Um dos conceitos mais plurais e amplos que existem hoje é o mercado. Pode ser um local virtual ou físico, onde se oferece serviços ou produtos, ou pode ser definido como o encontro da oferta com a demanda quando se fala de economia.
Mercado estagnado, em crescimento, arriscado, em declínio — vários podem ser os seus adjetivos. No entanto, o fato é que ele define como um negócio vai lidar com as oportunidades e os desafios que surgem por meio de um olhar mais contínuo e sistemático.
O funcionamento e a estrutura de um mercado precisam definir a conduta da organização, para que se busque uma performance melhor.
Para analisá-lo e obter o que se chama de inteligência de mercado, é preciso conhecer absolutamente tudo que o envolve e o mercado, bem como as etapas necessárias para fazer uma boa análise. Continue acompanhando para aprender a fazer isso, na prática! Boa leitura!
O que é análise de mercado?
Uma análise de mercado é uma avaliação que permite que você determine quão atrativo é determinado segmento para o seu negócio.
O estudo pode ser conduzido para avaliar um mercado atual já existente ou também para observar novos. É a partir dessa análise que são detectados os riscos futuros e atuais de expandir um modelo de negócio, além de facilitar a previsão de venda e, claro, a previsão de demanda para a sua empresa.
Uma forma bem simples e fácil de entender a análise de mercado de um empreendimento é lembrar que se trata de um processo que determina condições, fatores e as suas características.
Há alguns pontos que precisam ser considerados para uma análise mercadológica eficiente. Esses são o que conhecemos por: SWOT (Strengths and Weaknesses ou Pontos Fortes e Pontos Fracos) e Opportunities e Threats (Oportunidades e Ameaças).
Por meio da avaliação desses pontos fracos e fortes da empresa, será possível criar uma estratégia que combine com sua realidade atual e determinar em quais fatores seus esforços devem se concentrar.
Da mesma forma, ao analisar as oportunidades e ameaças externas, fica bem mais fácil definir de onde as oportunidades virão e quais ameaças poderão tornar as transações da indústria mais desafiadoras.
Um exemplo disso são as mudanças no comportamento do consumidor, que tem realizado mais compras on-line. Elas acabam indicando que pode ser o momento de investir em um e-commerce. Por outro lado, a concorrência extremamente alta na região sul do país pode indicar que, se a sua indústria deseja atuar por lá, vai precisar repensar suas estratégias.
Qual é a importância de fazer análise de mercado?
Qual será a real importância de uma boa análise para o mercado financeiro? Bom, uma parte do setor financeiro baseia-se na avaliação das organizações e de suas ações. Portanto, a análise de mercado precisa ser realizada por um profissional que tenha ótima visão setorial.
Afinal, a regra é: os excelentes resultados de um segmento geralmente indicam que as empresas inseridas nele também estão caminhando para o sucesso.
Obviamente, há exceções, mas é certo que uma boa análise garante mais consistência às tomadas de decisões pelos analistas, sejam elas ações práticas, financeiras, de crédito, do mercado de capitais, entre outros.
Logo, quando você a faz, é capaz de minimizar riscos e antecipar oportunidades. Ou seja, existem ganhos de todos os lados. Veja outras vantagens conquistadas:
Visão realista do mercado
Os empreendimentos nem sempre constroem sua avaliação sobre o mercado baseando-se em dados, estudos e análises. Nesse caso, a base é a visão dos líderes acerca das mudanças com o passar do tempo.
É claro que a experiência é fundamental. No entanto, é preciso perceber que é impossível saber tudo o que ocorre na maioria das vezes. Sendo assim, essas empresas tomam como base as suas decisões em informações desatualizadas. Com a análise constante, você pode ter uma visão realista e, ainda, tomar decisões menos arriscadas.
Foco no presente e no futuro
Esse é o motivo pelo qual a análise possibilita antecipar tendências. Afinal, nesse caso, não se considera apenas o contexto atual, mas também o que vai poder acontecer no futuro e o impacto dessas mudanças.
Aumento do conhecimento para tomar decisões
A análise gera dados atualizados, que acarretam melhores decisões. É necessário identificar questões relativas a parceiros, consumidores, clientes, finanças, concorrentes, marketing, fornecedores, entre outras.
Note que o conhecimento é fundamental tanto para questões maiores quanto para as menores. Por exemplo: realização de investimentos, entrada em novos mercados, oferta de serviços e produtos, entre outros.
