Você sabe o que é RPA e como ele potencializa os resultados? Certamente, quem trabalha na gestão de uma empresa sabe como automatizar processos tem valor para os negócios.
Isso porque a capacidade de executar e agilizar as tarefas sem a necessidade de intervenção humana, eliminando a ocorrência de falhas, é um grande benefício.
A tecnologia se mostra uma grande aliada para a indústria, abrindo ótimas oportunidades para maximizar a atuação no mercado.
Para manter-se mais competitivo, diferenciando-se da concorrência e prestando um serviço mais eficiente, é preciso investir nas ferramentas certas. Por isso, continue a leitura para saber mais sobre como o RPA pode ser valioso para o seu negócio.
O que é RPA?
Vinda da sigla em inglês para Robotic Process Automation, essa tecnologia foi desenvolvida com o principal objetivo de automatizar processos.
Por meio de um programa configurado, o software interpreta e executa uma série de tarefas repetitivas e de longa duração, com total precisão, aumentando a eficiência e até mesmo o volume da produção.
A ferramenta também possibilita centralizar as informações, permitindo que os usuários interajam com as aplicações em uma única interface.
Além disso, a capacidade de repetir a atuação humana na hora de executar as tarefas torna todo o trabalho incrivelmente mais prático. Isso beneficia tanto a empresa quanto os colaboradores, já que permite a realocação da equipe para tarefas mais importantes.
Qual a diferença do RPA para a automação tradicional?
É comum que as pessoas associem o RPA a outras tecnologias, como Machine Learning ou até mesmo a Inteligência Artificial. Porém, ele conta com algumas particularidades que o diferenciam das demais ferramentas. A sua alta flexibilidade e a sua ótima capacidade de se adaptar às diferentes tarefas do dia a dia da empresa são alguns exemplos.
As formas de automação mais tradicionais exigem que um colaborador acompanhe os processos para evitar complicações. Já o RPA tem a capacidade de aprendizado que permite resolver problemas dentro do empreendimento com eficiência. Tudo de forma automática, sem a necessidade de supervisão.
Quais são os benefícios do RPA para indústria
São muitos os benefícios trazidos pelo RPA para as empresas. Muitos deles podem ser medidos em economia de custos, tempo e produção.
Porém, existem outras vantagens que também precisam ser destacadas. Abaixo veja quais são:
1. Reduzir falhas humanas
Os robôs são 100% precisos, 100% consistentes e 100% compatíveis com as políticas. Quanto mais trabalho é entregue aos robôs, menos erros aparecem e mais tempo a empresa consegue economizar.
Eliminar esses pequenos erros humanos, portanto, pode ter um enorme impacto na base de custos e nos níveis de satisfação do cliente.
2. Melhorar a gestão de dados
Os robôs rastreiam e registram suas próprias ações. Eles fazem a coleta, a entrada e verificação dos dados, bem como o gerenciamento e a classificação, a análise e a limpeza destas informações.
Com isso, são capazes de gerar relatórios repletos de análises úteis para identificar problemas nos processos. É possível, também, verificar problemas comuns para que o planejamento da organização se torne mais previsível e confiável.
3. Aumentar os ganhos em produtividade
Em comparação com os humanos, os robôs de software podem concluir as mesmas tarefas cerca de cinco vezes mais rápido.
Eles também funcionam 24 horas por dia, então o trabalho pode ser feito mais rapidamente, economizando e aumentando a produtividade.
A maior produtividade, por sua vez, pode ajudar a empresa reduzir as despesas e alavancar o crescimento dos negócios.
4. Ter mais flexibilidade
Muitas vezes as indústrias precisam lidar com os diferentes sistemas em vários locais e, como os dados são tratados manualmente, todo o processo fica mais lento.
Com a implementação de RPA, é possível fazer a integração com outros softwares para ajudar na geração de relatórios e análises em tempo real.
5. Manter uma comunicação eficiente
Na comunicação entre cliente e empresa, o RPA ainda consegue trazer benefícios, já que podem gerenciar as interações, elaborando uma espécie de cronograma de contato com os clientes.
Assim, um colaborador pode ser alertado quando é necessário acompanhar de perto um processo ou falar com um consumidor.
O RPA também consegue entrar em contato com o público-alvo caso a empresa tenha novos serviços ou produtos e queira oferecê-los.
6. Padronizar processos
A implantação do RPA em uma empresa proporciona uma padronização eficiente das rotinas de trabalho, potencializando a organização, a mensuração de resultados e a análise de cenários.
Além disso, oferece maior eficiência operacional, com fluxos de trabalho muito mais produtivos e redução de erros nos processos, graças às análises bem estruturadas do RPA.
Processos que podem ser automatizados
A adoção da tecnologia RPA na indústria visa aumentar a agilidade e os resultados dos processos, mas também ajuda obter eficiência operacional e reduzir custos. Por isso, a ferramenta pode ser utilizada em várias tarefas, principalmente as operacionais.
Confira algumas das aplicações abaixo:
1. Realização de cálculos: os robôs podem fazer cálculos matemáticos, principalmente voltados à fabricação de produtos. Fazem isso por meio de uma programação previamente estabelecida, o que ajuda a prevenir erros nos processos e garante maior precisão e melhores resultados.
