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Você sabe como funciona a curva ABC? Esse método pode melhorar a gestão do estoque e clientes

Você sabe como funciona a curva ABC? Esse método pode melhorar a gestão do estoque e clientes

Home » Blog » Gestão Empresarial » Você sabe como funciona a curva ABC? Esse método pode melhorar a gestão do estoque e clientes
  • março 31, 2023
Identificar os produtos mais relevantes no estoque é muito importante para a empresa eliminar desperdícios e compras desnecessárias. A curva ABC é uma técnica que pode ajudar nessa identificação. Veja como!

Você sabe quais são os produtos mais e menos relevantes no seu estoque? Identificar esses itens podem ajudar a sua empresa a planejar melhor as compras, o que pode inclusive garantir mais lucratividade.

A curva ABC é uma metodologia que ajuda na identificação desses produtos. Montar a sua estrutura pode ser um pouco trabalhoso, mas neste material explicamos em detalhes o seu funcionamento, para que serve e como a sua empresa pode elaborar a curva, na prática!

Esperamos que goste!

O que é a curva ABC?  

A curva ABC nada mais é que um método utilizado para classificar os itens de um inventário. 

A proposta, por meio dessa classificação, é identificar os produtos com mais representatividade e relevância na empresa, bem como aqueles com pouco ou quase nenhuma importância.

Ao se tratar da gestão do estoque, existe uma variedade de produtos diferentes que precisam ser controlados pelo gestor. Imagine que todo esse trabalho pode ser reduzido pela metade, caso ele use a curva ABC para saber quais produtos são (ou não) preferidos pelo cliente.

Para que serve a curva ABC?  

A curva ABC é uma excelente ferramenta para economizar tempo na gestão dos produtos e reduzir a quantidade de estoque obsoleto. 

Embora as empresas apresentem uma grande gama de produtos, ao longo da jornada de compra, é natural que o cliente mostre preferência por alguns desses itens em detrimento de outros.

Diante desse fato, pode-se deduzir que a empresa não tem necessidade de manter os produtos de menor interesse no seu estoque. Ela pode dar preferência para aqueles que têm maior giro e geram mais retorno financeiro. 

A curva ABC ajuda o gestor a identificar esses itens, que são mais e menos preferidos, e priorizá-los no seu processo produtivo.

Como funciona a curva ABC? 

A curva ABC funciona como uma espécie de rotulador. A empresa reúne dados acerca dos produtos, classifica os itens e calcula os seus percentuais para direcionar as mercadorias a uma das três categorias abaixo: 

curva ABC - gráfico mostrando as proporções de faturamento e quantidade de estoque dos produtos A, B e C
Imagem: ideris.com.br

Produtos da Curva A    

Os produtos da curva A são classificados como os mais importantes para a empresa. Possuem maior valor em relação à venda/faturamento, mas não necessariamente a maior quantia em estoque. E por representarem o maior valor, costumam exigir mais cuidado e atenção do gestor. 

Segundo o método, os itens A representam 80% do faturamento e 20% do estoque.

Produtos da Curva B    

Os produtos da curva B são classificados como intermediários. Possuem uma boa margem de lucro, mas não exigem uma gestão contínua. Ou seja, pode ser realizada com mais moderação. 

No método, os itens B correspondem a 15% do faturamento e 30% do estoque. 

Produtos da Curva C    

Já os produtos da curva C são aqueles que possuem baixa ou pouca relevância para a empresa. Geralmente, tem um valor de demanda e consumo baixo, por isso não entram necessariamente na lista de prioridades da gestão. 

No caso dos itens C, eles representam 5% do faturamento e 50% do estoque.

Como fazer a curva ABC? 

Fazer a curva ABC não é necessariamente difícil. O gestor pode recorrer a um sistema de gestão para coletar as informações, fazer os cálculos e estruturar a curva de forma simples e automatizada, ou, então, fazer através de planilhas.

