Toda empresa necessita iniciar as suas atividades com uma boa pesquisa de mercado. Isso ocorre porque muitos empreendedores têm dificuldade em esclarecer algumas dúvidas, como definir o seu público-alvo, quanto cobrar pelo seu produto, como conquistar mais clientes etc. Para solucionar esses problemas, o ideal consiste em fazer o uso do mapeamento de mercado.
Você sabe o que ele representa? Neste post, vamos falar sobre todas as características e vantagens desse processo. Então, continue a leitura do artigo!
O que é mapeamento de mercado?
Essa pergunta é muito importante para iniciar a análise dessa temática. O mapeamento de mercado nada mais é do que um estudo que demonstra as principais perspectivas e particularidades presentes em determinado segmento.
É importante lembrar-se de que isso vale tanto para a prestação de serviços como para venda de produtos.
Para realizar de um bom mapeamento de mercado, há 3 estruturas fundamentais a serem consideradas. Elas norteiam todo o processo de pesquisa, busca e análise.
Em primeiro lugar, os clientes são o ponto-chave para se entender as expectativas, os desejos e as frustrações dos consumidores em potencial. Na sequência, os concorrentes representam outra fonte de dados muito importante, visto que eles servem como parâmetro para análise de como se posicionam e atuam no mercado.
Por fim, há os fornecedores, que também são um dos componentes da engrenagem de uma boa empresa. Isso porque, no mapeamento, é preciso ver o que eles oferecem, seus diferenciais e o processo logístico.
Com essa análise, é possível gerar informações preciosas sobre o mercado, levando a empresa a tomar melhores decisões. Isso impacta positivamente na conquista de melhores resultados e no avanço comercial. Pense nisso!
Como ele ajuda a encontrarem novas oportunidades?
Por meio do mapeamento de mercado, o perfil do cliente é encontrado. Isso vai permitir a compreensão de qual solução a empresa precisa investir para atender às demandas do mercado e atrair o público. Isso vai possibilitar o alcance das principais oportunidades e, consequentemente, dos melhores resultados.
Outro ponto de destaque diz respeito à possibilidade de identificar as principais ameaças para o negócio e implementar medidas para evitá-las. Além disso, o mapeamento disponibiliza informações úteis que vão servir como base para entender se existe a necessidade de mudar e expandir o ramo de atuação.
Como fazer um mapeamento de mercado de forma eficiente?
Existem algumas medidas que podem ser aplicadas para que se consiga realizar um mapeamento de mercado eficiente e que traga boas respostas.
Conheça o mercado
Para iniciar o mapeamento de mercado, é preciso compreender qual o tipo de negócio que a empresa está desenvolvendo. Por isso, esteja atento a quais situações ele se enquadra e o tamanho da área de atuação.
Você pode aproveitar essa etapa para conhecer melhor seus concorrentes e aprender com os erros e acertos das empresas com as quais vai competir.
Defina os objetivos
É fundamental estabelecer os objetivos para realizar o mapeamento de mercado. Por exemplo, para quem vai iniciar suas atividades, o intuito pode ser averiguar quais são as chances de a marca, os produtos e serviços oferecidos serem bem aceitos pelo seu público-alvo.
Considere o público-alvo
Além dos objetivos, também é preciso definir qual é o público-alvo da empresa, estabelecendo características específicas, como classe econômica, gênero, idade, entre outros. Assim, fica mais fácil coletar informações confiáveis para a elaboração de um bom planejamento.
Ao realizar essa análise de perfil, torna-se mais simples tomar decisões acertadas a respeito dos produtos e serviços oferecidos. Dessa forma, fica mais fácil atender e solucionar as principais necessidades e os problemas dos clientes.
O mapeamento também contribui para a determinação das personas da empresa. Elas consistem na personalização minuciosa de um perfil de cliente, estabelecida por intermédio da coleta de dados a respeito de características e de comportamentos. Vale salientar que um negócio pode ter mais de uma persona, e, por isso, se deve criar uma estratégia específica para cada uma delas.
Defina os meios de coleta de dados
Defina os canais utilizados para colher as informações da pesquisa, como sites ou redes sociais, por exemplo. Por intermédio desses dados, a empresa consegue analisar e realizar projeções para o negócio, considerando que é possível fundamentar situações reais no ramo de atuação.
Após, veja quais são os meios mais adequados para fazer a análise, já que é preciso refletir sobre o tipo de pesquisa que será feita e de que forma será aplicada. Também se deve resolver o tamanho ou a quantidade da amostra, que representa o montante de pessoas ou empresas que serão entrevistadas.
Escolha as ferramentas para análise
Para aproveitar bem os resultados obtidos com o mapeamento de mercado, é necessário contar com as ferramentas apropriadas para a sua realização. Como alternativa, você pode fazer entrevista presencial, usar formulários físicos ou plataformas online. Além disso, elabore um roteiro para garantir agilidade e evitar erros, definindo a data de início e fim, perguntas a serem realizadas e outros pontos relevantes.
Dicas para aproveitar os resultados e fazer a análise do mapeamento de mercado
Após a realização do mapeamento de mercado, fique atento a alguns pontos para aproveitar ao máximo as informações dessa pesquisa. Confira algumas dicas abaixo!
Utilização de BI e Big Data
O Business Intelligence (BI) consiste em um processo de coleta, organização, análise e acompanhamento de dados. Ou seja, funciona como um verdadeiro “garimpador” de informações importantes para o empreendimento. Desse modo, o uso da capacidade de análise e processamento de dados do BI e do Big Data pode alavancar o seu mapeamento de mercado. Pense nesse aspecto!
Uso do Google Trends
O Google Trends é uma extensão do famoso buscador que oferece um recurso gratuito de análise de palavras-chave e buscas mais populares. Essa ferramenta, portanto, possibilita verificar diversas informações do seu público-alvo. Isso pode ser feito tanto de forma regional quanto global, dado o grande poder de alcance que a internet tem.
Agora que você sabe um pouco mais sobre como o mapeamento de mercado pode ser útil para encontrar diversas oportunidades de negócio, passe a utilizá-lo, pois a inteligência da análise de dados pode facilitar a execução da sua ideia empreendedora.
Gostou do nosso artigo de mapeamento de mercado? Quer alavancar ainda mais o seu conhecimento sobre gestão empresarial? Então, veja este material sobre a aplicação da inteligência comercial no processo de vendas!