Ir para o conteúdo
logo do produto FoccoERP
  • Sobre
    • Quem somos
    • Contato
  • Sistema
    • Sistema de Gestão para Distribuidoras
    • Sistema de Gestão para Indústria
  • Segmentos
    • Moveleiro
    • Metal mecânico
    • Bebidas
    • Alimentos
    • Distribuidoras
    • Diversos
  • Casos de sucesso
    • Clientes
    • Depoimentos
  • Portfólio
  • Blog
    • ERP Indicadores
    • Gestão Comercial
    • Gestão de Compras
    • Gestão de Empresas
    • Gestão de TI
    • Gestão de Vendas
    • Gestão Empresarial
    • Gestão Financeira
    • Gestão Fiscal
    • Gestão Industrial
    • Notícias
  • Materiais educativos
  • Sobre
    • Quem somos
    • Contato
  • Sistema
    • Sistema de Gestão para Distribuidoras
    • Sistema de Gestão para Indústria
  • Segmentos
    • Moveleiro
    • Metal mecânico
    • Bebidas
    • Alimentos
    • Distribuidoras
    • Diversos
  • Casos de sucesso
    • Clientes
    • Depoimentos
  • Portfólio
  • Blog
    • ERP Indicadores
    • Gestão Comercial
    • Gestão de Compras
    • Gestão de Empresas
    • Gestão de TI
    • Gestão de Vendas
    • Gestão Empresarial
    • Gestão Financeira
    • Gestão Fiscal
    • Gestão Industrial
    • Notícias
  • Materiais educativos
Solicite um orçamento
logo do produto FoccoERP

Cadeia de valor: o que é e como montar uma para a sua empresa?

Cadeia de valor: o que é e como montar uma para a sua empresa?

Home » Blog » Gestão Empresarial » Cadeia de valor: o que é e como montar uma para a sua empresa?
  • março 24, 2023
A indústria que quer entregar um produto e serviço premium ao cliente precisa saber o que é e como montar uma cadeia de valor.

Entregar um diferencial competitivo que satisfaça o consumidor exigente é, hoje, um dos maiores desafios empresariais. Só vender um produto que atende suas necessidades não é suficiente para retê-lo na base. Toda a experiência que ele tem com a empresa, desde o primeiro contato até o pós-vendas, faz diferença. 

A cadeia de valor é um conceito criado por Michael Porter, professor e teórico de negócios da Harvard Business School, que visa ajudar gestores a avaliarem os processos operacionais minuciosamente, a fim de identificarem pontos de melhorias, diferenciais competitivos e formas de entregar mais valor em cada uma das etapas.

A sua indústria possui uma cadeia de valor para maximizar o processo produtivo, garantir entregas rápidas e aumentar a satisfação do consumidor? 

Veja no artigo tudo que é preciso saber sobre essa incrível metodologia e como aplicá-la na sua indústria!       

O que é cadeia de valor?

A cadeia de valor é um conceito que foi introduzido pelo professor Michael Porter em 1985 ao estudar o longo processo de conceção e fabricação de produtos. Envolve um conjunto de atividades específicas para organizar todos os processos de produção da empresa e entregar mais valor e qualidade ao cliente. 

Sabe-se que na indústria, o produto precisa passar por uma série de etapas de fabricação antes de chegar até o consumidor. Mas só entregar a mercadoria pronta não é o que fará ele se tornar verdadeiramente fiel e defensor de uma marca. 

A empresa precisa controlar absolutamente tudo que envolve a sua cadeia logística para identificar a melhor forma de gerar valor, e convencer o cliente que o produto que chegou até suas mãos é, de fato, o melhor produto. E esse trabalho inicia com a seleção de bons fornecedores e aquisição de materiais.

Para que serve a cadeia de valor?

A finalidade da cadeia de valor é garantir a entrega de um produto e serviço premium ao cliente. Mas para que essa meta seja atingida, existe uma série de outros objetivos “secundários” que funcionam como pilares de sustentação para o objetivo central. São eles:

Reestruturar processos que não estejam gerando valor ao cliente  

Usa-se o método para identificar todas as operações que não estão agregando real valor à cadeia de produção. Após essa identificação, os processos passam por uma reestruturação para que os mesmos acompanhem as novas prioridades da empresa e contribuam significativamente para a geração de valor.

