Você sabe qual é a margem de contribuição dos seus produtos?
Avaliar esse indicador é importante para identificar se a sua empresa está (ou não) obtendo retorno sobre as vendas, quais itens são mais e menos rentáveis, e o que é preciso fazer para aumentar a rentabilidade.
Saiba tudo que é preciso saber sobre margem de contribuição a seguir!
O que é margem de contribuição?
A margem de contribuição nada mais é que um indicador financeiro que revela o quanto a empresa obteve de lucro após comercializar produtos e descontar seus custos e despesas variáveis.
Para que um modelo de negócio seja realmente rentável, é importante que a margem de contribuição seja sempre superior ao total de custos e despesas.
Por que o nome margem de contribuição?
“Margem” possui o significado de diferença, ou seja, a distinção entre o valor obtido a partir da venda menos o total de custos e despesas relacionados à operação. Já a palavra “contribuição” trata da capacidade da empresa usar o valor das receitas para arcar com suas obrigações e ainda assim obter lucro.
A empresa que possui uma margem de contribuição pequena ou quase nula pode contabilizar prejuízos no período, ou ter pouco retorno para manter suas atividades funcionando.
Para que serve a margem de contribuição?
A margem de contribuição serve para mostrar aos gestores e líderes de negócio se as receitas das vendas estão sendo suficientes para pagar todas as despesas e custos associados aos produtos.
Mas não é só isso! O indicador também mostra se a empresa está obtendo retorno financeiro com a operação. Se não estiver obtendo lucro é porque os custos e despesas estão sendo maiores que o valor arrecadado com a venda.
Quais são as vantagens de conhecer a margem de contribuição?
Líderes e gestores que conhecem a margem de contribuição conseguem obter uma visão mais abrangente e realista sobre os negócios. Essa visão, por sua vez, permite que eles elaborem ações estratégicas para melhorar as vendas ou então reduzir os custos.
É possível, por exemplo, identificar o número mínimo de produtos que precisam ser comercializados no mês para cobrir custos e despesas, avaliar qual produto e serviço é mais lucrativo, e quais gargalos estão impedindo a empresa de obter maior retorno.
Qual é a importância da margem de contribuição?
Devido à competitividade, é comum ver as empresas comercializando produtos e serviços a um valor baixo, a fim de fidelizar os clientes. Saber que o consumidor está comprando com a sua empresa em vez da concorrente causa a falsa sensação de que estão no caminho certo e que obterão lucro.
Essa satisfação, no entanto, é momentânea. Geralmente, ao colocar todos os custos e as despesas no papel, você pode perceber que as receitas não são suficientes para arcar com as obrigações. E que, sem um plano de emergência, podem vir a acumular prejuízos e interromper suas atividades.
A margem de contribuição é importante para impedir que esse tipo de evento aconteça. O indicador pode ser usado pelos líderes e gestores para delimitar um preço mínimo que seja justo e atrativo ao cliente, e ao mesmo tempo favoreça a empresa.
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Quando usar a margem de contribuição?
A margem de contribuição pode ser aplicada em diferentes cenários. Para, por exemplo:
- Avaliar a lucratividade do negócio, apontando se a empresa está obtendo retorno significativo com a venda de seus produtos e serviços;
- Definir preço mínimo de venda, levando em consideração todos os custos fixos e variáveis;
- Determinar o ponto de equilíbrio, identificando o mínimo de vendas necessário para a empresa cobrir todas as despesas e custos;
- Traçar estratégias de venda, priorizando os itens mais lucrativos e que geram menos custos e despesas de operação.
Qual é a diferença entre margem de contribuição unitária e total?
A margem de contribuição unitária envolve um único produto. Ou seja, a empresa calcula o indicador considerando o preço de venda de um só item e os custos e despesas relacionados à fabricação e distribuição deste produto.
A margem de contribuição total, por outro lado, considera todos os produtos da empresa. Ou seja, a receita obtida através da comercialização de todos os seus itens, bem como os gastos associados à produção e distribuição desses produtos.
Embora ambos os indicadores sejam interessantes, a margem de contribuição unitária é mais indicada por mostrar os produtos mais e menos rentáveis e que, portanto, precisam ser priorizados.
Qual a fórmula da margem de contribuição?
Para calcular a margem de contribuição total, é necessário que a empresa faça uso da seguinte fórmula:
Margem de contribuição = Total de venda dos produtos – Custos e despesas variáveis |
Se desejar calcular a margem de contribuição unitária, deve-se usar a mesma fórmula, porém, considerando apenas o valor de vendas, custos e despesas de um só produto.
Como se calcula a margem de contribuição?
Para calcular a margem de contribuição será necessário somar todos os ganhos obtidos com as vendas e subtrair os custos e despesas variáveis.
Quando falamos em custos e despesas variáveis, é preciso compreender que esses valores estão relacionados à produção e venda e podem variar conforme o volume de itens vendidos. Aqui entram, por exemplo, embalagens, fretes, entre outros.
Por que calcular a margem de contribuição?
Uma empresa só vai saber se o seu negócio está sendo rentável se avaliar um indicador financeiro que mostra essa rentabilidade.
A margem de contribuição é esse indicador, mostrando exatamente se o total das receitas obtidas com as vendas é suficiente para a empresa pagar as despesas e os custos, e fazer sobrar dinheiro.
Exemplos de cálculo da margem de contribuição
Imagine que a sua empresa venda um produto por R$300,00. Para fabricar esse item, ela precisou investir em matéria-prima, pagar impostos, frete e contratar mão de obra que, no final, totalizaram em um custo médio variável de R$180,00.
Aplicando esses valores na fórmula, chegamos a seguinte a margem de contribuição deste produto:
Margem de contribuição = 300,00 – 180,00 Margem de contribuição = 120,00 |
Desses R$120,00, a empresa precisa subtrair também os custos fixos que, embora não estejam ligados à produção e vendas, são necessários para o negócio continuar funcionando. Aqui entram aluguel do imóvel, seguros, salário de funcionários, entre outros.
Considerando que a empresa tenha um custo fixo médio de R$30,00 por produto, a margem de contribuição, portanto, é de R$90,00.
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O que é o índice de margem de contribuição?
O índice de margem de contribuição é um indicador que avalia a eficiência de operação da empresa. A partir de uma fórmula, calcula-se a proporção da margem sobre o valor obtido com as vendas, por isso, o resultado é em percentual.
Considerando os mesmos dados do exemplo acima, pode-se dizer que o índice de margem de contribuição do exemplo é:
Índice de margem de contribuição = (Margem de contribuição / Valor das vendas) x 100 Índice de margem de contribuição = (120,00 / 300,00) x 100 Índice de margem de contribuição = 40% |
Como melhorar a margem de contribuição?
Para que a empresa obtenha lucro com a venda, será preciso que a sua margem de contribuição seja mais elevada do que a soma de todos os seus custos e despesas (variáveis e fixas). Existem várias estratégias que podem ser aplicadas para aumentar a margem, mas as principais envolvem:
- Diminuir os custos e as despesas variáveis;
- Aumentar o preço final dos produtos;
- Usar tecnologias que ampliam a visão de negócio sobre as operações, e contribuem para mensurar o preço mínimo ideal.
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