A plataforma global de mídia Teads revelou que as mudanças climáticas estão no topo da lista de preocupações dos brasileiros. Nove em cada dez entrevistados consideram a sustentabilidade primordial em suas rotinas. Tanto é que 87% já procuram reduzir o consumo de água, 76% controlam o uso de energia, 68% reutilizam embalagens e 67% costumam separar o lixo.
Essa conscientização liga um alerta para as empresas: é preciso mais do que nunca adquirir responsabilidade para ajudar o meio ambiente, mas também para acompanhar a mentalidade dos consumidores que já adotam medidas mais ecológicas.
Sua empresa possui uma gestão voltada para a sustentabilidade empresarial? Neste artigo explicamos a importância de aplicar esse controle, quais os desafios da prática e qual é a melhor forma de reduzir os impactos socioambientais sem prejudicar a estratégia corporativa.
Boa leitura!
O que é gestão sustentável nas empresas?
A gestão sustentável nada mais é do que uma prática que visa reduzir os impactos socioambientais e promover a viabilidade financeira no longo prazo. Para isso, faz uso de estratégias, como, por exemplo, gestão de resíduos, uso de fontes renováveis de energia, investimento em tecnologias limpas, diversidade, entre outras.
Ao aplicar a gestão sustentável, a empresa consegue minimizar os impactos socioambientais, mas não é só isso. A prática também contribui para a empresa reduzir custos, aumentar a eficiência operacional e melhorar a sua reputação. Questões essas que favorecem a estratégia corporativa e garantem a longevidade da marca.
O que é o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)?
O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) é um indicador que mede a performance da empresa em relação às práticas ambientais e sociais. Foi criado em 2005 pela B3 para medir o desempenho das marcas listadas na bolsa de valores, mas vem sendo usado também por outras companhias menores e mais enxutas.
Mas qual o motivo de as empresas adotarem esse índice, mesmo estando fora da B3? A resposta é simples: para manter o controle sobre suas operações e garantir a coerência e o alinhamento entre sustentabilidade e estratégia organizacional.
Quais são os objetivos da gestão sustentável?
O objetivo da gestão sustentável é assegurar que a empresa conserve o equilíbrio entre as questões econômicas, ambientais e sociais. No entanto, a prática não se resume unicamente a isso. Ela também tem como foco:
Aumentar o lucro
Minimizando os desperdícios e potencializando a eficiência operacional da empresa, a gestão sustentável abre portas para novas oportunidades de negócios e fortalece a imagem da marca diante do consumidor.
Promover a responsabilidade social
Promove a conciliação dos interesses da empresa junto aos interesses da sociedade, ajudando assim na transparência das informações e prestação de contas acerca dos impactos que suas operações podem causar ao ambiente e à comunidade.
Garantir o futuro dos negócios
Mantém a empresa dentro das boas práticas ambientais e sociais, garantindo assim seu desempenho e sua reputação exemplar.
Atrair e reter talentos
Cria um ambiente de trabalho consciente que valoriza a diversidade e mantém pessoas preocupadas com o desenvolvimento da empresa, e que estão alinhadas às estratégias corporativas e à sustentabilidade.
Qual a importância da gestão sustentável?
Recentemente, um estudo da Deloitte apontou que 55% dos consumidores optaram por comprar um produto ou serviço sustentável. Outro levantamento, realizado pela agência de pesquisa norte-americana Union + Webster, mostrou que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e/ou serviços de empresas sustentáveis.
Já o relatório da Opinion Box mostra que 75% dos consumidores estão mais propensos a ser conquistados por empresas que possuem práticas sustentáveis. O mesmo informativo aponta, ainda, que uma marca ser conhecida por poluir a natureza é um motivo que impede a compra de 57% dos consumidores.
Esses números comprovam a importância da empresa aplicar a gestão sustentável para melhorar a sua imagem e reputação, assegurando que o cliente se mantenha fiel.
