A gestão estratégica pode ajudar a sua empresa a alcançar os objetivos de longo prazo e tornar o seu negócio muito mais competitivo.
Neste artigo, entenderemos tudo que é preciso saber sobre essa importante prática, desmistificando o seu conceito, vantagens, desafios e, principalmente, como aplicá-la. Acompanhe!
O que é gestão estratégica?
Trata-se de uma prática administrativa na qual a organização estabelece seus objetivos de longo prazo e desenvolve um plano de ação para alcançá-los.
Para tanto, envolve a análise detalhada do ambiente interno e externo da empresa, incluindo seus recursos (financeiros e humanos), capacidades, concorrentes, tendências de mercado e fatores econômicos.
Ao compreender o cenário atual em que se encontra e os desafios e oportunidades com os quais pode se deparar, a empresa consegue definir estratégias que potencializam os seus pontos fortes e minimizam suas fraquezas.
Quais são as características da gestão estratégica?
Podemos dizer que a gestão estratégica é dividida em dez categorias:
- Análise abrangente, tanto do ambiente interno como no externo da organização, incluindo seus recursos, concorrentes, tendências de mercado e fatores econômicos;
- Metas claras para orientar as ações e o desempenho da empresa, sendo necessário que elas sejam específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais;
- Alocação eficiente de recursos, como tempo, dinheiro e talentos, para que possam apoiar a implementação das ações;
- Tomada de decisão baseadas em análises e informações precisas, em vez de adivinhações ou intuição;
- Adaptação contínua, ajustando e adaptando as estratégias conforme necessário para conseguir responder às mudanças no ambiente interno e externo;
- Monitoramento constante a partir de tecnologias para acompanhar o progresso rumo aos objetivos estratégicos e identificar problemas ou oportunidades;
- Alinhamento organizacional, garantindo que todas as atividades e decisões estejam alinhadas com os objetivos iniciais;
- Inovação estratégica, buscando constantemente novas maneiras de agregar valor aos clientes e se diferenciar da concorrência;
- Gerenciamento de riscos para identificar e impedir problemas que podem impactar o alcance dos objetivos;
- Foco no longo prazo, desenvolvendo e executando estratégias que visam o crescimento sustentável e a entrega de valor.
LEIA TAMBÉM | Cadeia de valor: o que é e como montar uma para a sua empresa?
Quais são os tipos de gestão estratégica?
Nenhuma empresa é igual ou se encontra no mesmo cenário competitivo. Existem modelos de negócio que, neste momento, estão enfrentando dificuldades financeiras, já outros estão desempenhando bem suas operações, enquanto alguns estão em processo de inovação e crescimento.
Por isso, há diferentes tipos de gestão estratégica que podem ser aplicadas.
Estratégia de sobrevivência
É adotada quando uma empresa está enfrentando ameaças significativas à sua existência, como crises econômicas, mudanças no mercado ou concorrência intensa.
O objetivo dessa modalidade é reduzir custos, além de promover a reestruturação organizacional e maximizar a eficiência para garantir a continuidade das operações.
Estratégia de manutenção
É aplicada quando uma empresa está satisfeita com a sua posição atual no mercado e busca manter a sua participação, lucratividade e estabilidade. Nesse modelo, geralmente, aplicamos ações, como:
- otimização de processos;
- fidelização de clientes;
- manutenção da qualidade dos produtos ou serviços.
Estratégia de crescimento
Esse tipo é voltado para as empresas que buscam expandir os seus negócios, aumentando sua participação de mercado, lançando novos produtos ou serviços ou entrando em novos segmentos de clientes.
Alguns exemplos de iniciativas que podem ser praticadas aqui, incluem: fusões com outras marcas, aquisições de pontos geográficos estratégicos, alianças, desenvolvimento de novas soluções, entre outros.
Estratégia de desenvolvimento
É focada na inovação e no desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos para atender às demandas e manter a competitividade.
Nessa modalidade, é comum vermos investimentos em pesquisa e desenvolvimento, parcerias com universidades ou empresas de tecnologia e a busca por novas oportunidades de negócio e nichos de mercado.
De que é composto o framework da gestão estratégica competitiva?
