A Black Friday 2025 está marcada para acontecer no dia 28 de novembro deste ano e as expectativas são positivas, segundo um estudo realizado pela consultoria Gauge em parceria com a agência W3haus. Para os especialistas, a semana do evento poderá movimentar R$ 13,6 bilhões, um valor 16,5% maior do que o registrado em 2024.
Para as indústrias que querem aproveitar esse momento para elevar suas vendas, melhorar o giro de estoque e gerar novas oportunidades de negócio, a Black Friday na indústria precisa ser planejada antecipadamente.
Neste post, entenda como a sua empresa pode se preparar de forma estratégica para tirar o melhor proveito dessa edição — e também das próximas!
Qual é a importância da Black Friday na indústria?
A Black Friday sempre foi um período de alta movimentação e de grandes oportunidades para diferentes modelos de negócio. Nessa campanha, que pode se estender por uma semana inteira ou até mesmo um mês, as empresas veem seus números de vendas crescerem, devido à alta demanda por produtos e descontos exclusivos.
A indústria sempre desempenhou um papel muito relevante nesse período sazonal — e durante todo o ano —, uma vez que é encarregada de abastecer o varejo e os canais de distribuição.
Ademais, nessa janela de oportunidades, participar do evento é uma chance única para ela própria aumentar vendas, fazer o giro rápido do estoque e gerar negociações que podem trazer ganhos mais expressivos no futuro.
Qual é a importância da Black Friday para o setor varejista?
A indústria e o varejo sempre estiveram conectados pela cadeia de abastecimento e pelo fluxo de produtos. Durante a Black Friday, por exemplo, o varejo depende da capacidade da indústria de fornecer produtos com qualidade e em tempo e quantidade adequados para não deixar faltar nada para o consumidor final.
A ausência de estoque na indústria ou até mesmo atrasos nas entregas podem impactar diretamente a experiência do cliente, prejudicar a reputação do varejo e reduzir oportunidades futuras em que a própria indústria se beneficiaria.
Qual é a importância da logística na Black Friday?
Para a indústria conseguir atender às demandas, ela depende de uma logística que beira a perfeição: produtos nas quantidades certas, nos locais corretos e um serviço de transporte ágil capaz de cumprir prazos e garantir rastreabilidade.
A logística, mesmo que muitas vezes subestimada, sempre foi responsável por manter os fluxos de produtos em períodos de alta demanda. Contudo, quando entramos no pico da Black Friday, as empresas acabam esquecendo o papel que ela desempenha para garantir entregas pontuais e satisfação do cliente final.
Sem uma boa logística, não há como cumprir promessas de venda. Como resultado, a indústria — e, consequentemente, o varejo — precisam lidar com ruptura de estoque, atrasos e perda de confiança do consumidor.
Como a empresa pode se preparar para a Black Friday na indústria?
Ainda faltam algumas semanas para a Black Friday 2025, mas a melhor forma de dar boas-vindas ao evento (e ao sucesso das vendas) é se antecipando e preparando toda a operação.
Essa preparação deverá ser feita com um planejamento estratégico bem-feito que apontará o que priorizar, quando agir e por que determinadas decisões são necessárias.
O time FoccoERP orienta que, durante essa fase de planejamento, a indústria concentre seus esforços em alguns pontos. Acompanhe!
Analisar o histórico de vendas
Analisar o histórico de vendas significa revisar dados das campanhas anteriores, identificar padrões de comportamento do consumidor e entender quais produtos tiveram maior saída no ano.
Essa análise vai nos ajudar a projetar demandas mais realistas, impedindo que a indústria lide com excessos ou falta de estoque. Esse histórico também pode ajudar a identificar promoções que funcionaram, horários de pico, canais mais efetivos e estratégias de marketing que tiveram impacto de verdade.
Definir metas e descontos estratégicos
Definir metas e descontos estratégicos envolve estabelecer os objetivos que a indústria tem sobre faturamento, ticket médio e volume de vendas por categoria.
Uma vez que esses objetivos sejam definidos e comunicados à equipe, a indústria conseguirá planejar promoções que verdadeiramente funcionam e incentivam as compras.
Garantir a capacidade produtiva e logística
Garantir a capacidade produtiva significa que precisamos avaliar linhas de produção, fornecedores e estoque disponível para atender ao aumento esperado de pedidos. Essa ação é muito importante para antecipar gargalos, planejar escalas de produção e confirmar disponibilidade de matérias-primas.
Quanto à capacidade logística, a indústria precisa revisar a cadeia de distribuição e avaliar a capacidade de transporte e armazenagem para que os produtos cheguem no prazo.
Treinar a equipe de vendas
Treinar a equipe de vendas é preparar os colaboradores para lidarem com alta demanda, esclarecer dúvidas de clientes e, claro, gerenciar pedidos. O treinamento deve incluir simulações de cenários críticos, orientação sobre políticas de desconto e comunicação uniforme para que todos estejam alinhados com os objetivos da Black Friday.
