Você já parou para pensar quais são os benefícios de usar um sistema ERP de vendas dentro de sua empresa?
Todo negócio deseja obter alta lucratividade, mas para que isso de fato aconteça é necessário ter um bom processo de vendas. E é aqui que entra o ERP.
Com esse software de gestão, você consegue organizar a rotina empresarial, o atendimento ao cliente e as operações de venda, pois todos os setores passam a estar interconectados.
Neste artigo, vamos listar as principais vantagens em se utilizar um sistema para vendas no seu negócio, além de orientar a escolha do melhor sistema. Interessado em saber mais? Então continue a leitura!
O que é um ERP de vendas?
O ERP de vendas é um software de gestão completo, ideal para todos os modelos de negócio que trabalham com a comercialização de produtos e serviços e querem obter mais controle sobre aquilo que vendem.
A tecnologia, que integra diferentes pessoas, processos e departamentos empresariais em um único ambiente, proporciona uma visão holística sobre tudo que envolve as operações de vendas, desde a aquisição de produtos para revenda até a execução das entregas.
Quais são as funcionalidades essenciais de um ERP de vendas?
Por meio de ERP de vendas, os gestores têm acesso a diversas informações estratégicas da empresa, como relatórios e indicadores. Isso contribui para tomada de decisões mais embasadas sobre os produtos e serviços, identificação de gargalos e aplicação de melhorias para reduzir custos e aumentar a margem de retorno.
Além de favorecer o gestor estrategicamente, o ERP de vendas também possui funcionalidades que ajudam a otimizar o trabalho de todos os colaboradores, automatizando as tarefas repetitivas e burocráticas. Mais especificamente, suas funções se resumem em:
- Acompanhar os indicadores estabelecidos;
- Avaliar o desempenho das equipes;
- Prever oportunidades de investimentos ou a necessidade de redução de custos;
- Emitir relatórios gerenciais e notas fiscais eletrônicas;
- Agilizar os processos administrativos;
- Maior controle e padronização dos processos;
- Centralizar fluxos e dados em uma única área;
- Aumentar a produtividade dos colaboradores;
- Melhorar a organização financeira, entre outros.
É importante ressaltar que o ERP oferece melhorias para as diferentes áreas da empresa. Isto é, atende cada departamento de acordo com suas necessidades por meio de funções específicas.
Além disso, o sistema de vendas otimiza e reestrutura os processos internos ao integrar as informações em um único software, fornecendo relatórios e indicadores mais precisos.
Ao aperfeiçoar as operações e as técnicas do seu negócio, esse mecanismo garante a satisfação dos clientes e o aumento das vendas. Com essas funcionalidades, a empresa mantém os colaboradores mais engajados e satisfeitos, que dedicam tempo e esforço para as atividades mais estratégicas.
Quais empresas podem usar um sistema ERP?
Uma das qualidades que tornam o sistema ERP tão interessante é sua adaptabilidade. Desde pequenas empresas até grandes indústrias, a solução tem o potencial de atender todas as necessidades, independentemente do porte da empresa ou setor.
Porte da empresa
- Novas empresas: pode ajudar os empreendedores a padronizar processos, estabelecer uma base sólida de operações e deixá-las preparadas para atender as demandas dos mercado.
- Pequenas empresas em crescimento: a tecnologia pode ser aplicada para aprimorar processos já existentes e garantir que sejam capazes de lidar com um volume crescente de dados e pedidos.
- Empresas médias em evolução: pode ser usado para aprimorar a eficiência e a visibilidade sobre todas as operações de negócios.
- Grandes empresas: serve para potencializar ainda mais as operações, garantindo que tudo que envolve os negócios esteja conectado e funcionando perfeitamente, desde finanças e cadeia de suprimentos até recursos humanos.
Setor da empresa
- E-commerce: podem usar sistemas ERP para gerenciar pedidos, inventário, fornecedores e clientes, e garantir que os produtos sejam entregues pontualmente.
- Indústria: podem usar a ferramenta para otimizar suas operações de produção, rastrear estoques, monitorar equipamentos e garantir que os processos estejam alinhados com as demandas.
- Serviços: podem usar a tecnologia para gerenciar projetos, recursos humanos e finanças, garantindo que os serviços sejam entregues com o máximo de qualidade.
- Comércio: podem usar o ERP para gerenciar inventários, compras e vendas, manter os níveis de estoque em equilíbrio, melhorar o atendimento ao cliente e maximizar o lucro.
Quais as vantagens em utilizá-lo?
Empresas podem se beneficiar de inúmeras formas ao usar um ERP de vendas. Confira, a seguir!
Gestão eficiente do estoque
Processos manuais nem sempre são a melhor escolha para cuidar de ambientes que estão em constante movimento, pois a incidência de erros é muito comum nesses casos.
Ao utilizar o ERP como ferramenta dentro de sua empresa, você sempre saberá a quantidade exata de cada item que há em estoque, quais são os que têm maior demanda e o que você precisa comprar para manter o estoque.
Com esse controle eficiente, você nunca perderá vendas.
