Um dos principais objetivos da indústria é realizar as entregas dentro do prazo. Assim sendo, investir em ferramentas tecnológicas se tornou cada vez mais importante para minimizar erros na produção, armazenagem, distribuição e transporte.
Uma das ferramentas mais conhecidas e utilizadas para minimizar os erros logísticos é o sistema TMS. Essa tecnologia possibilita gerenciar todos os processos de forma integrada.
Não sabe como o software funciona, nem como essa tecnologia pode beneficiar a sua indústria?
Então veja neste post o que é sistema TMS, quais são as vantagens de investir na solução e como a ferramenta pode ajudar a empresa a garantir um diferencial altamente competitivo.
O que é sistema TMS?
TMS, sigla em inglês para Transportation Management System, nada mais é que um sistema desenvolvido para a gestão de logística e transporte. É utilizado para organizar e melhorar as operações que envolvem produção, armazenamento, distribuição, serviços de frete e entregas.
Entre as principais funcionalidades do sistema TMS, destacamos:
- Controle de frotas: a empresa pode usar a solução para gerenciar todas as informações relacionadas aos veículos que compõem a sua frota.
- Controle operacional: também é possível usar o TMS para controlar a execução de todas as tarefas do setor logístico e de transporte dentro de um só espaço.
- Gestão de fretes: pode gerenciar todos os procedimentos que envolvem o serviço de frete e a entrega das mercadorias.
- Indicação de rotas: consegue, ainda, registrar e acompanhar o histórico de todas as entregas e, com base nisso, indicar quais são as rotas mais econômicas.
Para entender melhor as funcionalidades do sistema TMS, veja o exemplo a seguir.
Digamos que três caminhões da sua frota começaram a apresentar problemas. Existem outros veículos disponíveis para fazer o serviço? Sim! Mas esse contratempo pode afetar os prazos de entrega e prejudicar a satisfação do cliente.
Nesse caso, como um sistema TMS poderia ajudar?
Pois bem, ao utilizar o software, a empresa poderia controlar melhor as informações sobre a sua frota e planejar, com antecedência, a manutenção de todos os seus ativos. Dessa forma, seria mais fácil garantir a disponibilidade e o bom funcionamento de seus caminhões.
Agora, imagine que um dos motoristas precisa fazer uma entrega em outro estado. Como a sua empresa poderia se preparar financeiramente para a realização deste frete?
Então, com o sistema TMS, a empresa poderia verificar todo o histórico de transporte para essa região e indicar quais são as rotas mais seguras e econômicas. Assim, reduzindo os custos com combustível, pedágios ou até imprevistos.
Principais benefícios do sistema TMS
Como vimos, a grande vantagem do sistema TMS é que a tecnologia ajuda a indústria a otimizar os processos logísticos desde a produção, armazenamento, distribuição, transporte e entregas. Contudo, existe uma série de outros benefícios que também podemos mencionar.
Abaixo, veja quais são:
1- Redução de custos
As indústrias costumam arcar com custos elevados de manutenção para evitar acidentes ou imprevistos que podem ocasionar atrasos.
A adoção do sistema TMS pode, portanto, ajudar a minimizar esses custos, uma vez que a empresa consegue planejar e realizar os consertos para assegurar a disponibilidade dos ativos.
Além dos gastos com manutenção, vale lembrar que a solução também pode ajudar a reduzir os custos com transporte, já que a empresa pode indicar quais são as rotas mais curtas. Da mesma forma, reduzir os custos de estoque, uma vez que é possível monitorar os pedidos e a movimentação de produtos.
2- Planejamento da operação
Para que as entregas sejam realizadas dentro do prazo, a indústria precisa fazer um planejamento de toda a sua operação logística. Ou seja, organizar desde a fabricação dos itens até a expedição do produto pronto.
Nesse caso, o sistema TMS também pode ajudar, já que a empresa consegue manter as informações atualizadas e planejar todos os processos de forma mais estratégica.
3- Facilidade de integração com outros sistemas
Outra vantagem de usar o sistema TMS, é que a tecnologia pode ser facilmente integrada a um software ERP.
Como a integração é simples, o setor de logística consegue otimizar a comunicação com as demais áreas da empresa. E, assim, agilizar operações de armazenamento, distribuição, transporte e entregas.
4- Melhora o compartilhamento de informações
Como o TMS pode ser integrado a um sistema ERP, a indústria consegue melhorar a comunicação entre os colaboradores e o compartilhamento das informações. Afinal, todas as áreas são unificadas e passam a funcionar em um só espaço.
Se o setor de vendas receber o pedido de uma mercadoria, por exemplo, o responsável pelo estoque pode acessar o sistema em poucos cliques para verificar a solicitação. Depois disso, pode realizar a coleta, distribuição e expedição deste item, sem necessariamente falar com o colaborador.
Como o sistema TMS pode auxiliar na logística
O sistema TMS garante uma visão mais ampla sobre as informações relacionadas ao transporte, às mercadorias e aos produtos. E essa visibilidade é o que ajuda a indústria a identificar erros e necessidades de melhoria na logística.
Com a ferramenta, a empresa pode fazer o cadastramento de veículos, controlar os custos e planejar as rotas. Também, realizar o rastreamento de mercadorias, gerenciar o pagamento de impostos e até acompanhar indicadores de desempenho.
Pode, ainda, planejar a manutenção dos veículos, emitir conhecimento e manifesto de cargas, monitorar o andamento de todos os fretes e controlar horários e relatórios de entregas.
Essas e outras funções favorecem a logística da indústria, que passa a realizar operações mais rápido, e entregar os produtos certos, no local adequado e tempo combinado.
Viu só como melhorar a logística da indústria pode ser fácil? Então, se você gostou do conteúdo, continue lendo o nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades!