Para que um produto chegue até o consumidor final, ele precisa passar por uma série de processos logísticos: recebimento, movimentação, armazenagem, separação e transporte.
Por envolver várias etapas, é essencial que a indústria aplique metodologias para certificar-se de que a coleta e a entrega dos itens sejam realizadas corretamente. E, nesse caso, a roteirização é uma excelente alternativa.
Não sabe o que é ou como funciona o planejamento de rotas logístico?
Não se preocupe! Neste artigo explicamos o que trata esse processo, quais são seus benefícios e por que a roteirização é tão importante para a supply chain (cadeia de suprimentos) da empresa. Esperamos que goste!
O que é roteirização?
A roteirização, ou planejamento de rotas, nada mais é que o processo que define todas as rotas que um determinado veículo deve passar para fazer a coleta e a entrega dos produtos. Ou seja, em termos simples, é o planejamento de todo o percurso a ser seguido pelos motoristas.
O principal objetivo da roteirização é assegurar que as etapas de coleta e de entrega sejam realizadas corretamente e que, assim, o cliente final receba a sua mercadoria no prazo e em perfeitas condições de uso.
Além de selecionar as rotas que os motoristas devem seguir, a roteirização também é útil para a empresa definir, de modo estratégico, qual o melhor veículo a ser usado no trajeto.
Questões relacionadas ao volume de carga, capacidade do caminhão, destino do produto e qualidade da rodovia, por exemplo, sempre precisam ser consideradas pelo gestor na hora de fazer a roteirização, a fim de selecionar o veículo ideal para cada rota.
Quais são os benefícios da roteirização para a logística?
O grande benefício do planejamento de rotas é que ele pode ajudar a indústria a aumentar (e muito) a sua competitividade. Mas não é só isso. Por impactar praticamente todos os processos logísticos, a estratégia pode trazer muitas outras vantagens.
Abaixo, veja quais são:
1- Redução nos tempos de entrega
Uma vez que a roteirização serve para definir os trechos mais curtos e com menos tráfego de veículos, a indústria consegue otimizar os serviços de transporte e reduzir significativamente o tempo das entregas.
Sabe aquela rodovia onde o tráfego de caminhões é muito grande ou o asfalto está em péssimas condições de uso? Então, o profissional encarregado por fazer a roteirização pode eliminar esses trechos da sua lista e optar por trajetos mais curtos e seguros.
2- Economia de combustível
Ao definir os trechos mais rápidos e selecionar os veículos mais adequados para realizar o transporte da carga, a indústria também consegue gerar mais economia de combustível, e concluir um maior número de entregas gastando menos.
Se o trajeto for muito longo e o motorista precisar fazer muitas paradas até o destino, a indústria certamente terá gastos elevados com abastecimentos, hospedagens, horas extras, pedágios e alimentação. Porém, se aplicar a roteirização para a logística, poderá reduzir boa parte desses custos.
3- Satisfação do cliente
Que pessoa não gosta de comprar um produto em um dia e receber o item poucos dias depois, antes do tempo estipulado para a entrega?
O planejamento de rotas consegue acelerar o envio e a entrega das mercadorias. Assim, gera credibilidade para a empresa, garantindo uma melhor experiência ao consumidor e, consequentemente, aumentando a sua satisfação.
4- Maior controle sobre os serviços
Além de aumentar a competitividade da indústria, reduzir o tempo das entregas, gerar mais economia e satisfazer o cliente, não podemos esquecer de mencionar que a roteirização também garante um maior controle sobre os serviços.
Isso porque analisar quais são as melhores rotas e veículos proporciona uma visão mais abrangente sobre as operações de coleta e entrega. E essa visibilidade pode ajudar o profissional responsável pelo planejamento de rotas a melhorar o controle sobre os serviços e, inclusive, otimizar a cadeia de suprimentos.
Por que a roteirização é importante para a logística da empresa?
Desde que o comportamento do consumidor mudou, as empresas precisaram reorganizar toda a sua supply chain para atender às expectativas dos clientes.
Hoje, só vender produtos com baixo preço e oferecer um atendimento de qualidade não é o bastante para se destacar no mercado competitivo. É preciso, portanto, entregar um diferencial e otimizar ao máximo a logística é uma das principais estratégias.
A roteirização impacta um dos primeiros processos logísticos que trata da coleta dos produtos. Isso significa que, se um erro ou falha ocorrer já nesta etapa, todas as outras operações sofrerão prejuízos de alguma forma, e então os prazos ficarão comprometidos.
Agora pense: “Como a empresa pretende assumir um compromisso com o cliente se permitir que erros ocorram desde a fase de coleta? E, mais, como quer atender mais demandas se as suas operações logísticas não estiverem bem estruturadas?”
Se o objetivo da empresa é se consolidar no mercado como uma marca forte, então ela precisa cuidar de todas as etapas desde o princípio para reduzir prazos e aumentar a satisfação do consumidor. E a roteirização entra como uma das ferramentas mais importantes nesse processo.
Como fazer o planejamento de rotas?
Existem alguns passos importantes para seguir ao elaborar um planejamento de rotas no setor logístico.
1- Selecione o CEP para traçar a rota
Este método permite dividir uma grande área geográfica em zonas de entrega para que seus motoristas otimizem o tempo. Ao atribuir cada zona a um motorista, eles podem se concentrar em uma área específica da cidade, se familiarizar com a rota e seus clientes, realizando mais entregas por rota em um menor período de tempo.
2- Verifique se há pedágios no percurso
É preciso saber quantos pedágios haverá na rota programada, uma vez que o ideal é ter uma otimização de gastos. Assim, dependendo do veículo, paga-se mais ou menos de pedágio.
3- Prepare os veículos com antecedência
Defina o objetivo de cada uma das rotas que a sua frota vai traçar. É importante verificar que tipo de veículo é mais adequado, se vai levar carga grande ou pequena, se vai transitar pela cidade ou em estradas. Tudo isso influencia nos custos.
4- Indique o profissional que irá fazer o transporte
Em muitos casos, os motoristas de entrega de sua empresa são as únicas pessoas com quem seus clientes irão interagir como parte de seu relacionamento com você. Assim, você deve indicar um profissional que esteja acostumado a fazer aquela rota porque já tem as informações sobre os clientes para que interações sejam bem-sucedidas.
5- Monte um plano de ação para imprevistos
O transporte de cargas de longa distância exige um cuidado maior dos motoristas. É preciso tanto cautela na forma de dirigir, quanto na periódica manutenção dos veículos.
Além disso, é preciso prever o risco de quedas, roubos ou furtos. Para lidar com isso, é aconselhável programar rotas em locais com postos de combustíveis para fazer as paradas, além de pontos de atendimento da Polícia Rodoviária.
6- Sugira rotas alternativas para o caso do motorista encontrar problemas nas estradas
No caso de rotas com restrições de tráfego, tamanho ou peso, além de más condições de dirigibilidade, é possível sugerir trechos diferentes em que haverá mais ganhos de tempo e otimização de custos.
7- Faça o monitoramento de rotas
O ideal é fazer o monitoramento do transporte de cargas, para verificar se o planejamento está sendo seguido pelos motoristas. Isso mostra se as estratégias aplicadas estão sendo eficientes ou se há necessidade de mudanças no plano.
A elaboração de um planejamento de rotas pode ser complexa para empresas com grandes volumes de entrega. Por isso, é importante buscar tecnologias que facilitem e automatizem os processos relacionados à roteirização. Confira a seguir como funcionam essas soluções!
Como a tecnologia ajuda no planejamento de rotas e roteirização
Quem trabalha no setor logístico sabe que a gestão de frota vai muito além do cálculo de quilometragem. Montar itinerários eficientes oferece várias vantagens à operação da empresa que precisa lidar com entregas frequentes. Isso porque as entregas são mais ágeis, otimizando o tempo e os custos do setor.
Para desenhar os melhores roteiros, já é possível contar com a tecnologia. Com o apoio de ferramentas que oferecem soluções de geolocalização para otimizar o planejamento de rotas da empresa e utilizam algoritmos avançados, é possível evitar o trabalho manual de roteirização.