O framework é a estrutura que usamos para orientar e organizar processos. No caso da gestão estratégica, ele é composto pelas seguintes etapas:
- Diagnóstico: aqui identificamos as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, bem como entendemos a posição da empresa no mercado e os riscos que podem vir a impactar suas operações. Durante o diagnóstico, utilizamos ferramentas como análise financeira, pesquisa de mercado, análise de concorrência e avaliação de recursos humanos e tecnológicos.
- Formulação: nesta fase, elaboramos planos de ação detalhados para guiar a implementação das nossas estratégias. As ações podem abranger diversas áreas, como diferenciação de produtos, liderança de custos, segmentação de mercado e expansão geográfica.
- Implantação: essa é a etapa onde as nossas estratégias são finalmente colocadas em prática. A comunicação e o envolvimento dos colaboradores são muito importantes nesse nível para garantirmos que todos compreendam e estejam alinhados com os objetivos estratégicos.
- Acompanhamento: aqui monitoramos nosso progresso em direção aos objetivos, avaliamos a eficácia das estratégias e fazemos os ajustes necessários. Durante essa fase, podemos utilizar indicadores de desempenho-chave (KPIs) para fazer essa medição.
Qual é a importância da gestão estratégica?
É comum que, durante o seu período de atuação, a empresa estabeleça uma série de metas. Elas podem ser financeiras, operacionais, de desenvolvimento ou até mesmo relacionadas à sustentabilidade.
Dependendo da complexidade dos objetivos, será necessário que a empresa, junto de seu time, direcione boa parte de seus recursos e esforços, não sobrando brechas para equívocos ou erros.
Mas afinal, como garantir que tudo ocorra conforme o plano?
Sem uma gestão estratégica, garantir isso fica praticamente impossível. No caso de problemas acontecerem durante o processo, a empresa não só pode deixar de atingir seus objetivos como também desperdiçar tempo e recursos que poderiam ser alocados em outras iniciativas.
Qual é a diferença entre gestão estratégica e planejamento estratégico?
Embora tenham o nome muito parecidos, precisamos entender que a gestão estratégica e o planejamento estratégico não são a mesma coisa, logo, não podem ser aplicados da mesma forma na empresa.
O planejamento estratégico é um processo que está inserido dentro da gestão estratégica. Ele se concentra apenas na definição de metas e objetivos de longo prazo, além da formulação de ações para alcançá-los.
A gestão estratégica, por outro lado, abrange um espectro mais amplo de atividades. Ela inclui não apenas o planejamento estratégico, mas também a implementação e o acompanhamento das ações definidas no plano.
Quais as vantagens da gestão estratégica?
A principal vantagem da gestão estratégica é que ela proporciona uma visão clara dos objetivos e direcionamento da empresa a longo prazo. Assim, ela ajuda a organização a se concentrar em metas específicas, identificar oportunidades de crescimento e superar quaisquer desafios que podem surgir ao longo do caminho.
Além disso, a empresa também pode ser beneficiada de outras formas. Confira!
Crescimento sustentável
Ao definir metas e desenvolver estratégias para alcançá-las, a empresa consegue se preparar para atuar com consistência ao longo do tempo, sem comprometer sua estabilidade financeira ou sua posição no mercado.
Aumento da relação custo-benefício
A gestão estratégica ajuda a empresa a direcionar seus recursos, concentrando-os nas áreas que oferecem maior ROI (Retorno sobre o Investimento).
Melhoria e transformação de processos
Ao analisar continuamente os processos internos da organização, a empresa também consegue identificar oportunidades de melhoria e transformação. Isso leva a uma maior eficiência operacional, redução de custos e eleva a capacidade de resposta às demandas.
Melhoria no direcionamento de recursos
Com uma compreensão mais clara do que quer alcançar (prioridades e objetivos), a empresa consegue alocar melhor os recursos disponíveis, garantindo que sejam aplicados onde têm um maior impacto positivo.
Melhoria no entendimento do planejamento estratégico
A gestão estratégica promove uma compreensão mais profunda e ampla do planejamento estratégico, assegurando que todos se mantenham alinhados com os objetivos e as estratégias.
Maior engajamento dos colaboradores
Por envolver líderes, diretores e colaboradores, a empresa consegue promover, ainda, um maior engajamento e comprometimento com os objetivos organizacionais, de todas as partes.
Escolhas mais precisas de ferramentas de gestão
A compreensão clara sobre os objetivos e as necessidades da empresa permite que a organização faça escolhas mais inteligentes em relação às ferramentas de análise e gestão.