No entanto, essa base de informações só é formada por meio da percepção dos dados realmente essenciais e da análise constante.
Qual a relação entre análise de mercado e competitividade?
A competitividade é um termo que trata da disputa entre uma empresa e suas concorrentes. Embora entrar em um segmento competitivo possa ser considerado arriscado, o fato é que a disputa de marca pode contribuir muitas vezes para os modelos de negócio evoluírem e buscarem a excelência.
Se em uma pequena cidade existir apenas um supermercado, por exemplo, pode ser que os empreendedores não sintam a necessidade de expandir suas operações, nem melhorar processos internos. Afinal, é cômodo manter as coisas do jeito que estão.
Claro que isso não significa que entrar em qualquer segmento competitivo, sem conhecê-lo, vai resultar no avanço de um negócio. Em levantamento, a CB Insights aponta que 19% das pequenas empresas fracassam por perder espaço para a concorrência.
A análise de mercado desempenha, portanto, um papel muito importante no planejamento. Não existe problema em empreender em um mercado competitivo, mas é importante que o empresário saiba exatamente onde está entrando, como deve atuar nesse meio e, principalmente, como competir de igual para igual com as grandes marcas.
Quais os tipos de análise de mercado?
Antes de começar a entender o passo a passo para fazer o seu estudo, é fundamental compreender que existem dois tipos principais de análises: a pesquisa de mercado e a de gabinete.
Elas não são alternativas que concorrem entre si, mas, sim, opções que se complementam. Além disso, dependendo do momento do negócio, é possível que uma faça mais sentido do que a outra. Confira as características de cada uma delas!
Pesquisa de mercado
A pesquisa de mercado é aquela que entra em contato com aqueles que mais interessam para a empresa. Ou seja, os clientes. Esse modelo pode incluir:
- as expectativas sobre o mercado e sobre o negócio;
- perguntas diretas a respeito dos níveis de serviço esperados, entre outras informações.
É um modo mais produtivo de conhecer quais são os desejos e as necessidades dos consumidores, de forma a se manter atualizado.
Essa ferramenta é muito útil para o negócio que pretende lançar um produto ou serviço. Ou, ainda, para as empresas que desejam validar a ideia com base na aderência do público.
Análise de gabinete
A análise de gabinete é aquela feita com informações coletadas de forma ativa. É assim conhecida porque ela pode ser feita internamente, sem que seja necessário haver contato direto da empresa com os elementos externos, como o público.
Além disso, essa análise acontece de modo mais amplo e mais genérico. Como o número de dados é limitado em locais de mídia, portais e demais fontes de informação, ela propicia uma visão mais genérica sobre todo o cenário.
Fazer o estudo de um concorrente específico de forma muito aprofundada, por exemplo, não se torna viável a partir da análise de gabinete, caso as ferramentas específicas não sejam utilizadas. Ao mesmo tempo, é uma maneira eficaz de conhecer mais sobre o mercado de forma geral.
Qual a diferença entre análise do macro e microambiente?
Antes de explicarmos qual a diferença entre análise do macro e microambiente, é importante compreender o que trata cada um desses termos.
Macroambiente
Entende-se por macroambiente tudo aquilo que é amplo e não existe controle. Ou seja, fatores externos que não estão diretamente relacionados às operações de um negócio, mas que podem afetar indiretamente a empresa. Aqui temos como exemplo questões relacionadas à política, tecnologia, economia e temas sociais e ambientais.
Microambiente
Já o microambiente pode ser tratado como sendo algo mais enxuto, um cenário compacto. Isto é, tudo aquilo que está diretamente relacionado às operações de negócio e que pode afetar a empresa. Aqui temos como exemplos fornecedores, clientes, concorrentes intermediários, entre outros.
Fazer a análise do macroambiente é avaliar todo o cenário no qual a empresa está inserida, mas não pode controlar, enquanto a análise do microambiente é estudar as questões mais próximas e internas do negócio, que podem ser eliminadas ou até modificadas conforme a necessidade.
Uma indústria não tem poder para determinar a taxa de imposto que vai pagar em cima de uma transação comercial, por exemplo. No entanto, ela tem autonomia para avaliar melhor sua carteira de fornecedores e descobrir qual é aquele que possui melhor preço e permite uma margem maior.
