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Gestão de operações: o que é, importância e como aplicar!

Gestão de operações: o que é, importância e como aplicar!

Home » Blog » Gestão Industrial » Gestão de operações: o que é, importância e como aplicar!
  • dezembro 26, 2023
A gestão de operações é uma estratégia que consiste em controlar todas as ações executadas dentro da empresa. Saiba como aplicá-la, na prática!

Já ouviu falar em gestão de operações? Essa prática administrativa pode ajudar a sua empresa a melhorar a qualidade dos produtos e serviços, aumentar a satisfação dos clientes e elevar a reputação da sua marca.

Nesse artigo mostramos tudo que é preciso saber sobre essa estratégia, desde conceitos até aplicação.

Vamos lá?

O que é gestão de operações?   

Gestão de operações é uma prática que consiste em controlar todas as ações executadas dentro da empresa.

Cada departamento possui uma série de atividades que precisam ser realizadas por diferentes pessoas. A gestão de operações visa administrar todos esses processos para que sejam desempenhados corretamente e no tempo combinado.

Qual é o papel da gestão de operações?

O papel da gestão de operações é aprimorar os processos internos da empresa, a fim de gerar mais valor aos serviços e entregar apenas a excelência a clientes, fornecedores e parceiros.

Nos últimos anos, temos visto uma crescente em competitividade devido à digitalização de muitos modelos de negócio. Melhorar a execução das atividades é um dos passos para competir de igual para igual com outras grandes marcas.

Qual deve ser o perfil de um gestor de operações?   

O papel do gestor de operações é planejar e monitorar a execução das atividades, de modo que todas as práticas sejam realizadas conforme o plano.

Para isso, ele deve fazer uso de ferramentas e práticas administrativas, como é o caso da gestão de estoque, análise de indicadores (KPIs), definição de metas e avaliação de resultados.

Por que investir em gestão de operações?

Existem muitos motivos para a empresa investir na gestão de operações, indo além do aprimoramento de processos. Abaixo listamos os mais importantes:

  • Permite monitorar todas as atividades da empresa, desde o início até o fim;
  • Proporciona uma visão detalhada de tudo que está acontecendo, em tempo real;
  • Contribui para a melhora da reputação da empresa;
  • Assegura que os produtos e serviços atendam aos mais altos padrões de qualidade;
  • Reconhece e otimiza os processos de produção;
  • Ajuda na redução de custos operacionais;
  • Mantém os processos e as atividades em ordem.

Quais são os níveis da gestão de operações?

Como é uma prática que visa aprimorar os processos internos da empresa, a gestão de operações é dividida em três níveis:

  • Estratégico: envolve o desenvolvimento de estratégias para alcançar os objetivos atuais da empresa.
  • Tático: foca em aplicar as estratégias a partir de planos de ação e atividades específicas.
  • Operacional: lida com a execução diária das tarefas e processos.

Qual é a importância da gestão de operações para empresas?

Investir em gestão de operações é uma escolha estratégica para qualquer empresa que deseja se manter competitiva.

Ao planejar tudo que precisa ser executado no ambiente corporativo e coordenar todas essas ações de perto, a empresa é capaz de aumentar sua produtividade, reduzir custos operacionais e melhorar a qualidade de seus serviços.

Além disso, investir em gestão de operações é uma abordagem interessante para a criação de uma cultura organizacional voltada para a melhoria contínua. O gestor pode identificar oportunidades de otimização durante o acompanhamento das atividades e definir novas práticas para aprimorar os processos.

Quais são os benefícios da gestão de operações?

A gestão de operações melhora o planejamento e a execução dos processos, permitindo que a empresa alcance os seguintes benefícios:

Assertividade

A empresa consegue alinhar processos e recursos, garantindo que todas as suas ações sejam executadas mais rapidamente e orientadas para resultados.

Redução de custos

É possível identificar as áreas empresariais que estão gerando desperdício, ou apresentando ineficiência, e elaborar estratégias para reduzir esses custos de operação.

Aumento de produtividade

As equipes conseguem produzir mais em menos tempo, o que eleva o potencial de entrega de produtos e serviços.