Conhecimento do público-alvo
Conhecer bem seu público-alvo é crucial para o sucesso de seu negócio. Por isso, essa ferramenta permite armazenar o maior número de informações possível. Seus clientes podem ser cadastrados, e relatórios gerados sobre cada um.
Com isso, você consegue traçar estratégias individuais e também ter conhecimento de futuras vendas em potencial.
Melhor atendimento
Com o ERP, você consegue tornar o atendimento ao cliente muito mais ágil e eficiente, pois toda a jornada de compra, desde o primeiro contato, pode ser acompanhada a partir da solução.
A melhora no atendimento pode ajudar a empresa a, por exemplo, converter mais leads e gerar novas oportunidades de vendas.
Informações mais acessíveis
O software ERP de vendas permite que os arquivos e as informações fiquem na nuvem. Com isso, você consegue acessá-los de qualquer ambiente, estando longe ou em seu local de trabalho.
Para o profissional que trabalha com vendas externas, esse é um aspecto bastante relevante, considerando que pode verificar em poucos cliques, dados que auxiliam no fechamento de negócio.
Outra situação que pode ser beneficiada são reuniões, onde é necessário acessar e emitir relatórios precisos para auxiliar na tomada de decisões. Com um sistema ERP que traz informações em nuvem, é possível verificá-las de forma ágil.
Além disso, os dados vão se manter sempre seguros, mesmo em casos de imprevistos, como pane ou vírus no aparelho, falta de energia e demais aspectos que põem todos os arquivos em risco. Esse fator gera maior tranquilidade para a empresa manter o foco no atendimento ao cliente e na realização das vendas.
Finanças em tempo real
Com um ERP de vendas, o time se mantém informado sobre todo o histórico de vendas e, consequentemente, finanças.
Se um cliente solicitar um pedido, o sistema atualiza a informação instantaneamente, já alertando os usuários sobre quais produtos coletar do estoque, qual o valor obtido a partir da venda e para qual endereço deve ser enviada a mercadoria.
Melhor preparo da equipe de vendas
Por meio de um sistema para vendas, fica mais fácil identificar quais produtos tiveram menos demanda e, com as informações, definir novas metas de vendas para todo o time comercial.
Além disso, o sistema pode ser usado para potencializar a troca de ideias, opiniões e sugestões entre os colaboradores, uma vez que todos têm acesso simplificado e unificado dos dados. Essa estratégia torna-se bastante eficaz para engajar os funcionários.
Otimização dos processos internos
Diversas atividades administrativas envolvem uma empresa, o que acaba ocupando muito tempo dos times, que poderiam direcionar os esforços apenas para atender os clientes e conquistar a venda de produtos e serviços.
Um bom sistema para vendas consegue encarregar-se de certas tarefas repetitivas e manuais — por exemplo, o controle de estoque. Sendo assim, sobra mais tempo para os profissionais se dedicarem a tarefas mais estratégicas para o negócio, como corrigir erros e elaborar medidas para elevar as vendas.
Elaboração de um planejamento financeiro para vendas
Um sistema ERP consegue cruzar diferentes dados. Informações sobre receitas, despesas, lucros, faturamentos, atendimentos aos clientes e estoques são apenas alguns exemplos.
Ou seja, a empresa tem a capacidade de gerar e emitir relatórios minuciosos e precisos sobre todas as operações, o que pode simplificar o desenvolvimento de um planejamento financeiro para reduzir custos, por exemplo, ou então melhorar as vendas.
Identificação dos produtos mais vendidos
Outra informação que pode ser acessada no ERP envolve os produtos mais vendidos e lucrativos. Os gestores podem usar esses dados para decidir, por exemplo, quais itens requerem mais ações de marketing (para ampliar as vendas) ou quais mercadorias podem ser descartadas do catálogo.
Como fazer um controle de vendas eficiente?
Antes de investir em um ERP de vendas, é muito importante que os gestores saibam quais procedimentos seguir para controlar as vendas. Afinal, o ERP é apenas uma solução que potencializará esse controle, e os profissionais é que serão responsáveis por fazer o bom uso da tecnologia e obter sucesso na gestão das vendas.
Abaixo, indicamos o passo a passo que envolve todo o controle:
1- Colete dados
Será preciso coletar dados relevantes sobre suas vendas e clientes, como quem são eles, suas preferências, histórico de compras e interações anteriores, para compreender o comportamento do seu consumidor em potencial e identificar oportunidades de vendas.
2- Análise métricas
Acompanhar KPIs (Key Performance Indicators ou Indicadores-chave de desempenho), como taxas de conversão, ciclo de vendas e margem de lucro, o ajudarão a identificar tendências e áreas de melhoria no setor comercial.
As métricas também permitirão que você tome decisões baseadas em dados e construa as estratégias de acordo com o desempenho real da empresa.
3- Estimule a troca de informação
Compartilhar insights sobre o feedback dos clientes, tendências de mercado e dados de desempenho pode ajudá-lo a alinhar todos os departamentos na busca por uma entrega de valor ao cliente.