Quais são os tipos de mercado?
Existem diferentes tipos de mercado, sendo que cada um deles é classificado conforme um tipo de variável específico. Essas variáveis podem ser: clientes, concorrência, produtos ou até mesmo área geográfica. Abaixo, entenda melhor as diferenças.
Tipos de mercados segundo os clientes
Essa categoria é destinada às pessoas, empresas ou instituições que adquirem o produto e serviço. Portanto, os tipos de mercado podem ser:
- Mercado industrial: voltado para compra de matéria-prima ou outros componentes necessários para produção;
- Mercado de revendedores: direcionado à compra e revenda das mercadorias;
- Mercado de consumo: dirigido para a comercialização de itens para o consumidor final;
- Mercado governamental: voltado para a compra de produtos realizada por instituições do governo.
Tipos de mercados segundo a concorrência
A concorrência envolve a competitividade, portanto trata de estratégias voltadas para superação de outras marcas. Aqui entram mercados, tipo:
- Monopólio: em que uma empresa detém a posição majoritária de vender produtos e serviços;
- Concorrência imperfeita: são as empresas e os próprios consumidores que definem o preço dos itens (menos demanda, menor preço; maior demanda, produtos mais caros);
- Concorrência perfeita: o número de concorrentes é grande, por isso não há como o preço dos produtos ser muito diferente das demais ofertas.
Tipos de mercados segundo produto
Essa categoria é destinada à categorização de produtos. Ou seja, cada item é voltado para um tipo de segmento. Aqui temos:
- Mercado financeiro: envolvem produtos destinados à valorização do patrimônio ou geração de renda, tais como ações, títulos públicos, fundos imobiliários (FIIs), entre outros;
- Mercado de bens e serviços de consumo: produtos criados/desenvolvidos para atender às necessidades do consumidor;
- Mercado de bens industriais: insumos necessários para a fabricação de outros produtos.
Tipos de mercados de acordo com área geográfica
Nesse modelo, as empresas são influenciadas pelo cenário geográfico em que atuam. Entram aqui:
- Mercado global: não possuem barreira geográfica e estão posicionados em várias regiões diferentes do mundo, como é o caso da franquia McDonalds;
- Mercado internacional: concentram parte ou todas as operações em território estrangeiro;
- Mercado nacional: realiza suas operações em todo o território nacional em que a empresa foi fundada;
- Mercado regional: atende apenas regiões específicas, onde a demanda é proveniente de ações turísticas, por exemplo.
- Mercado local: desempenha suas atividades na localidade em que o negócio foi fundado.
Quais são os 5 passos para a análise de mercado?
A análise de mercado é um procedimento complexo, mas que pode se tornar mais simples, basta cumprir com as seguintes etapas:
1- Avalie o cenário do setor
Como o segmento está se comportando? Quais são as variáveis do setor? Existem impactos políticos e econômicos que afetam o nicho?
O primeiro passo é avaliar como está o cenário atual, e quais são os desafios e vantagens de atuar nesse segmento.
2- Estude os movimentos da concorrência
O que a concorrência está fazendo para atrair a atenção do cliente? Quais estratégias está aplicando no meio online e offline? Qual diferencial está oferecendo ao público?
É preciso também estudar o comportamento de empresas concorrentes para entender o porquê de estarem praticando uma ação e quais os resultados estão obtendo por meio dessa ação.
3- Entenda como o cliente se comporta
Quais produtos e serviços o cliente mais consome? A demanda por um determinado produto é contínua ou sazonal? O que motiva o cliente a fazer uma compra ou fidelizar com a marca?
A empresa só vai saber o que entregar ao público quando conhece o cliente e sabe quais são suas motivações e desmotivações para fazer um negócio.
4- Projete as receitas
Quanto a empresa pretende arrecadar com a venda? Quais serão os locais provenientes dessas receitas?
É importante também projetar os ganhos como uma forma de motivar diretores, líderes e colaboradores a atingir metas.
5- Projete as despesas
Quanto a empresa vai gastar mensalmente para manter suas atividades? Quais são os custos de produção?
Essa projeção vai permitir que a empresa se programe financeiramente, a fim de ter valor em caixa para arcar com todos os compromissos e manter suas operações.
Como fazer uma boa análise?
Uma boa análise de mercado vai incluir uma avaliação completa dos principais fatores que acabam influenciando o negócio.
