Logo após o término do processo de fabricação, é fundamental direcionar o produto para um local específico, onde será armazenado, gerido e, posteriormente, distribuído aos clientes finais. Este local, conhecido como centro de distribuição, desempenha um papel importantíssimo no êxito das operações logísticas e de vendas de uma empresa.
Estrategicamente utilizado, o centro de distribuição visa otimizar os prazos de entrega para melhorar a experiência do cliente.
A sua empresa já possui centros de distribuição? Sabe como esses locais funcionam e qual a diferença entre eles e os armazéns? Descubra tudo sobre o assunto neste artigo!
O que é um centro de distribuição?
Centros de distribuição tratam-se de espaços onde os produtos são armazenados e gerenciados para, então, serem distribuídos a clientes ou a outros centros de distribuição.
Geralmente, esses espaços são localizados estrategicamente em pontos que facilitam o acesso de fornecedores e veículos de transporte. Dessa maneira, é possível simplificar o fluxo de mercadorias e acelerar as operações de entrega ao consumidor final e a outros pontos de distribuição.
Qual é a função do centro de distribuição?
O centro de distribuição serve para armazenar, gerenciar e distribuir os produtos, mas não é só isso. Funciona também como uma unidade estratégica para a empresa otimizar toda a sua cadeia logística, ampliar o seu alcance no mercado e aumentar a satisfação dos clientes.
Quando localizados em vários pontos do território, os centros de distribuição permitem que a empresa atenda mais regiões ao mesmo tempo, sem perder a qualidade dos serviços.
Isso porque o centro de distribuição funciona como um grande estoque, ainda que suas operações sejam muito mais complexas do que só armazenar produtos. Isso porque os itens precisam passar por uma série de etapas dentro desses centros. Acompanhe quais são essas etapas a seguir:
Recebimento
O recebimento consiste na entrada do produto ao centro de distribuição. Para que o processo seja realizado sem erros, é necessário que a empresa siga um cronograma, como veremos a seguir.
Agendamento dos recebimentos
O agendamento é muito importante porque prepara o centro de distribuição e a equipe interna para receber as mercadorias. Nessa etapa, deve-se definir dia e hora, considerando a disponibilidade dos profissionais encarregados pela conferência e descarregamento. A falta de agendamento pode afetar os prazos de entrega e, em algumas situações, prejudicar a qualidade dos produtos, como é o caso de perecíveis.
Conferência e descarregamento
A conferência e o descarregamento também são vitais, pois validam os produtos que estão sendo recebidos pelo centro de distribuição. Se durante esses processos de inspeção os profissionais identificarem a falta ou até mesmo a troca de algum item, será necessário entrar em contato com a empresa ou a matriz para descobrir se houve algum equívoco no envio das mercadorias ou durante o transporte.
Classificação de itens
Por fim, a classificação funciona mais ou menos como um processo de triagem. Após o descarregamento, os produtos são enviados para um ambiente onde os profissionais irão categorizá-los de modo que cada item seja movimentado e armazenado com base em suas características.
Movimentação
O passo seguinte, a movimentação, é o processo que trata da circulação e do manuseio dos produtos dentro do centro de distribuição. Afinal, cada item possui formatos, propriedades e cuidados específicos. Portanto, é necessário que todo o movimento seja realizado seguindo essas especificidades.
Por exemplo, produtos perecíveis precisam receber um cuidado redobrado, pois, se as embalagens sofrerem qualquer tipo de avaria durante a movimentação, a empresa pode ficar impedida de realizar a sua venda. Além disso, produtos categorizados como frágeis também precisam de atenção, afinal, qualquer movimento errado pode ocasionar quebras.
Armazenamento
O armazenamento é a etapa em que os produtos são alocados e gerenciados no centro de distribuição. Esse procedimento é responsável por garantir a segurança, organização e acessibilidade de todos os itens.
Assim como na circulação e no manuseio dos produtos, o armazenamento também exige cuidados. O tipo de item, o tamanho e o layout do centro de distribuição, além das próprias características do produto, determinam como, onde e qual é a melhor forma de conservá-lo.
Separação
Quando a empresa recebe um pedido, ocorre a separação do produto para que o mesmo seja enviado ao cliente ou a outra unidade de distribuição. Durante esse processo, os colaboradores precisam ficar muito atentos para que o item selecionado seja mesmo o certo e que não ocorra qualquer tipo de dano.
Nesse sentido, mercadorias que estiverem estocadas em lugares altos, por exemplo, precisam ser separadas com o apoio de máquinas e equipamentos. Assim, as chances de quebra são mitigadas.