Caso opte pelas planilhas, é importante que o profissional cumpra com as seguintes etapas: 

1- Listar os produtos

Essa etapa consiste em levantar o máximo de informações possível acerca das mercadorias estocadas. Aqui deve-se descrever os produtos, identificar seus valores unitários, calcular a quantidade vendida em um determinado período e também o valor total dessas vendas.  

2- Realizar os cálculos

Depois de listar os produtos, é necessário que o profissional calcule o percentual da venda de um produto acerca do faturamento total. Por exemplo, se a sua empresa vendeu R$ 50 mil no mês, quanto desse valor pertence à venda do produto “x”? 

3- Classificar os itens em A, B ou C

Em seguida, é preciso classificar os itens com base nos resultados obtidos com os cálculos. Aqui, deve-se identificar quais foram os produtos com maior relevância no total da venda, e também aqueles com menos ou quase nenhuma participação.

Lembrando: produtos A condizem a 80% do faturamento, enquanto os itens B totalizam 15% e os C, 5%.

4- Organizar as mercadorias

Feita a classificação dos itens, o gestor precisa organizar todos os produtos na planilha. Os itens classificados como A precisam estar no topo da lista, seguido das mercadorias B e C. 

Embora seja possível cumprir as etapas em planilhas, a verdade é que essa não é a melhor opção. Primeiro, porque existe o risco das informações serem lançadas indevidamente no documento, e segundo, porque o processo pode se tornar mais demorado e custoso para a empresa. 

O ideal é recorrer a tecnologias que minimizam os erros e possibilitam análises e cálculos automáticos, como, por exemplo, um sistema de gestão.

LEIA TAMBÉM | Gestão de custos: o que é e quais as vantagens para sua empresa

Como a curva ABC beneficia a empresa?

O ponto mais interessante de aplicar a curva ABC, é a que a empresa passa a saber exatamente quais produtos são mais e menos relevantes no seu estoque. Esse conhecimento abre margem para direcionar suas compras e recursos de forma mais estratégica, além de auxiliar na elaboração de planos de ação para resguardar e proteger os itens mais importantes.

Existem outros benefícios gerados pela curva ABC. Abaixo, veja quais são:    

Lucratividade 

Uma vez que a empresa sabe quais produtos são mais importantes e lucrativos, ela consegue canalizar seus esforços para a distribuição e comercialização desses itens. Isso garante mais chance de lucro, além de proporcionar maior giro no estoque.

Investimento    

Ao saber a classificação dos produtos, a empresa consegue orientar seus investimentos de forma muito mais estratégica. Compras desnecessárias, por exemplo, param de ser realizadas. Também, não há mais o acúmulo de mercadorias nas prateleiras.

Redução de desperdícios

A curva ABC também ajuda a empresa a reduzir os desperdícios de materiais, tempo e dinheiro porque os produtos menos relevantes – que compõem a categoria C – podem ser substituídos ou eliminados, desocupando um espaço importante para armazenamento. 

Planejamento de compras

Como possui um norte do que deve ser comprado, a empresa para de perder tempo projetando compras que geram pouco ou quase nenhum retorno. Todo o planejamento de compras se torna mais assertivo, priorizando as mercadorias importantes.      

Planejamento de vendas    

Da mesma forma que no planejamento de compras, a empresa também pode melhorar seu planejamento e projeção de vendas, uma vez que o catálogo de produtos se torna mais enxuto e com itens relevantes. 

Gestão de estoque

A curva ABC também pode favorecer a gestão de estoque. Isso porque o profissional responsável pelo gerenciamento sabe o que compõe o seu inventário, e quais medidas tomar para reduzir ou eliminar o estoque obsoleto.

Planejamento de logística

Ao saber quais produtos são mais e menos relevantes, pode-se ainda planejar melhor a logística, selecionando modelos de armazenagem, embalagem e transporte que condizem com cada item. Por exemplo, produtos de categoria A exigem mais cuidado, portanto, precisam ser estocados e distribuídos de forma mais estratégica. 