Fidelização de clientes

A qualidade de entrega dos produtos e serviços eleva muito a satisfação dos clientes, contribuindo significativamente para sua fidelização.

Tomada de decisão ágil

A visibilidade sobre todas as operações da empresa garante que o gestor identifique gargalos mais rapidamente e tome decisões ágeis para solucionar esses problemas.

Geração de lucro

Ao otimizar processos internos a empresa consegue aumentar a sua capacidade para atender o mercado. Além disso, ao melhorar a qualidade dos produtos e serviços, ela pode garantir mais vendas e atrair novos potenciais clientes.

Maior engajamento e motivação de funcionários

Colaboradores que trabalham em um ambiente organizado, eficiente e que prioriza a melhoria contínua, tendem a se sentir mais motivados e engajados a executar suas tarefas diárias.

Quais são os pontos-chave de uma estratégia de gestão de operações?

A estratégia de gestão de operações não é necessariamente difícil de ser aplicada. Porém, requer que o gestor respeite alguns pontos-chave para que a empresa realmente alcance os benefícios acima. São eles:

Uso de dados

O profissional responsável pelo gerenciamento precisa fundamentar as suas ações estratégicas a partir de dados. Não só isso, deve usá-los para avaliar o desempenho dos processos internos e confirmar que os objetivos estão, de fato, sendo atingidos.

Análise de estoque

O estoque é o coração da empresa e compõe todos os produtos que serão disponibilizados aos clientes. Esse setor precisa estar regularizado para garantir que não haverá atraso nas entregas e que não faltarão itens para atender a demanda.

Centralização dos dados

Dados descentralizados podem atrasar e até mesmo confundir o monitoramento de processos. O gestor precisa obter uma visão holística, caso queira ter controle total sobre o que acontece na empresa e, para isso, precisa que os dados estejam concentrados em um só lugar.

Processos bem estabelecidos

A gestão de operações só será um sucesso se o profissional tiver clareza sobre quais ações devem ser gerenciadas. Na sua empresa, quais são os processos que integram a fabricação de produtos e a realização dos serviços?

Projeção e definição de metas

A projeção de cenários futuros e a definição de metas darão norte para as equipes focarem seus esforços. Aqui, deve-se definir objetivos alcançáveis para curto, médio e longo prazo, e como essas metas serão atingidas.

Colaboração entre os setores

Os setores da empresa funcionam como ramificações de uma árvore. Para que a base dessa árvore conserve uma estrutura forte, é necessário que todos os “ramos” estejam interligados e atuando de forma colaborativa.   

Quais são as melhores práticas de gestão de operações?

Agora que já vimos toda a parte teórica sobre gestão de operações, vamos à prática. Abaixo indicamos 6 movimentos simples que você pode aplicar hoje e obter bons resultados com a estratégia. Confira!

  1. Planejamento: elabore um plano com todos os objetivos que a sua empresa quer alcançar. Nesse plano, estabeleça quais processos integram as operações, como funcionam e, principalmente, como contribuem para o alcance das metas.
  2. Controle de qualidade: monitore de perto todos os processos para assegurar que os produtos e serviços tenham qualidade. Caso identifique gargalos, atue rapidamente para resolver o problema.
  3. Adotar o modelo Just In Time: essa abordagem se concentra em eliminar desperdícios nos processos de produção e logística, e pode ajudar sua empresa a reduzir os custos e maximizar a eficiência operacional.
  4. Invista em educação corporativa: essa é uma forma de minimizar erros humanos e deixar as pessoas mais bem preparadas para se ajudar e superar adversidades.
  5. Utilize recursos tecnológicos: as ferramentas serão necessárias para agilizar a coleta de dados, análises e concentrar todas as informações da empresa em um só lugar.
  6. Acompanhe as operações: é a partir disso que você identificará os erros e acertos, e elaborará ações estratégicas voltadas para a melhoria contínua.

Como vimos, a gestão de operações é fundamental para garantir o bom desenvolvimento da empresa e sua permanência em mercados cada vez mais competitivos. E você, está preparado para aplicar a gestão de operações?

Se gostou do conteúdo e quer saber mais sobre temas como este, continue acompanhando nosso blog para se manter atualizado!

E-book - Gestão de processos: a importância deles para sair da crise

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