Quais são os desafios da gestão estratégica?
Assim como qualquer prática administrativa, a gestão estratégica possui desafios. A seguir, vamos dar uma olhada nos principais!
Administrar as incertezas
O ambiente empresarial vive em constante mudança, com novas tecnologias, regulamentações, concorrentes e demandas. Gerenciar essas incertezas e adaptar-se a elas é um desafio, exigindo que as empresas sejam ágeis e capazes de ajustar suas estratégias.
Fortalecer a cultura da empresa
A cultura organizacional desempenha um papel muito importante na implementação das estratégias. No entanto, mudar a cultura existente ou fortalecer uma cultura que suporte a visão e os valores da empresa pode ser complexo e demorado.
Acertar nas decisões
A tomada de decisões estratégicas envolve avaliar informações, muitas vezes, com base em previsões e análises de longo prazo. O risco de tomar decisões erradas pode ser alto e gerar impactos significativos no desempenho da organização.
Como fazer a gestão estratégica baseada em dados?
Atualmente, temos ouvido falar muito sobre BI (Business Intelligence), que consiste em utilizar dados para extrair insights e tomar decisões mais embasadas.
Sabia que a gestão estratégica também pode ser beneficiada por dados? Separamos algumas dicas interessantes que podem ajudar você a praticar a sua gestão voltada puramente para os dados.
Estipule o que vai mensurar desde o planejamento
Desde o início do processo de planejamento estratégico, é importante identificar quais dados são relevantes para medir o progresso em direção aos seus objetivos. Só não se esqueça que esses KPIs devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais.
Elabore rotinas
Para garantir que a coleta e análise de dados sejam feitas de forma consistente, defina rotinas, especificando exatamente com que frequência as práticas serão realizadas.
Defina quem serão os colaboradores responsáveis
Uma gestão estratégica baseada em dados requer colaboradores responsáveis pela execução. Portanto, designe equipes ou indivíduos específicos para cada função, garantindo que haja responsabilidade em todas as etapas de coleta, análise e interpretação dos dados.
Como identificar a hora de mudar o software de gestão de uma empresa?
O software de gestão é uma importante ferramenta para a empresa executar a gestão estratégica porque permite acompanhar o andamento dos processos e acessar dados cruciais para a formulação, implementação e monitoramento das ações e iniciativas.
Justamente por ter essa relevância, é necessário ficarmos atentos ao desempenho e performance da solução, sendo indispensável a troca da tecnologia caso identifiquemos alguns pontos, como os que veremos a seguir.
Atendimento de baixa qualidade
Ligações não atendidas, profissionais desqualificados prestando o atendimento e lentidão na resolução de problemas. Se a sua empresa ficar sem o suporte adequado, pode ser que enfrente dificuldades para continuar operando, tornando qualquer imprevisto um verdadeiro caos.
Mudança nas necessidades
Prioridades e necessidades mudam, então é fundamental que o software utilizado pela empresa consiga acompanhar as mudanças e ajude a conquistar as novas ambições.
Custos de manutenção elevados
A tecnologia deve vir para somar. Por isso, se perceber que o software já contratado não está atendendo às necessidades atuais, talvez seja interessante fazer uma nova pesquisa e começar a procurar por outras opções mais completas, que atendam melhor às demandas da gestão.
Dificuldades em atender a legislação
O seu sistema interno precisa estar em dia com as necessidades impostas pela legislação brasileira, caso contrário, sua empresa correrá o risco de receber multas ou arcar com penalidades no futuro.
Problemas de adaptação
Se o prestador de serviço não se mostra disponível para introduzir novos sistemas ou as tecnologias são difíceis de serem implementadas e usadas, esse é o momento de procurar outro fornecedor e mudar a realidade da sua empresa.
Aplicar a gestão estratégica é importante para a empresa manter a competitividade e alcançar seus objetivos a longo prazo. No entanto, só aplicar a gestão não garante benefícios, é necessário contar com boas ferramentas de gestão e análise para que os responsáveis possam definir, acompanhar e maximizar o alcance das metas.
O FoccoERP é uma ferramenta que foi desenvolvida para facilitar o gerenciamento estratégico das empresas, sejam indústrias ou distribuidoras. Fale com um de nossos consultores e veja como o FoccoERP pode elevar a gestão empresarial!