Potencializar processos responsáveis pela geração de valor 

A metodologia também contribui para potencializar processos. A empresa consegue identificar quais das operações já estão dando certo e geram um valor significativo, e em cima dessa informação, passa a atuar de forma mais estratégica para melhorar ainda mais o desempenho e a performance dessas etapas na cadeia.  

Auxiliar no planejamento estratégico

O método também tem a proposta de auxiliar no planejamento estratégico da empresa, garantindo mais visibilidade para os gestores definirem estratégias, medidas e ações práticas que realmente agregam valor e otimizam toda a sua cadeia de produção e logística.

Proporcionar conhecimento sobre a vantagem competitiva    

Por meio da metodologia, pode-se ainda identificar os pontos mais fortes dos processos, e esse conhecimento abre uma vantagem bastante competitiva em relação aos concorrentes, uma vez que é possível usar os diferenciais para sobressair no mercado e aumentar a retenção e fidelização de compradores. 

LEIA TAMBÉM | 6 gargalos no processo produtivo que você deve se livrar

Quais as etapas da cadeia de valor?    

As etapas de cadeia de valor são divididas em duas categorias: processos primários, relacionados à produção e entrega do produto, e processos de apoio, relacionados ao suporte e à infraestrutura para o bom funcionamento da empresa.

Abaixo explicamos mais detalhes sobre cada uma dessas categorias.

Processos primários    

Os processos primários são compostos por atividades diretamente relacionadas à fabricação e entrega do produto pronto. De acordo com Porter, estão divididos em cinco subgrupos: logística de entrada, operações, logística de saída, marketing e vendas, e serviços.

1- Logística de entrada

A logística de entrega consiste em um conjunto de atividades que envolvem o recebimento, armazenamento e controle de materiais. Aqui entram funções, como:

  • Elaboração do planejamento de compras;
  • Recebimento de matéria-prima;
  • Conferência de itens;
  • Armazenagem;
  • Gestão de estoque e fornecedores. 

Essa é uma etapa muito importante para a geração de valor, pois além de melhorar o relacionamento com os fornecedores, ajuda a empresa a assegurar a qualidade na compra de componentes e insumos necessários para a fabricação de produtos.

2- Operações

A etapa de operações está relacionada às atividades que envolvem o chão de fábrica. Ou seja, tarefas que consistem em transformar matérias-primas em produtos acabados. Aqui temos funções, como:

  • Planejamento de produção;
  • Preparação de máquinas e equipamentos;
  • Montagem;
  • Embalagem;
  • Fabricação dos itens;
  • Manutenção de ativos;
  • Testes de qualidade; 
  • Controle de estoque.

Essa etapa contribui muito para a geração de valor do ambiente de trabalho, para a performance dos trabalhadores e para a qualidade do produto pronto que será entregue ao cliente.  

3- Logística de saída

Já a logística de saída concentra as atividades nas mercadorias que estão deixando o armazém da empresa para serem direcionadas ao cliente. Aqui entram processos, como:

  • Gestão de estoques;
  • Preparação de pedidos;
  • Controle de transportes;
  • Distribuição de produto;
  • Rastreabilidade.

Assim como as etapas de logística de entrada e de operações, a logística de saída também é importante para a geração de valor. Mas, nesse caso, serve para garantir a realização correta dos transportes e satisfazer às expectativas do cliente quanto aos prazos de entrega.  

4- Marketing e vendas

A etapa de marketing e vendas consiste na promoção e comercialização dos produtos. Aqui entram atividades, como:

  • Pesquisa de mercado;
  • Segmentação de clientes;
  • Posicionamento da marca;
  • Estratégias de atração, retenção e fidelização;
  • Fechamento de vendas;
  • Pós-vendas.

