2025 chegou e os gestores estão frente a um cenário desafiador, repleto de incertezas políticas, financeiras e econômicas. Dentre os desafios de gestão, temos projeção de taxa de juros a 14% ao ano, segundo o Banco Central, aumento descontrolado do dólar e medidas fiscais agressivas para aumentar a carga de impostos.
Saindo um pouco desse cenário macro, não podemos esquecer dos desafios internos que afetam, em boa parte, muitas rotinas empresariais.
Afinal, quais são esses desafios e, principalmente, como você deve agir para superá-los em 2025? É o que veremos neste artigo!
Quais são os principais desafios de gestão?
Elencamos os 12 principais desafios que as empresas vão encarar na gestão de seus negócios ao longo do ano. Confira!
Gerenciar bem o orçamento
Em meio a cenários incertos, é importante que as empresas adotem um controle mais rigoroso sobre suas despesas, receitas e investimentos. Esse controle deve incluir medidas como monitorar as oscilações do mercado — impacto de novas regras fiscais, mudanças cambiais etc. — e ajustar as estratégias para mitigar riscos.
Melhorar o controle de pagamentos e recebíveis, aplicar uma gestão de fornecedores e reforçar o controle de estoque também são ações importantes que devem integrar o planejamento estratégico.
Flexibilidade, diversidade e inclusão
As mudanças comportamentais do ser humano não impactam apenas o consumidor final, mas também as pessoas que fazem parte de toda cadeia empresarial, como fornecedores, parceiros, funcionários e até mesmo sócios.
Assim, é importante que as empresas adotem uma abordagem mais flexível no próximo ano para acomodar diferentes demandas e estilos de trabalho. Ainda, que invistam em iniciativas voltadas à diversidade e à inclusão para criar um ambiente organizacional mais colaborativo.
Trabalho híbrido e uso do espaço
A ascensão do trabalho remoto e híbrido tem exigido escritórios mais dinâmicos e multifuncionais para estimular a colaboração presencial. Além disso, investimentos em ferramentas tecnológicas e sistemas de gestão integrada têm sido necessários para assegurar a produtividade e a boa comunicação entre todos os parceiros e colaboradores.
A entrega desse tipo de ambiente depende de um planejamento que contempla uma análise detalhada das necessidades do espaço, recursos financeiros e adoção de tecnologias de suporte. Ainda, de políticas claras que definam expectativas e responsabilidades para os diferentes formatos de trabalho.
Desenvolvimento de líderes internos
Os líderes são responsáveis por ajudar os empresários a sustentar o crescimento empresarial e enfrentar desafios futuros.
No entanto, depender de contratações externas para assumir esses cargos pode se tornar relativamente caro, indicando que, em 2025, será necessário que as empresas invistam em programas de treinamento e desenvolvimento para identificar e desenvolver mais líderes internos.
Encontrar o equilíbrio de custos
Também será importante que as empresas encontrem o equilíbrio dos seus custos para garantir que o valor de venda de seus produtos e serviços seja realmente justo, tanto para o cliente como para o seu negócio.
Segundo especialistas, os custos aumentaram muito nos últimos anos e a tendência é que continuem crescendo continuamente, ainda mais com a alta taxa de juros. A empresa que não achar o equilíbrio sofrerá para manter o cliente fiel, assim como para alcançar bons resultados financeiros.
Manutenção proativa
Adotar uma abordagem proativa significa que a empresa precisa planejar e realizar manutenções preventivas e preditivas antes que falhas interrompam suas operações.
Já que lidar com paradas não programadas costuma trazer custos elevados de reparos e consertos, será preciso que líderes e gestores adquiram maior consciência sobre a importância da manutenção preventiva. Agora, no caso de aplicarem a manutenção preditiva, é necessário contar com tecnologias que ajudem a identificar problemas potenciais antes que se tornem críticos.