Expedição
No processo de expedição ocorre a preparação final do pedido para envio, ou seja, os itens são embalados conforme as especificações do cliente e as necessidades daquele item.
Aqui, digamos que o produto separado é classificado como frágil. Nesse caso, a equipe responsável pela expedição precisa embalar a mercadoria de modo que fique totalmente protegida e não seja afetada pelo transporte.
Como funciona um centro de distribuição?
O cotidiano em um centro de distribuição é caracterizado por um intenso fluxo de atividades, todas operando em harmonia. Desde o recebimento de mercadorias até a preparação e despacho para os clientes finais, cada área trabalha em sincronia para cumprir as demandas diárias.
Desse modo, seu principal objetivo é otimizar a cadeia de suprimentos, servir os clientes e despachar mercadorias com a maior rapidez possível, sem que isso interfira na qualidade do trabalho.
Além disso, a estratégia por trás da localização de um centro de distribuição é cuidadosamente planejada para garantir proximidade com as principais vias de acesso, pontos de venda, e facilitar a logística de transporte. Com isso, frequentemente, eles estão situados nas saídas das cidades para evitar o tráfego intenso e estar próximo de rodovias, aeroportos e portos.
Logo, o trabalho em um centro de distribuição funciona como uma orquestra, em que cada fator contribui para um bem maior. Essa é uma combinação de localização estratégica, gestão eficiente de estoque e sincronia operacional, todos trabalhando juntos para que as entregas sejam efetuadas.
Qual é a diferença entre centro de distribuição e armazém?
Muitas pessoas confundem os centros de distribuição com os armazéns, pois ambas as modalidades possuem características semelhantes e têm como finalidade estocar produtos. Mas existem distinções.
O centro de distribuição é um local projetado para conservar e distribuir os itens em um curto período. Nesse sentido, o seu foco está em tornar os processos de distribuição e entrega mais eficientes.
O armazém, por sua vez, é um espaço utilizado para manter os itens por um tempo mais prolongado, ou seja, o seu foco está mais na preservação e manutenção de produtos e insumos do que necessariamente na distribuição.
Qual é a importância do centro de distribuição?
O centro de distribuição é muito importante para a empresa aumentar a sua competitividade. No entanto, os ganhos não se limitam apenas a isso. Investir em um ou mais centros de distribuição é excelente. A seguir, veremos alguns motivos.
Ampliar o controle de estoque
Cada centro de distribuição é responsável por controlar o seu próprio estoque de produtos. Assim, a gestão sobre as mercadorias passa a ocorrer de forma totalmente centralizada e as informações externas (como as de outros centros) não interferem na contagem.
Gerenciar melhor os processos
Outra vantagem é que a empresa também consegue gerenciar melhor os outros processos logísticos. Isso ocorre pois não há choque de informações entre as várias unidades, tornando muito mais fácil controlar o que é recebido, estocado e distribuído aos clientes.
Acompanhar a sazonalidade
Graças aos vários pontos estratégicos, a empresa consegue acompanhar melhor as sazonalidades. Afinal, se o cliente pedir uma mercadoria específica que não está no centro de distribuição, é possível solicitar o produto a outra unidade mais próxima e, assim, atender essa demanda – mesmo que ela seja exclusiva para aquele momento.
Prestar um serviço de qualidade ao cliente
Uma melhor prestação de serviços é outro benefício de organizar um ou mais centros de distribuição. Independentemente de qual seja o pedido realizado pelo cliente, ele será atendido muito mais rápido e o prazo de entrega será mais curto, favorecendo a sua experiência e fidelização.
Reduzir os custos
O centro de distribuição concentra vários produtos diferentes em uma determinada região, permitindo que a empresa planeje melhor as suas rotas, o que contribui significativamente para a redução de custos com transporte, pedágios e até mesmo motoristas.
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Quais são as vantagens de investir no centro de distribuição?
A utilidade de um centro de distribuição vai muito além de simplesmente armazenar produtos. Trata-se de um investimento estratégico que pode trazer uma série de benefícios para a operação logística de uma empresa. Confira!:
Mais controle sobre processos
Um centro de distribuição bem gerenciado oferece à empresa um controle sem precedentes sobre seus processos logísticos. Isso inclui desde o recebimento de mercadorias, passando pela armazenagem até a expedição de produtos. E se aliado a um sistema de gestão integrada, é possível monitorar e otimizar cada etapa da entrada até a saída dos itens.