Com a utilização de sistemas de gestão como o FoccoERP, o processo é facilitado. Contando com um planejador de rotas, o sistema pode resolver os problemas logísticos da sua empresa.
A ferramenta permite realizar todo o planejamento de rotas e cargas, e o sequenciamento de entregas. Para isso, são utilizados procedimentos que otimizam a distância, tempo e recursos das operações.
As roteirizações consistem em um agrupamento de documentos que serão utilizados para o processo de roteirização. Além de documentos, a roteirização contém versões, veículos, configurações e parâmetros próprios.
A tecnologia permite que sejam realizadas múltiplas simulações sobre a questão logística. Outras funcionalidades oferecidas são os comparativos de logística, custos e outros indicadores determinantes para escolher a versão mais eficiente para a empresa.
Como funciona o planejador de rotas do FoccoERP
O sistema possibilita fazer configurações diferentes do planejamento de rotas da empresa. Veja quais são abaixo:
- Perfil de otimização: indica como a ferramenta processará os dados e quais características serão levadas em consideração para realizar o cálculo da rota otimizada do problema logístico;
- Modo de cálculo: permitindo escolher entre o modo mais rápido ou de menor quilometragem;
- Perfil de viagem: determina as características de circulação pelo sistema viário que influenciam na roteirização;
- Data de início: data e hora de início para utilização no cálculo da roteirização;
- Pedágios: mostra se é necessário considerar os pedágios no cálculo dos roteiros de entregas dos veículos;
- Frete Mínimo: indica se se deve calcular o frete mínimo no cálculo dos roteiros de entregas dos veículos.
Vantagens de utilizar a ferramenta de roteirização da FoccoERP
Entre os benefícios oferecido pelo planejador de rotas do sistema FoccoERP estão:
Uso eficiente da frota
É possível cadastrar múltiplos veículos na mesma roteirização. A definição de quais veículos serão utilizados para as entregas será feita pela ferramenta, com base em indicadores como: local de origem, destino e capacidade de transporte.
Assim, a frota é melhor utilizada, já que a roteirização utilizará os veículos mais adequados de acordo com a demanda de entregas.
Fácil visualização das entregas
O mapa do planejador de rotas facilita a identificação dos pontos de entrega e dos demais processos calculados. Isso porque exibe o sequenciamento das entregas de forma visual, através de linhas coloridas entre os pontos de entrega, iniciando pelo local de origem do veículo.
Com isso, a ferramenta facilita a visualização dos endereços de entrega vinculados à roteirização, bem como permite uma melhor análise e tomada de decisão.
Controle de ocupação e peso das cargas
O sequenciamento das cargas nos veículos considera a capacidade do veículo e os pesos e cubagem dos produtos. Isso ajuda a controlar ao máximo a capacidade de carga, tanto em função do espaço a ser ocupado quanto do peso das mercadorias.
Com isso, há um equilíbrio no transporte e um melhor planejamento financeiro, permitindo uma precificação mais justa do valor do frete.
Geração de cargas otimizada
O planejador de rotas possibilita sequenciar uma carga já existente ou sequenciar e transferir pedidos de uma carga existente para uma nova carga. É possível adicionar os pedidos das cargas de forma parcial à roteirização, selecionando itens e quantidades.
As cargas geradas obedecem à sequência de entrega calculada pelo planejador de rotas. Ou seja, é um facilitador para montagem das cargas, eliminando o trabalho manual de análise e sequenciamento de endereços de entrega dos pedidos de venda.
Controle de custos e competitividade
Como já comentamos, um planejador de rotas eficiente facilita o dia a dia do setor logístico da empresa. Isso porque a ferramenta auxilia na escolha das melhores rotas, permitindo uma otimização do tempo e dos custos do transporte.
Isso se torna um diferencial competitivo, uma vez que o cliente poderá receber os produtos em menos tempo, com um custo de frete mais baixo. Além disso, a empresa utiliza melhor seus recursos logísticos e garante uma maior lucratividade nas operações.
E então, gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre como planejar as rotas da sua empresa? Venha conhecer o FoccoERP e todas as funcionalidades que irão ajudar sua empresa a crescer e melhorar a performance!