Com tantas opções de plataformas de CRM (gestão de relacionamento com o cliente), escolher o software ideal para uma empresa pode ser uma decisão complexa. Por isso, é fundamental analisar muito bem as principais opções disponíveis, optando pela que melhor atenda às necessidades do negócio.
Contar com uma plataforma de CRM eficiente é muito importante para promover a estruturação adequada do seu funil de vendas e, como o próprio nome indica, melhorar a gestão de relacionamento com os clientes.
Além disso, elas são responsáveis pela gestão de algo muito valioso para qualquer empresa, sabe o que é? A gestão da carteira de clientes! Isso mesmo, as melhores plataformas de CRM do mercado oferecem mecanismos e diversas possibilidades para que sua carteira seja sustentável e consolidada.
Por isso, ao longo deste conteúdo, vamos entender a importância de encontrar a solução adequada para cada tipo de negócio e como funcionam as principais plataformas de CRM do mercado. Continue lendo e confira!
O que é uma plataforma de CRM?
Um CRM trata-se de um tipo de sistema integrado que permite às empresas gerenciar e analisar interações com clientes atuais, bem como consumidores potenciais.
Por meio de uma coleta inteligente e análise de dados, estas plataformas facilitam a compreensão das necessidades e comportamentos dos clientes, otimizando estratégias de marketing, vendas e serviços ao cliente.
Quais são as vantagens de uma plataforma de CRM?
O CRM oferece uma série de vantagens que podem transformar a maneira como as empresas interagem com seus clientes. As mais significativas são:
- Contribui para o relacionamento com os clientes: melhora a comunicação e fortalece a fidelidade do cliente ao oferecer experiências personalizadas e coerentes.
- Identifica novas e melhores oportunidades: auxilia na identificação de oportunidades de vendas e marketing ao analisar dados de clientes.
- Facilita o armazenamento de dados e informações: centraliza informações dos clientes em um único lugar, tornando mais fácil o acesso e a gestão desses dados.
- Otimiza o planejamento e a gestão de tempo: automatiza tarefas rotineiras, permitindo que equipes se concentrem em atividades de maior valor.
- Mantém foco nos clientes e no processo de vendas: permite que as equipes de vendas se concentrem em oportunidades de alta qualidade, melhorando as taxas de conversão.
- Simplifica o acompanhamento de métricas e resultados: oferece análises detalhadas e relatórios em tempo real, ajudando na tomada de decisões baseadas em dados.
Quais são os tipos de CRM?
Engana-se quem acredita que “CRM são todos iguais”. Na verdade, existem diversos tipos, a fim de se adaptarem às diferentes necessidades das empresas.
CRM Operacional
Focado na automação e otimização dos processos de negócios, como vendas, marketing e serviços ao cliente, facilita a gestão de campanhas e interações cotidianas.
CRM Analítico
Dedicado à análise de dados dos clientes, este tipo de CRM oferece insights valiosos sobre comportamentos e tendências, apoiando estratégias de marketing e vendas baseadas em dados.
CRM Colaborativo
Visa melhorar a comunicação e a colaboração entre departamentos internos e com parceiros externos, garantindo uma experiência unificada ao cliente.
CRM Estratégico
Centrado na construção de relações de longo prazo com clientes, utiliza dados para entender melhor as necessidades e comportamentos ao longo do tempo.
CRM de marketing
Especializado em gerenciar e automatizar campanhas de marketing, facilitando a segmentação de clientes e a personalização de mensagens.
CRM de vendas
Projetado para otimizar o processo de vendas, desde a geração de leads até o fechamento de negócios, melhorando a eficiência da equipe de vendas.
CRM de atendimento ao cliente
Foca na gestão e otimização do suporte ao cliente, proporcionando ferramentas para resolver problemas de clientes de forma eficaz e aumentar a satisfação.
Como o CRM pode ajudar a reduzir custos?
Reduzir custos é uma necessidade para maximizar a lucratividade. Nesse contexto, um CRM pode ajudar a otimizar processos de negócios, aumentar a eficiência e melhorar a tomada de decisão.
Além disso, a automatização de tarefas repetitivas, como entrada de dados e gestão de contatos, libera tempo dos funcionários para que eles possam focar em atividades de maior valor agregado, gerando retorno para a organização.
Ademais, a análise detalhada de dados de clientes permite uma segmentação mais precisa e campanhas de marketing mais eficazes, reduzindo o desperdício de recursos em esforços ineficientes.
Por fim, ao aprimorar o atendimento ao cliente e a satisfação, as plataformas de CRM contribuem para a retenção de clientes, o que é menos custoso do que adquirir novos consumidores.
Quais são as melhores ferramentas de CRM?
Viu só como as plataformas de CRM podem ser de grande ajuda na rotina das organizações? Veja agora quais são as principais opções disponíveis no mercado, seus benefícios e funcionalidades!
