Analisar somente o volume de vendas não basta para avaliar o desempenho financeiro de uma empresa, pois há negócios que faturam, porém, não lucram.
Isso demonstra a importância de acompanharmos os indicadores, também chamados de KPIs, que devem fazer parte constante da nossa rotina e do planejamento de gestão empresarial. Neste post, falaremos de alguns KPIs importantes para o gerenciamento financeiro:
- CPV: abrange os custos dos bens fabricados internamente pela empresa;
- CMV: representa o custo envolvido na aquisição de mercadorias para revenda;
- CSV: mede os custos relacionados à prestação de serviços.
Devido à importância e à complexidade do CPV, CMV e CSV, elaboramos este artigo para explicar tudo que envolve esses três indicadores. Esperamos que você aproveite a leitura!
O que é CPV?
O CPV, sigla para Custo dos Produtos Vendidos, é um indicador que mensura os gastos diretos e indiretos envolvidos na produção de bens e que geralmente é aplicado por empresas que trabalham com a fabricação de itens.
Estes custos estão atrelados à produção e venda, portanto, envolvem gastos como:
- Insumos (matéria-prima, materiais para embalagem etc.);
- Mão de obra direta;
- Demais custos para a fabricação, como aluguel, energia, mão de obra indireta.
Além de identificar possíveis excessos nos custos de produção, as informações do CPV também podem auxiliar no cálculo de precificação correta.
Para que serve o CPV?
Primeiramente, o CPV serve para calcular o valor total dos custos envolvidos na produção ou na aquisição dos itens que a empresa comercializa.
Trata-se de uma métrica fundamental para avaliar as finanças de um negócio, principalmente para analisar a relação entre o custo direto das operações e a receita gerada pelas vendas
Esse conhecimento pode ser usado para melhorar a eficiência operacional e ajustar as margens de lucro, orientando decisões estratégicas sobre precificação. Além disso, pode ser utilizado no desenvolvimento de promoções e estratégias de marketing.
Quais itens integram o CPV?
Como vimos, o CPV é composto por todos os custos (diretos ou indiretos) de todas as etapas associadas à produção ou aquisição dos produtos.
Assim, ele é composto por:
- Matéria-prima para fabricação dos produtos: necessárias para a criação dos itens e manutenção do estoque;
- Mão de obra para linha de produção: responsável por executar as etapas de fabricação;
- Energia elétrica, água, aluguel, internet e outras contas mensais: que podem variar de acordo com o volume de produção;
- Manutenção das máquinas: importante para certificar que as máquinas e equipamentos usados na fabricação permaneçam funcionando;
- Embalagens dos produtos: indispensáveis para envolver os produtos e proteger as mercadorias durante o transporte ao cliente;
- Transporte e logística: inclui custos com frotas, combustíveis, mão de obra de entrega e logística reversa;
- Armazenagem: responsável por garantir a boa conservação dos produtos, desde a produção ou aquisição, até o envio.
O que é CMV?
O CMV, sigla para Custo da Mercadoria Vendida, é um indicador que serve para mensurar os valores envolvidos na comercialização dos produtos.
Por ambos estarem relacionados aos custos, muitos costumam achar que o CMV e o CPV são praticamente a mesma coisa, quando na verdade não são.
O CMV avalia as mercadorias adquiridas para revenda e não aquelas que foram produzidas na sua empresa, por exemplo, em um supermercado, o CMV representaria o valor gasto na compra de mercadorias para repassar ao consumidor final. Já em distribuidoras, o cálculo do CMV é muito comum.
O que é CSV?
O CSV, Custo dos Serviços Vendidos, é outro indicador importante que precisamos inserir na nossa lista de KPIs. Ele mensura o quanto a empresa gasta e/ou gastou com a venda de um determinado serviço, sendo especialmente utilizado por indústrias que trabalham com montagem de peças ou empresas de manutenção.
Aqui, temos como exemplo marcenarias, oficinas mecânicas e até mesmo empresas de TI que prestam suporte técnico.
Como calcular o CSV?
