O sucesso de uma empresa nasce de uma administração estratégica e bem executada. A habilidade de se adaptar rapidamente às mudanças, inovar constantemente e se posicionar de maneira competitiva são atributos para se destacar no mercado.
Uma gestão eficaz impulsiona o crescimento sustentável e assegura a longevidade do negócio, permitindo à organização antecipar tendências e responder com agilidade aos desafios do mercado.
Para entender melhor um tema tão importante, devemos pensar na empresa como um ser vivo. Da mesma forma que o nosso organismo tem sistemas diferentes, a companhia tem setores que demandam cuidado para que tudo funcione adequadamente.
Por menor que seja, qualquer falha pode abreviar o sonho de um empreendedor e comprometer uma boa ideia de negócio. Por isso, preparamos este artigo com absolutamente tudo sobre gestão empresarial.
Ao longo da leitura, você terá contato com alguns conceitos importantes, informações e dicas valiosas para estar preparado para esse desafio. Confira!
O que é gestão empresarial?
Trata-se da forma como a empresa administra, conduz e gerencia a sua atividade principal, assim como as pessoas e processos. Para tanto, o empreendimento deve ter como referência:
- Cultura organizacional
- Preceitos
- Missão
- Visão
- Valores
Nesse sentido, a gestão empresarial serve como um norte para as ações. Ela tem por objetivo levar a organização a efetivamente alcançar os resultados que deseja.
Quais são os objetivos da gestão empresarial?
Existem diversos propósitos que ajudam a garantir o sucesso e a sustentabilidade de uma empresa. A seguir, veja os principais pontos que orientam uma gestão eficiente, conectando-se com os desafios e aspirações de seus gestores.
Maximizar o lucro
É fundamental para a saúde financeira de qualquer empresa manter-se lucrativa. Identificar oportunidades de mercado, otimizar processos internos e negociar bem com fornecedores são passos importantes para alcançar esse objetivo.
Ainda, um lucro maior permite que a empresa reinvista em inovação e crescimento, beneficiando todos os envolvidos.
Melhorar a eficiência operacional
Para que a sua empresa funcione de maneira fluida e produtiva, você deve otimizar processos, utilizar recursos de forma eficaz e minimizar desperdícios.
Nesse sentido, ferramentas e métodos como Lean e Six Sigma ajudam a identificar e eliminar ineficiências, resultando em maior produtividade e redução de custos.
Garantir a satisfação dos clientes
Entender e atender as necessidades e expectativas dos clientes ajuda a criar relacionamentos duradouros e uma reputação positiva.
Oferecer produtos e serviços de alta qualidade, implementar estratégias de atendimento, realizar pesquisas de mercado e desenvolver programas de fidelidade são formas eficazes de manter os clientes satisfeitos e engajados.
Promover o desenvolvimento dos colaboradores
Os colaboradores são o coração da empresa, seu trabalho é o que aumenta a produtividade. Além disso, promover capacitação, criar um ambiente positivo, reconhecer, valorizar e recompensar o bom desempenho também melhora a retenção de talentos.
Ademais, investir nos colaboradores ajuda a construir uma cultura organizacional forte e alinhada com os valores da empresa.
Assegurar a sustentabilidade e responsabilidade social
Práticas que minimizam o impacto ambiental, promovem a justiça social e garantem a transparência e a ética nos negócios também são valorizadas por contribuírem para um futuro melhor.
Uma administração bem-sucedida alinha os interesses da empresa com as necessidades de seus stakeholders, garantindo prosperidade e sustentabilidade.
Qual a importância da gestão empresarial?
Para entendermos melhor a importância da gestão empresarial, vejamos alguns números mais recentes da economia brasileira, fornecidos pela Pesquisa Demografia de Empresas, divulgada no final de 2021 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e revelou que:
1- Empresas abertas e fechadas:
- Em 2021, foram abertas 926,1 mil empresas no Brasil, enquanto 605,8 mil fecharam. Houve um aumento de cerca de 128 mil a mais do que em 2020 e é o terceiro saldo positivo consecutivo desde 2018: 320,2 mil.
- O saldo de ocupados assalariados das empresas entrantes em 2021 também foi positivo em 369 mil pessoas, maior do que em 2020 (204,9 mil), mas menor do que em 2019 (595,5 mil pessoas).
2- Impacto da Gestão Empresarial:
Apesar do balanço positivo, o número de empresas que fecharam é muito elevado. Segundo o SEBRAE, as deficiências na gestão empresarial continuam a ser uma das principais razões para o encerramento de negócios.
