Falar sobre responsabilidade social envolve abordar questões que vão além da mera geração de lucros. Em 2019, um estudo da Union + Webster mostrou que 87% dos brasileiros preferem comprar de empresas que se preocupam com o meio ambiente e 70% deles estão dispostos a pagar mais por produtos e serviços sustentáveis.
Esses dados evidenciam uma tendência: a crescente demanda por responsabilidade social corporativa, que faz com que as empresas que adotem essas práticas tenham vantagens mercadológicas sobre a concorrência. Trata-se de uma oportunidade ímpar para as empresas alinharem seus valores aos desejos dos seus clientes.
Neste artigo, vamos entender de vez o que realmente significa ser uma empresa socialmente responsável, a importância dessa prática, como isso se relaciona com a ideia de sustentabilidade e muito mais. Acompanhe!
O que é responsabilidade social?
Trata-se de um conceito que define a conduta ética e transparente de uma empresa. Nesse sentido, o foco é contribuir para o desenvolvimento econômico e social da comunidade em que a organização está inserida, ao mesmo tempo em que promove o bem-estar de seus colaboradores e respeita o meio ambiente.
Essa ideia envolve uma série de ações para beneficiar a sociedade e a natureza, que vão desde a adoção de medidas sustentáveis internas, como a redução do uso de plásticos e impressões em papel, até ações externas, como a participação em projetos comunitários ou programas socioambientais, por exemplo.
Quais são os objetivos da responsabilidade social?
No cerne da responsabilidade social empresarial está a ideia de desenvolvimento sustentável. Isso quer dizer fazer o que precisa ser feito hoje sem estragar as chances das futuras gerações fazerem o mesmo. Ainda, é buscar um equilíbrio entre ganhar dinheiro, cuidar das pessoas e do planeta.
Quais são as características da responsabilidade social?
Quando falamos sobre o que torna uma empresa socialmente responsável, algumas características se destacam. A seguir, vamos conferir algumas delas.
Voluntariedade
A responsabilidade social é uma prática voluntária. Não se trata de uma obrigação legal, mas de um compromisso assumido pelas empresas de contribuir para uma sociedade mais justa e um futuro mais verde. Em outras palavras, podemos dizer que ela provém dos valores intrínsecos da empresa.
Transparência
Empresas com foco em responsabilidade social caracterizam-se pela transparência de suas ações. Elas são abertas sobre o que estão fazendo, como estão fazendo e o impacto que estão causando. Isso cria um ambiente de honestidade e transparência, o que faz com que as pessoas confiem mais nessas marcas.
Ética
A responsabilidade social é construída sobre uma base sólida de ética, ou seja, agindo com integridade, honestidade, respeito, justiça e igualdade. Empresas que se pautam por esses valores, alinham-se não só com o que é bom para os negócios, mas também com o que é correto.
Respeito aos stakeholders
Uma empresa socialmente responsável respeita e valoriza os seus stakeholders, sejam eles funcionários, clientes, fornecedores, a comunidade local e até o planeta. Logo, considerar os interesses de todos esses grupos na hora de tomar decisões é um elemento importante para construir uma atuação socialmente responsável.
Sustentabilidade
E, claro, a sustentabilidade está no centro da responsabilidade social. A partir desse conceito, a empresa deve buscar o equilíbrio entre crescimento econômico, o cuidado com o meio ambiente e o bem-estar social. Aqui, pensar a longo prazo e agir de forma a garantir que os recursos e as oportunidades continuem disponíveis para as gerações futuras é essencial.
Quais são os tipos de responsabilidade social?
Existem diversas maneiras de abordar a responsabilidade social e cada uma reflete um aspecto diferente de como as empresas interagem com tudo aquilo que as rodeia. Veja a seguir quais são os principais tipos.
Corporativa
Refere-se às práticas éticas que uma empresa adota em sua gestão e em suas relações com os stakeholders. Em outras palavras, ela engloba as ações de uma governança corporativa responsável e preocupada com o impacto social da marca.
Empresarial
Essa modalidade foca nas ações específicas que uma organização toma para ajudar no desenvolvimento econômico e social da comunidade na qual está inserida. Logo, é a empresa, de fato, realizando ações tangíveis para melhorar a vida das pessoas ao seu redor.
Socioambiental
A responsabilidade socioambiental é uma área que aborda questões pertinentes à preservação ambiental. Ela é formada por políticas voltadas para a proteção ambiental e a sustentabilidade, com objetivo de assegurar que o negócio reduza seu impacto sobre o meio ambiente para o bem de todos.
Individual
Esse tipo nos mostra que a responsabilidade social não é exclusiva de grandes corporações. Indivíduos dentro da empresa, independentemente do nível hierárquico, também podem fazer a diferença e promover mudanças sociais positivas com suas próprias ações.
Como a responsabilidade social é importante para as empresas?
Talvez você ainda se pergunte “por que as empresas deveriam se preocupar com responsabilidade social?”. Bem, a resposta é simples: as organizações não se limitam a ser meras entidades geradoras de lucro, elas também são parte integrante da sociedade. Assim sendo, têm o papel de direcionar o desenvolvimento de um futuro sustentável.
Além disso, adotar uma postura socialmente responsável traz grandes vantagens corporativas, dentre elas:
- Melhoraria na imagem e reputação;
- Atração e retenção de talentos;
- Aumento na competitividade e lucratividade;
- Mitigação de riscos;
- Estreitamento do relacionamento com os stakeholders;
- Contribuição para a preservação do meio ambiente;
- Promoção da inclusão social e o desenvolvimento da comunidade local.
Qual é a relação entre sustentabilidade e responsabilidade social?