Para calcularmos o CSV, precisamos utilizar a seguinte fórmula:
CSV= Sin + (MO + GDS + GIS) – Sfi
- Sin: saldo inicial dos serviços em andamento;
- MO: mão de obra direta para o serviço;
- GDS: gastos diretos com o serviço;
- GIS: gastos indiretos;
- Sfi: saldo final dos serviços em andamento.
Se considerarmos que uma empresa possui um Sin de R$ 10 mil, uma MO de R$ 22 mil, GDS de R$ 6 mil, GIS de R$ 4 mil e Sfi de R$ 30 mil, no período em questão, o seu Custo dos Serviços Vendidos seria:
CVS = 10.000 + (22.000 + 6.000 + 4.000) – 30.000
CVS = 12.000,00
Como calcular CPV e CMV?
Assim como no CSV, também precisamos aplicar fórmulas para descobrir o Custo do Produto Vendido e o Custo da Mercadoria Vendida.
Cálculo do CPV
A fórmula do CPV é:
CPV = EI + (In + MO + GGF) – EF
Para o cálculo, consideramos:
- EI: o estoque inicial;
- In: os insumos necessários para produção, como embalagem e matéria-prima;
- MO: a mão de obra diretamente associada à produção das mercadorias;
- GGF: os gastos gerais, como energia e aluguel;
- EF: o estoque final.
Para exemplificar, imagine o seguinte cenário:
Uma empresa apresenta um EI de R$ 120 mil, um In de R$ 60 mil, uma MO de R$ 20 mil, GGF de R$ 30 mil e EF de R$ 12 mil. Inserindo todos esses dados da fórmula, chegaríamos a um Custo de Produto Vendido de:
CPV = 120.000 + (60.000 + 20.000 + 30.000) – 12.000
CPV = R$218.000,00
Cálculo do CMV
Para o cálculo desse indicador, usamos a seguinte fórmula:
CMV = estoque inicial + compras feitas – estoque final
Imagine que em um determinado período sua empresa apresentou um estoque inicial de R$ 40 mil, na segunda quinzena, realizou uma compra de mais mercadorias, que somaram R$ 12 mil, e que com as vendas, restaram R$ 8 mil de estoque final.
Nesse caso, seu CMV seria:
CMV = 40.000 + 12.000 – 8.000
CMV = 44.000,00
Qual é a importância de calcular o CPV e o CMV?
Fazer os cálculos desses indicadores é muito importante para garantir dados atualizados sobre as reais despesas que a empresa está tendo com suas operações.
Essas informações permitirão ao gestor avaliar onde os custos estão concentrados e criar um plano sólido para cortar os gastos desnecessários ou, então, conter as despesas que podem estar prejudicando a lucratividade.
Além disso, é importante realizar os cálculos para identificar também como está a real rentabilidade dos produtos, auxiliar no cálculo de precificação e definir estratégias mais assertivas para a otimização financeira.
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Qual é a diferença entre CPV, CMV e CSV?
Por terem siglas praticamente iguais, é comum os gestores confundirem ou até mesmo tratarem o CPV, CMV e CSV como três indicadores similares.
Porém, como vimos, eles avaliam custos e processos distintos, sendo aplicados em diferentes contextos e modelos de negócio:
- O CPV mensura somente os custos dos bens produzidos pela empresa;
- O CMV corresponde ao custo que o negócio tem na compra de mercadorias para revenda;
O CSV é utilizado para avaliar quanto custa para uma empresa vender cada um de seus serviços.
Como otimizar os cálculos de CPV e CMV?
Os cálculos de CPV e CMV não são necessariamente difíceis, mas podem exigir bastante tempo, principalmente se a empresa trabalhar com um portfólio amplo de produtos e serviços.
Para otimizar esse cálculo e garantir maior assertividade das métricas, é fundamental usar ferramentas que automatizam os cálculos e os processos financeiros, como softwares especializados.
Essas ferramentas tornam todo o processo de gestão mais ágil, confiável e preciso, além de otimizar o alcance de insights para o controle das operações.
Como controlar o CPV?
Empresas que esperam realmente ter lucro precisam manter o controle sobre o Custo do Produto Vendido, do contrário, os custos podem acabar ultrapassando o ideal e não conseguir alcançar uma margem de lucro satisfatória.
A seguir, separamos algumas formas simples de controlar esse indicador.
