Para que uma distribuidora possa alcançar os resultados almejados, é preciso contar com boas estratégias de vendas, oferecer um atendimento exclusivo, além de analisar os principais modelos de entregas existentes. A pronta-entrega, por exemplo, tem como objetivo atender aos interesses do cliente de forma imediata.
Ou seja, assim que um cliente solicitar algum produto e o pagamento for confirmado, a empresa vai enviar o item para as suas mãos, independentemente do lugar ou das situações envolvidas.
Agora, como a modalidade pode ser utilizada pelas distribuidoras de forma eficiente? Pensando nesse questionamento, elaboramos um conteúdo completo com algumas dicas infalíveis. Continue a leitura e saiba mais!
O que é pronta-entrega?
A pronta-entrega é uma modalidade de comércio que trata de disponibilizar produtos para o cliente no exato momento da compra. Isso é, quando adquire-se um item com a opção de pronta-entrega, ele estará imediatamente disponível para entrega ou retirada em um dos pontos de venda.
Essa modalidade pode ser aplicada em diversos segmentos, desde varejo e comércio eletrônico até o mercado de veículos e imóveis.
Um dos diferenciais mais interessantes da pronta-entrega é que ela oferece aos consumidores a conveniência de receber ou utilizar seu produto quase que instantaneamente, economizando tempo de espera.
Qual é a diferença entre pré-venda e pronta-entrega?
Por ambas estarem relacionadas à venda de produtos, as pessoas costumam confundir o termo pronta-entrega com pré-venda. No entanto, existem distinções.
Na pré-venda, um produto é disponibilizado para a comercialização antes de estar disponível para entrega imediata. Geralmente opta-se por esse modelo quando um item está prestes a ser lançado, como é o caso de um smartphone novo, por exemplo, permitindo que os consumidores garantam a sua compra de forma antecipada.
Enquanto isso, no caso da pronta-entrega, os produtos já estão alocados em estoque e prontos para serem entregues ou retirados.
Quais são os prós e contras de cada modalidade?
Tanto o modelo de pré-venda quanto de pronta-entrega oferecem vantagens e desvantagens. Abaixo falaremos mais sobre elas.
Estoque
Uma vez que a pré-venda oferece aos consumidores a oportunidade de adquirir produtos que ainda não estão disponíveis fisicamente, as empresas conseguem avaliar a demanda antes de investir em grande escala, o que evita o risco de excesso de estoque.
Na pronta-entrega, por outro lado, existe a vantagem da disponibilidade imediata dos produtos. Os consumidores podem adquirir itens que já estão no estoque, o que elimina a incerteza em relação à disponibilidade, porém significa que as empresas correm o risco de adquirir mais itens que o necessário, resultando em estoque parado.
Personalização
Na pré-venda, muitas vezes é possível personalizar os produtos antes que sejam fabricados. Esse é um diferencial interessante para os clientes que desejam produtos sob medida e para as empresas que querem proporcionar uma mercadoria diferente do que já existe no mercado.
Mas há um ponto negativo quanto a isso: os prazos de entrega podem ser mais longos devido à produção personalizada.
Já na pronta-entrega, a personalização de produtos é limitada, uma vez que os produtos já estão fabricados e prontos para uso. Para os clientes, isso pode ser uma desvantagem já que é impossível adaptar os itens de acordo com suas preferências individuais.
Entretanto, as empresas se beneficiam dessa limitação já que entregam o mesmo padrão de qualidade em todas as mercadorias.
Prazo de entrega
Uma desvantagem da pré-venda é que os prazos de entrega podem ser mais longos, já que os produtos ainda não existem fisicamente. Nesse caso, os consumidores precisam esperar até que a produção seja concluída e o produto seja disponibilizado, o que pode gerar certa insatisfação por parte do cliente.
Na modalidade de pronta-entrega, por outro lado, o prazo é uma vantagem, pois os produtos já estão disponíveis fisicamente e podem ser enviados de forma imediata.
Pagamentos
Na pré-venda, os consumidores normalmente precisam pagar pelo produto no ato da compra, mesmo que ele ainda não esteja disponível. Isso pode ser interessante para a empresa levantar caixa e investir os recursos em mais estratégias de marketing para divulgar a mercadoria e alcançar mais pessoas.
O mesmo não ocorre na pronta-entrega, já que nessa modalidade não há necessidade do cliente efetuar pagamentos antecipados.
Inadimplência
A pré-venda envolve riscos de inadimplência, uma vez que o cliente pode desistir da compra após o produto entrar no estoque. Nesse caso, o ideal é que a empresa solicite o pagamento de uma parcela antecipadamente, talvez 50%, para assegurar que o consumidor conclua o pedido e ela não tenha que arcar com prejuízos.
No caso da pronta-entrega, por outro lado, o risco de inadimplência é praticamente nulo porque a empresa só entregará a mercadoria após a realização do pagamento.
Quais são os cuidados necessários em cada modalidade?
As empresas podem optar tanto pela modalidade de pré-venda quanto de pronta-entrega. Contudo, é importante tomar alguns cuidados para que a aplicabilidade das duas opções seja um sucesso, e as empresas consigam desfrutar apenas dos benefícios e vantagens.
No caso da pré-venda, por exemplo, é fundamental estar ciente de que o cliente estará aguardando a fabricação do produto. Portanto, o prazo de entrega precisa ser claro e realista, além de ser transmitido ao cliente desde o primeiro contato. Aqui a transparência é a chave do negócio: ser franco sobre os prazos, mesmo que sejam mais longos, ajudará a construir confiança com os compradores.
Além disso, informar sobre o andamento da fabricação e eventuais atrasos também é importante para evitar insatisfação.
Outro cuidado necessário no modelo pré-venda é ter um plano de contingência, caso ocorram problemas na produção que possam afetar os prazos. Assim, na primeira incidência de falha, pode-se atuar rapidamente para resolver os erros e impedir danos mais sérios.
Assim como na pré-venda, a modalidade de pronta-entrega também requer cuidados específicos. É necessário, por exemplo, manter um controle rígido do estoque para evitar situações em que os produtos se esgotam rapidamente.
É importante, também, garantir que as informações de disponibilidade estejam sempre atualizadas nos canais de vendas, para que os clientes saibam quando comprar os itens.
A agilidade na logística de entrega é outro ponto que merece ser considerado na pronta-entrega. Cumprir prazos e garantir que os produtos sejam entregues em perfeitas condições deve ser uma das prioridades.
Quais são os riscos envolvidos na pronta-entrega?
A modalidade de pronta-entrega oferece inúmeros benefícios, mas é importante reconhecer que ela não está isenta de riscos. Um dos principais desafios, por exemplo, envolve o gerenciamento de estoque.
Manter uma quantidade equilibrada de produtos disponíveis pode ser complicado e o risco da empresa sofrer com estoque excessivo ou insuficiente é uma realidade.
O excesso de estoque pode levar a perdas financeiras, enquanto a falta de produtos pode resultar na insatisfação dos clientes. Além disso, a pressão por cumprir prazos de entrega pode resultar em erros logísticos, como produtos danificados durante o transporte.
A pronta-entrega também está sujeita a flutuações sazonais e demanda imprevisível, o que pode dificultar o planejamento estratégico da empresa.
Outro risco está atrelado à competição, especialmente em mercados onde a pronta-entrega é comum. Preços mais baixos e rapidez na entrega são frequentemente usados como estratégias competitivas, o que pode afetar a margem de lucro.
Fora isso, vale mencionar a gestão de pagamentos, que precisa ser realizada corretamente, pois o não pagamento por parte do cliente após a entrega pode levar a inadimplências.
Quais são os benefícios da pronta-entrega?
Mesmo tendo riscos envolvidos, a pronta-entrega oferece uma série de benefícios para os negócios. Abaixo, veja os principais:
Ampliação da receita
A pronta-entrega contribui para o aumento significativo da receita, uma vez que a empresa consegue disponibilizar produtos de forma imediata para atender à demanda de clientes que buscam soluções rápidas.
Aumento das vendas
O modelo de pronta-entrega eleva o número de vendas, pois atrai clientes que valorizam agilidade na entrega. Além disso, a eficiência também contribui para uma maior taxa de aprovação e fidelização por parte dos compradores, que podem indicar a empresa para outros potenciais clientes.
Conquista de mercado
Empresas que adotam a pronta-entrega têm uma vantagem competitiva em relação às outras. Isso porque a capacidade de atender às necessidades dos clientes de forma ágil permite que elas sejam mais reconhecidas e ganhem uma participação maior no mercado.
Fidelização de clientes
A agilidade na entrega proporciona uma experiência bastante positiva para os clientes. Como consequência, isso incentiva a fidelização já que os consumidores confiam na empresa para atender suas necessidades imediatas.
Competitividade
Ser capaz de fornecer produtos com rapidez e eficiência pode ser um diferencial importante em um mercado saturado. Empresas incapazes de atender às necessidades do novo perfil de cliente, que exige produtos e serviços em velocidade recorde, tendem a se tornar menos competitivas.
Qualidade operacional
A pronta-entrega exige que as empresas mantenham um controle rigoroso sobre seus estoques, transportes e entregas para cumprimento dos prazos. Esse foco resulta em melhorias operacionais que não só beneficiam os negócios, como o serviço ao cliente.
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Como aplicar o modelo de pronta-entrega nas distribuidoras?
Agora que já vimos o que é pronta-entrega, quais as diferenças entre esse modelo de comércio e a pré-venda, vamos analisar como aplicar o modelo de pronta-entrega nas distribuidoras.
1- Faça um planejamento dos processos
O primeiro passo é realizar o planejamento dos processos. Entre as principais vantagens de você entender todos que estão envolvidos desde a solicitação do cliente até a entrega do produto, destacamos o fato de que a distribuidora tem a oportunidade de ser proativa e não reativa.
Ou seja, uma vez que vai identificar gargalos para prevenir a insatisfação dos clientes, você pode estabelecer um senso de direção para todas as etapas da empresa, garantindo um bom relacionamento com o público.
Para um planejamento de processos eficaz, o primeiro passo é contar com uma boa comunicação entre as áreas da distribuidora, uma vez que é necessário que toda a equipe tenha o entendimento das dificuldades e desafios enfrentados em cada uma das etapas. Além disso, promove, de forma contínua, o treinamento dos colaboradores, especialmente aqueles mais voltados para o estoque.
Organize as tarefas de acordo com as particularidades de cada profissional e invista em um sistema de gestão para orientar de maneira automatizada toda a equipe. Abordaremos as vantagens desse tipo de software mais adiante.
2- Otimize o estoque
Conforme já falamos neste artigo, para realizar a pronta-entrega, é necessário que o time tenha os produtos disponíveis para enviar a seus clientes assim que o pedido seja efetuado. Nesse sentido, é essencial que o estoque seja bem otimizado e organizado, uma vez que a ausência de algum material poderá prejudicar a experiência do cliente e ocasionar insatisfação dele.
Mas como é possível realizar essa otimização de forma que as estratégias traçadas sejam alcançadas com mais facilidade?
Primeiro, é preciso realizar estimativas de vendas. Nesse sentido, faça o levantamento periódico do fluxo de saída de produtos, pois isso vai possibilitar uma visão mais clara a longo prazo. Exemplo: caso as vendas de determinado produto tenham sido mais altas em dezembro do ano anterior, sua equipe deve se preparar para uma saída maior nesse mesmo mês do ano atual.
Além disso, o ideal é que se faça a projeção de compras com fornecedores com antecedência, de acordo com essa análise prévia. Elabore, ainda, um inventário de estoque, que vai permitir o entendimento de todos os produtos em estoque e a quantidade de cada um deles.
Por fim, entenda quais são os tipos mais comuns de controle de estoque:
- permanente — feita pelos profissionais em tempo real, sempre que chega a um limite mínimo de algum item, vai haver reposição dos produtos.
- temporário ou periódico — nesse caso, a gestão do estoque é utilizada para manter o balanço patrimonial, de modo que não haja a falta de nenhum dos produtos.
3- Promova o treinamento dos colaboradores
Outro ponto essencial para a pronta-entrega em uma empresa é a promoção de treinamentos contínuos oferecidos aos colaboradores. Essa estratégia potencializa o engajamento dos profissionais, uma vez que vai aumentar o sentimento de pertencimento por parte da equipe.
Além disso, contribuirá para que eles entendam todos os cuidados necessários quanto a essa modalidade de entrega, além de conferir habilidades para que o processo se torne mais ágil. Também contribui para a retenção de talentos, essencial para garantir o capital humano do negócio e conseguir sempre oferecer qualidade do serviço oferecido.
Por tudo isso, a estratégia de pronta-entrega tende a gerar mais vendas, justamente por promover a satisfação dos clientes por meio de um bom e rápido atendimento — e da distribuição sendo efetuada no prazo previsto.
Ademais, oferecer um atendimento de qualidade ao cliente durante todo o processo contribuirá para que ele tenha um entendimento preciso sobre onde está o seu produto, além de tirar possíveis dúvidas que possa ter. Isso só é possível a partir de um bom treinamento dos colaboradores!
4- Foque em aumentar a agilidade na pronta-entrega
Como é possível aumentar a agilidade de uma pronta-entrega? Primeiro, é essencial que a distribuidora trace rotas diárias. Assim, sempre que houver saída para um produto em determinada região, outros itens também serão encaminhados em uma mesma remessa, otimizando o tempo e facilitando o trabalho efetuado pelos profissionais.
Por fim, é essencial criar um planejamento estratégico que contribua para otimizar as entregas de mercadorias. Com isso, é possível entender quais são os pontos fortes e fracos da entrega e o que pode ser feito para aperfeiçoar alguns pontos e potencializar outros.
A partir dessa estratégia, a distribuidora poderá usufruir de ganhos como:
- Previsibilidade de custos;
- Qualidade no serviço oferecido;
- Foco no aumento do resultado operacional.
5- Automatize processos
Em uma pronta-entrega, também é importante que a gestão se preocupe com a automatização de processos. Por meio dela, existe a oportunidade de oferecer maior agilidade para as entregas, uma vez que diferentes etapas desse processo serão integradas. Isso possibilita uma melhor visualização por parte de todo o time.
Ainda, contribui para reduzir custos e, também, para gerar maior eficiência na tomada de decisão, para uma redução nos erros da equipe (novamente impactando de forma positiva os clientes), bem como para aumentar a produtividade das pessoas e centralizar as informações necessárias.
Como a tecnologia pode ajudar no processo de pronta-entrega?
Sempre é possível aprimorar os processos de pronta-entrega e uma dessas formas envolve o uso de ferramentas tecnológicas. A partir de um software ERP, por exemplo, distribuidoras podem conquistar mais resultados:
Ganho de eficiência
Sistemas de gestão integrada e softwares de rastreamento de pedidos permitem um controle preciso do estoque e dos processos logísticos, garantindo que os produtos estejam sempre disponíveis e prontos para envio.
Agilidade e produtividade
A partir da automação de armazéns, sistemas de gerenciamento de estoque e roteirização, é possível aumentar a agilidade e a produtividade das operações, permitindo que as equipes direcionem seu foco para ações mais estratégicas.
Reputação corporativa
A tecnologia ajuda as distribuidoras a manter sua reputação, uma vez que conseguem garantir a satisfação dos clientes e assegurar que eles receberão seus produtos sempre no prazo.
Rapidez no backoffice
Além de ganho de eficiência, agilidade, produtividade e reputação, pode-se também simplificar os processos do backoffice a partir de soluções tecnológicas, agilizando tarefas administrativas, como faturamento, gestão de pedidos e atendimento ao cliente.
Aumento de faturamento
As distribuidoras conseguem também otimizar suas operações de pronta-entrega com o apoio da tecnologia, garantindo a infraestrutura necessária para atender mais demandas em simultâneo.
Aumento de receita
Em um mercado cada vez mais competitivo, disponibilizar produtos a pronta-entrega se torna um modelo de vendas eficiente, que pode incentivar a frequência de compras dos clientes. Além disso, você pode utilizar estratégias que ajudem a impulsionar a venda, como o cross selling e upselling, agregando valor à compra. Com isso, é possível aumentar as receitas, elevando seu fluxo de caixa.
Lucratividade
A tecnologia permite que as distribuidoras também otimizem seus custos operacionais, tornando as operações de pronta-entrega muito mais lucrativas. O rastreamento de produtos, a gestão de recursos e o controle de estoque também contribuem para a redução de despesas que, consequentemente, mantêm mais recursos em caixa.
Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre o modelo de pronta-entrega nas distribuidoras, além de conhecer algumas dicas eficazes de como implementá-lo na sua empresa.
É possível aplicar a modalidade em qualquer negócio, mas o uso de tecnologias como um software ERP se faz cada vez mais necessário e importante para otimizar processos internos e aumentar o retorno financeiro.
Se você gostou deste material, pode se aprofundar melhor sobre os ganhos obtidos com um ERP, além da implementação do modelo de pronta-entrega, nesse artigo que preparamos: “ERP para distribuidoras: veja os ganhos e como escolher”.