O ambiente corporativo tem passado por uma série de transformações ao longo dos anos. Essas mudanças vieram de diversos fatores, como avanços tecnológicos, alterações no comportamento do consumidor e até mesmo a necessidade de adaptação devido a revisões nos objetivos, missão e cultura. A gestão da inovação é uma prática que trata justamente disso: manter controle e organização sobre projetos que envolvem ideias disruptivas.
No entanto, tudo que está relacionado à inovação exige acompanhamento. Isso porque, mudar, sair da zona de conforto e testar novas ideias requer um plano bem pensado e estruturado para dar certo.
Neste post, entenderemos mais sobre essa gestão, seus benefícios e, principalmente, como sua empresa pode aplicá-la. Acompanhe!
O que é gestão da inovação?
Trata-se de um procedimento que consiste em planejar, organizar e acompanhar iniciativas inovadoras dentro de uma empresa. Seu objetivo é garantir que as ideias saiam do papel, gerem resultados positivos e, ainda, que marcas tenham enraizado em sua cultura o pensamento criativo e a busca constante por melhorias.
Todo esse processo de controle engloba etapas, como:
- Identificação de oportunidades;
- Planejamento de iniciativas;
- Execução dos projetos;
- Monitoramento de resultados;
- Ajustes e melhorias contínuas.
Qual é o papel da gestão da inovação?
O papel da gestão da inovação é, antes de mais nada, certificar que as empresas serão capazes de competir no mercado.
Nos últimos anos, temos assistido o mundo se transformar digital e socialmente de inúmeras maneiras, o que significa que ficar em estado de estagnação é um risco para qualquer modelo de empresa.
A gestão da inovação ajuda pequenas, médias e grandes marcas a se manterem à frente. É a partir desse controle que conseguem antecipar tendências e se adaptar rapidamente a novas realidades.
Como é um processo de inovação?
Um processo de inovação parte do princípio de que a empresa quer resolver um problema ou explorar uma oportunidade de maneira inovadora. A partir daí, é necessário que ela estabeleça objetivos de inovação, planeje soluções criativas e implemente iniciativas com foco em resultados concretos.
Para exemplificar, imagine o seguinte:
Sua empresa identificou uma demanda crescente por um produto mais sustentável no mercado. Nesse caso, o processo de inovação começaria com a pesquisa de materiais alternativos, seguida pela criação de protótipos, avaliação da viabilidade e, finalmente, o lançamento do produto com uma estratégia de comunicação bem alinhada.
Quais são os pilares da inovação?
Iniciar um processo de inovação não é algo necessariamente difícil, porém, exige que os profissionais respeitem os fundamentos da inovação e sigam boas práticas desse controle. Quanto aos pilares, eles são divididos em categorias, como veremos a seguir.
Visão e direcionamento
A visão sobre onde a empresa deseja chegar é um dos elementos mais importantes, pois é necessário estabelecer metas que estejam alinhadas com seus objetivos de longo prazo. Assim, se a marca busca liderar em sustentabilidade, por exemplo, todas as iniciativas inovadoras devem estar conectadas a esse objetivo.
Cultura e engajamento
Uma cultura organizacional aberta às mudanças é outro elemento-chave para promover a inovação. Quando os colaboradores sentem que suas ideias são valorizadas, o fluxo de criatividade se torna mais fluido e genuíno. O engajamento, por sua vez, é o que garante que os funcionários estejam comprometidos com os projetos.
Estrutura e Processos
Um terreno fértil para a inovação requer uma estrutura organizacional que suporte os projetos e processos. Logo, é importante que a empresa construa um ambiente com ferramentas tecnológicas, metodologias ágeis e um fluxo de trabalho que facilite a colaboração entre equipes e a execução das iniciativas.
Recursos e infraestrutura
Além de um terreno fértil para iniciar os projetos, será preciso que a empresa “regue” as iniciativas para que elas se desenvolvam e gerem frutos. Para isso, deve investir nos recursos certos e melhorias em sua infraestrutura. Ainda, separar orçamento para pesquisa, desenvolvimento e até implementação de tecnologias de automação e softwares.
Qual é a importância da gestão da inovação?
A gestão da inovação é importante para que qualquer empresa alcance o sucesso em seus projetos e iniciativas. Sem ela, ideias promissoras podem se perder ao longo do caminho. Já os recursos, podem ser investidos de forma inadequada ou então serem desperdiçados.
Assim como qualquer prática gerencial, a gestão é o que certifica que as empresas se mantenham à frente do seu tempo.
Quais são os benefícios da gestão da inovação?
Toda empresa que tem uma cultura orientada à inovação consegue se destacar e atrair a atenção do público. Mas no que diz respeito à gestão dessas transformações, quais são os benefícios que a prática traz?
Vejamos alguns deles:
- Aumento da competitividade: a empresa se posiciona como líder em seu setor, atraindo novos clientes e parceiros.
- Melhoria da eficiência operacional: processos mais ágeis e bem estruturados reduzem custos e aumentam a produtividade.
- Maior capacidade de adaptação às mudanças: a empresa consegue responder rapidamente a novas demandas.
- Fortalecimento da marca: iniciativas inovadoras criam uma imagem mais positiva, tanto perante clientes quanto stakeholders.
- Fidelização de clientes: produtos e serviços que saem do padrão garantem uma experiência única e que desperta curiosidade.
Como fazer a gestão da inovação?
