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Veja como o método Just In Time pode ajudar na eficiência produtiva

Veja como o método Just In Time pode ajudar na eficiência produtiva

Home » Blog » Gestão Industrial » Veja como o método Just In Time pode ajudar na eficiência produtiva
  • julho 18, 2025
Você já ouviu falar no método Just in Time? Essa abordagem pode ajudar a empresa a reduzir custos, aumentar a produtividade e melhorar o atendimento ao cliente.

Um dos principais desafios na indústria é assegurar a quantidade certa de componentes para a produção. Isso porque, quando faltam itens no almoxarifado, o processo produtivo pode ser interrompido e essa paralisação tende a desencadear uma série de problemas, como atrasos, insatisfação de clientes e perda de competitividade.

Um dos meios mais efetivos de garantir uma produção eficaz é aplicando o Just In Time. Essa metodologia tem grande impacto na cadeia produtiva e pode auxiliar na eficiência de processos e no giro de estoque.

Neste post, você conhecerá o conceito do método, como funciona e seus benefícios. Além disso, trazemos alguns casos de aplicação e dicas para implementar o método em seu negócio. Boa leitura!

O que é o conceito Just in Time (JIT)?

Também conhecido pela sigla JIT, Just in Time significa “momento certo” em português. Just in time é uma metodologia de gestão que busca entregar a quantidade exata de um produto conforme a demanda da empresa.

Seu objetivo é garantir uma produção rápida e eficaz, bem como evitar desperdícios e estoques desnecessários. Ainda, é um método simples, mas o sucesso na armazenagem e no direcionamento dos itens exige o uso de tecnologia adequada para padronizar procedimentos e integrar setores.

Quando surgiu a metodologia Just in Time?

O método Just in Time surgiu no Japão entre as décadas de 1950 e 1960. Ele foi desenvolvido e aprimorado pela Toyota, uma das maiores montadoras de automóveis do mundo.

A metodologia faz parte do Sistema de Produção Toyota (TPS) e foi adotada pela empresa com a proposta de melhorar a eficiência e a qualidade na fabricação de seus automóveis.

Quem inventou a metodologia Just in Time?

Os criadores da metodologia foram os japoneses Taiichi Ohno e Shigeo Shingo. Hoje, ambos são reconhecidos como profissionais de destaque no ramo de engenharia.

Que tipos de empresas usam a metodologia JIT?

Empresas de diversos setores adotam a metodologia. Ela é aplicada, por exemplo, para otimizar estoques, reduzir perdas e alinhar produção à demanda. Confira alguns casos!

Indústria automotiva

Muitas montadoras utilizam Just In Time para sincronizar a chegada de peças com a linha de montagem, o que minimiza estoques e cortes de custos. A Toyota, que criou o modelo, é um case claro. Outro exemplo é a Mercedez-Benz, que mantém fluxo contínuo com peças entregues de forma sequencial.

Eletrônicos

Empresas como Apple e Dell operam sob demanda: só produzem após venda ou confirmação de pedido, reduzindo o capital imobilizado. Na Apple, o modelo foi implementado por Tim Cook com base no modelo da IBM.

Varejo e e‑commerce

Gigantes do varejo usam JIT para reestocar com base em dados em tempo real. Um exemplo é a Zara, que aplica o Just in Time para alinhar sua produção, distribuição e estoque com a demanda real e imediata dos consumidores. Isso evita excesso de produtos e reduz o tempo de resposta ao mercado.

Fast Food

O Just in Time também é muito comum em redes de fast food. Trata-se de um tipo de serviço no sistema Made‑for‑You, com ingredientes preparados apenas com o pedido feito, para garantir a qualidade do produto, como no McDonalds.

Farmacêutico e saúde

Hospitais e indústrias da saúde fazem reposição contínua de insumos sensíveis, como vacinas, reagentes e suprimentos médicos, evitando prazos de vencimento. Isso foi muito visto durante a pandemia, com a distribuição de vacinas contra a COVID-19.

Exemplo disso ocorreu na Pfizer, que entregava doses diretamente dos centros de produção aos pontos de aplicação conforme a demanda, sem manter grandes estoques intermediários.

Como funciona o inventário Just in Time?

O método JIT funciona a partir do alinhamento de diversos princípios e práticas. Acompanhe!

Tempo de preparação

Para assegurar que o chão de fábrica receba os componentes necessários para produção, no prazo certo, é preciso que os gestores calculem o tempo de preparação de seus produtos e serviços.

Esse tempo deve ser mensurado considerando dados históricos de produções anteriores e a capacidade atual do maquinário e infraestrutura.

Mão de obra

O método Just in Time preza pela qualidade e pelo uso inteligente de recursos. Para isso, é necessário que a empresa conte com mão de obra qualificada.

Desse modo, além de dominar os processos de produção, os profissionais precisam saber como solucionar problemas internos e buscar evoluir de maneira contínua.

