A logística de distribuição tem como principal objetivo agilizar as entregas finais aos clientes, além de promover a eficiência, a economia e a produtividade dos negócios.
As indústrias adotam-na como estratégia para estar mais perto dos consumidores e auxiliá-los na formação de suas opiniões sobre os produtos ou serviços ofertados. Ela exige, portanto, atenção, comprometimento e planejamento.
Neste artigo vamos explicar o que é logística de distribuição e por que é importante cuidar dela. Além disso, vamos dar dicas para os diretores realizarem o controle corretamente, bem como apontar a importância de contar com ferramentas tecnológicas. Para tanto, explicaremos como um sistema de gestão pode ajudar na logística de distribuição do seu negócio.
Quer saber tudo sobre a logística de distribuição e como torná-la ainda mais eficiente? Então continue a leitura. Esperamos que goste do conteúdo!
O que é logística de distribuição?
Logística de distribuição é um ramo do setor logístico que engloba questões estratégicas e operacionais, cujo foco está no estoque e escoamento de mercadorias.
O objetivo dessa área é garantir que os itens vão chegar ao seu destino no prazo esperado pelos clientes e propiciar o equilíbrio entre a satisfação dos clientes e os custos do processo.
Trata-se, portanto, de um conjunto de atividades direcionadas ao gerenciamento de materiais. Estão incluídas no processo rotinas relativas à prestação de serviços, comercialização de mercadorias, gestão dos canais de comunicação e estratégias de suporte. Por isso, a logística de distribuição é relevante para o crescimento das empresas como um todo.
Qual a importância da logística de distribuição?
A logística de distribuição é indispensável para oferecer o melhor atendimento aos clientes e para que eles tenham uma excelente experiência de compra. Ela torna a entrega de produtos menos onerosa para os empresários e mantém a saúde financeira dos negócios. Além disso, contribui para que eles se tornem mais competitivos no mercado.
Vale ressaltar que a prática de valores mais baixos de fretes aumenta o poder de atração de consumidores. Outro fator de destaque é que a adoção da logística de distribuição mantém adequado o controle de estoque e evita a perda de mercadorias.
Com essa prática, ainda que o destino de cada produto varie, as mesmas etapas são realizadas durante o processo de envio dos itens pelo departamento responsável. Isso permite padronizar entregas e evitar erros que resultariam em prejuízos ao negócio.
Vantagens da logística de distribuição
Certamente, a logística de distribuição é uma atividade administrativa que proporciona inúmeras vantagens. Mas, como exatamente, esse controle pode ajudar a sua empresa a garantir os benefícios? Veja mais detalhes abaixo!
Eficiência nas entregas
A logística de distribuição envolve uma série de etapas que vão desde o recebimento das mercadorias até a conclusão das entregas.
Quando a empresa tem todas as etapas logísticas bem definidas, ela consegue agilizar processos como o de separação e definição de rotas. Assim, realiza as entregas em menos tempo.
Redução de custos
Além da eficiência nas entregas, a logística de distribuição ajuda a empresa a reduzir os custos relacionados ao estoque e transporte.
O controle da gestão de frete e roteirização das rotas, por exemplo, contribui para economia de tempo, combustível e pedágios. Enquanto a conferência das mercadorias ajuda a diminuir a quantidade de produtos nas prateleiras e custos elevados de armazenagem.
Preços mais competitivos
Ao economizar com transporte, mão de obra e armazenagem, a empresa pode aumentar a margem de lucro, bem como reduzir o preço das mercadorias.
Com preços mais competitivos, é possível atrair a atenção de mais compradores, inclusive tornar a experiência de compra muito mais satisfatória.
Aumento da produtividade
Quando a empresa tem os processos logísticos bem organizados, ela também consegue impedir que erros e falhas ocorram ou se tornem frequentes.
Como a chance de erros e falhas é menor, a equipe consegue melhorar a produtividade e o desempenho. Isso contribui significativamente para o aumento dos resultados da empresa.
