Em um mercado repleto de disputas acirradas, é preciso criar vantagem competitiva para conseguir se destacar. E assim, consequentemente, tornar-se referência no segmento.
Entretanto, a dúvida que surge nesse momento para grande parte dos empresários e gestores é: quais as melhores estratégias para efetivar com sucesso tal plano? O que é exatamente a vantagem competitiva? Como isso afeta o meu negócio?
Para solucionar de vez essa questão, apresentamos o texto abaixo. Além dos passos para se tornar mais competitivo, mostraremos como a melhoria das estratégias internas influencia a sua empresa. Confira!
O que é vantagem competitiva?
Geralmente, especialistas definem vantagem competitiva como a capacidade de empresas se manterem à frente de concorrentes. Ela é alcançada com uma série de processos que levam o negócio a ter maior performance, inovação e integração interna.
Quando tais objetivos são alcançados, toda a companhia passa a trabalhar com mais qualidade e precisão. Assim, os vendedores podem fornecer a clientes produtos e serviços mais atraentes e que sejam capazes de conquistar uma maior fatia do mercado.
Em outras palavras, a vantagem competitiva pode ser vista como um conjunto de fatores que destacam o negócio em relação aos seus concorrentes. Para uma empresa de tecnologia, por exemplo, pode ser a habilidade de fornecer serviços com foco em privacidade. Já para uma empresa de logística, pode ser a criação de um fluxo de trabalho integrado e com baixo índice de erros.
Como gerar vantagem competitiva para o seu negócio?
Como apontamos, existem várias estratégias que a sua empresa pode adotar para ganhar vantagem competitiva. Elas devem ser feitas considerando o perfil do negócio e a sua área de atuação. Afinal de contas, investir em mudanças não alinhadas com a área de atuação da companhia pode gerar poucos resultados a médio e longo prazo.
Por isso, veja a seguir as principais medidas que podem ser adotadas para melhorar a vantagem competitiva da sua empresa!
1. Invista na qualidade do produto
Parece óbvio, entretanto, na ânsia de vender mais, não são raros os casos em que os diretores industriais esquecem de priorizar a qualidade. Assim, acabam entregando para os clientes itens de produção questionável.
Isso pode ser um tiro no pé, visto que a empresa terá dificuldade de reter a clientela e, a médio prazo, não conseguirá se manter no mercado. O atendimento pode ser de ponta, a entrega dentro do prazo e o preço competitivo. Contudo, se a qualidade do produto não for boa, dificilmente o consumidor será fidelizado.
Por isso, tenha em mente que o primeiro passo para criar vantagem competitiva ;é investir na excelência. Não só do atendimento, mas também da qualidade dos produtos comercializados.
Analise dados do mercado, compreenda as demandas do consumidor e como a empresa está posicionada. Assim, será mais fácil desenvolver serviços e produtos alinhados com as necessidades do seu setor.
2. Ofereça uma assistência diferenciada
O pós-venda é um aspecto que merece atenção redobrada dos gestores: o cliente quer ter uma experiência única em todas as etapas da venda.
O que se nota, porém, é que muitas empresas simplesmente ignoram esse processo. Esse é um erro grave, pois um pós-vendas bem estruturado mantém o cliente fidelizado mesmo após erros internos.
Então, saia da zona de conforto e organize um setor próprio de pós-venda e assistência, que seja capaz de entender todas as reclamações e dúvidas e, claro, que apresente para os parceiros e clientes as soluções necessárias.
Invista em uma comunicação em vários canais e alinhada com a linguagem do seu cliente. Isso dará um alto nível de qualidade para os seus processos de pós-vendas.
3. Incentive a equipe
A motivação do quadro de efetivos está diretamente ligada ao sucesso do negócio — colaboradores mais satisfeitos têm um desempenho melhor, o que gera maior produtividade e mais resultados.
Além do mais, funcionários que estão em sintonia com as metas e valores da empresa e que vestem a camisa da organização são capazes de contribuir com o aperfeiçoamento do empreendimento como um todo.
Assim, é mais do que comprovado que uma equipe motivada e satisfeita é um grande diferencial, apresentando-se, portanto, como uma vantagem competitiva. Diante disso, sempre aplique feedbacks e reconheça boas práticas.
Também garanta que todos tenham bons treinamentos e tenham as ferramentas corretas para executar as suas atividades. Quando a comunicação é clara e o time é conectado com os líderes, o seu trabalho terá uma qualidade muito maior.
4. Seja inovador para ter vantagem competitiva
Pode acreditar: seus clientes têm pendências e necessidades que eles nem imaginam. Por isso, é preciso sempre estar antenado às novas tecnologias e, principalmente, ser inovador. Você apresentará ao consumidor a solução de um problema que, até então, era inexistente para ele.