Ou seja, considerar esses fatores de forma integrada vai permitir que você tenha uma visão extremamente ampla do mercado, assegurando que decisões mais acertadas possam ser tomadas. Então, conheça as etapas para uma análise muito bem-sucedida.
Entenda quem constitui o mercado
O que pode constituí-lo? Empresas, pessoas ou governos. É o que se denomina mercados B2B, B2C ou B2G. Dado o seu produto, defina quem é o mercado-alvo, que é aquele para o qual você vai dirigir todos os seus esforços de comunicação e de venda.
Além de conhecê-lo bem a partir do perfil básico, você deve quantificá-lo, dimensioná-lo e ter essa informação sempre atualizada. Sites como o do IBGE, governos estaduais e prefeituras podem auxiliar você a obter essa informação.
Analise o que o mercado compra
Benefícios, informações, serviços, produtos, solução para determinados problemas. Sua empresa deve estar atenta para o atendimento das necessidades do cliente-alvo.
Exclusividade, conveniência, rapidez, confiabilidade, limpeza impecável, durabilidade e qualidade. Observe: não é o que o seu empreendimento é, mas, sim, o que ele gera de satisfação para os consumidores, seu resultado e impacto positivo.
Entenda o motivo pelo qual o mercado compra
Quais são as motivações que levam ao ato da compra? Afeto, moda, interesse, conveniência, status, gratidão ou desejo de pertencimento?
Para descobrir o real motivo é preciso ouvir, perguntar, pesquisar o que o cliente afirma e a coerência que ele demonstra ao fazer suas compras. Porém, lembre-se de que pesquisas mostram que a racionalidade do consumidor é limitada e, claro, a emoção exerce um grande peso no processo de decisão de compras.
Compras no mercado B2C e no mercado B2B devem observar os procedimentos determinados nas políticas corporativas de empresas. Conhecer os portais e acompanhá-los constantemente é indispensável para o sucesso dos negócios.
Compreenda quem participa da compra
Há diversas funções exercidas no processo de compra. O iniciador é o que, antes de tudo, detecta a necessidade de determinado serviço ou produto.
O iniciador pode sofrer a pressão do influenciador, que pode formar uma opinião favorável ou não ao fornecedor e ao produto/serviço. Hoje em dia, com o avanço do marketing digital e com a força das redes sociais, é um papel cada vez mais em evidência.
Já o decisor é aquele que decide pela compra. Geralmente confunde-se com o público-alvo, mas lembre-se de que nem sempre se trata da mesma pessoa. Em mercados B2G e B2B, a função institucional é definida. Entretanto, em uma família nem sempre essa pessoa é facilmente identificável, pois o decisor pode não ser aquele que realiza a aquisição.
O comprador é aquele que executa o ato de comprar, tomando a iniciativa e fazendo a compra. Já o usuário é o que efetivamente utiliza ou consome o produto comprado. Ele pode ou não ter exercido alguma das funções anteriormente citadas.
É preciso deixar claro que os papéis podem também ser exercidos por uma única pessoa.
Saiba como o mercado compra
As operações e procedimentos de compra podem ser rápidos e praticamente automáticos, como ao se escolher uma refeição para o almoço que seja rápida, até os mais complicados, como um novo imóvel para a organização, que vai exigir mais análise e mais pesquisa.
No modelo clássico há cinco etapas no processo decisório:
- Reconhecimento do problema;
- Busca de informações;
- Avaliação de alternativas;
- Decisão de compra;
- Pós-compra.
Comportamento pós-compra
A quinta etapa é crucial na fidelização do cliente. Lembre-se de que o poder está com o cliente em optar por voltar ou não a comprar o seu produto e serviço. Por isso, deve-se construir um relacionamento positivo e duradouro com o mercado, aqui considerado como o conjunto de clientes.
Saiba quando o mercado compra
Épocas e ocasiões influenciam quase todo o tipo de mercado: férias, natal, volta às aulas, entre outros. Portanto, o ideal é conhecer os picos, a sazonalidade e os valores para se preparar.
Ações para os períodos de alta e promoções nos momentos de baixa precisam de preparo e muito planejamento, sem esquecer os fatores de gestão financeira envolvidos nisso.