Essa etapa é muito importante para entender o que o cliente quer de fato, como a empresa pode ajudar e qual é a melhor forma de fazer isso. Assim, pode-se dizer que marketing e vendas servem para gerar mais valor no relacionamento com o público, os vendedores e o mercado em geral. 

5- Serviços

Já os serviços envolvem as atividades que a empresa executa em relação à manutenção e o suporte aos clientes. Aqui entram tarefas, como:

  • Atendimento ao cliente;
  • Suporte técnico;
  • Treinamento comercial.

O objetivo dessa etapa é agregar valor na experiência do cliente após a aquisição do produto, a fim de que o mesmo fidelize, indique a marca e retorne a fazer novas compras.

Processos de apoio

Os processos de apoio são as atividades complementares aos processos primários. Contribuem para manter o bom funcionamento da empresa e garantir a execução correta dos serviços. Estão divididos em quatro subgrupos: infraestrutura, gestão de recursos humanos, desenvolvimento tecnológico e aquisição/compras.

1- Infraestrutura

A infraestrutura trata de todos os componentes necessários para a empresa cumprir suas obrigações e realizar as atividades perfeitamente. Aqui entram recursos, como:

  • Equipamentos;
  • Maquinário;
  • Sistemas de TI;
  • Instalações;
  • Gestão de estoque;
  • Veículos para transporte;
  • Entre outros.

É um grupo muito importante para a geração de valor, uma vez que suporta todas as operações e processos necessários para a empresa entregar um produto premium ao cliente e garantir sua total satisfação.  

2- Gestão de Recursos Humanos

A gestão de RH está relacionada à atração, ao desenvolvimento, à motivação e à retenção de talentos. As pessoas desempenham um papel de destaque na cadeia de valor, pois são responsáveis por prestar os serviços aos clientes, executar as tarefas e garantir o atingimento dos objetivos.

Aqui entram as seguintes atividades:

  • Recrutamento e seleção;
  • Treinamentos;
  • Avaliação de desempenho;
  • Remuneração e benefícios;
  • Gestão de conflitos e de carreira;
  • Gestão de cultura organizacional;
  • Conformidade regulatória.

3- Desenvolvimento tecnológico

Já o desenvolvimento tecnológico está associado aos investimentos que a empresa deve fazer para modernizar seus processos internos, melhorar a qualidade dos produtos e serviços e aprimorar a experiência do cliente. 

Aqui entram medidas, como:

  • Automação;
  • Análise de dados;
  • Integração de sistemas;
  • Inovação de produtos e serviços;
  • Melhoria na experiência do consumidor.

O grupo de desenvolvimento tecnológico contribui para geração de valor em grande escala porque os investimentos em tecnologia proporcionam ganhos mais significativos em produtividade, alcance e reconhecimento. 

4- Aquisição/compras

Essa etapa contempla os serviços de aquisição de bens e serviços necessários para a produção e demais processos ligados à entrega dos produtos. Aqui temos como exemplos as seguintes atividades:

  • Identificação de fornecedores;
  • Negociação de preços;
  • Controle de fornecedores;
  • Gestão de estoque e riscos.

Essa etapa da cadeia contribui para a geração de valor com fornecedores, além de impactar significativamente a eficiência operacional e a rentabilidade da empresa.

Margem de lucro

A margem de lucro é a diferença entre o valor real – criado pela cadeia de valor -, e o custo que a empresa teve para a geração desse valor.

Margem de lucro = valor criado pela cadeia de valor – custo para geração desse valor 

Segundo Porter, as empresas podem aumentar a sua margem de lucro ao analisar e aplicar o método de duas formas: primeiro, reduzindo os custos de produção e simplificando seus processos produtivos; ou, cobrando um preço mais elevado pela entrega de produtos e serviços premium.

Independentemente da opção escolhida, é importante que a empresa tenha como objetivo garantir a qualidade de todos os produtos e serviços, e a total e completa satisfação do cliente.   

LEIA TAMBÉM | Just In Time: como a metodologia pode ajudar na eficiência da produção?

Qual é a diferença entre cadeia de valor e mapeamento de processos?