Responsabilidade social e sustentabilidade são temas que andam de mãos dadas. As duas caminham lado a lado, com o objetivo comum de criar um equilíbrio entre prosperidade econômica, cuidados com o meio ambiente e bem-estar social.
Então, se uma empresa é socialmente responsável, automaticamente ela também está contribuindo para um mundo mais sustentável. A ideia central é reconhecer a organização como um agente social com responsabilidades inerentes.
Quais são as responsabilidades sociais de uma empresa?
Uma empresa possui diversas responsabilidades, que vão desde cumprir exigências legais, pagar impostos, até investir em tecnologias que reduzem os impactos ao meio ambiente. Ou seja, uma organização possui diversas preocupações, sejam elas sociais, econômicas e ambientais, que devem estar mapeadas na atuação do negócio.
As responsabilidades sociais de uma empresa se dividem em alguns pilares principais:
- Responsabilidade econômica: inclui geração de empregos e quaisquer outras ações que contribuam para aquecer a economia de uma região ou país.
- Responsabilidade legal: basicamente, consiste em seguir todas as leis e regulamentos aplicáveis à organização para evitar sanções e problemas legais.
- Responsabilidade ética: ir além do cumprimento das obrigações legais, investindo na prática de atos íntegros e benéficos para a sociedade, mesmo na ausência de supervisão externa.
- Responsabilidade filantrópica: compreende ações voluntárias que ajudam a comunidade, tornando-a um lugar melhor.
Como implementar a responsabilidade social nas empresas?
Implementar a responsabilidade social nas empresas não é uma tarefa simples, mas certamente pode gerar resultados expressivos para o empreendimento. Acompanhe alguns passos sobre como fazer isso acontecer.
1. Definição e engajamento
Primeiro de tudo, é preciso definir o que responsabilidade social significa para sua empresa. Então, pergunte-se: “Quais são os problemas sociais e ambientais que podemos ajudar a resolver?”. Depois disso, é hora de envolver a todos. Afinal, quanto mais engajada a equipe, melhores serão os resultados.
2. Diagnóstico e priorização
Agora, é hora de avaliar sua empresa e ver onde ela realmente pode fazer a diferença. O que vocês já estão fazendo bem? Onde podem melhorar? Depois de mapear tudo isso, escolha as áreas com maior potencial de impacto positivo, aquelas que fazem sentido para estratégia e valores da sua empresa.
3. Planejamento e ação
Com as prioridades definidas, o próximo passo é criar um planejamento. Para isso, defina como cada ação de responsabilidade social será abordada, para então, agir. Lembre-se de que um bom plano é aquele que também considera os recursos disponíveis para que tudo seja feito da melhor maneira possível.
4. Monitoramento e avaliação
O trabalho não acaba após o plano estar em prática, pois é preciso monitorar seus resultados. Essa etapa é crucial para entender se as coisas estão caminhando como deveriam. E se não estiverem, será possível fazer correções rapidamente, além de ser uma chance para aprender a não cometer o mesmo erro duas vezes.
5. Inspirações e recursos
Quer implementar a responsabilidade social, mas não sabe como? Isso é normal. Nesse caso, recomenda-se analisar como outras empresas estão lidando com o tema e usá-las como inspiração. Existem muitos exemplos de negócios que são referência e que podem servir de exemplo para a implementação da prática em sua empresa.
Exemplos de empresas com responsabilidade social
Confira algumas empresas brasileiras que estão aplicando bem a responsabilidade social.
Natura
A Natura é uma empresa que tem a sustentabilidade como parte de sua missão e valores. Com investimentos em reflorestamento, uso de embalagens recicláveis e produtos que valorizam a biodiversidade brasileira, a organização é um dos melhores exemplos de como integrar a responsabilidade social à cultura do negócio.
Grupo Boticário
Outro nome que tem forte atuação na área de responsabilidade social é o Grupo Boticário. Ele apresenta uma variedade de iniciativas, como o Boti Recicla, um programa que promove a reciclagem de embalagens em todas as franquias da marca no país, inclusive trocando recipientes vazios por descontos em novas compras.
Ambev
A Ambev, uma das maiores empresas de bebidas do mundo, também tem em seu DNA a responsabilidade social, com projetos como o Ambev Recicla, que incentiva a reciclagem. Além disso, a marca tem a meta de garantir que 100% dos seus produtos utilizem embalagens retornáveis ou feitas de material reciclado até 2025.
O que não é considerado responsabilidade social?
É importante frisar que nem todas as ações de uma empresa podem estar dentro desse conceito. Práticas que visam apenas o lucro, sem considerar o impacto social, não são consideradas como responsabilidade social. Além disso, tudo aquilo que é obrigatório por lei, como o pagamento de impostos e o cumprimento de normas trabalhistas, também não entram.
A responsabilidade social começa onde terminam as obrigações legais. Ela envolve ações voluntárias, mesmo que isso não signifique nenhum tipo de retorno imediato para a organização.
Como vimos, a responsabilidade social nas empresas é um tema que veio para ficar. O comportamento do consumidor está mudando e, cada vez mais, as ações que discutimos aqui estão sendo valorizadas, até mesmo como um diferencial de mercado. Ainda, implementá-la requer um compromisso contínuo e envolve várias etapas, desde a definição e o engajamento até o monitoramento e a avaliação das ações. Mas, com certeza, é um investimento que vale a pena.
Se a sua empresa ainda não tem uma estratégia de responsabilidade social, que tal começar a planejar agora mesmo? Para ajudar nesse início, convidamos você a ler os melhores insights no nosso artigo ESG: o que é e qual a importância para a sua empresa!