Um dos principais desafios na indústria é assegurar a quantidade certa de componentes para a produção. Isso porque, quando faltam itens no almoxarifado, o processo produtivo pode ser interrompido. E essa paralisação tende a desencadear uma série de problemas como atrasos, insatisfação de clientes e perda de competitividade.
Um dos meios mais efetivos para garantir uma produção eficaz é aplicando o Just In Time. Essa metodologia tem grande impacto na cadeia produtiva, e ajuda na eficiência de processos e no giro de estoque.
Neste post, você conhecerá o conceito do método, como ele realmente funciona e quais são seus benefícios. Entenda também por que a empresa precisa apostar nesse procedimento, e como você pode usar um sistema de gestão integrado para aplicar o Just In Time dentro do seu negócio.
Esperamos que goste. Boa leitura!
Just In Time: o que é e como funciona?
Just In Time, que em português significa “momento certo”, é uma metodologia de gestão que busca entregar a quantidade exata de um produto de acordo com a demanda da empresa. Seu objetivo é garantir uma produção rápida e eficaz, bem como evitar desperdícios e estoques desnecessários.
O funcionamento desse método não é difícil. Porém, para ter sucesso na armazenagem e no direcionamento dos itens, a empresa precisa apostar em tecnologia para padronizar processos e, claro, integrar setores.
Quais são os benefícios dessa metodologia de produção?
O Just In Time é um método que, quando aplicado corretamente, pode ajudar a indústria na eficiência da produção. Mas, esse não é o único benefício que ele proporciona. Abaixo, veja outras vantagens:
1- Redução de custos
Todo mundo sabe que o estoque é um setor dispendioso, e que sem controle a empresa pode sofrer com perdas e desperdícios no almoxarifado.
O Just In Time, entretanto, consegue minimizar esse problema porque ajuda a disponibilizar apenas os itens essenciais para a produção. Assim, a metodologia contribui para a redução do estoque e dos custos relacionados ao setor.
2- Menor estoque
A indústria pode perder um tempo valioso tentando localizar itens dentro de um almoxarifado gigante. Essa demora impede que a quantidade exata de um produto chegue rápido à produção, o que tende a prejudicar outros processos logísticos e atrasar entregas.
Nesse sentido, a metodologia ajuda a empresa a minimizar esses riscos. O estoque fica menor e mais compacto, e os operadores conseguem acessar as mercadorias mais facilmente.
3- Melhoria na comunicação interna
O método Just In Time encaixa operações e execuções de acordo com a demanda de produção. Ou seja, na indústria tudo passa a ocorrer no tempo certo, nem antes ou depois.
Com todos os processos padronizados, a empresa consegue melhorar a comunicação interna entre os departamentos. E, assim, impedir que erros e falhas humanas prejudiquem o sucesso produtivo.
4- Gestão aprimorada dos processos logísticos
Para uma indústria se destacar no mercado competitivo, é necessário que ela tenha processos logísticos perfeitos, desde a negociação com os fornecedores até a entrega das mercadorias.
O Just In Time também consegue beneficiar a empresa nesse ponto, uma vez que simplifica e otimiza a gestão por meio do alinhamento das etapas.
Por que sua empresa precisa apostar no Just In Time?
A adoção do método Just In Time melhora os processos de produção, ajuda na redução de custos e otimiza a comunicação entre setores. Tudo isso garante um diferencial competitivo para a empresa que, além de atender ao mercado mais rápido, consegue proporcionar preços mais atrativos ao cliente.
Como já vimos em post anterior, o comportamento do consumidor já não é mais o mesmo de antes, e a indústria precisa investir em soluções práticas para otimizar os processos e melhorar a experiência de compra.
Sendo assim, apostar no Just In Time não é apenas uma estratégia para reduzir custos e acelerar a produtividade. Mais do que isso, é uma ação importante para atender melhor às necessidades do mercado e fidelizar mais compradores.
Como usar a tecnologia no Just In Time
Já vimos o que é Just In Time, como o método funciona e quais são seus benefícios. A questão, agora, é descobrir como aplicar a metodologia dentro da indústria de um jeito prático.
Nesse quesito, podemos dizer com certeza que investir em uma solução tecnológica é a melhor forma da empresa colocar o método em ação. Isso porque só uma ferramenta consegue oferecer funcionalidades que contribuem para padronização de processos.
Um sistema de gestão integrado como o FoccoERP, por exemplo, possui módulos que possibilitam o controle sobre todas as etapas da cadeia produtiva. E as informações, também coletadas pelo software, podem servir de base para elaboração do planejamento de compras, direcionamento de recursos e tomada de decisão.
Certamente, o Just In Time pode beneficiar a empresa de muitas formas. Mas, para garantir todos os benefícios do método, é importante que a indústria invista em uma solução completa que pode ajudá-la.
Se você não conhece uma ferramenta capaz de fazer isso pelo seu negócio, visite nossa página sobre o FoccoERP e veja como a tecnologia pode ajudar no gerenciamento e na eficácia da produção!