Qualidade no atendimento
Quando oferece bons produtos, preços competitivos e entregas rápidas, a empresa aumenta a qualidade do seu atendimento e melhora a experiência de compra.
Esses dois diferenciais são extremamente importantes, pois ajudam a alavancar a reputação diante do mercado competitivo. E não só isso, atraem possíveis novos compradores.
Satisfação dos clientes
A logística de distribuição também ajuda a empresa na satisfação dos clientes. Todo comprador quer se sentir valorizado e ter certeza que fez um bom negócio, concorda? Garantir um atendimento de qualidade, oferecer preços justos e realizar um serviço diferenciado nas entregas são, portanto, as maneiras mais simples de satisfazer o consumidor.
Como cuidar da logística de distribuição?
Para conseguir criar procedimentos eficientes e práticos é preciso fazer um planejamento detalhado. As etapas iniciam com o recebimento dos itens e prosseguem até a entrega no endereço do cliente.
O monitoramento se torna mais fácil com o desenho desse fluxo, bem como a identificação de gargalos. Acompanhe abaixo outras dicas interessantes para cuidar da logística de distribuição!
1 Aposte na checagem de cargas e transporte
A checagem de cargas é a etapa na qual é realizada a gestão do transporte. Nela é definida qual modalidade será usada para transportar as mercadorias, levando-se em consideração a rapidez, as vantagens financeiras, a viabilidade dos processos, entre outros fatores.
Além disso, os profissionais responsáveis determinam o tipo de transporte que será utilizado nas entregas, se modal rodoviário (carros, caminhões ou ônibus) ou aéreo. Esse é o momento no qual fica definido, também, se a frota será própria ou terceirizada.
Esse gerenciamento vai impactar diretamente no valor do frete, influenciar no preço final dos produtos e facilitar a tomada de decisão dos consumidores. Por isso, é necessário fazer análises detalhadas e bem ponderadas para determinar como será o transporte.
2 Confira as mercadorias
A conferência das mercadorias é outra etapa fundamental para atender às expectativas dos clientes. Isso porque a entrega em quantidade insuficiente dos itens ou a chegada incorreta de produtos no domicílio dos consumidores impacta de forma muito negativa na imagem das empresas.
Erros relacionados à mercadoria comprometem o relacionamento da sua empresa com os compradores, portanto, fique de olho nesse aspecto!
3 Controle a gestão de frete
O controle e a gestão de frete estão relacionados ao valor que os clientes pagam pelo transporte e impacta diretamente nas vendas dos produtos. Esse cálculo necessita de atenção para evitar prejuízos às finanças dos negócios. Isso porque se o preço cobrado estiver muito acima do praticado pela concorrência, os compradores desistem e procuram outras marcas.
Todavia, as taxas de frete muito baratas podem comprometer a saúde financeira dos empreendimentos. Desse modo, os administradores precisam encontrar formas para evitar a perda de vendas e garantir a lucratividade.
Uma dica: ofereça aos seus clientes a possibilidade de acompanhar a movimentação das mercadorias até que sejam entregues.
4 Roteirize as entregas
A roteirização das entregas é um processo que possibilita o cumprimento do prazo por parte das empresas e, ainda, garante a conservação dos itens.
Nessa fase, os responsáveis vão traçar a rota da mercadoria e considerar cada entrega que será feita em certo período, além de apontar a localização dos produtos. Com isso, eles reduzem custos operacionais e otimizam processos.
5 Monitore os indicadores
É crucial analisar e acompanhar os indicadores de desempenho da área de logística de distribuição para averiguar pontos fracos e fortes. Isso porque os Key Performance Indicators (KPIs) ajudam a mensurar se o planejamento da empresa e os serviços prestados atendem aos anseios dos clientes.
Assim, se os números das análises estiverem em desacordo, fica mais fácil encontrar falhas e fazer os ajustes.
6 Tenha um planejamento de processos
Um planejamento consiste em definir e programar todas as atividades da empresa a fim de alcançar os objetivos com o máximo de eficácia.