Layout

A empresa precisa projetar um layout otimizado de seu chão de fábrica para que o fluxo de materiais seja rápido e não ocorra nenhum atraso prejudicial à produção.

Nesse layout, é importante também padronizar os serviços para que o trabalho humano seja contínuo e conserve o mesmo padrão de qualidade.

Qualidade

A abordagem Just in Time busca atingir altos padrões de qualidade desde o início do processo. Por isso, cada etapa precisa ser pensada cuidadosamente, desde a escolha de matérias-primas até a seleção dos meios utilizados para transportar os produtos prontos.

Aplicar a gestão de riscos também é importante para prevenir potenciais problemas e garantir uma cultura proativa para impedir defeitos.

Fornecedores

Além dos processos e serviços, o que vai determinar a qualidade do produto é a matéria-prima e os componentes usados na produção. Assim sendo, os gestores precisam ter um controle rigoroso sobre os fornecedores.

Ainda, é importante construir relações com parceiros capazes de cumprir prazos e trabalhar com materiais de altíssima qualidade.

Qual é o objetivo do Just in Time?

O principal objetivo do método JIT é assegurar uma produção rápida e enxuta, livre de desperdícios. No entanto, a abordagem também pode ser implementada pela empresa para:

  • Melhorar o fluxo de trabalho, impedindo interrupções e gargalos que podem prejudicar a continuidade da produção e a qualidade dos produtos.
  • Reforçar a qualidade dos produtos, assegurando que cada um dos processos está livre de defeitos e problemas de retrabalho.
  • Reduzir custos operacionais, eliminando a incidência de desperdícios e aumentando a lucratividade.
  • Ampliar a flexibilidade e capacidade de resposta, assegurando que a empresa produz apenas o necessário, no momento certo, e conforme as necessidades de mercado.
  • Aumentar o envolvimento dos colaboradores, encorajando-os a participarem e se comprometerem com a melhoria contínua.

Quais são as vantagens do Just in Time? 

Quando aplicado corretamente, o método pode ajudar a indústria a obter maior eficiência produtiva. Mas esse não é o único benefício que ele proporciona. A seguir, veja outras vantagens!

Redução de custos

O estoque é um setor dispendioso e, sem controle, a empresa pode sofrer com perdas e desperdícios no almoxarifado.

Nesse sentido, o Just In Time consegue minimizar esse problema, pois ajuda a disponibilizar apenas os itens essenciais para a produção. Assim, a metodologia contribui para a redução do estoque e dos custos relacionados ao setor.

Menos estoque

A indústria pode perder um tempo valioso tentando localizar itens dentro de um almoxarifado gigante. Essa demora impede que a quantidade exata de um produto chegue rápido à produção, o que tende a prejudicar outros processos logísticos e atrasar entregas.

Nesse sentido, a metodologia ajuda a empresa a minimizar esses riscos. Assim, o estoque fica menor e mais compacto e os operadores conseguem acessar as mercadorias mais facilmente.

Melhoria na comunicação interna

O método Just In Time encaixa operações e execuções conforme a demanda de produção, ou seja, na indústria, tudo passa a ocorrer no tempo certo, nem antes ou depois.

Com todos os processos padronizados, a empresa consegue melhorar a comunicação interna entre os departamentos. Desse modo, pode impedir que erros e falhas humanas prejudiquem o sucesso produtivo.

Gestão aprimorada dos processos logísticos

Para uma indústria se destacar no mercado competitivo, é necessário que ela tenha processos logísticos perfeitos, desde a negociação com os fornecedores até a entrega das mercadorias.

O Just In Time também consegue beneficiar a empresa nesse ponto, uma vez que simplifica e otimiza a gestão por meio do alinhamento das etapas.   

Aumento de produtividade

Uma vez que todos os processos e serviços são padronizados, os times conseguem desempenhar suas funções com mais rapidez.

Essa agilidade contribui para o aumento de produtividade, com os colaboradores podendo até conseguir mais tempo disponível para focar em outras tarefas importantes.

Melhora no atendimento ao cliente

Ao assegurar um processo de produção mais enxuto e eficiente, a empresa consegue atender demandas que antigamente exigiam muito tempo de preparação e recursos. Assim sendo, ela também melhora o atendimento ao cliente, garantindo entregas mais rápidas e com a mesma qualidade.

Quais são os desafios do Just in Time?  