Agendor
O Agendor é um CRM de Vendas brasileiro com mais de 10 anos de mercado e uma base de clientes que supera 10 mil empresas. Reconhecido no mercado B2B pela facilidade de uso, suporte rápido e ótimo custo-benefício, o Agendor é ideal para equipes de vendas consultivas. Ele atende tanto gestores comerciais quanto vendedores externos e internos, trazendo praticidade e agilidade para todas as etapas do processo comercial.
A plataforma oferece múltiplos funis de vendas, campos obrigatórios por etapa do funil, geração de propostas personalizadas, envio de e-mails no CRM, campos personalizados, cadastro de empresas e pessoas, calendário de atividades, automações de tarefas e e-mails, relatórios e métricas de vendas, geração de leads, telefone virtual com inteligência artificial, além de personalizações e integração com WhatsApp.
Além disso, o Agendor conta com aplicativos móveis gratuitos e API aberta para integração com outros softwares, garantindo que sua equipe possa trabalhar de forma eficiente e integrada, independentemente da localização.
O Agendor disponibiliza um plano gratuito com acesso às funcionalidades básicas da ferramenta, e um plano pago completo a partir de R$ 53 mensais por usuário, oferecendo uma solução acessível e robusta para a gestão de vendas.
Ploomes
Começando nossa lista está a maior empresa de CRM da América Latina, a Ploomes. Essa solução tem como principal objetivo resolver os problemas e gargalos da operação de gestores e vendedores que atuam com vendas complexas.
O CRM da Ploomes é uma plataforma que garante um alto nível de personalização do sistema, justamente para se adequar à rotina dos vendedores que o utilizam e, assim, garantir o engajamento com a plataforma. Afinal, esse é um problema que muitos gestores enfrentam ao utilizar uma ferramenta com funcionalidades robustas.
Ao contratar o CRM da Ploomes, sua empresa poderá contar com automações de propostas e documentos, além de poder organizar e controlar melhor o fluxo de trabalho, definindo um funil de vendas com políticas comerciais e regras de negócio.
Mas tudo isso será adquirido apenas se você precisar, visto que o produto conta com vários módulos para contratar conforme a necessidade.
Outro benefício da plataforma de CRM da Ploomes é a possibilidade de realizar integrações com outras ferramentas, desde os sistemas de ERP até outros serviços como RD Station e Google Calendar. A empresa também disponibiliza um teste gratuito de 14 dias na plataforma.
Salesforce
Um dos nomes mais fortes no mercado de CRM é o da Salesforce, logo, a marca tem cadeira cativa nessa listagem de melhores plataformas de CRM. Trata-se de uma das ferramentas mais utilizadas em todo o mundo para a gestão de relacionamento com clientes.
O software da Salesforce conta com funções robustas preparadas para o atendimento de grandes organizações, mesmo sendo igualmente eficaz para as pequenas e médias também.
Entre as funcionalidades que mais se destacam estão o gerenciamento da carteira de clientes e das oportunidades de negócio, os módulos de atendimento aos clientes e o auxílio na geração de leads.
Além disso, é possível acompanhar em tempo real os processos de venda e automatizar todos os fluxos de trabalho, sendo que os profissionais também contam com a opção de acessar o sistema via dispositivos móveis de onde estiverem. Também é possível realizar um teste gratuito e experimentar a solução.
RD Station CRM
Outro sistema que não poderia ficar de fora é o RD Station. Uma excelente vantagem em utilizar o software da empresa é a integração nativa com as demais ferramentas de marketing digital e e-mail marketing.
O CRM, por sua vez, oferece todas as soluções necessárias para gerenciar o relacionamento com clientes, além de contribuir para o aumento de novas oportunidades para o time de vendas.
A contração do RD Station CRM proporciona uma maior organização de processos e visão completa do funil de vendas em tempo real. Além disso, o software permite a criação de lembretes de follow-ups e acesso ao histórico de todas as negociações.
Também é possível aumentar a eficiência das equipes através da utilização de templates, integrações com o app de mensagens WhatsApp e o atendimento virtual da empresa. Além de medir o desempenho do seu time com relatórios.
Hubspot CRM
O HubSpot ficou popularmente conhecido por sua ferramenta de marketing digital, mas o que muitos não sabem é que a empresa também conta com uma solução de CRM.
Uma excelente vantagem dessa integração é a possibilidade de utilizar o software em conjunto com a ferramenta de marketing, fazendo com que o HubSpot CRM esteja entre as melhores plataformas de CRM disponíveis no mercado.
Além disso, é possível contar com uma visibilidade total do seu pipeline em tempo real, com relatórios detalhados sobre suas vendas e produtividade. Assim, gestores e vendedores têm acesso a todos os dados necessários para levar a empresa aos resultados desejados.
Com o CRM da HubSpot também é possível enviar links aos clientes em potencial e permitir que eles definam os melhores horários para reuniões, sincronizando essas informações automaticamente com os calendários do Google e Office 365.