Até aqui, entendemos que fazer a gestão da inovação é importante. A questão agora é: “Como posso aplicar esse processo na prática dentro do meu negócio?”. Confira algumas dicas!
Identificar necessidades e oportunidades
O que está funcionando bem? Quais são os pontos que você consegue apontar como gargalos ou áreas de melhoria? Por que sua empresa precisa passar por uma transformação?
É importante que, antes de iniciar um processo de inovação, você tenha em mente quais são as necessidades e oportunidades do mercado e como a sua empresa pode se posicionar para aproveitar essas tendências.
Estabelecer metas e estratégias
Depois que tiver identificado as necessidades e oportunidades, você terá que estabelecer metas relacionadas à inovação, como:
- O que você deseja alcançar?
- Qual será o prazo para atingir essas metas?
- Quais indicadores serão usados para medir o progresso?
Em seguida, defina estratégias específicas para cumprir essas metas, por exemplo:
- Investir na capacitação da equipe;
- Adotar ferramentas tecnológicas que agilizem a rotina;
- Criar parcerias com startups ou instituições de pesquisa.
Formar equipes multidisciplinares
Um projeto de inovação exige equipes multidisciplinares porque mentes diversas trazem mais criatividade para a mesa de discussões e conseguem, muitas vezes, oferecer uma visão ampla sobre um problema.
Perfis recomendados
- Líder visionário para direcionar a equipe e manter o foco nos objetivos;
- Especialista técnico para garantir a viabilidade técnica das soluções;
- Design thinker para trazer uma abordagem centrada no usuário;
- Analista de mercado para identificar as tendências e oportunidades;
- Facilitador ágil para organizar todo o fluxo de trabalho e manter a produtividade do time.
Investir em tecnologia
A palavra “inovação” anda lado a lado com a palavra “tecnologia”, por isso, é importante também que a sua empresa invista em soluções tecnológicas, que serão encarregadas de impulsionar a execução dos projetos.
Algumas das tecnologias que devem fazer parte dessa iniciativa são:
- softwares de gestão de projetos, pois permitem acompanhar o andamento das etapas e gerenciar recursos;
- ferramentas de automação, capazes de eliminar tarefas manuais e direcionar o tempo da equipe para ações mais estratégicas e criativas;
- plataformas de big data e análise preditiva, que auxiliam na tomada de decisões baseada em dados;
- soluções de comunicação integrada para manter todo o time alinhado e engajado;
- ERP (Enterprise Resource Planning), pois centraliza informações da empresa em um só local, integrando diferentes áreas empresariais.
Monitorar e ajustar
Muitos podem pensar que a gestão da inovação termina quando as ideias são definidas e colocadas em prática. Mas isso não é verdade. Tudo que envolve inovação e mudança precisa ser acompanhado de perto, do contrário, é praticamente impossível assegurar que as metas serão alcançadas.
E como esse monitoramento deve ser feito?
- Utilize indicadores de desempenho (KPIs) para medir o progresso de cada iniciativa;
- Aposte em reuniões de revisão periódicas para alinhar o andamento dos projetos e identificar desafios;
- Realize análises de feedback, tanto da equipe quanto de clientes, para ajustar processos internos;
- Implante ferramentas de acompanhamento digital, como dashboards, que forneçam dados em tempo real sobre os projetos em execução.
Quais são os maiores exemplos de sucesso na gestão da inovação?
A inovação faz parte da história de inúmeras marcas, ainda mais aquelas que possuem uma trajetória de décadas de atuação e que precisam se reinventar constantemente para agradar o seu público ou acompanhar as tendências do seu nicho.
Vamos ver agora alguns desses cases de sucesso?
Caso da 3M
Com um histórico de mais de um século de atuação, a empresa conseguiu se destacar no mercado global lançando soluções inovadoras como o Post-it e a lixa à prova d’água. Para isso, a 3M conta com uma política interna que incentiva seus colaboradores a dedicarem parte do seu tempo a projetos criativos e fora do escopo convencional.
Outro fator de sucesso é o investimento em pesquisa e desenvolvimento, com laboratórios espalhados pelo mundo e um compromisso em identificar e atender às demandas de diferentes segmentos.
Caso da Amazon
Desde o seu início como uma livraria online, a empresa expandiu seu portfólio com soluções inovadoras como o Amazon Prime, que revolucionou o conceito de entrega rápida, e dispositivos como a assistente virtual Alexa.
Além disso, a Amazon também faz questão de utilizar tecnologias de ponta e big data para oferecer experiências fora da caixa e mais personalizadas aos seus clientes.
PMEs
Não são apenas as grandes marcas que se destacam na gestão da inovação. Pequenas e médias empresas também têm mostrado que é possível inovar mesmo quando os recursos são limitados.
Um exemplo é a brasileira Nubank, que ainda como startup reinventou o mercado financeiro oferecendo serviços 100% digitais e uma experiência simplificada aos usuários. Outra PME de destaque é a Beleza Natural, que desenvolveu produtos exclusivos para cabelos cacheados e crespos, um nicho antes pouco explorado.
E aí, preparado para se tornar outro case de sucesso de gestão da inovação? Comece a colocar as dicas em prática e investir em tecnologias como o ERP, que levam a empresa para frente e ajudam nesse controle. Conheça o FoccoERP e veja como ele pode ajudar a apoiar a inovação na sua empresa.