Saiba onde o mercado compra
A localização física do ponto de venda da empresa pode ser estratégica dependendo do tipo de negócio. Aspectos visuais da vitrine, fachada, exposição de mercadorias também podem ser extremamente decisivos, assim como acessibilidade, estacionamento, segurança e iluminação.
Para muitos tipos de empreendimentos, o comércio eletrônico já é uma realidade. Assim, lojas virtuais são alternativas muito atrativas e de custo bem baixo, uma vez que dispensam as despesas com equipamentos de vendas e com merchandising visual.
Nesse caso, um site funcional, atrativo e de navegação fácil, com um provedor confiável e seguro, é imprescindível, assim como a disponibilização de meios de pagamento protegidos e seguros.
Avalie o mercado consumidor
O mercado consumidor precisa ser sempre o foco principal de um negócio, afinal é por meio dele que ocorre a maior captação de receitas. A sua empresa pode ter um desenvolvimento alto ao lançar produtos mais adequados e ao fazer um atendimento que possa gerar melhor posicionamento de mercado.
Com as relações de consumo mudando tão rápido atualmente, principalmente em um mundo cada vez mais digital, realizar esse tipo de verificação é fundamental para estar sempre ciente do que querem os clientes.
Esse estudo permite, ainda, identificar novas necessidades e dores do mercado. Sem o seu conhecimento, a empresa se torna menos importante e deixa de conquistar boas oportunidades de crescimento e de negócio.
Avalie os concorrentes
Além de pensar nos consumidores, uma boa análise de mercado também é responsável por avaliar a concorrência. Deixar de olhar para o lado vai fazer com que você se torne menos atraente e menos competitivo, em um mercado que é cada vez mais diversificado.
Embora a atuação da sua empresa não deva ser totalmente baseada nas estratégias de outros negócios da mesma área, é importante reconhecer a situação dos concorrentes.
É o caso, por exemplo, de verificar quais soluções eles estão utilizando, qual fatia do mercado estão ocupando e, especialmente, quais nichos estão deixando desocupados. A partir dessa avaliação, você vai poder identificar novos modos de atender aos seus clientes, aproveitando nichos que se encontram desocupados.
Além disso, essa avaliação é fundamental para reconhecer ameaças, como serviços ou produtos substitutos, atuação com mais qualidade e preços mais competitivos. Após essa análise ser integrada à do mercado consumidor, você pode fazer otimizações no processo de produção, por exemplo, e ajustes que venham a favorecer a empresa.
Considere os fornecedores
Um fator que muitas vezes não é levado em conta está relacionado aos fornecedores. A menos que seu negócio seja totalmente independente do fornecimento de serviços ou de matérias-primas, é imprescindível que se faça uma análise de mercado com esse enfoque.
Esse tipo de estudo vai assegurar que você avalie, por exemplo, se a matriz de fornecimento da sua organização está atendendo a padrões de qualidade desejados pelos seus clientes, se os preços estão competitivos e assim por diante.
Quanto à concorrência, é possível considerar a escolha de fornecedores importantes para agregar mais valor ao produto ou serviço, por exemplo, ou então optar por fornecedores mais em conta a fim de gerar preços mais competitivos.
Estude projeções do mercado
Não menos relevante, a avaliação do mercado em si, quando se trata de economia, permite que o negócio se torne mais robusto, preparando-se para encarar os principais desafios apresentados.
Uma análise de setor permite conhecer qual será o provável crescimento em condições financeiras específicas. A análise de projeções vai favorecer positivamente a realização do planejamento de investimentos, sem contar que vai demonstrar uma necessidade de capital para determinados períodos.
Principalmente em um momento de crise, o estudo das projeções de mercado será um grande aliado para fortalecer o seu empreendimento, além de permitir que ele consiga atravessar as adversidades que possam surgir.
Utilize ferramentas para coletar informações
Quais são as ferramentas necessárias para coletar dados? Uma boa análise de mercado também vai exigir que você utilize ferramentas adequadas. Isso porque elas são responsáveis por garantir a confiabilidade dos dados apresentados.
Logo, quanto mais correta for a ferramenta e quanto mais qualidade ela apresentar, mais acertada será a sua análise. Para condições distintas, as ferramentas incluem:
Coletores de dados
Hoje em dia, existem muitos aplicativos e softwares que são responsáveis por fazer uma coleta de dados extremamente dinâmica sobre um mercado específico. Há sites, por exemplo, que reúnem os relatórios de desempenho de uma série de empreendimentos. Ou ainda, há os que disponibilizam dados sobre quais organizações receberam investimentos recentemente.
