Quer elevar o potencial da sua indústria e aumentar a competitividade? Talvez seja hora de você aplicar a gestão de alta performance.
Esse modelo de gestão procura melhorar a performance de processos e talentos e, assim, aumentar a qualidade de produtos e serviços.
Veja no artigo de hoje como funciona essa prática, quais seus benefícios, os principais erros que comprometem a gestão e muito mais!
O que é uma gestão de alta performance?
A gestão de alta performance é um modelo de gestão que busca criar uma cultura que valoriza a melhoria contínua, a colaboração entre os times e a eficiência operacional.
Envolve liderança proativa, identificação e resolução ágil de problemas, estímulo ao crescimento pessoal e profissional, e uso de ferramentas que potencializam os trabalhos e contribuem para a performance dos colaboradores.
Os resultados de uma empresa dependem muito do desempenho de seus processos e times. Realizar a gestão de alta performance é uma prática que, se bem implementada, pode elevar o potencial de ação de todos os envolvidos e melhorar significativamente a qualidade de serviços e produtos.
Quais são os pilares da alta performance?
O sucesso da gestão de alta performance depende de sete pilares:
1- Visão de negócio
A visão da empresa é o que guia todas as atividades e os esforços coletivos. Portanto, precisa ser inspiradora e ser compartilhada para que todas as pessoas trabalhem em torno de objetivos comuns e compreendam o impacto de suas ações para o sucesso empresarial.
2- Valores em prática
Os valores representam a essência da cultura da empresa. Não se trata apenas de frases escritas e compartilhadas em murais corporativos, mas sim de princípios que devem ser aplicados no cotidiano.
Quando os valores são praticados, eles se transformam em hábitos, e esses, inconscientemente, começam a direcionar ações, decisões e interações. Pode-se criar um ambiente de trabalho onde todos atuam com mais consciência e compreendem o que é certo e errado a partir disso.
3- Liderança
Líderes são modelos de comportamento e geram um forte impacto sobre as pessoas. Uma liderança que pratica aquilo que prega, que é autêntica e inspiradora, não só é capaz de cativar e motivar, como conduzir os colaboradores a agirem da mesma forma.
4- Protagonismo e autorresponsabilidade
Todos precisam assumir responsabilidades e atuar em ações que contribuam para o sucesso coletivo.
Assim sendo, é importante que os colaboradores compreendam o seu próprio papel e relevância para que, em momentos de crises e dificuldades, tenham iniciativa para pensar, agir e contribuir para a resolução dos problemas.
5- Ferramentas
Ferramentas são essenciais para potencializar o desempenho empresarial. A partir delas, é possível automatizar processos, obter visibilidade sobre metas, avaliar indicadores-chave de desempenho (KPIs) e acompanhar o status de todas as atividades.
A disponibilidade das informações, vinda a partir dessas soluções, também ajuda a promover maior a transparência, a colaboração e a tomada de decisão fundamentada.
6- Ambiente empresarial seguro
Um ambiente seguro é aquele que valoriza a diversidade de opiniões, incentiva a autonomia e o diálogo aberto. Quando os colaboradores se sentem à vontade para compartilhar ideias e expressar preocupações, cria-se um espaço propício para inovar, pensar e se desenvolver pessoal e profissionalmente.
7- Relações baseadas na confiança
Quando os colaboradores confiam uns nos outros e na liderança, há maior cooperação e comunicação aberta. Isso, além de promover um ambiente de trabalho muito mais seguro e produtivo, estimula o compartilhamento de conhecimento e ideias inovadoras.
LEIA TAMBÉM | Como implantar a gestão por processos em uma organização
Qual é o objetivo da gestão de alta performance?
O objetivo da gestão de alta performance é aprimorar tudo que envolve a empresa, em especial as pessoas.
Ao buscar um desenvolvimento contínuo, pode-se criar um ambiente organizacional que não só é mais produtivo, como garante maiores ganhos, promove a competitividade e contribui para a redução do turnover.
Como funciona a gestão de alta performance?
A gestão de alta performance funciona praticamente como qualquer outro modelo de gestão. A diferença é que aqui ela prioriza bastante as mudanças nos recursos humanos, para que cada colaborador desenvolva seus comportamentos e suas habilidades.
A gestão de alta performance também envolve melhorar processos, assim como acompanhar o desempenho e o alcance das metas, a fim de identificar gargalos e problemas, e sugerir novas melhorias para que todo o potencial das pessoas e operações seja aproveitado.