Vale ressaltar que empresas que não se preocupam com aspectos socioambientais perdem o espaço na decisão de compra do cliente, sendo rapidamente substituídas por marcas mais modernas e que se preocupam com essas questões.
Sustentabilidade empresarial e ESG se relacionam?
Quando se fala de desenvolvimento sustentável, as pessoas tendem a confundir os termos sustentabilidade empresarial e ESG, porque ambos envolvem questões ambientais, sociais e de governança corporativa. No entanto, existem distinções.
Embora se relacionem, a sustentabilidade é um conceito que trata exclusivamente da aplicação de práticas sustentáveis. O ESG, por outro lado, é uma abordagem que foca na avaliação da empresa acerca dos investimentos que envolvem fatores ambientais, sociais e de governança.
Ou seja, enquanto um trata mais da aplicação de medidas socioambientais (sustentabilidade empresarial), o outro envolve mais a análise dessas ações (ESG).
A abordagem ESG, sigla para Environmental, Social and Governance, é usada para identificar marcas que gerenciam os riscos e as oportunidades associados a esses fatores, e que se esforçam para impactar de forma positiva a sociedade e o meio ambiente. Suas siglas indicam, respectivamente:
E – Environmental
Refere-se às práticas voltadas para a sustentabilidade ambiental. Aqui entram medidas, como: gestão de resíduos, uso de fontes renováveis de energia e, investimento em tecnologias limpas.
S – Social
Refere-se às práticas relacionadas à sustentabilidade social. Aqui entram medidas, como: inclusão social, diversidade, e investimentos em saúde e segurança do trabalho.
G – Governance[
Refere-se a práticas de sustentabilidade econômica. Aqui entram medidas voltadas para responsabilidade e ética, gestão de riscos, transparência, governança corporativa e prestação de contas.
Quais são as vantagens da sustentabilidade empresarial?
A sustentabilidade empresarial tem como principal vantagem a valorização da marca. Devido à adoção de medidas mais conscientes, a empresa transmite sua preocupação com o meio ambiental e a comunidade, o que faz com que a sua imagem passe a ser mais respeitada e lembrada perante uma decisão de compra.
Existe, no entanto, outros benefícios interessantes que precisam ser mencionados:
Redução de custos com a produção
Ao adotar medidas mais sustentáveis, a empresa consegue reduzir os custos de produção envolvendo recursos naturais, como, por exemplo, água, energia elétrica e combustível.
Ajuda na preservação do planeta
As práticas sustentáveis também contribuem para a preservação do planeta, uma vez que a empresa opta pelo uso de fontes renováveis de energia, gerencia melhor os resíduos, realiza investimento em tecnologias limpas, entre outros.
Aumenta a valorização das ações na Bolsa de Valores
Empresas que investem em sustentabilidade empresarial são mais reconhecidas por investidores, o que potencializa a sua valorização na Bolsa e atrai novas oportunidades de negócio.
Contribui para a satisfação dos colaboradores
Além da comunidade e o meio ambiente, a sustentabilidade na empresa também contribui para a satisfação do time interno, que passa a desempenhar suas funções em um ambiente voltado para o futuro e que realmente se preocupa com as pessoas e o planeta.
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Quais são os desafios da sustentabilidade empresarial?
A sustentabilidade é importante para o desenvolvimento da empresa, mas a verdade é que existem obstáculos que podem tornar a sua aplicação difícil e, em alguns casos, até mesmo inviável. Abaixo, veja os principais:
Investimento inicial
A aplicação de boas práticas requer investimentos e nem sempre a empresa possui recursos à disposição. É o que ocorre quando se quer investir em painéis solares para reduzir o consumo de energia elétrica, preparar um espaço específico para a gestão de resíduos ou instalar equipamentos para captar água da chuva.
Gerir a transição cultural
Para que a empresa tenha uma gestão sustentável, é preciso que todas as pessoas abracem a causa. Isso inclui líderes, colaboradores, acionistas e até fornecedores. Todos precisam estar 100% comprometidos em fazer a sua parte e disseminar a cultura para os talentos que entrarem na empresa.