Como medir os resultados da Black Friday na indústria?
O ponto alto da Black Friday é que o evento acontece anualmente e, a cada nova edição, as empresas podem analisar resultados para aprimorar processos e maximizar lucros futuros.
Evidentemente, a indústria não precisa medir resultados apenas para corrigir falhas no ano seguinte. Se a pré-venda começar uma semana antes, por exemplo, ela já pode monitorar alguns indicadores-chave para entender tendências de consumo e o que esperar até o grande dia.
Principais indicadores para acompanhar:
- Número de novos contratos ou pedidos: avalia a capacidade de gerar vendas e expandir clientes durante o período;
- Volume de vendas e faturamento: mensura a receita gerada e compara com metas;
- Ticket médio por cliente: identifica o valor médio gasto por cliente;
- Taxa de recompra e novos leads gerados: mostra fidelização e potencial de crescimento;
- ROI das ações de marketing: mede o retorno financeiro de campanhas e promoções.
Leia também | 7 dicas para cuidar do giro de estoque na indústria e evitar acúmulo
Quais erros a indústria deve evitar durante a Black Friday?
Ainda que o foco da Black Friday na indústria seja aumentar as vendas, cada edição é uma oportunidade para aprender com os erros e se preparar para eventos e outras datas sazonais.
Então, quais erros são mais comuns e, principalmente, como evitá-los?
Descontos sem análise de margem
Muitas vezes, a pressão por vender mais leva a ofertas que não cobrem custos de produção ou logística. Para evitar isso, cada promoção deve ser calculada com base no custo real, despesas operacionais e impacto sobre o faturamento.
Outra dica: é importante segmentar produtos estratégicos para promoções, equilibrando volume de vendas e rentabilidade.
Falta de estoque ou atrasos de entrega
Subestimar a demanda pode levar à falta de produtos ou atrasos nas entregas. A solução aqui é antecipar pedidos, revisar históricos de consumo e reforçar a produção e logística.
Ainda, ter um plano de contingência para repor estoques rapidamente ou manter canais de distribuição alternativos também são medidas interessantes.
Comunicação sem foco no público certo
Campanhas genéricas ou mal direcionadas podem desperdiçar recursos e acabar não gerando retorno algum. Portanto, o ideal é segmentar clientes, definir mensagens adequadas e escolher os canais corretos para cada público-alvo.
Não registrar dados e aprendizados pós-campanha
Sem análise de dados, a indústria perde a oportunidade de identificar pontos de melhoria e tendências de mercado.
Assim sendo, a recomendação é documentar métricas, observar padrões de consumo e identificar quais ações tiveram impacto para implementar ajustes futuros e garantir que a cada edição da Black Friday o evento seja mais lucrativo.
Como transformar a Black Friday na indústria em uma vantagem permanente?
A indústria que está se preparando para aproveitar a Black Friday 2025 não tem interesse em obter resultados apenas uma vez por ano. Ela quer tornar esse evento uma oportunidade permanente, algo que faça com que o alto volume de vendas se torne constante.
Mas o trabalho para alcançar isso exige três coisas: planejamento, disciplina e análise.
Ela precisa estar disposta a estruturar um bom plano de ação e vendas, ajustar as estratégias sempre que perceber necessidade, e, claro, aprender com o que a própria Black Friday ensinou sobre demanda, logística e comportamento do consumidor.
Desse modo, para transformar a Black Friday na indústria em uma vantagem permanente:
- Reaplique aprendizados para planejar futuras promoções ou campanhas sazonais;
- Ajuste os processos internos, que devem ser otimizados com base nos picos de demanda;
- Desenvolva campanhas estratégicas, ou seja, crie promoções inteligentes em diferentes períodos e não apenas na Black Friday;
- Mantenha o foco contínuo na comunicação para direcionar campanhas para o público certo e aumentar o engajamento e as vendas mesmo fora do período sazonal.
As edições da Black Friday sempre foram marcos importantes para a indústria aumentar o seu faturamento e relevância. Porém, assim como qualquer outro evento sazonal de curta duração, é necessário que a empresa planeje, organize e monitore suas ações para conseguir aproveitar ao máximo o evento.
Se a sua indústria faz parte do grupo de empresas que está se preparando estrategicamente para a Black Friday 2025, tenha certeza de todos os resultados positivos que serão colhidos ao final da data:
- Aumento consistente do faturamento;
- Maior giro de estoque;
- Ampliação da base de clientes e leads qualificados;
- Processos internos mais eficientes;
- Aprendizados estratégicos aplicáveis durante todo o ano.
Gostou do conteúdo? Sente que a Black Friday na indústria será um sucesso? Então, aproveite para ler também o nosso material sobre inteligência comercial e veja como essa habilidade pode elevar ainda mais o resultado das vendas!