As empresas que sobreviveram se mostraram mais ativas na diferenciação e adaptação de produtos/serviços. Nesse contexto, a entidade aponta como erros comuns:
- As relações com fornecedores e público-alvo.
- Equívocos nos processos de venda.
- Desconhecimento sobre o mercado (incluindo a concorrência).
- Erros no controle financeiro.
A verdade é que esses dados destacam a importância de boas práticas de gestão para a sobrevivência e sucesso das empresas no Brasil.
Quais as melhores práticas de gestão?
Aplicar a gestão empresarial depende basicamente de planejamento, eficiência operacional, mensuração de resultados, uso de tecnologia e de mão de obra qualificada.
Assim, para manter a engrenagem ativa e funcionando bem, o gestor deve recorrer a essas armas, pois são elas que o deixam apto a fazer frente aos inúmeros e diários desafios. Partir desses princípios essenciais faz todo o entorno se organizar melhor, como destacamos abaixo.
Planejamento
A verdade é que toda empresa precisa ter metas definidas. Isso significa estipular onde ela deseja chegar para que se estabeleça o caminho e os passos necessários para alcançá-las.
Nesse contexto, a demanda por um planejamento surge antes mesmo de se abrir as portas, ainda no plano de negócio — recurso de gestão que indica o passo a passo para viabilizar que a ideia saia do papel.
Assim sendo, o compromisso se mantém durante toda a existência da empresa e, por diversas vezes, exige ajustes para corrigir possíveis desvios, bem como a revisão de alguns processos.
Até mesmo no caso de decisões difíceis, como a demissão de funcionários e o fechamento de unidades, exigem planejamento para que sejam efetivadas.
Eficiência operacional
Essa prática consiste em fazer mais e melhor utilizando menos recursos do que o tradicional. Adotá-la ajuda a empresa a:
- Aumentar a produtividade.
- Tornar os processos produtivos bem mais eficientes.
- Reduzir custos em diversos âmbitos.
Como um reflexo da eficiência operacional, o consumidor passa a ter produtos ou serviços de mais qualidade. E que causam menos impactos ao meio ambiente, por exemplo. Além disso, na maioria das vezes, oferecem um valor agregado diferente do normal.
Mensuração de resultados
A máxima de Philip Kotler, que diz: “o que não é medido não é gerenciado”, nunca fez tanto sentido. Mensurar resultados serve para avaliar o empreendimento e identificar se ele está no caminho certo, orientado para o alcance dos resultados esperados.
Para contar com um instrumento de gestão que complementa o planejamento, você deve usar indicadores de desempenho estratégicos, como:
- Produtividade.
- Eficiência.
- Qualidade.
- Lucratividade.
Uso de tecnologia
Colocar a gestão empresarial em prática não é tarefa fácil, entretanto, já foi bem mais difícil. Em um passado recente, muitas das tarefas e controles eram realizados manualmente. Isso exigia maior esforço do gestor e tomava muito tempo. Mas a evolução da tecnologia automatizou muitas atividades e facilitou muito os processos por meio de Business Intelligence.
Atualmente, é possível contar com diferentes sistemas no mercado para os mais variados portes de empresas. É o caso da implementação de um ERP (Enterprise Resource Planning) ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial.
Essa solução integra os diferentes setores de um negócio, troca e compartilha informações, disponibilizando relatórios para algo muito importante atualmente: a análise detalhada de dados.
A seguir, veja o caso de uma venda de um produto. Isso gera informação para:
- Cobrança (financeiro).
- Faturamento e emissão de Nota Fiscal (administrativo).
- Saída do item (estoque).
- Reposição (departamento de compras).
Tudo o que foi citado acontece de maneira automática. Outra grande vantagem de um software de gestão é o registro da receita no fluxo de caixa, que é uma das mais importantes ferramentas para o controle financeiro de qualquer negócio.
Isso porque todas as decisões da empresa têm impacto direto no fluxo de caixa. E ter as informações dos gastos com fixos, da produção, das comissões e dos impostos é fundamental para tomar a decisão certa.
Qualificação profissional
Por fim, mas não menos importante, contar com a atuação de profissionais qualificados.
Isso vale tanto para a escolha de gerentes e supervisores preparados para enfrentar o desafio, quanto para a seleção e montagem de um time talentoso. Sem esquecer da formação do próprio dono do negócio que, em alguns casos, atua na gestão estratégica da empresa.
Portanto, treinamentos de vendas, cursos profissionalizantes e técnicos de graduação e pós-graduação são fundamentais para que os colaboradores estejam aptos a enfrentar os desafios que envolvem o contexto empresarial.