Os benefícios na metodologia Just in Time só podem ser alcançados se os gestores seguirem as etapas adequadamente e impedirem inconvenientes durante todo o processo de implementação. Entre os cuidados indicados estão:

  • Planejamento: precisa ser bem estruturado e considerar todos os aspectos do negócio, desde o chão de fábrica até os fornecedores e clientes. Sua falta pode fazer com que a empresa corra riscos desnecessários no futuro.
  • Cultura organizacional: o JIT exige uma mudança cultural significativa em toda a empresa, com todos os colaboradores cientes do funcionamento do método e comprometidos com as metas.
  • Capacitação e treinamento: é necessário oferecer treinamentos para que o time saiba como funcionam os novos processos, quais ferramentas serão usadas e quais padrões de qualidade precisam ser seguidos.
  • Avaliação de fornecedores: deve-se selecionar fornecedores que estão alinhados à metodologia JIT, trabalham com itens de qualidade e são confiáveis para garantir a entrega pontual de materiais. Isso evita baixa qualidade dos produtos, atraso das entregas e insatisfação dos clientes.
  • Controle de qualidade: é preciso manter um foco constante na qualidade. Para tanto, os líderes devem acompanhar os procedimentos de perto para reconhecer e aplicar as melhorias necessárias.
  • Suporte e comunicação: comunique-se abertamente, sempre ouvindo as preocupações das pessoas e fornecendo suporte durante o processo de transição. Isso permite que a aplicação do método JIT ocorra tranquilamente e sem qualquer tipo de resistência.
  • Monitoramento e ajustes: deve-se ajustar e aprimorar os processos conforme necessário. Nesse caso, os indicadores-chave de desempenho (KPIs) ajudam a entender os resultados obtidos com a abordagem.
  • Plano de contingência: é preciso estar preparado para lidar com situações de emergência. Para isso, construa um plano de contingência que aponte os principais riscos que podem afetar a produção ou o fluxo de trabalho e como se deve reagir diante de cada um deles.

Como implementar o Just in Time em sua empresa?   

Quando a empresa decide implementar o Just in Time, ela precisa alinhar os princípios de tempo de preparação, mão de obra, layout, qualidade e fornecedores. Além disso, deve cumprir as etapas listadas a seguir.

Preparação

Para assegurar o sucesso do JIT é importante que a empresa estruture um plano que prepare o “terreno” para assumir a nova abordagem. Essa preparação deve ser dividida em três categorias:

  • Compreensão e comprometimento da alta diretoria e todos os envolvidos.
  • Avaliação dos processos atuais para identificação de gargalos e áreas de melhoria.
  • Definição das metas mensuráveis para implementar o JIT, como é o caso da redução de custos, aumento de produtividade, entre outros.

Organização

Após a etapa de preparação, será preciso colocar as ideias em prática e organizar toda a infraestrutura organizacional. Assim como na fase anterior, o processo de preparação também deve ser dividido em categorias:

  • Reorganizar o layout para que o fluxo dos trabalhos seja contínuo e evite falhas.
  • Estabelecer uma linha cronológica para execução dos processos, desde o recebimento dos materiais até o despacho dos produtos prontos.
  • Implementar ferramentas como o Kanban para melhorar o gerenciamento de estoque e produção.

Capacitação

Além de preparar e organizar toda a infraestrutura empresarial, será preciso que a empresa capacite todos os colaboradores para que saibam executar suas funções e como agir diante de imprevistos.

Para isso, poderá recorrer a treinamentos e reuniões (que podem ser realizados semanal ou mensalmente) e desenvolver uma cultura que valoriza a iniciativa e estimula a participação dos funcionários.

Comunicação

Outra etapa necessária para implementar o Just in Time consiste em melhorar a comunicação interna para que não ocorra nenhum tipo de atrito ou confusão entre os participantes do projeto.

Ademais, é importante que os líderes definam bons canais de comunicação e transmitam as informações com clareza para que os envolvidos no processo de produção jamais tenham dúvidas sobre o que deve ser feito, porque fazer e como fazer.

Como usar a tecnologia no Just In Time

Agora, é hora de descobrir como aplicar a metodologia dentro da indústria de um jeito prático. Nesse quesito, podemos dizer que investir em uma solução tecnológica é a melhor forma da empresa colocar o método em ação. Isso porque só uma ferramenta consegue oferecer funcionalidades que contribuem para padronização de processos.

Um sistema de gestão integrado como o FoccoERP, por exemplo, possui módulos que possibilitam o controle sobre todas as etapas da cadeia produtiva. E as informações, também coletadas pelo software, podem servir de base para elaboração do planejamento de compras, direcionamento de recursos e tomada de decisão.

Como vimos, o Just in Time é uma metodologia poderosa para as empresas aumentarem sua eficiência produtiva, reduzirem desperdícios e garantirem um fluxo de trabalho mais ágil e sincronizado com a demanda do mercado. Ainda, sua aplicação exige planejamento, comprometimento e alinhamento entre processos, pessoas e tecnologia, mas os resultados compensam com ganhos em qualidade, produtividade e competitividade.

Solicite uma demonstração do FoccoERP e descubra como a tecnologia certa pode facilitar a implementação do JIT na sua empresa!

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