Como calcular a curva ABC?

Listar os produtos, classificar os itens e organizar as mercadorias no sistema de gestão ou planilhas não são atividades complexas da curva ABC. O verdadeiro desafio está em calcular os percentuais de participação de cada produto sobre a venda total.

Para ajudar nesse cálculo, separamos cinco etapas importantes que precisam ser seguidas à risca pelo gestor. 

1- Realize o mapeamento dos itens vendidos

O cálculo da curva ABC precisa ser realizado em cima do faturamento da empresa. Assim sendo, a primeira etapa consiste em mapear todos os itens vendidos durante esse determinado período.    

2- Organize por ordem decrescente   

Feito o levantamento das vendas, é hora de organizar os itens por ordem decrescente. Aqui não é preciso se preocupar com categorização de produtos. Apenas siga a sequência do mais para o menos vendido. 

3- Faça o cálculo dos valores acumulados 

Listados os itens, será preciso calcular os valores acumulados de cada produto vendido. Por exemplo, se a empresa comercializou 50 unidades a um preço de R$104,60, o faturamento do período em relação a essa mercadoria é de R$ 5.230,00. 

4- Defina as porcentagens com base no valor total

Feito o cálculo de todos os valores acumulados, é necessário definir as porcentagens (participação) dos produtos no valor total das vendas. Para descobrir esse número, o gestor pode usar a seguinte fórmula:

Total de vendas do produto / Faturamento total do período x 100

Se considerarmos que o faturamento total do período foi R$ 20.000,00 e o total de vendas do produto foi R$ 5.230,00, o percentual será:

5.230,00 / 20.000,00 = 0,2615 

0,2615 x 100 = 26,15%

5- Defina os itens conforme as curvas

Assim que tiver os percentuais, é só definir os itens conforme as curvas. Lembrando: os produtos que fazem parte da categoria A correspondem a 80% de todo o faturamento, os da categoria B 15% e os de categoria C, 5 %.

Como no exemplo acima o percentual fechou em 26,15%, pode-se concluir que o determinado produto está na categoria B, ou seja, intermediário.

Como funciona a curva ABC de clientes?

A curva ABC é um método bastante usado na gestão de estoque, mas que também pode ser aplicado na carteira de clientes. A única diferença é que, aqui, ao invés de identificar os produtos mais e menos relevantes, a empresa vai descobrir quais são os clientes que geram retornos financeiros mais expressivos.

Assim como no caso dos itens, os clientes também são divididos em três classes: 

  • Classe A: são os clientes mais lucrativos para a empresa. Ou seja, aqueles possuem grande participação no faturamento total – cerca de 80%, e que requerem maior atenção;
  • Classe B: são os clientes intermediários. Possuem relevância para a empresa? Sim! Mas não geram um retorno tão significativo quanto os clientes da classe A. Aqui o percentual fica em torno de 15%;
  • Classe C: já os clientes da classe C são os menos lucrativos para a empresa. A sua participação no faturamento pode ficar entre 5% ou menos.

Conclusão

Identificar os produtos e clientes mais importantes pode melhorar o atendimento e toda a cadeia logística da empresa. Ela passa a direcionar os seus esforços para reter o cliente mais lucrativo, bem como manter no estoque apenas os produtos que geram maior lucratividade e possuem mais saídas.

Fazer a curva ABC em planilhas, para identificar os clientes e produtos mais e menos relevantes, pode exigir um tempo valioso do gestor. Para otimizar esse processo e descobrir esses dados o mais rápido possível, o ideal é contar com ferramentas modernas e intuitivas.

O FoccoERP é uma ferramenta de gestão que facilita a geração de relatórios e a identificação da curva ABC. Mas não é só isso. Por meio da solução é possível acessar outras métricas e informações importantes que tornam a gestão dos negócios muito mais estratégica. Peça uma demonstração para conhecer melhor o sistema!

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