Além disso, equipes que se comunicam entre si, e que colaboram umas com as outras, contribuem positivamente para a empresa responder rapidamente às necessidades dos clientes, otimizar campanhas de marketing e ajustar as estratégias.
4- Registre todas as vendas
Criar um registro de todas as vendas pode fornecer informações críticas para as equipes identificarem padrões de compra e tendências. O registro também será útil para rastrear o desempenho individual dos vendedores, identificar produtos ou serviços mais vendidos e medir o progresso em relação às metas estabelecidas.
5- Crie um mapa de fluxo de vendas
Isso pode ajudá-lo a visualizar e entender o processo de vendas, desde o primeiro contato com o cliente até o fechamento do negócio, e identificar gargalos que podem atrasar ou impedir a conclusão de uma venda. A criação desse mapa também pode ser interessante para a empresa descobrir quais são os períodos mais movimentados e, assim, preparar o estoque.
6- Faça a gestão de estoque
Problemas de disponibilidade de estoque podem resultar em perda de vendas e insatisfação dos clientes. Portanto, deve-se realizar também a gestão de estoque para assegurar que os itens com mais demanda estarão sempre disponíveis e que a empresa tem condições de abraçar novas oportunidades de vendas.
7- Automatize processos
A automação de tarefas, como o envio de e-mails, organização das solicitações de suporte ao cliente, e acompanhamento de interações, histórico de compras, preferências e reclamações, é importante para liberar o tempo da sua equipe de vendas. Ao fazer isso, você permite que sua equipe se concentre em tarefas de alto valor, como negociações e relacionamento com o cliente.
Nesse processo de automação, o investimento em uma ferramenta CRM, que pode ser integrada ao ERP, é interessante.
Para que serve um CRM?
CRM, sigla para Customer Relationship Management, nada mais é que uma plataforma que centraliza toda a interação e o relacionamento com os clientes e as vendas da sua empresa.
A partir do CRM, as equipes podem:
- Automatizar processos, como organização das solicitações de suporte ao cliente, e acompanhamento de interações, histórico de compras, preferências e reclamações;
- Obter ganhos em agilidade nas entregas;
- Melhorar o atendimento e o ganho nas conversões;
- Acessar dados mais confiáveis sobre as operações comerciais;
- Otimizar processos internos.
Com o CRM, em vez de o vendedor ou gestor ter visibilidade do cliente apenas depois de tirar o pedido, é possível acompanhar toda a jornada, desde o primeiro contato até o pós-venda.
Afinal, como escolher o ERP de vendas ideal?
Escolher um ERP de vendas adequado ao seu negócio não é uma tarefa muito fácil. No entanto, analisando os diversos benefícios que pontuamos ao longo do texto, fica mais simples perceber que ele auxilia no crescimento das vendas e na obtenção de melhores resultados.
Um ponto de partida para escolher um software que seja eficiente para o seu negócio consiste em levantar todos os pontos que podem ser observados. É primordial que você leve em consideração alguns aspectos:
- a qualidade técnica do sistema;
- o potencial que o sistema tem de crescimento;
- o valor do sistema;
- as funcionalidades que o sistema tem;
- a facilidade de operação;
- a facilidade de implantação;
- os resultados que serão gerados.
Veja a seguir os principais passos para a escolha de um bom ERP!
Avalie as funcionalidades
Depois de conhecer as vantagens do sistema e identificar as necessidades da sua empresa, é hora de avaliar as funcionalidades da ferramenta.
É normal que os gestores sejam influenciados por recursos que apresentam mecanismos complexos. Entretanto, nem sempre eles serão úteis para as atividades diárias da empresa. Nesse caso, dê preferência aos softwares com funcionalidades adequadas às suas necessidades.
Faça um levantamento de fornecedores
É necessário compreender quais metas a empresa deseja alcançar com a ferramenta e as soluções necessárias para isso, de modo que ela atenda às suas necessidades e o funcionamento dos processos internos. Para isso, compare as opções disponíveis no mercado e analise o custo-benefício de cada uma delas.
Treine sua equipe
A fase de treinamento é essencial, pois ela determinará o êxito do projeto. Ao oferecer o treinamento à equipe, sua empresa será capaz de reduzir as dificuldades na execução dos trabalhos, sobretudo se o sistema estiver sendo implementado pela primeira vez na empresa ou se a ferramenta atual for substituída por outra.
Considere a facilidade de implementação do sistema
Leve em consideração o que será necessário para implantar o ERP na empresa, afinal, ele impactará diretamente o fluxo de trabalho dos colaboradores e as operações do negócio como um todo.
A partir dessa análise, busque conhecer cada possibilidade e lembre-se também de comparar mais de um tipo de ERP e de observar a qualidade do suporte técnico.
Agora que você já conhece o que é e quais são os benefícios de um software ERP de vendas, entre em contato com a nossa equipe para solicitar um orçamento do FoccoERP, ferramenta de gestão robusta e flexível, ideal para auxiliar no crescimento do seu negócio!