A produção terceirizada surgiu há muitos anos, no período da Segunda Guerra Mundial. De lá para cá, grandes empresas obtiveram ganhos a partir do uso dessa estratégia, uma vez que ela possibilita um maior foco para as entregas e traz facilidades à gestão.
Bastante comum sobretudo em países com industrialização em alta, seu diferencial reside na elevada competitividade dada ao mercado, permitindo o alcance dos resultados preestabelecidos de maneira mais rápida.
Basicamente, a terceirização ocorre quando uma empresa busca contratar uma prestadora de serviços para realizar determinada atividade da produção.
Além dos pontos já mencionados, quer saber quais são os principais ganhos de investir nesse tópico? Para responder, elaboramos o material a seguir para tirar essa e outras suas dúvidas. Continue a leitura e fique por dentro!
Quais são as vantagens da produção terceirizada?
Primeiro, vamos entender um pouco mais a respeito das grandes vantagens obtidas pela produção terceirizada. Veja!
Maior foco para a empresa
Independentemente do mercado de atuação, as empresas consideram uma atividade em especial como o seu foco. Afinal, existem produtos que conseguem conquistar um maior público, contribuindo para que o negócio transforme a organização em referência sob a ótica dos clientes.
Nesse sentido, ao terceirizar funções, a gestão tem a possibilidade de administrar melhor o foco, assegurando a manutenção da qualidade e aperfeiçoando continuamente o que se oferece aos clientes.
Em outras palavras, trata-se da possibilidade de direcionar o tempo e os esforços para trazer novos treinamentos às equipes, por exemplo. É possível, ainda, fazer benchmarking com o mercado para disponibilizar novas ferramentas aos colaboradores, aliando tais práticas a demais estratégias eficazes para o desenvolvimento da empresa.
Redução de recursos humanos
Muitas vezes, os recursos humanos representam desafios para as companhias. Existe a necessidade de acompanhar periodicamente o que diz o sindicato dos funcionários, além de entender as principais leis que regem a CLT. Além disso, é importante deixar claros os gastos referentes a demissões e demais rotinas obrigatórias.
Na terceirização, todas essas demandas passam a fazer parte da empresa contratada. Entenda: se você opta por uma corporação que oferece o trabalho operacional de sua cadeia de produção, é ela quem arca com as despesas trabalhistas daquelas pessoas. Além de reduzir custos, a terceirização figura como uma nova possibilidade de qualificar a gestão.
Por que fabricar produtos para terceiros?
Acima, vimos alguns dos motivos que levam empresas a buscarem a terceirização dos serviços. Neste tópico, reforçamos a importância de as indústrias prezarem pela fabricação de produtos para terceiros. Entenda!
Maior competitividade
O ganho de competitividade no mercado é consequência direta da terceirização. Afinal, garante-se mão-de-obra qualificada para suportar diferentes tipos de demandas, o que possibilita melhores resultados dentro do período estabelecido.
Especialmente em um contexto de inúmeros desafios, como os observados durante a pandemia de Covid-19, observou-se o crescimento da necessidade de experimentação. Alguns mercados sofreram sérios prejuízos, demandando soluções distintas para que continuasse operando sem causar danos.
Com a alternativa de produção terceirizada, há um maior poder de negociação com os clientes e fornecedores, o que acrescenta oportunidades de evolução sem necessariamente receber aporte de investidores.
Maior produtividade do time
Investindo na fabricação dos produtos de diferentes fornecedores, a indústria faz seus colaboradores ingressarem em distintos mercados. Para que isso ocorra de forma natural e com qualidade, é preciso oferecer constantes treinamentos. Consequentemente há um aumento da produtividade, devido aos novos conhecimentos, e do senso de pertencimento do colaborador.
Além disso, diferentes times ficam concentrados na atividade demandada, elevando tanto o volume quanto o ritmo de produção.
Integração da empresa
Justamente por isso, a gestão tende a observar uma maior integração da empresa. Isto é, o corpo de colaboradores se une em nome das entregas encomendadas, traçando ações em conjunto para melhorar a qualidade do que é fornecido e buscando inovar continuamente.
A indústria ainda disponibiliza aos clientes a oportunidade de vender mais rápido e montar um estoque capaz de atender a diferentes períodos de sazonalidade. Trata-se, portanto, de um investimento essencial para as organizações se manterem em constante desenvolvimento, o que possibilita um melhor relacionamento com os clientes.
Como começar com essa estratégia?
Agora que você conhece todos os diferenciais, chegou o momento de conferir valiosas dicas pensando nos primeiros passos da aplicação dessa estratégia. Veja!
Estude as necessidades do mercado
Inicialmente, identifique as necessidades do mercado. Desenvolver uma pesquisa que traga essas respostas contribui para que os esforços sejam voltados especificamente a setores promissores.
Entre os pontos de atenção da metodologia, destacam-se:
- a delimitação de um objetivo claro para o seu estudo de mercado, realizando benchs em empresas que agregarão valor e dados ao negócio;
- a avaliação de qual seria o método mais indicado para fazer as pesquisas;
- a coleta de dados e posterior análise de forma eficaz, possibilitando um entendimento sobre as melhores áreas de investimento;
- o estudo das empresas concorrentes que já cumprem esse serviço, entendendo a fundo suas estratégias.
Mude a cultura da sua empresa
Independentemente da estratégia, é preciso apresentar aos colaboradores os objetivos de oferecer a produção terceirizada e como isso tende a impactar o negócio como um todo, de maneira positiva. Afinal, todos devem acreditar no mesmo propósito e, a partir de ações individuais, possibilitar o alcance dos objetivos gerais traçados pela corporação.
Existe, ainda, a necessidade de avaliar aspectos burocráticos. Ou seja, a área jurídica de seu negócio deve estar envolvida nesse processo para a elaboração de contratos e a formulação das principais cláusulas envolvidas na parceria. Além disso, o time de vendedores precisa estar alinhado à nova oferta, entendendo os principais tópicos para repassar informações contundentes aos potenciais clientes.
Ao longo do conteúdo, você entendeu os principais pontos de valor quando se fala de produção terceirizada, tanto para quem contrata quanto para quem oferece essa solução na indústria.
De quebra listamos diferenciais, bem como os cuidados necessários no momento de realizar a oferta. Assim como qualquer outro tipo de ação, conte com um bom planejamento e tenha metas bem estabelecidas. Assim, as chances de atingir melhores resultados aumentam de maneira considerável.
Em uma gestão, é essencial buscar por alternativas que possibilitem a inovação nos modelos de negócio. Para saber mais sobre o tema, continue no blog e faça boa leitura!