Estoque centralizado
A centralização do estoque em um único local facilita o gerenciamento dos produtos disponíveis, permitindo uma visão clara do que está em armazenamento, o que precisa ser reabastecido e o que está pronto para ser distribuído. Isso simplifica o controle de inventário e ajuda a evitar excessos ou faltas que possam afetar as operações comerciais.
Gestão de sazonalidade
Uma boa gestão permite um controle eficaz da sazonalidade, adaptando-se às flutuações de demanda ao longo do ano. Assim, produtos sazonais, como itens natalinos, podem ser armazenados e distribuídos de maneira eficiente, garantindo que a oferta atenda a demanda.
Agilidade nas entregas
A localização estratégica desses locais, próxima a rotas de transporte, possibilita que os produtos possam ser enviados aos clientes finais com maior rapidez. Esse é um ponto-chave para atender às expectativas dos consumidores modernos, que valorizam prazos de entrega mais curtos.
Redução de custos
Ao otimizar processos, reduzir tempo de entrega e melhorar a gestão de estoque, as empresas podem diminuir os gastos com transporte, armazenagem e mão de obra. Além disso, a melhoria da eficiência operacional pode resultar em menos desperdícios e danos aos produtos, contribuindo para uma empresa mais econômica.
O que você deve considerar antes de montar um centro de distribuição?
As indústrias que querem agilizar seus processos logísticos e garantir entregas mais rápidas precisam usar os centros de distribuição. No entanto, é preciso ter muita atenção a alguns pontos para que a estratégia seja bem-sucedida.
Localização
Antes de mais nada, tenha em mente que centros de distribuição precisam estar localizados em pontos estratégicos do mapa. Logo, a empresa deve identificar quais regiões têm mais demanda, são de fácil acesso e estão mais próximas dos seus fornecedores.
Não basta apenas selecionar um local e dar todo o processo como concluído, é necessário escolher uma localização que realmente seja boa e vantajosa para receber e enviar as mercadorias.
Estrutura do negócio
Organizar um centro de distribuição não é tão simples quanto parece. Por se tratar de espaços de grande porte, a empresa precisa ter recursos suficientes para construir um galpão do zero ou, então, alugar uma ou mais unidades.
Isso deixa claro a necessidade de um planejamento estratégico antes de pôr em prática a estratégia. Por isso, o gestor deve verificar como está o faturamento mensal da empresa, organizar as contas e inserir a quantia necessária no orçamento.
Ainda, é importante que os responsáveis estudem a estrutura do negócio para validar se um único centro de distribuição é suficiente ou se há necessidade de investir em outros espaços.
Mão de obra
Além da localização e estrutura do negócio, a indústria também precisa se preocupar com a contratação de mão de obra. Afinal, os trabalhos executados dentro dos centros de distribuição dependem de profissionais capacitados e com experiência.
Na ausência desses talentos, a empresa deve estar disposta a investir em cursos e treinamentos para preparar sua equipe. Além disso, é essencial considerar investimentos em tecnologias e maquinários para auxiliar o trabalho dos colaboradores.
Como organizar um centro de distribuição?
Ter recursos suficientes para construir ou alugar uma unidade para montar um centro de distribuição é muito importante. Mas não podemos esquecer que a empresa também deve organizar esses espaços. Para tanto, é importante considerar alguns pontos. Acompanhe!
Gestão de entregas
A gestão de entregas é a prática que consiste em planejar, executar e controlar toda a distribuição dos produtos. Ela tem início no momento em que o cliente faz um pedido e segue até o instante em que a mercadoria é entregue em suas mãos.
Logo, uma boa gestão de entregas é peça-chave em qualquer unidade. Sem esse controle, a empresa simplesmente não consegue assegurar que o consumidor receberá o produto certo no prazo combinado.
Para ajudar nas responsabilidades da gestão de entregas, a empresa pode investir em ferramentas como:
- Sistemas de gerenciamento de pedidos
- Software de rastreamentos
- Métodos para controlar os estoques
Controle de qualidade
Para garantir que todos os produtos enviados aos clientes estejam em perfeitas condições de uso, é imprescindível que a empresa tenha um controle de qualidade eficaz. Caso contrário, o risco do envio de mercadorias com defeitos e que não seguem as especificações e os requisitos definidos pelo consumidor é muito grande.