IA e gestão inteligente de instalações
O sucesso dos negócios é reflexo de como a infraestrutura da empresa funciona em sua operação diária. Se possui uma base tecnológica robusta, ela pode reduzir custos e melhorar a eficiência operacional. Mas se estiver com problemas internos, pode acabar perdendo tempo e recursos em falhas evitáveis.
Soluções baseadas em inteligência artificial podem ser aplicadas para otimizar o consumo de energia, melhorar a segurança de instalações físicas e automatizar muitas tarefas rotineiras. Além disso, podem ser implementadas para prever problemas estruturais e operacionais e contribuir para uma melhor tomada de decisão.
Materiais e equipamentos avançados
A era da indústria 4.0 começou faz tempo, porém, ainda assim existem modelos de negócio que possuem uma infraestrutura tecnológica ultrapassada para desempenhar seus processos.
Essa é uma realidade que precisa ser superada urgentemente, pois compromete a competitividade das empresas. Investimento em ferramentas, como robôs e impressoras 3D, não só aumentam a produtividade industrial, como também melhoram a qualidade dos produtos e serviços e reduzem desperdícios.
Garantir a otimização de processos
À medida que a tecnologia avança, o comportamento do consumidor tem passado por transformações cada vez mais significativas. Assim, será preciso que as empresas acompanhem a velocidade dessas mudanças, otimizando seus processos internos, a fim de continuar relevante em uma decisão de compra.
Caso isso não seja feito, as empresas correm o risco de se tornar obsoletas e ultrapassadas, perdendo competitividade e poder de mercado.
Tornar o negócio escalável e pioneiro
As empresas também precisarão tornar seus negócios mais escaláveis e pioneiros em 2025 para sobressair no mercado, e isso sem que precisem investir muitos recursos.
Aplicar melhorias na gestão, otimizar processos operacionais e simplificar a jornada de trabalho dos colaboradores são apenas algumas ações simples, mas que podem gerar impactos significativos e trazer resultados interessantes no curto, médio e longo prazo.
Requalificação como nova contratação
A requalificação de talentos é uma abordagem que vem ajudando muitas empresas a enfrentar a escassez de mão de obra qualificada. Ela consiste em desenvolver as competências de seus próprios colaboradores internos, em vez de buscar novos profissionais fora do ambiente corporativo.
Essa medida é interessante porque tem reduzido os custos de recrutamento e também melhorado o engajamento e a retenção de funcionários.
Garantir resultados mais sustentáveis que beneficiem a sociedade e o meio ambiente
Além de gerenciar bem o orçamento, encontrar o equilíbrio de custos, garantir a otimização de processos, tornar o negócio escalável e todos os outros pontos acima, também será necessário que as empresas entreguem resultados mais sustentáveis que beneficiem a sociedade e o meio ambiente.
Usar fontes de energia renováveis, racionalizar o consumo de água e luz, fazer a reciclagem do lixo e apoiar o reflorestamento são apenas alguns exemplos de medidas sustentáveis que podem ajudar nesse ponto.
Como os desafios enfrentados pelos negócios mudaram?
Os desafios enfrentados pelos negócios passaram por uma série de transformações nas últimas décadas, alteradas principalmente pelos avanços tecnológicos e de comportamento humano.
Antes, o foco empresarial era predominantemente interno, envolvendo a gestão eficiente de recursos e a produtividade do time. No entanto, hoje, os líderes precisam lidar com uma bateria de outras questões — muitas vezes, mais complexas e amplas — que trazem para a mesa temas relacionados à globalização, expectativas sociais e até uma maior preocupação com a sustentabilidade.
Manter um olhar macro sobre tudo que envolve e pode impactar a cadeia de uma empresa é o que vai diferenciar os modelos de negócio que conseguem se adaptar e crescer, daqueles que enfrentam dificuldades recorrentes de gestão.
Como enfrentar os desafios de gestão?
Sabendo que 2025 reserva muitos desafios de gestão, como as empresas podem se preparar para enfrentá-los? Veja algumas dicas a seguir.
