Assim que um produto sai do processo de fabricação, ele precisa ser direcionado para um local específico onde será armazenado, gerenciado e distribuído para os clientes.
Esse local, conhecido também como centro de distribuição, desempenha um papel muito importante para o sucesso da logística e das vendas. Afinal, é usado estrategicamente para otimizar prazos de entrega e melhorar a experiência do cliente.
A sua indústria já possui centros de distribuição? Sabe como esses locais funcionam, e qual a diferença entre eles e os armazéns? Descubra tudo sobre o assunto neste artigo!
O que é um centro de distribuição?
Centros de distribuição nada mais são que espaços onde os produtos são armazenados, gerenciados e distribuídos para clientes e outros centros de distribuição.
Esses espaços geralmente são alocados em pontos estratégicos do mapa, próximos a rotas importantes e de fácil acesso para fornecedores e veículos de transporte. O objetivo dos centros de distribuição é um só: simplificar o fluxo das mercadorias para acelerar as operações de entrega ao cliente final e a outros pontos de distribuição.
Para que serve um centro de distribuição?
O centro de distribuição serve para armazenar, gerenciar e distribuir os produtos, mas não é só isso. Funciona também como uma unidade estratégica para a empresa otimizar toda a sua cadeia logística, ampliar o seu alcance no mercado e aumentar a satisfação dos clientes.
Quando localizados em vários pontos do mapa, os centros de distribuição permitem que a empresa atenda mais regiões, ao mesmo tempo, sem perder a qualidade dos serviços.
Como funciona um centro de distribuição?
O centro de distribuição funciona como um grande estoque, no entanto, suas operações são muito mais complexas do que só armazenar produtos. Os itens precisam passar por uma série de etapas, conforme mostraremos a seguir.
Recebimento
O recebimento consiste na entrada do produto ao centro de distribuição. Para que o processo seja realizado sem erros, é necessário que a empresa siga um cronograma que envolve:
- Agendamento dos recebimentos;
- Conferência e descarregamento;
- Classificação de itens.
O agendamento é muito importante porque prepara o centro de distribuição e a equipe interna para receber as mercadorias. Nessa etapa, deve-se definir um dia e hora, considerando a disponibilidade dos profissionais encarregados pela conferência e o descarregamento. A falta de agendamento pode afetar os prazos de entrega e, em algumas situações, prejudicar a qualidade dos produtos (como é o caso de perecíveis).
A conferência e o descarregamento também são importantes porque validam os produtos que estão sendo recebidos pelo centro de distribuição. Se durante esses processos de inspeção os profissionais identificarem a falta ou até mesmo a troca de algum item, será necessário entrar em contato com a empresa ou a matriz para descobrir se houve algum equívoco no envio das mercadorias ou durante o transporte.
Já a classificação funciona mais ou menos como um processo de triagem. Após o descarregamento, os produtos são enviados para um ambiente onde os profissionais irão categorizar todos os itens de modo que cada um seja movimentado e armazenado com base em suas características.
Movimentação
A movimentação é o processo que trata da circulação e do manuseio dos produtos dentro do centro de distribuição. Cada item possui formatos, propriedades e cuidados específicos, portanto é necessário que todo o movimento seja realizado seguindo essas especificidades.
Por exemplo, produtos perecíveis precisam receber um cuidado redobrado porque, se as embalagens sofrerem qualquer tipo de avaria durante a movimentação, a empresa pode ficar impedida de realizar a sua venda. Produtos categorizados como frágeis também precisam de atenção, afinal qualquer movimento errado pode ocasionar quebras.
Armazenamento
O armazenamento é a etapa em que os produtos são alocados e gerenciados no centro de distribuição. Esse procedimento é responsável por garantir a segurança, organização e acessibilidade de todos os itens.
Assim como na circulação e no manuseio dos produtos, o armazenamento também exige cuidados. O tipo de item, o tamanho e o layout do centro de distribuição e as próprias características do produto determinam como, onde e qual é a melhor forma de conservar os itens.
Separação
Quando a empresa recebe um pedido, ele é imediatamente encaminhado para o centro de distribuição. Nesse momento, ocorre a separação do produto para que o mesmo seja enviado ao cliente ou a outra unidade de distribuição.
Nessa etapa, os colaboradores precisam ficar muito atentos para que o item selecionado seja mesmo o certo, e para não ocasionar qualquer tipo de dano. Mercadorias que estiverem estocadas em lugares altos, por exemplo, precisam ser separadas com o apoio de máquinas e equipamentos.
Expedição
No processo de expedição ocorre a preparação final do pedido. Ou seja, os itens são embalados conforme as especificações do cliente.