Dispondo desse tipo de dado, fica mais fácil fazer projeções e análises para o próprio negócio. Afinal, torna-se possível fazer essa coleta de dados por setor de atuação.
Analisadores sociais
Os analisadores sociais, no mundo digital, são essenciais para qualquer negócio. Por meio da análise de dados estatísticos do site do empreendimento, por exemplo, consegue-se identificar qual é o comportamento do público-alvo, gerando cada vez mais visitas e interesse.
Quanto às redes sociais, pode-se acompanhar o engajamento e entender mais sobre o que ressoa de forma adequada com o público. Isso permite criar um relacionamento mais estruturado, oferecendo mais resultados.
Ao mesmo tempo, os analisadores sociais também podem ser extremamente vantajosos para ter um bom entendimento sobre a concorrência. Existem sites comparadores de SEO, por exemplo. Eles indicam as principais palavras-chave utilizadas e o desempenho da concorrência, proporcionando uma ótima inteligência corporativa.
Plataformas de pesquisas
Se as pesquisas de campo são indispensáveis para entender melhor os consumidores, então as plataformas de pesquisa são ferramentas essenciais. Nesse tipo de plataforma, é possível definir o tamanho do público-alvo de interesse e suas características, além de um orçamento.
De acordo com os dados coletados, você consegue fazer uma análise mais aprofundada do que o público deseja. O grande benefício de utilizar esse tipo de ferramenta é que a metodologia acaba se tornando muito mais acertada, os custos diminuem e o alcance aumenta, fazendo com que a tarefa de obter dados dos clientes se torne mais simples.
Ferramentas financeiras
Usar ferramentas financeiras possibilita a realização e o conhecimento de projeções de mercado. Além de facilitar o entendimento sobre os fornecedores. Se você tem a noção de que o setor de logística recuou 8% no primeiro trimestre do ano, por exemplo, é possível conseguir uma negociação melhor com fornecedores desse tipo.
Ao mesmo tempo, ferramentas que acompanhem indicadores de mercado, resultados da economia e ações na Bolsa de Valores permitem que o seu negócio entenda como o mercado no qual ele está inserido está caminhando, além de saber quais são as possibilidades para o futuro, para se preparar adequadamente.
Para fazer uma análise é imprescindível que se foque principalmente nos concorrentes e nos clientes. Contudo, também é fundamental pensar nos fornecedores e, claro, nas condições do mercado como um todo.
7 vantagens de investir em análise de mercado
Identificar oportunidades de mercado
Ao fazer a análise de mercado, você consegue obter uma visão holística sobre tudo que está acontecendo na área de atuação da empresa.
Isso permite que você identifique oportunidades de negócio como, por exemplo, vender um novo tipo de produto, oferecer um serviço diferenciado ou apresentar um conceito inovador que atraia a atenção de investidores.
Tomar decisões mais acertadas
Toda decisão envolve uma escolha que pode ser mais ou menos embasada — o que vai interferir diretamente no seu resultado final, é claro. Quanto mais dados e informações sobre o seu negócio e o mercado como um todo, mais fácil será a escolha que você terá que fazer.
Ao oferecer uma visão global sobre o seu universo, a análise de mercado permite que o cenário se torne menos obscuro, colocando sob holofote as informações importantes que devem ser consideradas, justamente, para uma tomada de decisão mais embasada. Dessa maneira, as chances de uma escolha mais acertada aumentam consideravelmente.
Conhecer as exigências do cliente
Como já dissemos ao longo deste artigo, uma boa análise de mercado oferece um conjunto de métricas para que você conheça melhor o seu cliente. Os gostos, comportamentos, fluxo de tomada de decisão até a compra, relacionamento no pós-venda… todos esses elementos ajudam a sua empresa a traçar características que são fundamentais para reter e conquistar novas vendas.
Essas informações valem ouro. Afinal, uma análise que leva em conta um conjunto de dados que ajudam a visualizar melhor os seus clientes permite que você consiga antecipar tendências ou demandas e fortalecer o relacionamento com o comprador, gerando maior valor de marca.
No fim das contas, isso significa utilizar o cliente a seu favor. Afinal, se você passa a fazer um produto pensando nele, suas chances de aumentar as vendas se tornam ainda maiores.
