Aplicar a inteligência comercial é fundamental para o alcance de melhores resultados no processo de vendas. Isso porque essa é uma estratégia eficiente para que a empresa possa entender melhor o funil e realizar as melhores projeções para o negócio, inclusive nas ações de marketing.
No entanto, para que isso aconteça, é importante utilizar as ferramentas adequadas, como um ERP e um CRM integrados, com a finalidade de aumentar as chances de desenvolvimento e crescimento. Quer entender melhor o que é inteligência comercial, os recursos que podem ser utilizados e as suas vantagens? Então, continue a sua leitura!
O que é e como funciona a inteligência comercial?
A inteligência comercial é uma prática desenvolvida entre o setor de vendas e o marketing, onde são feitos estudos, pesquisas, análises de métricas e de dados sobre o mercado. Com as informações em mãos, é possível iniciar a elaboração de um plano de ação efetivo.
Ou seja, inteligência comercial reúne e avalia dados sobre o público-alvo, os concorrentes e seus hábitos de consumo para entender a situação atual da empresa e identificar as melhores oportunidades, passando a realizar investimentos com maiores probabilidades de retorno.
Assim, é possível entender a inteligência comercial como uma espécie de previsão do futuro comercial da empresa, assegurando, por meio de registros precisos, a sua manutenção e o aprimoramento dos processos de venda.
No entanto, é necessário contar com as ferramentas adequadas para transformar os dados brutos em informações úteis conforme as necessidades da organização. Isso precisa englobar cada detalhe do planejamento, considerando aspectos como:
- potenciais consumidores;
- especificidades de cada fornecedor;
- posicionamento da concorrência e diferenciais oferecidos por ela.
Quais ferramentas adotar para aplicar essa estratégia?
Com o avanço da tecnologia, existem ferramentas que podem ser bastante eficazes quando o assunto é a inserção da inteligência comercial na empresa. Conheça algumas delas!
Big Data
Para que a inteligência comercial gere os resultados esperados, é necessário realizar uma boa análise dos dados. Para isso, você pode contar com o Big Data, que tem a função de fazer uma avaliação por meio de várias fontes de informações.
Dessa forma, é possível ter um alto volume de dados relativos ao mercado, aos clientes, à concorrência e averiguá-los de forma mais eficiente.
Gerenciamento de dados
Como já foi dito, diversos dados precisam de análise para que as ações sejam realmente eficientes. Contudo, é imprescindível que seja feito um bom gerenciamento de dados.
Para ajudar nesse processo, a instituição pode contar com um sistema de gestão de informações que vai arquivar e estruturar os dados para facilitar essa análise. Permite-se, assim, a definição dos registros mais úteis e relevantes para a estratégia.
Business Intelligence
Esse é outro mecanismo que também pode ser muito útil para a implementação desse tipo de estratégia. Isso porque, ao ter os dados do consumidor desde o seu primeiro contato com a companhia, é possível ter em mãos informações que viabilizam a construção de um histórico real para a empresa.
Com isso, as ferramentas de Business Intelligence podem verificar esses dados e adquirir insights que contribuem para que o gestor possa tomar as melhores decisões, além de planejar ações de venda muito mais efetivas.
Quais são as principais vantagens da inteligência comercial?
Diversos são os benefícios usufruídos pela companhia que conta com a inteligência comercial. Veja alguns deles!
Mensura o impacto das estratégias em relação ao mercado
Os indicadores são fundamentais para a elaboração e manutenção do planejamento estratégico. Com eles, fica mais fácil identificar quais são os efeitos que as ações têm sobre outros fatores que integram o cenário de mercado.
Por meio da inteligência, é possível perceber como as medidas foram recebidas pelos clientes e concorrentes. Assim, o gestor compreende quais são as atividades que renderam os melhores resultados. Essas observações servirão para direcionar ainda melhor as práticas aplicadas.
Aponta ameaças e oportunidades
Com a aplicação da inteligência comercial também é possível coletar informações relacionadas a vários aspectos que influenciam o negócio. Além disso, realiza-se transformações em fundamentos sobre as interferências no mercado.
Dessa forma, você pode conhecer as possíveis ameaças e os riscos aos quais a empresa está sujeita, além das chances disponíveis, seja para disponibilizar um novo produto, seja para atrair mais clientes.
Possibilita a compreensão dos acertos e erros da concorrência
O mercado muda com frequência, exigindo novas ações e estratégias. Por esse motivo, é importante fazer o possível para economizar tempo e dinheiro na busca para se adequar a essas mudanças.
Para isso, o ideal é tentar aprender com os erros dos concorrentes, além de ter como inspiração seus acertos. E isso pode ser visto por meio de uma análise precisa e exata. Essa avaliação vai gerar um crescimento mais rápido e seguro, já que experiências externas servirão de exemplo para mensurar táticas e ações de vendas.
Permite a reavaliação e o aprimoramento das estratégias
Avaliar a reação do mercado no que tange ao plano aplicado pela organização viabiliza uma visão mais realista dos resultados, o que torna o processo de readequação das estratégias mais rápido.
Esse é um benefício importante, tendo em vista que o investimento pode ser otimizado e os esforços mais bem aplicados de acordo com a aceitação do mercado. Assim, não será necessário esperar o término de uma campanha para que a reavaliação e as alterações sejam feitas.
Como um ERP e um CRM podem ajudar nesse processo?
Um ERP e um CRM podem ser bastante eficazes para os resultados da aplicação da inteligência comercial. Entenda um pouco mais sobre eles a seguir.
Customer Relationship Management (CRM)
Trata-se de um sistema que age por meio da otimização dos processos e da centralização das informações dos consumidores. Além disso, o recurso evita a execução de atividades manuais, proporcionando a minimização de custos.
Assim, com o CRM, é possível estabelecer o perfil do consumidor da empresa, seus hábitos, suas demandas, entre outros, permitindo o desenvolvimento de ações para atender a essas características. Possibilita, também, manter uma relação mais próxima com o público, para sua fidelização.
Enterprise Resource Planning (ERP)
É uma ferramenta que pode ser integrada ao CRM e, dessa forma, otimiza os processos da companhia. Com esse mecanismo, é possível agregar e centralizar as informações, simplificando o seu acesso. Essa tecnologia também gerencia informações financeiras e estratégias, que também colaboram para a tomada das melhores decisões, mantendo a segurança dos dados.
Como pôde perceber, ao implementar a inteligência comercial na empresa, é possível ter à disposição mais dados confiáveis e precisos. Eles poderão ser usados para a elaboração das melhores estratégias e ações de marketing, alcançando os melhores resultados para o negócio.
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