2. Controle de estoque: a gestão de estoque é muito importante para o sucesso de qualquer negócio de manufatura. As operações que incluem adquirir, armazenar e utilizar o estoque podem ser automatizadas com o RPA. Por meio dessa tecnologia, é possível monitorar entradas e saídas de produtos, gerar notificações em tempo real e reordenar itens quando os níveis ficam abaixo de um limite. A ferramenta pode também determinar a quantidade de estoque ideal com base nas necessidades anteriores e modificar os padrões de demanda.
3. Gestão de relatórios: controlar a produção que uma máquina faz por hora, a quantidade de matéria-prima utilizada, o tempo de transporte, entre outras atividades pode levar muito tempo. Por isso, a implementação de uma ferramenta de RPA para gerar relatórios automáticos pode ser útil para otimizar a tomada de decisão e melhorar a gestão de todos os processos.
Por que investir no RPA para o seu negócio?
O tamanho do mercado global de automação de processos robóticos deve atingir US$ 30,85 bilhões até 2030, registrando um crescimento de 38,2%, de acordo com o relatório global de análise de tendências, participação e tamanho do mercado de RPA, de 2022-2030, realizado pela Research and Markets.
Por conta desse crescimento e também da transformação digital, é urgente para as empresas automatizarem processos. Do contrário, correm o risco de ficarem para trás e perderem sua competitividade.
A implementação do RPA ajuda a empresa a aumentar a qualidade dos serviços para os usuários finais, pois elimina o potencial de erro humano. Além disso, oferece às organizações mais inteligência para auxiliar os usuários com informações de qualidade e melhores insights.
Com a integração de tecnologias cognitivas como inteligência artificial, por exemplo, é possível garantir o aprendizado de máquinas, reconhecimento de fala e Processamento de Linguagem Natural (NLP). O RPA, assim, poderá lidar com outras tarefas tendo a capacidade de tomar decisões sem intervenção humana.
Além disso, as tecnologias de automação podem ajudar as organizações a otimizar diferentes processos estruturados a um custo menor. E isso, certamente, pode melhorar os resultados de negócio.
Como implementar a tecnologia RPA na indústria?
Agora que você entendeu o que é RPA, bem como as suas diferenças dos outros meios de automação e os seus benefícios, confira as nossas dicas e veja como é possível implementá-lo em seu negócio!
1. Conheça as necessidades da empresa
Antes de qualquer coisa, você deve ter em mente quais são as principais necessidades que o seu negócio tem na atualidade. É muito importante que você realize uma análise dos processos, a fim de saber quais serão beneficiados pela implementação do RPA.
2. Faça um planejamento da implementação
Essa é uma dica que pode parecer óbvia, mas muitas empresas se esquecem ou não dão muita atenção para essa etapa. O planejamento é imprescindível para o sucesso de qualquer ação. Com o RPA, o cenário é o mesmo.
O investimento nessa tecnologia proporciona um universo de benefícios para o negócio. Acontece que a falta de preparo pode gerar algumas consequências negativas no processo. Uma gestão, quando mal realizada, pode causar inúmeros problemas nesse tipo de processo.
3. Escolha o processo de RPA adequado
A compreensão dos processos em sua totalidade é uma etapa muito importante durante a implementação do RPA. Assim, você poderá passar por eles, alterá-los ou atualizá-los de acordo com as necessidades de automação com maior praticidade.
4. Defina o fornecedor
Escolher o fornecedor é um processo delicado. É preciso muita pesquisa antes de fazer a contratação. Não adianta saber o que é RPA e não tomar uma ótima decisão para o seu negócio. Por isso, considere algumas questões técnicas, como as funcionalidades, características, preço e suporte.
5. Implemente o piloto
Ao escolher um fornecedor de sua confiança, é preciso colocar em prática a execução da ferramenta. Durante essa etapa, é necessário alinhar a sua equipe para que eles utilizem o RPA com eficiência. O ideal é investir em treinamentos para que o seu time de TI aproveite todas as funções do software.
Outro ponto em que você deve ficar de olho é durante as atividades de aplicação do piloto. Esse processo é muito importante para o sucesso da implementação do RPA. Por isso, a documentação é essencial durante essa etapa. Assim, você terá dados valiosos que servem para identificar problemas, necessidades de mudanças ou requisitos adicionais.
6. Documente os processos
Outra dica importante para implementar o RPA é a documentação dos procedimentos, a qual deve ser detalhada com muita precisão. Mesmo que isso já tenha sido feito, pode ser uma boa ideia repassá-los para garantir que tudo está mapeado, facilitando a implementação da ferramenta.
7. Selecione os departamentos certos
O processo de automação proveniente do RPA pode ser muito bem utilizado quando alocado aos departamentos corretos. Dessa forma, você deve procurar os locais que contam com um grande volume de processos padronizados e orientados com intervenção humana.
Os resultados, dessa forma, são muito mais expressivos, já que a praticidade de automatizar se torna mais concreta com a implementação da ferramenta. Começar pelos processos mais fáceis também é uma ótima ideia, pois isso vai gerar resultados mais rápidos.
Contar com uma ferramenta de automatização centralizada é indispensável para aumentar a eficiência dos seus processos. E agora que já sabe o que é RPA e quais são os seus benefícios, você pode investir na tecnologia para potencializar o seu empreendimento. Além disso, não se esqueça de sempre contar com um fornecedor de confiança para garantir a qualidade da sua ferramenta.
Gostou de saber o que é RPA? Então que tal enriquecer a sua leitura no blog do FoccoERP com o post sobre como um sistema ERP pode ajudar na reestruturação de processos?

