Sabemos que a gestão de estoque é imprescindível para muitas empresas. Sem ela, existe a possibilidade de surgirem discordâncias ou informações errôneas, capazes de causar sérios problemas à logística do empreendimento. O que alguns gestores desconhecem é a praticidade e os benefícios que a tecnologia pode proporcionar nesse cenário.
Um sistema WMS (Warehouse Management System) tem foco na gestão de armazém. Ele é uma peça essencial para todos os procedimentos logísticos dependentes do estoque. Dessa forma, o objetivo consiste em agregar agilidade às operações por meio da automação dentro dos depósitos, definindo com precisão a localização dos produtos, as devoluções e o processamento de pedidos.
Ficou interessado no potencial impacto dessa tecnologia para ajudar o seu negócio? Então continue acompanhando o post e confira as principais vantagens de um sistema WMS!
Melhora o controle operacional
É inegável a importância do controle sobre os processos dentro da empresa. Por meio dele você assegura a eficiência dos seus esforços, possibilitando o alcance de ótimos resultados, com um retorno satisfatório. Assim, o investimento em um sistema WMS se mostra extremamente promissor aos empreendimentos.
O auxílio da tecnologia assegura uma análise em tempo real dos processos, através de dados como a disponibilidade de itens no inventário. Baseado nessas informações, é possível nortear as suas decisões de maneira mais precisa, auxiliando os esforços dos demais setores do negócio.
O sistema WMS garante um controle automático, contabilizando as informações sem intervenção humana e sincronizando os dados imediatamente. Além disso, ele também reduz despesas operacionais em negócios que comercializam produtos perecíveis ou que podem ficar obsoletos com o tempo. Aqui, identifica-se os itens prioritários para vendas.
Reduz o tempo de espera
Quando aliamos os nossos esforços à tecnologia, os resultados são sempre satisfatórios. Portanto, o uso de um sistema WMS representa uma solução muito eficiente para agilizar os processos e diminuir o período de espera de diversas etapas relacionadas à logística da empresa.
O Warehouse Management System tem capacidade de automatizar vários passos, como o registro de entrada de mercadorias por meio de QR Codes ou outras formas de registro, e contabilizar as informações em seu banco de dados. Esse processo, quando comparado aos esforços manuais, assegura o ganho de tempo para atividades mais urgentes dentro da empresa.
Além disso, a automação cumpre papel importante quando o assunto é redução de erros. Ela possibilita a eliminação de falhas humanas desses processos, assegurando que a inserção de dados de entrada e saída de produtos seja sempre correta. Como todo o sistema é automatizado, tudo é mostrados em tempo real para a equipe, dando a ela um maior controle sobre o registro de estoque.
Aumenta a produtividade
Como citamos, o sistema WMS é capaz de automatizar inúmeros processos logísticos. Sozinha, essa prática reduz o tempo necessário para a conclusão das etapas, trazendo maior precisão durante a execução. Além disso, por não haver demanda de interferência humana nas etapas, é possível diminuir bastante a ocorrência de erros.
Nota-se, então, um ganho expressivo de desempenho e produtividade sobre operações logísticas. E o sistema ainda proporciona outros modos de otimizar os resultados corporativos: por promover organização e planejamento dos armazéns, as empresas podem aproveitar melhor o espaço de estoque e aumentar quantidade e qualidade das mercadorias armazenadas.
Minimiza perdas e avarias
Ao investir em um sistema WMS, a organização registra todas entradas e saídas de itens com total precisão. Essa prática desempenha uma função vital sobretudo para quem deseja alcançar o sucesso e reduzir gastos desnecessários envolvendo perdas e avarias.
Catalogando produtos e insumos a partir de um controle mais rígido, é possível elevar a eficiência da expedição de cada item. Assim, quando se solicita determinada mercadoria, o sistema identifica de forma prática onde ela está localizada, facilitando o processo.
Se um negócio depende exclusivamente dos esforços manuais para registrar e identificar seus itens estocados, além de comprometer a eficácia da operação, os gestores ficam sem controle nenhum sobre movimentações de produtos. Assim, o investimento em um sistema WMS torna toda a logística mais gerenciável e estratégica.
Traz maior agilidade no picking
A atual geração de consumidores está cada vez mais exigente no que diz respeito às experiências com as empresas. Por isso, muitos empreendimentos investem pesado em formas de garantir uma interação eficiente e atrativa com o seu público, encontrando formas, muitas vezes criativas, de se diferenciar no mercado.
Ainda que a logística de armazenamento seja algo interno da empresa, ela interfere diretamente no relacionamento com os consumidores. Nesse sentido, o picking é uma das etapas mais importantes para a jornada de compra e para o atendimento ao cliente. É justamente aqui que começa o processo de entrega, onde se gera um código de rastreio sobre a expedição das mercadorias até a chegada ao destino.
O sistema WMS acrescenta agilidade a esse processo. Por meio dos códigos de barras e dos coletores de dados, é possível desenvolver um controle eficiente sobre os itens certos e separá-los conforme demanda. Isso inclui especificações de lote, validade e outros pontos importantes que devem ser analisados antes de enviar uma mercadoria aos consumidores.
Diminui custos
O investimento em um sistema WMS garante um ótimo custo-benefício às empresas que desejam expandir as suas operações. Como mostramos, essa solução traz excelentes vantagens para a gestão de estoque, possibilitando, portanto, o aprimoramento da produção e a otimização do desempenho. Porém, ela também pode ser benéfica em outro sentido.
Como a ferramenta reduz os processos manuais quase que completamente e possibilita parametrizar e criar critérios específicos para a gestão de estoque, ela proporciona uma redução considerável de recursos que muitos processos demandam. Além disso, minimizando erros, desvios e perdas, elimina-se a gastos desnecessários na empresa.
O sistema WMS entrega tantos benefícios para as empresas que vira algo quase obrigatório para os empreendimentos se destacarem no mercado. A integração dessa solução com um ERP pode ser a alternativa que você precisava para melhorar a sua gestão interna e consolidar os dados com as informações relacionadas ao estoque.
Está interessado em potencializar os seus resultados? Então aproveite a visita ao blog e entre em contato com um de nossos consultores para saber mais sobre as soluções do FoccoERP!