Por que é tão importante focar nas boas práticas de gestão empresarial?
Uma gestão empresarial adequada garante a eficiência operacional, otimiza recursos, aumenta a competitividade, assegura a sustentabilidade da empresa, favorece uma melhor tomada de decisões, promove a inovação e melhora a satisfação dos clientes e colaboradores.
Na prática, isso reflete em melhores processos nas diferentes áreas da empresa:
- Definição de metas: claras e mensuráveis para orientar as ações e decisões da empresa.
- Organização de processos: fluxos de trabalho para aumentar a eficiência e a produtividade.
- Planejamento estratégico: que alinhe as atividades empresariais com os objetivos definidos.
- Análises de custos: para identificar oportunidades de redução de despesas e aumento de lucratividade.
- Compras e vendas: gerenciar aquisições e transações comerciais para garantir a disponibilidade de produtos e a satisfação dos clientes.
- Controlar recebimentos e pagamentos: para manter o equilíbrio financeiro da empresa.
- Administrar contratações e demissões: para assegurar que a equipe seja qualificada e alinhada com as necessidades da empresa.
Como a liderança impacta na gestão empresarial?
A liderança influencia diretamente diversos aspectos do funcionamento e do sucesso de uma empresa. A seguir, detalhamos alguns deles!
Definindo a visão e objetivos
Líderes eficazes estabelecem um caminho claro e comunicam essa visão de maneira que a compreensão do alinhamento entre a empresa e os objetivos estabelecidos motive e inspire a todos na organização.
Tomando decisões
A capacidade de tomar decisões informadas e oportunas depende de saber avaliar informações e considerar várias perspectivas que beneficiem a organização a longo prazo.
Quando são acertadas, ajudam a empresa a se adaptar às mudanças do mercado, inovar e crescer de forma sustentável.
Gerenciando pessoas
Os líderes são responsáveis por criar um ambiente de trabalho positivo, que promova o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, seja oferecendo feedback construtivo ou promovendo uma cultura de inclusão e respeito.
A liderança eficaz melhora a moral dos funcionários, aumenta a produtividade e reduz a rotatividade.
Comunicando de forma eficiente
Transmitir informações com transparência e no momento oportuno, garantindo que todos os níveis da organização estejam bem informados e alinhados. A comunicação aberta promove a confiança e a colaboração entre os membros da equipe, facilitando a resolução de problemas e a inovação.
Motivando e engajando
Um bom líder reconhece as necessidades e aspirações dos funcionários, oferecendo suporte e oportunidades para o crescimento e desenvolvimento. Um ambiente de trabalho motivador aumenta a satisfação e o comprometimento dos colaboradores, resultando em melhor desempenho e maior lealdade à empresa.
Resolvendo conflitos
Abordar os conflitos de maneira construtiva é um dos principais desafios, mediando disputas e encontrando soluções que atendam aos interesses de todas as partes envolvidas. A capacidade de resolver conflitos de forma eficiente mantém um ambiente de trabalho harmonioso e produtivo.
Inovando e se adaptando
A liderança deve contribuir para a promoção de uma cultura de inovação, na qual novas ideias são valorizadas e experimentadas. Além disso, deve ser flexível para ajustar estratégias em resposta às dinâmicas do mercado e às necessidades da empresa.
Quais são os benefícios da gestão empresarial?
Certamente, aqui você já identificou boas razões para se focar na gestão empresarial ou, se for o caso, selecionar profissionais competentes para isso.
Contudo, para que não reste nenhuma dúvida, a lista de benefícios aos que dão atenção para a gestão empresarial é grande. Por isso, vamos relacionar agora, de maneira resumida, as principais vantagens desse processo na sua organização:
- Tomada de decisões mais assertivas.
- Visão sistêmica e integral sobre o negócio.
- Conhecimento ampliado acerca do mercado.
- Melhor uso dos recursos disponíveis.
- Aumento da lucratividade.
- Redução de custos.
- Aumento da produtividade e da eficiência.
- Maior qualificação dos controles internos.
- Auxílio na definição e cumprimento de metas.
- Chance de ter um planejamento estratégico da empresa no longo prazo.
- Otimização do tempo.
- Ampliação da organização.
- Maior integração entre os departamentos.
- Processos mais seguros e menos suscetíveis a erros.
Quais são os tipos de gestão empresarial?
A literatura aponta três modelos: Cadeia de Valor, Ciclo de Inovação e Ciclo de Deming. Confira!