Pipedrive
O Pipedrive é um CRM com foco específico em vendas. Ele oferece um pipeline de vendas visual, onde é possível acompanhar todas as etapas do processo de vendas de forma clara e intuitiva. Além disso, possui recursos como rastreamento de e-mails, relatórios e análises de vendas, gerenciamento de contatos e integrações com outras ferramentas.
Zendesk Sell
O Zendesk Sell é uma plataforma CRM que se destaca pela sua interface intuitiva e recursos voltados para equipes de vendas. A ferramenta permite gerenciar leads e oportunidades, acompanhar interações com clientes, criar relatórios personalizados e integrar-se com outras ferramentas do Zendesk e de terceiros.
Nectar CRM
Outra plataforma brasileira, o Nectar CRM se destaca pela sua simplicidade aliada à eficiência. A ferramenta oferece recursos padrão de CRMs, como gerenciamento de contatos e negócios, automação de tarefas e relatórios de vendas. Tudo isso em uma plataforma fácil de utilizar e intuitiva.
Piperun
O Piperun é um CRM brasileiro que oferece uma solução completa para a gestão de vendas. Ele permite gerenciar contatos e negócios, acompanhar atividades e tarefas, entre tantas outras funcionalidades. A própria marca indica o sistema para “empresas que atuam com vendas consultivas/complexas, com modelos inside sales, field, vendas remotas e canais parceiros”.
Zoho CRM
O Zoho CRM é uma plataforma completa que permite gerenciar todo o ciclo de vida do cliente. Com ele, é possível gerenciar vendas, marketing e atendimento em uma única ferramenta. Isso graças às funcionalidades incluídas, como análise de dados em tempo real.
ActiveCampaign CRM
O ActiveCampaign CRM é uma plataforma que combina recursos de CRM com automação de marketing, permitindo o acompanhamento das interações com clientes em tempo real. Além disso, ele pode ser útil para gerenciamento de leads e criação de campanhas de marketing automatizadas, visto sua capacidade de se integrar a outras ferramentas.
Como escolher a plataforma de CRM ideal?
Se você chegou até aqui, conheceu nossa lista com as melhores plataformas de CRM e talvez esteja se perguntando como saber qual delas escolher para o seu negócio.
Nesse caso, é importante entender que existem inúmeras soluções de CRM disponíveis no mercado, mas antes de investir em uma, é fundamental avaliar as melhores propostas, os benefícios e diferenciais de cada uma e, se possível, realizar testes.
A contratação de um CRM é fundamental para uma empresa que deseja gerenciar melhor suas oportunidades e dar a devida atenção a sua carteira de clientes. Além de garantir que a empresa não perca tempo em etapas manuais que acabam com a produtividade e o planejamento estratégico de qualquer negócio.
Por isso, escolha a plataforma de CRM que mais atende às necessidades do seu negócio e proporcione funcionalidades que contribuirão para a otimização de tempo e trabalho.
Como implementar uma plataforma de CRM?
Agora, confira os passos fundamentais para a implementação eficaz de uma plataforma de CRM.
Defina necessidades e objetivos
Antes de tudo, compreenda as necessidades específicas do seu negócio e o que você espera alcançar com a plataforma de CRM. Alguns exemplos comuns são melhorar o relacionamento com os clientes, aumentar vendas e otimizar processos de marketing. Ainda, defina metas claras e mensuráveis para guiar sua escolha e implementação.
Escolha a plataforma
Com base nas necessidades e objetivos definidos, selecione a plataforma de CRM que melhor se adapta ao seu negócio. Para tanto, considere fatores como funcionalidades oferecidas, facilidade de uso, escalabilidade, integração com outras ferramentas e custo. Não se esqueça de avaliar a opinião de outros usuários e, se possível, realizar testes gratuitos.
Treine a equipe
A eficácia de uma plataforma de CRM depende da capacidade da equipe em utilizá-la corretamente. Por isso, invista em treinamentos para garantir que todos os usuários estejam familiarizados com as funcionalidades da ferramenta e saibam como aproveitá-la ao máximo.
Tenha um bom plano de implementação
Um plano de implementação detalhado deve incluir cronogramas, responsabilidades atribuídas, processos de migração de dados e estratégias para lidar com possíveis desafios. Ainda, precisa considerar a integração da nova plataforma com sistemas existentes e entender como os processos de negócios serão ajustados para aproveitar as novas funcionalidades.
Monitore a ferramenta e o desempenho
Analise se os objetivos estão sendo atingidos e colete feedback dos usuários para identificar áreas de melhoria. Ajustes e otimizações contínuas serão necessários para garantir que a plataforma continue atendendo às necessidades do negócio à medida que ele evolui.
Como vimos, as plataformas de CRM são ferramentas de alto valor para a gestão de um negócio. Ao escolher e implementar a certa, as empresas otimizam seus processos internos e externos, melhoram a relação com o cliente e fomentam as boas práticas do crescimento empresarial.
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