Por que aplicar a gestão de alta performance no seu negócio?
Existem muitas razões para a empresa aplicar uma gestão de alta performance, mas as principais envolvem:
Aumento nos lucros
Uma vez que todos os processos e pessoas estão alinhadas e desempenhando seu potencial máximo, a empresa tem capacidade para desenvolver novos projetos ou então aproveitar oportunidades de negócio que geram mais lucros.
Ampliação da competitividade
Ao investir na melhoria contínua de processos, na capacitação dos colaboradores e na maximização dos recursos disponíveis, a empresa torna-se muito mais bem preparada para enfrentar desafios externos, inovar e se adaptar rapidamente às mudanças.
Essa capacidade por si só já é considerada um diferencial enorme quando comparado aos concorrentes.
Redução do turnover
O turnover (rotatividade de funcionários) é um dos problemas atuais que mais afetam as empresas modernas. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o problema cresceu 56% no Brasil no último ano.
Os fatores que ocasionam geralmente o turnover estão atrelados à falta de reconhecimento pessoal e profissional, desmotivação e poucas perspectivas de crescimento.
Aplicar a gestão de alta performance é uma forma de reduzir essas questões e entregar aos trabalhadores um ambiente próspero e que valoriza as diferenças e habilidades.
Qual é a importância da gestão de alta performance?
Novos modelos de negócio surgem a todo momento e as empresas que querem competir com essas organizações precisam implementar uma cultura voltada para a inovação e melhoria contínua.
A gestão de alta performance é uma prática que pode ajudar nesse processo de transformação e mudança, uma vez que foca no desenvolvimento de talentos (e seus comportamentos) para a melhor execução de serviços e entrega de produtos. Por isso ela é tão importante.
Como fazer gestão de alta performance?
Agora que já vimos como funciona a gestão de alta performance, sua importância e principais pilares, vamos à prática. A seguir você verá um passo a passo indicando como fazer a gestão e, em seguida, quais erros podem comprometer a performance do gerenciamento.
1. Invista na contratação de bons profissionais
Além de habilidades técnicas, é importante considerar a cultura da empresa e se os valores do candidato se alinham com os da organização. Buscar indivíduos com uma mentalidade colaborativa, adaptabilidade e vontade de crescer pode fortalecer a equipe e reduzir as chances do candidato ficar desmotivado diante de situações críticas.
2. Seja um líder que engaja
O papel de um líder vai além da supervisão. É preciso que o profissional saiba inspirar, motivar e conectar-se com a equipe. Assim sendo, procure ser uma liderança que prioriza a comunicação aberta, possui empatia, apoia os colaboradores e promove o engajamento para que todos alcancem objetivos comuns.
3. Planeje as ações
O planejamento estratégico é um documento que precisa conter metas claras e mensuráveis, identificar os recursos necessários para alcançar os objetivos e determinar os profissionais encarregados por executar as tarefas. Quanto mais detalhado for esse plano, mais fácil será para você obter sucesso e alinhar todos os envolvidos.
4. Saiba como dividir a responsabilidade com as equipes
Distribuir responsabilidades de acordo com as habilidades individuais de cada pessoa é uma forma de você promover a autonomia e encorajar os colaboradores. Assim, durante a distribuição, avalie os pontos fortes de cada um e, de preferência, transmita essas informações para que eles se sintam valorizados e mais confiantes consigo mesmos.
5. Desenvolva habilidades e capacite os profissionais
Ainda que os profissionais tenham aptidão para realizar os serviços, é importante investir em treinamentos e cursos para que eles se sintam valorizados e envolvidos em um ambiente organizacional que preza pelo crescimento dos colaboradores. Por mais que não pareça, essa estratégia contribui muito para a retenção de talentos.
6. Construa bons relacionamentos
Só é possível conquistar um ambiente produtivo quando os trabalhadores estão engajados e envolvidos uns com os outros. Portanto, busque formas de construir bons relacionamentos, seja simplificando a comunicação interna entre os setores, como promovendo eventos e reuniões onde todos participam e trocam ideias.
7. Use a tecnologia como aliada
Você não pode esperar que processos manuais entreguem resultados melhores. É importante recorrer a ferramentas tecnológicas para automatizar ações repetitivas, aumentar a eficiência operacional e gerar menos desgaste nos colaboradores.
Sistemas de gestão e plataformas de análise de dados são alternativas interessantes e que podem contribuir (e muito) para a gestão de alta performance.
Quais são os erros que comprometem a performance da gestão?