Oferecer uma melhor experiência ao consumidor
Todo esse conhecimento sobre o cliente pode voltar para ele no momento em que sua marca transforma o processo de compra em uma experiência de compra. Especialistas mostram que, no século XXI, mais do que vender, é preciso criar uma atmosfera que vá além daquele processo. Oferecer uma verdadeira experiência ao cliente que não termina no momento em que o produto é entregue é um grande desafio.
Pensar essa jornada como um todo, que envolve o antes, o durante e o depois — e, mais do que isso, criar um relacionamento constante do cliente com a marca —, é algo raro, mas perseguido por todo gestor. A análise de mercado voltada para os seus clientes (os que já existem e também os que podem vir a ser) ajuda nessa compreensão.
Reter seu time de talentos
A retenção de talentos é um desafio para empresas de todos os setores e de todos os tamanhos. A alta rotatividade de colaboradores, que procuram propostas melhores em concorrentes ou que são convidados para assumirem postos nessas outras empresas que disputam espaço com a sua, prejudica a produtividade dos projetos em andamento e ainda gera uma certa instabilidade na equipe como um todo.
A análise de mercado ajuda a compreender como as empresas concorrentes se posicionam no mercado — e o que oferecem a seus colaboradores internamente. Isso pode servir de guia para que você consiga elaborar uma estratégia geral para a companhia, como política de cargos e salários, benefícios, entre outros, que podem servir muito bem para reter aqueles colaboradores diferenciados.
Mas não estamos falando somente de dinheiro, benefícios ou vantagens. Na maior parte das vezes, os colaboradores estão à procura de desafios, oportunidades, projetos e que suas ideias sejam ouvidas e consideradas. Se uma pessoa se sentir engessada no seu próprio local de trabalho e souber que uma outra empresa tem uma mentalidade mais aberta, ela não pensará muito antes de trocar uma pela outra.
Entender os resultados
O grande resultado de uma análise produtiva e contínua é que o empreendimento ganha inteligência de mercado, tornando-se, consequentemente, mais competitivo e mais preparado para absorver uma fatia bem maior do nicho do qual pertence.
Enfim, a análise de mercado é uma tarefa que envolve um trabalho minucioso de toda a equipe de profissionais envolvida e, especialmente, de muita disciplina. Como você pode perceber, os componentes possibilitam, inclusive, realizar uma discussão sobre a indústria e sobre as perspectivas no mercado de atuação do negócio.
É fato que toda expansão corporativa merece muita atenção, afinal ninguém deseja investir em algo que pode trazer prejuízos. Por isso, é importante compreender bem o mercado para garantir bons resultados no presente e no futuro do seu empreendimento.
Aprimorar a comunicação e o relacionamento com os clientes
O conhecimento obtido por meio da análise pode ajudar a empresa no direcionamento de suas ações estratégicas, melhorando assim a captação e retenção do cliente.
É possível, por exemplo, usar as informações para aprimorar a comunicação com o consumidor, entregando uma experiência personalizada. Ou fortalecer o relacionamento, proporcionando benefícios para aqueles que compraram e continuam comprando.
Lembre-se de aproveitar a inserção da tecnologia na indústria para facilitar o seu trabalho, afinal a inovação só tem a acrescentar na rotina empresarial.
Exemplo de análise de mercado
Imagine que você tem uma empresa atuando no setor moveleiro. As vendas não estão indo tão bem como você gostaria, então você decide fazer uma análise de mercado para saber o que está impactando o seu desempenho.
Nesse caso, será preciso que você faça uma análise com foco no comportamento do cliente e concorrência, priorizando perguntas, como:
- A economia está favorável para o consumidor? (sim/não)
- Seu cliente continua comprando do concorrente? (sim/não)
- Qual o ponto forte da concorrência? (produto/serviço)
- Qual o ponto forte da sua empresa? (produto/serviço)
- O que o seu cliente prioriza? (produto de qualidade/atendimento etc.)
- É possível melhorar suas operações? (sim/não)
Fazer a análise de mercado é uma ação fundamental para todas as empresas. Esperamos que esse conteúdo tenha contribuído para ampliar o seu conhecimento e que você possa usar das dicas para implementar em suas análises. E se gostou do conteúdo, baixe nosso e-book “Guia para encontrar oportunidades de mercado”!