No caso do planejamento de processos, a primeira etapa é fazer um levantamento dos setores que compõem a logística de distribuição. Em seguida, construir o fluxo de trabalho, planejar as atividades e acompanhar os resultados. Por fim, identificar os erros cometidos e apontar as melhorias.
Manter a qualidade dos produtos e desenvolver estratégias para aprimorar processos é extremamente importante para a empresa se desenvolver, corrigir possíveis falhas e se tornar cada vez mais forte. Por isso, não podemos deixar de citar o planejamento como um dos principais cuidados para a logística de distribuição.
7 Organize os processos de expedição
Os procedimentos de expedição devem ser automatizados, bem delineados e ter regras definidas para as equipes envolvidas.
A padronização dos processos garante que as atividades estejam de acordo com os requisitos específicos dos negócios. Essa é uma tática fundamental para maximizar o controle que é realizado pelos diretores industriais.
8 Aprimore a infraestrutura do armazém
O armazenamento errado das mercadorias pode acarretar avarias e perdas. Para impedir que a empresa sofra prejuízos, é importante se certificar de que o armazém possui a infraestrutura adequada para comportar todos os itens. Inclusive que as mercadorias foram alocadas corretamente pela equipe.
Uma forma de manter o estoque em dia e organizado é por meio da gestão de estoque. Mas fazer a manutenção das instalações regularmente também pode ajudar a evitar problemas no setor.
9 Reduza a burocracia
Reduzir o excesso de burocracia na logística de distribuição é uma forma eficaz de evitar erros nas entregas. Isso porque os procedimentos menos burocráticos são mais eficientes e elevam o nível de confiança das indústrias.
Uma solução tecnológica pode ajudar a monitorar as entradas e reentradas de produtos no setor de estoque e auxiliar em questões como o ressarcimento de valores.
10 Invista em um sistema de gestão
Um sistema de gestão nada mais é do que uma solução tecnológica para otimizar o dia a dia da empresa. A forma mais eficaz de minimizar erros, otimizar as entregas e melhorar o atendimento ao cliente é usando uma tecnologia que simplifica processos logísticos. E, nesse caso, um software de gestão integrado é uma excelente alternativa.
Quais erros evitar para ter sucesso na logística de distribuição?
Um erro muito comum consiste em não utilizar tecnologias atualizadas para os processos de logística de distribuição. Um sistema de gestão apropriado para o segmento apresenta funcionalidades específicas, aprimora os fluxos, integra setores e procedimentos.
Então, deixar de investir nessa área é uma falha que não só pode prejudicar as vendas, como interferir na comunicação, no marketing, na qualidade dos serviços, entre outros aspectos.
Outros erros que podem ser evitados para ter sucesso na logística de distribuição estão relacionados a falta de planejamento, uso incorreto de embalagens e falta de controle de custos e monitoramento.
Porém, todos esses problemas podem ser evitados com o apoio de uma tecnologia de ponta como o FoccoERP.
Como o FoccoERP pode ajudar na logística de distribuição
O FoccoERP é uma tecnologia desenvolvida para simplificar o dia a dia da empresa. A ferramenta permite integrar todos os setores, contribuindo para uma gestão otimizada de informações sobre os processos e consumidores.
O controle sobre todas as informações ajuda a garantir etapas logísticas mais eficientes, refletindo, assim, em um atendimento rápido, mais produtividade e entregas de produtos livres de erros.
Agora você já sabe tudo que é preciso para cuidar da logística de distribuição do seu negócio. Faça um ótimo gerenciamento das informações, tenha planejamento, roteirize as rotas e procure integrar os setores para otimizar processos. Assim, todas as entregas serão realizadas de modo eficiente.
O FoccoERP pode ajudar a sua empresa nesse sentido, fornecendo o melhor sistema de gestão para o seu negócio aplicar as melhores práticas de gerenciamento do mercado.
Se você ainda ficou com dúvidas sobre como o FoccoERP pode ajudar na logística de distribuição, fale conosco agora mesmo!