnologia que funciona localmente, sem depender de uma conexão constante com a internet. Geralmente, esse tipo de solução mantém os dados armazenados no dispositivo, o que exige que as operações de negócio sejam realizadas apenas no ambiente organizacional.
Embora o sistema offline seja sim uma opção, ele não é uma das alternativas mais indicadas pois tende a limitar a performance dos funcionários e prejudicar o acesso aos dados.
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Qual é a diferença entre frente de caixa e PDV?
Por estarem diretamente relacionadas às vendas, é comum as pessoas confundirem o PDV com a frente de caixa. No entanto, a diferença entre eles é bastante significativa.
O PDV é o local físico ou digital onde os clientes pesquisam produtos e serviços e fecham negócios. Ou seja, ele está ligado à interação com a marca e à experiência de compra.
A frente de caixa, por outro lado, é uma área responsável por registrar as vendas, emitir as notas fiscais e controlar o estoque a partir de sistemas e equipamentos. Ou seja, ele foca nos procedimentos após a compra ter sido concluída.
Tanto o PDV como a frente de caixa são importantes e precisam ser projetados com base nas necessidades específicas da empresa.
Quais são as principais vantagens de um sistema PDV?
Um sistema PDV pode simplificar o processo de emissão de nota fiscal e minimizar a incidência de erros humanos, mas existem outros benefícios que também precisam ser levados em consideração. São eles:
Melhora a gestão do estoque
A empresa não precisa mais manter as informações em listas ou planilhas para controlar a entrada e a saída de seus produtos e fazer a gestão do estoque. Além disso, pode acessar e emitir relatórios que indicam exatamente a quantidade de itens estocados, bem como o tipo de mercadoria.
Garante maior controle financeiro
Ao invés de usar uma ferramenta extra para registrar as informações financeiras, a empresa pode lançar e manter todos os dados relacionados às transações comerciais dentro do próprio sistema PDV.
Reforça a segurança de dados
Uma vez que os dados sobre vendas, fornecedores e estoque ficam concentrados em um só espaço, e o sistema realiza backups automáticos, é possível eliminar os riscos de perdas e extravios das informações.
Proporciona mais agilidade no atendimento
A empresa também pode agilizar o atendimento ao cliente a partir do sistema de PDV, já que consegue ajustar os pagamentos, executar a emissão de notas e ordenar a separação dos produtos em estoque com mais facilidade e rapidez.
Qual é a relação entre o PDV e a legislação fiscal?
Todo Ponto de Venda precisa regularizar suas operações a partir da emissão de cupom fiscal ou nota fiscal.
A atuação irregular da empresa pode desencadear uma série de consequências legais (multas e sanções), pois o fisco entende que a empresa está compactuando com a sonegação de impostos.
Para impedir qualquer problema legal, é necessário, portanto, que cada um dos Pontos de Venda da empresa emita suas notas corretamente, e faça a transmissão dos dados. Mas não só isso. Mantenham todas as informações das vendas registradas e armazenadas (no formato físico ou digital), por no mínimo cinco anos.
Como implementar um sistema PDV?
Decidiu que vai implementar um sistema PDV na sua empresa? Então você deve seguir o passo a passo que preparamos para garantir a contratação e o uso correto de uma boa ferramenta.
1- Avalie as necessidades do negócio
Quantos Pontos de Venda sua empresa possui? Quais são os atuais gargalos de operação? Quem são as pessoas que vão utilizar o software? O que você espera alcançar com o investimento?
Para selecionar uma boa ferramenta, é necessário avaliar o cenário em que a empresa se encontra e quais são as dores que a solução deve solucionar.
2- Escolha o sistema PDV ideal
Feito o levantamento das necessidades do negócio? É momento então de escolher o sistema PDV para suprir essas dores.
Nessa etapa, é importante avaliar as funcionalidades e recursos que a solução oferece para ter certeza de que ela contribuirá para o avanço das operações. Também é necessário estudar o custo-benefício para garantir que o investimento não trará prejuízos.
3- Configure o software
Depois que selecionar o sistema, será preciso configurar a ferramenta para que ela integre todos os dados e processos em um só lugar. Aqui é interessante contar com o apoio do fornecedor do software e sua equipe técnica para impedir qualquer problema de configuração.
4- Treine os funcionários
Assim que o software for configurado, é momento de treinar o time de colaboradores para que eles saibam mexer na ferramenta e fazer o bom uso de todos os recursos. Você pode fazer o treinamento a partir de encontros, apostilas ou até mesmo acompanhar a performance durante o manuseio da tecnologia.
5- Teste o sistema
Feito o treinamento? A quinta etapa é, então, testar o sistema para validar se os recursos realmente atendem às necessidades do seu negócio, e se a equipe sabe como utilizá-lo.
Se durante o teste você identificar algum problema técnico ou de aprendizado, entre em contato com o fornecedor do software para esclarecer as dúvidas e reforce o treinamento.
6- Implemente a solução
Quando a solução já estiver configurada, a equipe se sentir preparada para manusear o software e o sistema tiver passado no período de teste, é momento de implementar a ferramenta e começar a usar a tecnologia, na prática.
É interessante, também, que você acompanhe a performance da solução para identificar possíveis erros ou então buscar formas de aprimorar ainda mais os processos.
E então, gostou desse conteúdo? Se você quer ficar por dentro de outros temas de negócio, continue acompanhando o nosso blog!