Reavaliar políticas de trabalho
Revisar as políticas de trabalho é uma forma de atender às mudanças no mercado e, ao mesmo tempo, adaptar-se às expectativas dos colaboradores. Nesse sentido, flexibilizar horários, adotar modelos híbridos e oferecer benefícios alinhados às necessidades da equipe são ações que podem equilibrar produtividade e bem-estar.
Para implementar essas mudanças, é ideal manter um canal aberto de diálogo com a equipe, onde todos possam sugerir melhorias e identificar demandas específicas. Além disso, ajustes baseados em feedbacks e pesquisas de satisfação são fundamentais para garantir que as políticas reflitam as reais necessidades dos colaboradores.
Adotar novas ferramentas de comunicação
Estamos vivendo uma era onde equipes remotas e presenciais precisam se alinhar e se comunicar constantemente. Por isso, adotar ferramentas de comunicação, como plataformas colaborativas, é realmente útil para otimizar a troca de informações, promover maior integração e reduzir falhas que comprometem a produtividade.
Assim, ao escolher uma ferramenta, priorize aquelas que atendam à cultura da sua empresa e às habilidades dos colaboradores.
Fornecer suporte técnico
Quando falamos em suporte técnico, as pessoas imediatamente associam o termo à resolução de problemas, mas não se trata apenas disso. Uma vez que envolve também certificar que a equipe se sinta segura ao utilizar as ferramentas.
Assim, o primeiro passo é identificar as demandas tecnológicas que a sua empresa e equipe possuem para então mapear essas necessidades e priorizar os investimentos e processos que realmente fazem sentido.
Cultivar uma cultura saudável
As pessoas estão cada vez mais exigentes sobre aquilo que consomem, e isso também envolve os ambientes de trabalho. Práticas como promover valores claros, incentivar a colaboração e oferecer reconhecimento são medidas que ajudam a criar um local onde todos se sentem realmente valorizados e envolvidos com o crescimento da empresa.
Aqui, os líderes devem servir de exemplos sobre comportamento e reforçar os valores no dia a dia.
Oferecer programas de apoio psicológico
O bem-estar emocional dos colaboradores é tão importante quanto a qualificação técnica porque problemas como estresse e ansiedade afetam diretamente a produtividade, o desenvolvimento e o clima organizacional.
Iniciativas como acesso a terapeutas, workshops sobre saúde mental e canais confidenciais de atendimento são estratégias que podem acarretar uma diferença enorme no equilíbrio e na saúde dos colaboradores.
Política de recrutamento assertiva
Aposte em ferramentas de avaliação que identifiquem competências técnicas e comportamentais na hora de contratar talentos novos. Estratégias de marketing de recrutamento, como promover a marca empregadora, também são importantes para atrair as pessoas certas para assumir os cargos em questão.
Investir em treinamentos e capacitação
Sua empresa não pode depender unicamente de contratações externas, pois isso pode consumir uma fatia grande do orçamento empresarial. Por isso, invista em treinamento e capacitação do time, de modo que seus colaboradores cresçam profissionalmente e também como pessoas.
Para que esses treinamentos sejam efetivos, comece identificando lacunas de conhecimento dentro da sua equipe. Crie programas personalizados e, quando possível, estabeleça parcerias com instituições educacionais. O uso de plataformas online, como a Umentor, também pode ampliar o acesso a conteúdos de qualidade, mantendo a equipe sempre atualizada.
Ainda que 2025 seja um ano de desafios de gestão, você pode tornar o controle do seu negócio mais simples com o apoio de boas tecnologias e estratégias. O FoccoERP, por exemplo, é uma solução que pode integrar todas as pessoas, processos e dados do seu negócio, garantindo que você tenha visibilidade sobre tudo que compõe a sua empresa.
Não só isso, a ferramenta pode ser usada pelo seu time para facilitar a comunicação e acelerar a execução das demandas. Quer saber mais? Fale com um de nossos consultores!