Por exemplo, digamos que o produto separado é classificado como frágil. Nesse caso específico, a equipe responsável pela expedição precisa embalar esta mercadoria de modo que fique totalmente protegida e não seja afetada pelo transporte. Isopor, caixas e plástico bolha são muito usados nesses casos.
Layout
Existem vários espaços diferentes que podem ser usados como centros de distribuição, dependendo da necessidade da empresa. Alguns são locais mais pequenos, que acomodam produtos menores; outros são maiores e comportam materiais mais pesados e com grande volume.
Justamente por existir essa distinção, é necessário que cada centro de distribuição adote um layout próprio. Isso para armazenar, manusear e controlar os itens com base nas características da unidade e nas necessidades do negócio.
Existem vários tipos de layout que podem ser adotados pela empresa, mas os principais são:
Layout baseado no fluxo de produtos
Esse layout prioriza a movimentação rápida e eficiente dos produtos, e o seu objetivo é reduzir o tempo de espera. Centros de distribuição que costumam lidar com um grande volume de itens são muito beneficiados com esse modelo.
Aqui todo o design do centro de distribuição é construído em linha, ou seja, segue uma sequência lógica de etapas que mais parece um “u”. Por exemplo: a linha inicia com a fase de recebimento e se encerra na expedição.
Layout baseado no giro dos produtos
Já o layout baseado no giro dos produtos prioriza os itens com mais entrada e saída. Ou seja, todo o design do centro de distribuição é estruturado para agilizar o recebimento, a armazenagem, a separação e a expedição dessas mercadorias. Aqui, costuma-se usar esteiras para otimizar os fluxos.
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Qual é a importância do centro de distribuição?
O centro de distribuição é muito importante para a empresa aumentar a sua competitividade, uma vez que consegue ampliar o seu alcance no mercado e atender mais regiões ao mesmo tempo. No entanto, os ganhos não se limitam apenas a isso. Investir em um ou mais centros de distribuição é uma excelente forma de:
Ampliar o controle de estoque
Cada centro de distribuição é responsável por controlar o seu próprio estoque de produtos. Isso significa que a gestão sobre as mercadorias passa a ocorrer de forma totalmente centralizada, e que as informações externas (como as de outros centros) não interferem na contagem.
Gerenciar melhor os processos
Da mesma forma que o armazenamento, a empresa também consegue gerenciar melhor os outros processos logísticos. Não há choque de informações entre as várias unidades e assim fica muito mais fácil controlar o que é recebido, estocado e distribuído aos clientes.
Acompanhar a sazonalidade
Ao ter vários pontos estratégicos, a empresa consegue acompanhar melhor as sazonalidades. Afinal, se o cliente pedir uma mercadoria específica que não está no centro de distribuição, pode-se solicitar o produto a outra unidade mais próxima e, assim, atender essa demanda – mesmo que ela seja exclusiva para aquele momento.
Prestar um serviço de qualidade ao cliente
Outro ponto favorável de organizar um ou mais centros de distribuição é que eles garantem uma melhor prestação de serviços. Qualquer que seja o pedido realizado pelo cliente, ele será atendido muito mais rápido e o prazo de entrega será mais curto. Isso favorece a sua experiência e fidelização.
Reduzir os custos
Ao concentrar vários produtos diferentes em uma determinada região, a empresa consegue planejar melhor as suas rotas, contribuindo significativamente para a redução de custos com transporte, pedágios e até mesmo motoristas.
Qual a diferença entre um centro de distribuição e armazém?
É comum as pessoas confundirem os centros de distribuição com os armazéns, pois ambas as modalidades possuem características semelhantes, tal como estocar produtos. Porém, existem distinções.
O centro de distribuição é um local projetado para conservar e distribuir os itens em um espaço curto de tempo. Ou seja, o seu foco está em proporcionar maior eficiência dos processos de distribuição e entrega.
Já o armazém é um espaço utilizado para manter os itens por um período de tempo mais prolongado. Ou seja, o seu foco está mais para a preservação e a manutenção de produtos, do que necessariamente a distribuição.
O que você deve considerar antes de montar um centro de distribuição?
As indústrias que querem agilizar seus processos logísticos e garantir entregas mais rápidas precisam usar os centros de distribuição. Entretanto, é preciso ter muito cuidado ao colocar essa estratégia em prática.
Abaixo, veja o que deve ser considerado antes de você montar um local para armazenar, gerenciar e distribuir todos os seus produtos.
Localização
Centros de distribuição precisam estar localizados em pontos estratégicos do mapa. A empresa deve identificar quais regiões possuem mais demanda, são de fácil acesso e estão mais próximas dos seus fornecedores.