Ao conseguir identificar esse novo mercado, o seu negócio será único na produção e comercialização, fator que o tornará referência. Outro ponto de vantagem é que você não terá muitos concorrentes diretos se for realmente inovador!
5. Crie laços com o cliente
Ter um relacionamento amigável e harmonioso com o cliente é uma estratégia competitiva totalmente viável e indicada. Busque manter contato, mas não somente quando for conveniente para a empresa.
Procure o cliente, por exemplo, quando souber de alguma notícia que influencie, mesmo que indiretamente, o negócio dele — ou até mesmo quando tiver novidades que desperte o interesse dele.
Esse recurso mostrará para o público que você preza pela parceria, o que facilitará o processo de fidelização e satisfação do cliente.
6. Invista em novas tecnologias
A tecnologia pode ser de grande ajuda para empresas que pretendem aumentar a sua vantagem competitiva. Adotando novas soluções de TI, o negócio consegue otimizar prazos e melhorar a produtividade. Ao mesmo tempo, pode reduzir custos e dar mais flexibilidade para os seus times.
Soluções, como sistemas de gestão integrada, por exemplo, auxiliam na melhoria do acesso a dados internos, permitindo identificar indicadores e compartilhar informações em um único lugar. Integrada a outras aplicações, a ferramenta pode otimizar rotinas internas a partir do acesso a registros mais íntegros e atualizados.
Elas também podem ajudar o negócio a se otimizar a médio e longo prazo. Apoiando-se no Big Data e no Business Intelligence, a empresa agregará muito mais valor às informações internas. A partir da avaliação de indicadores e o histórico de vendas da empresa, o time poderá identificar tendências e preparar, de modo mais inteligente, o seu planejamento de médio e longo prazo.
7. Reformule processos conforme as tendências do mercado
As tendências do mercado referentes às estratégias operacionais que uma empresa pode utilizar mudam rapidamente. Regularmente surgem novas formas de executar projetos, planejar investimentos e atender às demandas externas. Elas são adaptadas conforme as mudanças dos perfis de clientes e o modo como a economia evolui.
Nesse contexto, acompanhar esse tipo de tendência é um ponto importante para a manutenção das vantagens competitivas de uma companhia. A partir da leitura de blogs, da participação em conferências e outros ambientes, o gestor pode encontrar meios de otimizar rotinas.
Novas metodologias e abordagens para a execução de rotinas diárias serão incorporadas, auxiliando os times a se adaptarem às mudanças do mercado e, com isso, evitar a perda da competitividade da companhia.
8. Fortaleça a cultura da empresa
A cultura da empresa é outro ponto que pode ser utilizado para dar mais competitividade para uma empresa. Afinal de contas, essa é uma característica de negócios que muda a maneira como os times se portam diante de clientes. Além disso, é este um dos fatores mais importantes para identificar como a empresa lidará com os vários desafios que fazem parte do seu dia a dia.
Por isso, é sempre importante que a cultura da empresa seja pensada tendo em conta dois fatores. O primeiro são as tendências do mercado, que podem orientar investimentos e o posicionamento da companhia. O segundo são os objetivos e metas de médio e longo prazo que, juntos, facilitam a busca por um ambiente mais unificado, ágil e com qualidade operacional uniforme.
Juntos, eles contribuem para otimizar o modo como a companhia lida com demandas externas e a concorrência da sua área de atuação. Dessa forma, a empresa pode atingir melhores resultados e estar sempre em sintonia com o seu público-alvo.
Quais são os benefícios da vantagem competitiva?
Investir em ter mais vantagem competitiva auxilia a sua empresa a ter grandes impactos positivos. O principal será o aumento do volume de vendas. A empresa conseguirá melhorar o seu posicionamento diante de concorrentes e, com isso, aumentar o fluxo de negócios.
A empresa, aos poucos, ganhará mais mercado. O seu posicionamento diante de tendências sempre será alinhado com as demandas do consumidor. Isso garante mais capacidade para a empresa conquistar pessoas e atingir as suas metas comerciais.
Além disso, o gestor terá mais informações para otimizar o empreendimento. Durante a implementação das estratégias que auxiliam a empresa a ter mais competitividade, a companhia poderá encontrar gargalos, melhorar a organização de informações internas e, assim, ter um amplo número de meios para garantir a perpetuação da sua capacidade de realizar negócios.
A promoção da vantagem competitiva deve ser um foco de qualquer empresa. Ela garante que a companhia estará preparada para lidar com demandas de clientes, reduz a exposição que o negócio tem a mudanças do mercado e garante que os profissionais conseguirão executar o seu trabalho sempre da melhor forma possível.
Portanto, sempre invista em estratégias que melhorem a vantagem competitiva que o negócio tem. Assim, você garantirá que as metas comerciais serão atingidas e a empresa poderá se manter lucrativa mesmo em momentos econômicos desfavoráveis.
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