Gerir os programas de sustentabilidade
A aplicação de medidas mais conscientes não é necessariamente difícil, mas gerir os programas de sustentabilidade pode ser desafiador. Isso porque, após a implementação, as pessoas tendem a relaxar e ignorar a prática com o passar do tempo. Nesse sentido, a empresa deve manter uma equipe engajada para gerir os programas e assegurar sua continuidade.
Encontrar especialistas na área
Questões socioambientais exigem um conhecimento que poucos profissionais possuem. A empresa precisa, portanto, montar uma equipe que tenha ao menos um especialista na área – e achar esses talentos muitas vezes não é tão simples.
Quais são as principais tendências de sustentabilidade empresarial?
Existem diferentes práticas socioambientais que podem ser aplicadas pela empresa. No entanto, vale dizer que algumas ações têm se destacado nos últimos tempos, sendo essas:
Transparência nos processos
Proporcionar clareza e visibilidade sobre todas as operações beneficia a comunicação e o relacionamento com clientes, acionistas e colaboradores. Não só isso, contribui para o aumento da confiança e facilidade para identificar gargalos e pontos de melhoria.
Ações voltadas à diversidade e inclusão
Promover a igualdade e justiça social permite que a empresa alcance talentos com diferentes perspectivas, experiências e habilidades. Esse conjunto pode levá-la a maior competitividade e inovação, além de facilitar o acesso a diferentes mercados.
TI Verde, logística reversa, economia circular
TI Verde está associado ao uso de tecnologias limpas que contribuem para redução de impactos ambientais.
A logística reversa, por sua vez, trata do recolhimento, transporte e destino adequado de resíduos, enquanto a economia circular é um modelo de produção que visa mitigar os desperdícios, potencializando o uso de seus recursos.
Essas medidas contribuem para as estratégias corporativas, bem como para o posicionamento socioambiental.
Atuação mais valorizada de grandes empresas
Consiste em adotar práticas mais sustentáveis, considerando todos os impactos que as operações e processos internos da empresa podem trazer para a sociedade e o meio ambiente. Quanto maior a conscientização sobre esses impactos, melhor será o direcionamento das estratégias ecológicas, sociais e econômicas.
Qual a melhor forma de mensurar o impacto das ações sustentáveis desenvolvidas pelas empresas?
Aplicar o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) é a melhor forma da empresa mensurar o impacto de suas ações. Para participar do índice é necessário cumprir alguns critérios, segundo a B3, sendo os mais importantes:
- Adotar políticas corporativas compatíveis com as práticas ambientais;
- Prezar pela atitude ética;
- Inserir a governança corporativa como parte da sua cultura;
- Evidenciar práticas diárias do seu compromisso com a sustentabilidade.
Como a tecnologia pode ajudar a tornar as empresas mais sustentáveis?
A tecnologia veio para tornar a empresa mais sustentável de diversas formas. Sua aplicação não influencia apenas na otimização de processos, como muitos pensam, mas também em práticas que contribuem para o meio ambiente, sociedade e a própria corporação.
Através de sistemas de gestão integrados (ERP), por exemplo, é possível reduzir o consumo de energia, desenvolver processos de produção mais limpos e monitorar o uso de recursos.
Não só isso, pode-se também simplificar a comunicação remota entre as equipes, rastrear e monitorar toda a cadeia de suprimentos e oferecer mais transparência em relatórios e outras informações.
O FoccoERP é um sistema de gestão da Focco, que atende indústrias e distribuidoras de todo Brasil. Com ele é possível planejar, organizar e gerenciar absolutamente tudo que ocorre na empresa de forma integrada, possibilitando e facilitando a implementação de processos voltados à gestão sustentável. Isso envolve os aspectos administrativos, comerciais, financeiros, pessoais, suprimentos e inclusive manufatura.
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