Não basta apenas selecionar um local e dar todo o processo como concluído. É necessário escolher uma localização que realmente seja boa e vantajosa para receber e enviar as mercadorias.
Estrutura do negócio
Organizar um centro de distribuição não é tão simples quanto parece. Por se tratar, em geral, de espaços de grande porte, a empresa precisa ter recursos suficientes para construir um galpão do zero ou então alugar uma ou mais unidades.
Assim sendo, antes de colocar a estratégia em prática, é preciso planejamento. O gestor deve verificar como está o faturamento mensal da empresa, organizar as contas e inserir a quantia necessária no orçamento. Também deve estudar a estrutura do seu negócio para validar se é preciso investir em um ou mais centros de distribuição.
Mão de obra
Além da localização e estrutura do negócio, a indústria também precisa se preocupar com a contratação de mão de obra. Os trabalhos executados dentro dos centros de distribuição dependem de profissionais capacitados e com experiência. E na ausência desses talentos, a empresa deve estar disposta a investir em cursos e treinamentos para preparar sua equipe.
Além disso, a indústria também deve considerar investimentos em tecnologias e maquinários para auxiliar o trabalho manual dos colaboradores.
Como organizar um centro de distribuição?
Ter recursos suficientes para construir ou alugar uma unidade para montar um centro de distribuição é muito importante. Mas não podemos esquecer que a empresa também deve organizar esses espaços, a fim de assegurar que as etapas de recebimento, movimentação, armazenagem, separação e expedição serão realizadas com excelência.
E para isso, deve-se considerar os seguintes pontos:
Gestão de entregas
A gestão de entregas é a prática que consiste em planejar, executar e controlar toda a distribuição dos produtos. Essa atividade inicia desde o momento que o cliente faz um pedido para a empresa e segue até o instante em que ele recebe a mercadoria em mãos.
Ter uma boa gestão de entregas é peça-chave em qualquer unidade. Sem controle, a empresa simplesmente não consegue assegurar que o cliente receberá o produto certo no prazo combinado.
Para ajudar nas responsabilidades da gestão de entregas, a empresa pode investir em ferramentas, como:
- Sistemas de gerenciamento de pedidos;
- Software de rastreamentos;
- Métodos para controlar os estoques;
- Entre outros.
Controle de qualidade
Além da gestão de entregas, a empresa também precisa ter um bom controle de qualidade para garantir que todos os produtos enviados aos clientes estejam em perfeitas condições de uso.
Caso não realize esse controle, o risco de enviar mercadorias com defeitos e que não seguem as especificações e os requisitos definidos pelo cliente é muito grande.
Geralmente, o controle de qualidade envolve práticas como:
- Seleção de fornecedores;
- Verificação das matérias-primas;
- Inspeção visual;
- Testes de desempenho;
- Certificação de produtos;
- Entre outros.
Sistema WMS
O sistema WMS é uma ferramenta específica para o gerenciamento de armazéns e centros de distribuição. Possui funcionalidades que permitem controlar a movimentação das mercadorias, monitorar o status e a localização dos produtos e planejar as rotas. Também, organizar os horários de recebimento e expedição.
Essa tecnologia costuma trabalhar com códigos de barras, RFID e sistemas de voz, o que garante mais agilidade e eficiência em todos os fluxos.
ERP
Diferente do sistema WMS, o ERP é uma solução para gestão empresarial completa. Ou seja, permite planejar, organizar e controlar tudo que ocorre na empresa de forma integrada, e não apenas os centros de distribuição. Possui recursos, como:
- Emissão de boletos e notas fiscais;
- Acompanhamento de pedidos;
- Controle de contas a pagar e a receber;
- Previsão de demandas;
- Entre outros.
Mesmo que as atividades de recebimento, movimentação, armazenagem, separação e expedição sejam realizadas por mãos humanas, isso não significa que a empresa deva depender unicamente delas.
A tecnologia precisa estar presente no seu dia a dia como uma aliada para minimizar a incidência de erros, trazer mais rapidez aos serviços e garantir processos mais fluidos.
Conclusão
Os centros de distribuição são pontos estratégicos que servem para armazenar, gerenciar e distribuir os produtos. Podem ajudar a empresa a pulverizar o seu alcance, agilizar as entregas e aumentar a satisfação dos clientes. Não só isso, ampliar o controle de estoque, reduzir custos e melhorar o gerenciamento de processos.
No entanto, é preciso muito cuidado na hora de colocar essa estratégia em ação. Isso porque vai requerer investimentos financeiros para construir ou alugar uma ou mais unidades para montar os centros, além de boas práticas, como: gestão de entregas, controle de qualidade e adoção de boas tecnologias.
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