A gestão de alta performance não é uma prática necessariamente difícil, mas existem alguns erros que podem comprometer seus resultados. São eles:
Não utilizar métricas ou fazer análise de desempenho
Sem dados e indicadores, fica praticamente impossível avaliar o progresso da empresa, identificar áreas de melhoria e tomar decisões embasadas. É a partir das métricas que um gestor de alta performance consegue compreender o que está funcionando bem e onde há necessidade de ajustes.
Comunicação interna deficiente
Problemas na comunicação podem levar a mal-entendidos, desalinhamento de metas e dificuldades na execução das tarefas. Isso ocorre porque informações podem ser transmitidas de forma errônea, ou em atraso, gerando confusão por parte de todos os envolvidos.
Não reconhecer o esforço dos colaboradores
Todas as pessoas querem ver seus esforços sendo reconhecidos, mas nem sempre isso fica claro para os gestores e o RH. A ausência de reconhecimento pelo trabalho árduo e dedicado é um problema que pode desmotivar a equipe e reduzir o seu comprometimento e a vontade de alcançar resultados excepcionais.
Não estimular a capacitação e aprimoramento contínuo
Em um mercado que não para de crescer e se revolucionar, manter-se atualizado é um fator muito importante. Ignorar a necessidade de aprendizado dos colaboradores é algo que pode resultar em uma equipe estagnada, incapaz de acompanhar as mudanças e inovações.
LEIA TAMBÉM | O que é gerenciamento de risco: importância e por que aplicar
Como ser um gestor de alta performance?
Para atuar como gestor de alta performance será preciso que o profissional desenvolva uma série de aptidões para conseguir liderar, inspirar, capacitar e motivar toda a sua equipe. Essas habilidades e características envolvem, por exemplo, liderança, visão estratégica e resiliência.
Quais são as habilidades e características do gestor de alta performance?
- Liderança: é a partir dessa habilidade que o gestor conseguirá comunicar a visão organizacional da empresa, orientar seus liderados e resolver conflitos que podem prejudicar a performance e o ambiente.
- Comunicação: essa característica vai ajudar o gestor a criar bons relacionamentos, transmitir as informações corretas aos colaboradores e assegurar a compreensão sobre todas as necessidades do time.
- Delegação de tarefas: essa habilidade irá garantir que as tarefas sejam realizadas pelos profissionais mais competentes, no tempo certo e da forma combinada.
- Pensamento ágil: é a partir dessa habilidade que o gestor de alta performance sobreviverá aos momentos críticos e incertos, e também elaborará ações estratégicas para a resolução rápida de problemas.
- Visão estratégica: essa característica ajudará o profissional a ir além do momento presente, avaliando todas as oportunidades de negócio e mercado que a empresa pode aproveitar no futuro.
- Resiliência: essa habilidade permitirá que o gestor mantenha o foco nas metas e objetivos, mesmo que conflitos, problemas ou adversidades surjam no meio do caminho.
Quais são os melhores livros sobre gestão de alta performance?
Além das informações acima, você também pode absorver mais conhecimento sobre a gestão de alta performance através de alguns livros. Abaixo, listamos importantes obras que tratam sobre o tema:
- O poder da alta performance, por Brendon Burchard. Aqui, o autor, que é um dos coaches de desenvolvimento pessoal mais influentes do mundo, revela seis hábitos essenciais para o sucesso.
- Gestão de Alta Performance, por Andrew S. Grove. Nessa obra, o autor apresenta tudo o que um gestor precisa saber para criar e sustentar uma empresa de alto padrão.
- Antifrágil, por Nassim Nicholas Taleb. No livro, o autor revela como prosperar em um mundo de incertezas e em situações críticas.
- Neurociência para líderes, por Nikolaos Dimitriadis. Nessa obra, o autor explica como é possível liderar pessoas e empresas para o sucesso.
- Pipeline de liderança, por Ram Charan, Stephen Drotter e James Noel. Aqui os autores apresentam soluções para possíveis problemas na implantação das mudanças.
O trabalho do gestor de alta performance é contínuo. Ele precisa desenvolver as próprias habilidades, assim como as do seu time, e implementar sempre que necessário melhorias para assegurar que a empresa está obtendo o máximo potencial dos processos e seus talentos.
E então, está preparado para implementar a gestão de alta performance? Se gostou do conteúdo, aproveite para baixar nosso pacote de conteúdos exclusivos e aprender sobre como evoluir a cultura organizacional da sua empresa!