Nesse sentido, o controle de qualidade envolve práticas como:
- Seleção de fornecedores
- Verificação das matérias-primas
- Inspeção visual
- Testes de desempenho
- Certificação de produtos
Sistema WMS
O sistema WMS é uma ferramenta específica para o gerenciamento de armazéns e centros de distribuição. Para tanto, conta com funcionalidades que permitem controlar a movimentação das mercadorias, monitorar o status e a localização dos produtos, planejar as rotas e organizar os horários de recebimento e expedição.
Geralmente, esse tipo de tecnologia costuma trabalhar com códigos de barras, RFID ou sistemas de voz, o que garante mais agilidade e eficiência em todos os fluxos.
ERP
Diferente do sistema WMS, o ERP é uma solução para gestão empresarial completa, ou seja, permite planejar, organizar e controlar tudo que ocorre na empresa de forma integrada, e não apenas os centros de distribuição.
Essa tecnologia possui recursos como:
- Acompanhamento de pedidos
- Controle financeiro e de contas a pagar e a receber
- Previsão de demandas
Mesmo que as atividades de recebimento, movimentação, armazenagem, separação e expedição sejam realizadas por mãos humanas, isso não significa que a empresa deve depender unicamente delas. A tecnologia é uma aliada para minimizar a incidência de erros, trazer mais rapidez aos serviços e garantir processos mais fluidos.
Layout
Existem vários espaços diferentes que podem ser usados como centros de distribuição, dependendo da necessidade da empresa. Justamente por existir essa distinção, é necessário que cada centro de distribuição adote um layout próprio. Nesse contexto, dois layouts se sobressaem. Confira!
Layout baseado no fluxo de produtos
Nesse modelo, o layout prioriza a movimentação rápida e eficiente dos produtos e o seu objetivo é reduzir o tempo de espera. Por isso, centros de distribuição que costumam lidar com um grande volume de itens costumam usá-lo frequentemente.
Nele, todo o design do centro de distribuição é construído em linha, ou seja, segue uma sequência lógica de etapas que mais parece um “U”, por exemplo: a linha inicia com a fase de recebimento e se encerra na expedição.
Layout baseado no giro dos produtos
Já o layout baseado no giro dos produtos prioriza os itens com mais entrada e saída, favorecendo os produtos mais vendidos. Assim, todo o design do centro de distribuição é estruturado para agilizar o recebimento, a armazenagem, a separação e a expedição dessas mercadorias. Aqui, costuma-se usar esteiras para otimizar os fluxos.
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Como gerenciar um centro de distribuição?
A gestão eficaz de um centro de distribuição é fundamental para o sucesso da logística e, consequentemente, para a satisfação do cliente e o desempenho geral da empresa. A seguir, temos algumas dicas valiosas.
Controle de qualidade
Manter um alto padrão de qualidade em todas as operações de um centro de distribuição é primordial. Isso envolve desde a inspeção de mercadorias recebidas, garantindo que estejam em perfeito estado, até o monitoramento do manuseio e armazenamento dos produtos.
O controle de qualidade previne perdas, reduz retrabalho e assegura que apenas produtos que atendam aos padrões estabelecidos sejam enviados aos clientes.
Implantação de sistema WMS (Warehouse Management System)
Um Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS) é de grande auxílio para a gestão do inventário, pois otimiza o layout de armazenagem e simplifica a separação e expedição de produtos, entre outras funcionalidades. Ademais, seus benefícios incluem visibilidade em tempo real do estoque, melhoria na precisão dos pedidos e aumento da produtividade.
Tecnologia para gestão de entregas
Além de um sistema WMS, a adoção de tecnologia voltada para a gestão de entregas pode fazer toda a diferença. Alguns exemplos de sistemas úteis para esse fim são as soluções que otimizam as rotas de entrega, rastreamento em tempo real de cargas e veículos e ferramentas que facilitam a comunicação entre a central de distribuição e os motoristas.
Como vimos, os centros de distribuição, se usados de forma estratégica, podem ajudar a empresa a pulverizar o seu alcance, agilizar as entregas e aumentar a satisfação dos clientes. Mas não só isso, também podem ampliar o controle de estoque, reduzir custos e melhorar o gerenciamento de processos.
No entanto, é preciso muito cuidado na hora de colocar essa estratégia em ação. Isso porque, vai requerer investimentos financeiros para construir ou alugar uma ou mais unidades para montar os centros, além de boas práticas, como gestão de entregas, controle de qualidade e adoção de tecnologias úteis.
Se você está pensando em otimizar a gestão do seu centro de distribuição, mas não se sente seguro para dar o primeiro passo, não se preocupe!
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