As indústrias e distribuidoras enfrentam inúmeros desafios em seu dia a dia e superá-los é fundamental para obter sucesso. Um deles é a rastreabilidade de produtos e matérias-primas, que é uma atividade que requer muita atenção. Afinal, ela é responsável por identificar e localizar a trajetória de um item, desde sua origem até se tornar um produto completo para uso do consumidor final.
Além disso, é uma operação que permite aos gestores ter maior controle sobre sua cadeia de produção. Assim, dada a importância deste tema, elaboramos este artigo para melhor demonstrar o que é rastreabilidade, sua importância e como aplicá-la.
Acompanhe!
Rastreabilidade: o que é e quais são os principais métodos de rastreamento?
Como mencionado anteriormente, a rastreabilidade pode ser definida como uma ação que permite rastrear algo, como um produto que compramos pela internet e queremos saber onde está.
Trazendo esse conceito para o cenário industrial, podemos entender a rastreabilidade como a capacidade de identificar a localização atual e a trajetória das matérias-primas que serão utilizadas em um processo produtivo.
A mesma lógica se aplica aos distribuidores que adquirem produtos ou matérias-primas para revenda ao varejo ou aos setores industriais. Eles também podem rastrear os produtos que compram para ver onde estão e quando vão chegar ao armazém.
Vale ressaltar que existem alguns métodos de rastreamento e conhecê-los é fundamental para você escolher o ideal para sua empresa. Descubra quais são os mais comuns:
Número do lote
Esta é uma maneira rápida e fácil de identificar um grupo de itens produzidos. Geralmente fornece um código específico que pode ser acessado para obter mais informações sobre o produto.
Códigos de barras
Com essa tecnologia, uma indústria pode gerar códigos de barras para exibir informações sobre os produtos desde a origem até sua completa produção.
Hoje, vale ressaltar que existem diversos tipos de códigos disponíveis para uso, que obtêm informações sobre produtos/matérias-primas, como QR-Code e Datamatrix.
Radio Frequency Identification (RFID)
É uma tecnologia que identifica automaticamente os produtos por meio de sinais de rádio. Atualmente, é utilizado por diversos setores da economia, como por indústrias e distribuidoras.
Qual sua importância para indústrias e distribuidoras?
Em geral, a rastreabilidade é uma estratégia que ajuda a melhorar o controle de qualidade em indústrias e distribuidoras, o que é um bom motivo para que as empresas do ramo a implementem. Isso porque é uma solução que ajuda a:
Melhorar a gestão de materiais: ao fornecer informações sobre produtos e matérias-primas, os gestores podem não apenas identificar sua origem e localização atual, mas também saber como acondicioná-los adequadamente em armazéns e espaços estratégicos para facilitar seu fluxo para a produção.
Reduzir os níveis de estoque: é uma tecnologia que permite que os gestores saibam a quantidade exata de cada lote, o que muitas vezes ajuda a reduzir os níveis de estoque. Além disso, torna possível a criação de novos códigos para identificar cargas e lotes.
Identificar gargalos nos processos produtivos: otimiza a eficiência dos processos e o controle de qualidade, pois permite aos gestores identificar os materiais e suas propriedades/características e quantidades, proporcionando-lhes um fluxo de produção correto e ágil.
Aumentar a satisfação dos clientes: colabora para aumentar a satisfação dos clientes, pois eles poderão receber seus produtos rapidamente, já que tanto as indústrias quanto as distribuidoras possuem processos bem elaborados e controlados.
Melhorar a tomada de decisão: é uma solução que fornece informações valiosas sobre produtos e matérias-primas, como suas características, localização, processo de produção, entre outros, que podem ajudar a melhorar a tomada de decisões.
Como aplicar a rastreabilidade em indústrias e distribuidoras?
Para implementar a rastreabilidade em indústrias e distribuidoras, o ideal é contar com um sistema de gestão que ajude a automatizar esse processo. Isso porque se trata de um procedimento complexo, e fazer esse controle manualmente não é uma opção viável.
Uma tecnologia de gestão pode, por exemplo, realizar a tarefa de gerar códigos de barras e rastrear produtos/matérias-primas, ampliando assim seu controle no estoque, na produção e expedição. Observe a seguir outros exemplos de aplicação da rastreabilidade:
Estoque
Por meio de um sistema de gestão, indústrias e distribuidores podem controlar melhor a rastreabilidade de produtos e matérias-primas através de lotes e séries.
Como resultado, as requisições de insumos feitas pelo departamento de produção e expedição podem ser gerenciadas de forma eficiente. Isso, sem dúvida, facilita a tomada de decisões nos setores de finanças e compras.
Por exemplo, à medida que requisições de produtos forem feitas pelo setor produtivo, o departamento de compras pode acompanhar, de forma a verificar com precisão os níveis desses itens no estoque.
Produção
No setor produtivo, a rastreabilidade pode ser implementada para identificar matérias-primas ou produtos que não foram utilizados ou acabados. Isso pode ser feito usando etiquetas de código de barras geradas automaticamente pelo sistema de gestão.
A partir dessa possibilidade, as empresas podem até mesmo saber por que as matérias-primas estão paradas no setor produtivo além do tempo esperado, quando na verdade deveriam ser utilizadas para fazer novos produtos. Essa é uma informação valiosa para a tomada de decisão.
Expedição
Durante a fase de expedição, a rastreabilidade pode ser usada para combinar cargas em um sistema de caixa ou palete no terminal de produção. Isso por meio da emissão e leitura de códigos de barras feitos por um software de gestão.
Como vimos, a rastreabilidade é uma tecnologia que pode oferecer diversas vantagens para indústrias e distribuidoras. Aumento da eficiência dos processos, melhor controle dos níveis de estoque e maior satisfação dos clientes são alguns exemplos.
A sua empresa ainda não possui um sistema de gestão que garanta a rastreabilidade bem-sucedida de seus produtos e matérias-primas? Então está na hora de conhecer a nossa solução: o FoccoERP. Essa tecnologia pode ajudá-lo a entender e controlar melhor todas as etapas do setor produtivo do seu negócio.