Cadeia de Valor
Michael Porter introduziu o conceito de cadeia de valor em 1985, que parte de analisar todas as atividades do empreendimento para, então, determinar seu valor diante da concorrência e junto ao público.
Esse modelo de gestão tem como objetivo reduzir custos, elevar a rentabilidade e tornar a companhia mais competitiva no mercado.
Ciclo de Inovação
O conceito tratado por Joseph Schumpeter, um dos principais autores e pensadores da administração, é voltado a processos criativos e de inovação. Assim, o Ciclo de Inovação passa pelas etapas de criação, implementação e capitalização dos projetos.
Dessa forma, o objetivo, mais uma vez, é de elevar a competitividade da empresa e todos os esforços são orientados para isso.
Ciclo de Deming
O modelo é chamado assim, pois foi criado por William Edwards Deming e prevê que toda e qualquer ação possa ser cíclica e que passe por quatro fases:
- Planejamento
- Desenvolvimento
- Checagem
- Ação
Por isso, o Ciclo de Deming é também conhecido como ciclo PDCA. Seu foco está na melhoria contínua, com agilização das ações para ter a chance de tornar a gestão mais eficiente.
Quais ferramentas podem ser utilizadas?
Como destacamos ao longo do conteúdo, administradores se valem de diferentes ferramentas com o objetivo de qualificar processos e facilitar a gestão empresarial. Assim sendo, traremos mais detalhes sobre as principais delas.
Análise SWOT
A ferramenta é creditada a um líder de pesquisas na Universidade de Stanford, Albert Humphrey e avalia a competitividade de uma empresa diante da concorrência. Portanto, a Análise SWOT, que em português é traduzida para FOFA, traz:
- Forças: são os pontos fortes da empresa no momento, que ampliam a sua competitividade.
- Oportunidades: representam as perspectivas futuras na relação com o mercado.
- Fraquezas: os pontos fracos da empresa no momento, que resultam em menos vendas, prejuízos e custos maiores.
- Ameaças: são os riscos futuros que a concorrência oferece.
Matriz BCG
Esta solução foi criada em 1970 para a consultoria empresarial americana Boston Consulting Group, por Bruce Henderson, e classifica os itens conforme a sua taxa de participação de mercado e crescimento.
A matriz BCG é um tipo de análise gráfica que se refere ao valor de uma empresa e às soluções que ela oferece. É uma ferramenta muito útil para checar qual a melhor estratégia deve ser implementada para cada produto ou serviço, bem como para o próprio negócio.
Balanced Scorecard (BSC)
O BSC é uma metodologia de medição e gestão de desempenho, concebida pelos professores da Harvard Business School, David Norton e Robert Kaplan. Ela é utilizada para mensurar o desempenho da empresa a partir do balanço e da análise de indicadores e metas.
Essa ferramenta parte da elaboração de um mapa estratégico até a definição de um plano de ação. Ele é formado sob quatro perspectivas:
- Processos internos
- Financeira
- Mercado
- Cliente
5 forças de Porter
Essa ferramenta é um modelo de análise competitiva. Ela permite entender melhor a concorrência e, assim, montar uma estratégia para superá-la. Portanto, listamos abaixo as cinco forças competitivas de Michael Porter:
- Rivalidade com os concorrentes.
- Entrada de novos concorrentes.
- Ingresso de novos produtos.
- Poder de negociação de fornecedores.
- Poder de negociação de clientes.
Business Model Canvas (BMC)
Esta solução proporciona uma análise visual dos principais departamentos de uma empresa, por meio de um mapa. Assim, é útil para criar, testar ou até mesmo com a finalidade de rever o modelo de negócio.
O Business Model Canvas, inicialmente proposto por Alexander Osterwalder, identifica:
- As fontes de receitas;
- O que a empresa tem de oferta ao mercado;
- A definição de público-alvo;
- Como é o relacionamento com os seus clientes;
- Os gastos pertinentes ao empreendimento.
Uma maneira interessante de usar o Business Model Canvas é chamar o maior número possível de funcionários da empresa para preenchê-lo. Depois de feito, deixar a ferramenta livre e exposta para que qualquer pessoa tenha a chance de contribuir com as informações.
Como aplicar a gestão empresarial para grandes empresas?
A gestão empresarial em uma empresa de grande porte tem diversos desafios. Uma vez que demandam um gerenciamento mais complexo, com mais aspectos a se considerar e um maior número de pessoas envolvidas. Assim, o grande desafio é tomar decisões rápidas, sem atropelos e sem deixar de atender às hierarquias internas.