Quando se fala em melhorar as operações na indústria, as pessoas costumam assimilar a cadeia de valor ao mapeamento de processos. No entanto, ambas as ferramentas são distintas e possuem propostas totalmente diferentes.

A cadeia de valor é uma metodologia que permite analisar as atividades da empresa, a fim de identificar a forma com que elas agregam real valor aos produtos e serviços. Essa análise, mais estratégica, contribui para que os processos ineficientes para a geração de valor possam ser eliminados ou reduzidos.

O mapeamento de processos, por outro lado, é uma ferramenta mais tática, sendo usada para listar e descrever os processos internos. Ou seja, o foco é apenas compreender como eles funcionam.

O mapeamento de processos pode contribuir para a cadeia de valor como uma espécie de ferramenta paralela; uma aliada para simplificar o processo de análise sobre todas as etapas e operações da indústria.

Por que montar uma cadeia de valor para a empresa?

Processos que não agregam valor aos produtos e serviços tendem a gerar custos desnecessários para a indústria. Isso reflete no preço final dos produtos, que pode se tornar muito elevado e nada atrativo para o consumidor.

Para que a empresa consiga entregar um produto de qualidade a um preço competitivo, precisa saber quais etapas da cadeia realmente agregam. Não só isso, eliminar as operações que não contribuem para a geração de valor de um produto e serviço de excelência.

A única forma da empresa alcançar esse objetivo – identificar as etapas que geram valor real – é elaborando a sua própria cadeia de valor. Só assim poderá descobrir seus pontos fortes, potencializá-los e construir estratégias inteligentes em cima desses diferenciais.

Como fazer uma cadeia de valor?

Montar uma cadeia de valor é um processo complexo porque vai exigir uma série de responsabilidades do gestor. Será preciso identificar as atividades que agregam e não agregam nos processos de produção e entrega, bem como construir conexões entre essas etapas, entre outras tarefas importantes.

Abaixo, separamos em tópicos para facilitar o entendimento: 

1- Faça os desdobramentos das atividades

A construção da cadeia de valor começa pelo desdobramento das atividades. O profissional responsável pela construção da cadeia precisa identificar quais são os processos primários e os processos de apoio. 

Na hora que for fazer a separação das atividades primárias, é importante que o gestor se atente ao fato de as categorias serem divididas em: 

  • Atividades diretas: responsáveis por criar valor próprio;
  • Atividades indiretas: contribuem para o funcionamento das atividades diretas;
  • Atividades de valor: asseguram a qualidade das atividades diretas e indiretas. 

2- Analise valor e custos

A segunda etapa consiste em identificar quais tarefas geram um impacto significativo na geração de valor e quais se mostram insignificantes para essa proposta. Feito isso, será necessário também levantar os custos que a empresa têm para gerar valor em cada uma dessas etapas.      

3- Verifique as conexões

Após analisar valor e custos, o gestor terá que validar as conexões entre os processos para garantir que, ao eliminar alguma das tarefas que não agregam valor, as demais operações não sejam impactadas negativamente. 

É fundamental que haja conexão entre as atividades, do contrário as funções sinalizadas como os pontos fortes da empresa podem deixar de proporcionar valor à produção e, devido a isso, todos os serviços e produtos entregues podem perder qualidade. 

4- Procure oportunidades de melhoria e geração de valor    

Por último, será preciso que o profissional analise todas as informações levantadas na estruturação da cadeia para procurar oportunidades de melhoria e geração de valor. 

Identificou que um processo tem potencial, mas está carecendo de algum recurso importante? Faça o levantamento de tudo que será necessário para alimentar esse ponto forte e torná-lo relevante para gerar ainda mais valor.  

Conclusão

Entregar um diferencial competitivo não se trata apenas de oferecer produtos e serviços básicos ao cliente. É tornar todos os processos de produção e entrega favoráveis para o consumidor e para a indústria.