Você deve ter em mente que há regulamentos e protocolos a serem cumpridos, reuniões gerenciais, análises que dependem de dados de diferentes origens e toda uma burocracia que pode ocasionar atrasos fatais em algumas situações.
Ao mesmo tempo, em que a gestão compartilhada em grandes empresas é um ponto positivo, ela também representa um grande obstáculo. Portanto, imprimir velocidade aos processos é um dos mais importantes pontos de atenção, mas não deve ser único.
Em alguns casos, empresas de grande porte têm que prestar contas a diferentes partes, incluindo ao mercado e aos acionistas — para aquelas de capital aberto, que negociam ações em bolsas de valores. Nesse cenário, existe toda uma preocupação com a imagem e o fortalecimento da marca, que talvez possa ser facilmente prejudicada e, dessa maneira, atrapalhar o andamento dos negócios e seus resultados.
Mesmo o poder financeiro mais elevado tem a possibilidade de vir a ser um problema e não uma oportunidade, como muitos acreditam. Isso porque qualquer tipo de investimento só deve sair do papel após a realização de uma pesquisa aprofundada.
Por exemplo, vejamos o lançamento de uma solução inovadora ou um novo produto. Concretizar isso requer recursos financeiros voltados para pesquisa e desenvolvimento, design e divulgação, entre outros.
No mesmo sentido, aquilo que aparenta ser simples em um negócio de pequeno porte, como o treinamento de um novo colaborador, talvez exija a participação de diferentes profissionais em uma empresa de grande porte.
Quais os erros mais comuns na gestão empresarial?
Para finalizar este conteúdo, é importante que você conheça os erros mais comuns no gerenciamento de uma empresa. A seguir, detalhamos alguns deles.
Falta de planejamento estratégico
Este é um dos principais erros. Sem um plano bem definido, a empresa pode perder o foco, desperdiçar recursos e não alcançar seus objetivos.
Comunicação inadequada
Uma comunicação inadequada pode levar a mal-entendidos, baixa moral dos funcionários e falta de alinhamento entre os departamentos.
Falta de controle financeiro
Não manter um controle rigoroso das finanças pode resultar em problemas graves, como falta de liquidez, endividamento excessivo e falência.
Subestimar a concorrência
Ignorar ou subestimar a concorrência pode colocar a sua empresa em desvantagem. Logo, os gestores devem estar atentos às movimentações do mercado, conhecer bem os concorrentes e estar preparados para adaptar suas estratégias conforme necessário.
Resistência à mudança
A resistência à mudança é um problema comum que pode impedir a inovação e o crescimento da empresa. Nesse sentido, gestores devem estar abertos a novas ideias, tecnologias e processos, além de incentivar a equipe a adotar uma mentalidade de aprendizado contínuo e adaptação.
Falta de investimento em tecnologia
Negligenciar a importância da tecnologia pode deixar a sua empresa obsoleta e menos competitiva. Portanto, invista em ferramentas e sistemas tecnológicos para aumentar a eficiência operacional, melhorar a comunicação e proporcionar uma melhor experiência para os clientes.
Gestão inadequada de pessoas
A má gestão de pessoas pode levar à alta rotatividade, baixa produtividade e um ambiente de trabalho negativo. Desse modo, é importante que a sua empresa invista no desenvolvimento dos colaboradores.
Decisões baseadas em intuição
Tomar decisões sem dados e análises adequadas pode ser arriscado e levar a resultados indesejados. Um bom gestor de empresas baseia suas decisões em informações concretas e análises detalhadas para minimizar riscos e maximizar as chances de sucesso.
Falta de foco no cliente
Hoje, tudo está estruturado com base na experiência do cliente. Negligenciar as suas necessidades e expectativas pode resultar na perda de mercado e na diminuição da sua satisfação.
Não estabelecer metas claras
As metas confusas e não quantificáveis prejudicam o desempenho da equipe e o progresso da empresa. Estabelecer objetivos específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com prazo definido (SMART) ajuda a manter a equipe focada e alinhada com a estratégia do negócio.
Transforme seu negócio hoje
A gestão empresarial eficaz é a chave para o sucesso e a longevidade de qualquer negócio.
Uma administração estratégica e bem executada permite antecipar tendências, adaptar-se rapidamente às mudanças e inovar constantemente, assegurando a competitividade no mercado.
Além disso, promove o desenvolvimento dos colaboradores e garante a sustentabilidade e responsabilidade social da empresa.
Para continuar aprendendo sobre gestão, mergulhe em nosso artigo sobre Planejamento Estratégico, transforme a maneira como você conduz seu negócio e veja resultados extraordinários!