A cadeia de valor é uma excelente ferramenta para garantir um verdadeiro diferencial. Por meio dela, a empresa é capaz de identificar seus pontos fortes e aprimorá-los, eliminar as etapas que não agregam e identificar melhorias que podem tornar o produto e serviço mais premium. 

Montar uma cadeia de valor é complexo? Sim! Existe que o profissional separe as atividades primárias das atividades de apoio, analise minuciosamente valor e custos, verifique as conexões e procure oportunidades de melhoria. 

No entanto, os ganhos obtidos com o trabalho valem muito a pena. Afinal, a cadeia torna os processos de produção e entrega muito mais organizados e verdadeiros potencializadores para geração de valor ao cliente e empresa. Gostou do conteúdo? Então leia também “O que é BPMS e como ele ajuda na gestão de processos da sua empresa!”

Diagrama de Ishikawa: o que é e como preencher?

Categorias

Segmentos
Notícias
Gestão Industrial
Gestão Fiscal
Gestão Financeira
Gestão Empresarial
Gestão de Vendas
Gestão de TI
Gestão de Empresas
Gestão de Compras
Gestão Comercial
ERP Indicadores

Posts recentes

  • Implantar o MES
    O que é o sistema MES e quais os benefícios para a indústria?
  • amortização - mulher avaliando dados financeiros em papéis e notebook com uma calculadora ao lado
    Amortização: o que é, principais tipos e como calcular?
  • sistema de gestão - mãos movendo ícones que representam áreas da empresa
    O que é um sistema de gestão e quais os benefícios de implantar?
AnteriorGestão na indústria metal mecânica: por que investir?
PróximoVocê sabe como funciona a curva ABC? Esse método pode melhorar a gestão do estoque e clientes

Agende uma demonstração e descubra quais são os gargalos da sua empresa

Nossos especialistas vão mostrar para você como a organização dos processos e a centralização de informações podem resolver problemas do seu negócio que você nem conhecia.

Peça uma demonstração
logo Cyncly
FoccoERP é um sistema de gestão da Cyncly, ideal para indústrias e distribuidoras
Endereço: Rua dos Cinamomos, 517 – Cinquentenário, Caxias do Sul – RS, 95012-140.
Acesso rápido
  • Home
  • Sistema
  • Segmentos
  • Portfólio
  • Materiais educativos
  • Blog
  • Contato
Outros links
  • Portal do cliente
  • Aviso de privacidade
  • Termos de uso
  • Avisos legais
  • Vagas
Newsletter
Receba novidades sobre gestão e tecnologia mensalmente.
© Copyright FoccoERP - Todos os direitos reservados
logo do produto FoccoERP
  • Sobre
    • Quem somos
    • Contato
  • Sistema
    • Sistema de Gestão para Distribuidoras
    • Sistema de Gestão para Indústria
  • Segmentos
    • Moveleiro
    • Metal mecânico
    • Bebidas
    • Alimentos
    • Distribuidoras
    • Diversos
  • Casos de sucesso
    • Clientes
    • Depoimentos
  • Portfólio
  • Blog
    • ERP Indicadores
    • Gestão Comercial
    • Gestão de Compras
    • Gestão de Empresas
    • Gestão de TI
    • Gestão de Vendas
    • Gestão Empresarial
    • Gestão Financeira
    • Gestão Fiscal
    • Gestão Industrial
    • Notícias
  • Materiais educativos
  • Sobre
    • Quem somos
    • Contato
  • Sistema
    • Sistema de Gestão para Distribuidoras
    • Sistema de Gestão para Indústria
  • Segmentos
    • Moveleiro
    • Metal mecânico
    • Bebidas
    • Alimentos
    • Distribuidoras
    • Diversos
  • Casos de sucesso
    • Clientes
    • Depoimentos
  • Portfólio
  • Blog
    • ERP Indicadores
    • Gestão Comercial
    • Gestão de Compras
    • Gestão de Empresas
    • Gestão de TI
    • Gestão de Vendas
    • Gestão Empresarial
    • Gestão Financeira
    • Gestão Fiscal
    • Gestão Industrial
    • Notícias
  • Materiais educativos
Solicite um orçamento