Mantenha um controle de tarefas
Quanto maior for sua visão sobre as atividades diárias da empresa, melhor será sua gestão dos custos. Então, mantenha um registro detalhado com todas as tarefas e despesas, pois essas informações vão permitir que você acompanhe em tempo real o andamento e o impacto financeiro das atividades relacionadas ao CPV.
Otimize sua gestão de estoque
O estoque está diretamente relacionado ao CPV, pois produtos parados ou excedentes geram custos adicionais. Desse modo, busque manter o equilíbrio entre o estoque disponível e a demanda do mercado, pois isso ajudará a evitar custos extras, como armazenagem e obsolescência.
Melhore a gestão de compras
Pode ser que você já tenha uma base de fornecedores firmada, mas não se torne “refém” dessa lista. Sempre que possível, pesquise novos fornecedores e, antes de fechar qualquer parceria, procure negociar todos os preços e condições para chegar a um valor competitivo. Isso reduzirá os custos de compra, o que será importante para aumentar sua margem de lucro.
Treine suas equipes
Mesmo que você seja o responsável por calcular o CPV, treine sua equipe para que todos também compreendam o papel desse indicador e saibam a importância de minimizar os desperdícios e utilizar os recursos da melhor forma possível. Compartilhar conhecimento ajudará a reduzir custos operacionais e aprimorar processos.
Utilize um sistema de gestão integrada
Como o cálculo do CPV depende de muitos dados, é recomendado que você invista em um sistema como um ERP, capaz de integrar todas as informações. Essa tecnologia também será importante para monitorar e otimizar todos os processos contidos no CPV, como é o caso de compras, estoque e finanças.
Como a tecnologia pode ajudar a acompanhar esses indicadores?
O CPV, CMV e CSV são indicadores que revelam se a empresa tem tido lucro ou prejuízo com as suas atividades. Por serem complementares, combinar esses três indicadores é uma forma inteligente de otimizar a gestão do seu negócio.
A questão é: “Como combiná-los e, principalmente, como acompanhar?”
Para isso, será necessário que o gestor cumpra os seguintes pontos:
- Realize acompanhamentos periódicos dos indicadores para garantir que eles estão alinhados com a realidade operacional da empresa;
- Compare os dados com os resultados de vendas e com o fluxo de caixa para garantir uma visão completa da rentabilidade e das despesas;
- Utilize a tecnologia para ajudar em todo esse trabalho.
Para acompanhá-los de perto e entender os elementos que os estão impactando, é importante contar com tecnologias que forneçam as informações necessárias e atualizadas sobre as operações. Não só isso, essas tecnologias também permitem fazer o cruzamento de dados com outros setores, como o faturamento e inventários do seu estoque, para proporcionar uma visão mais completa e integrada.
Por que usar um sistema de gestão?
Com um sistema de gestão, acompanhar os indicadores de custos se torna uma tarefa muito mais simples. Isso porque, além de automatizar todo o processo, mostra como a empresa está performando, sem que os times precisem perder tempo com planilhas manuais ou atualizações complicadas.
Tudo que está relacionado ao negócio fica concentrado em um só lugar, então a empresa também pode usar a solução para alcançar análises mais detalhadas que a ajudam a identificar padrões e tendências.
Os sistemas ERP são as tecnologias mais usadas atualmente, pois concentram todas as informações da empresa em um só lugar, além de:
- Automatizar processos;
- Ter recursos específicos para análise detalhada de custos;
- Manter todas as informações atualizadas em tempo real.
No entanto, vale lembrar que para desbloquear todo o potencial dessa tecnologia, é necessário que esses sistemas estejam realmente alinhados ao seu tipo de negócio e ofereçam módulos de gerenciamento em nuvem.
A nuvem é um ambiente onde todas as informações são armazenadas de forma segura, então proporciona flexibilidade para que você e o seu time acessem a ferramenta de qualquer lugar, desde que instalada em dispositivos conectados.
Conheça o FoccoERP
O FoccoERP é um software em nuvem que permite o controle e planejamento de todo o ciclo da empresa, desde as atividades operacionais e de produção até setores administrativos e comerciais.
Com ele, você não só alcançará melhorias significativas na gestão financeira do seu negócio, mas também na apuração das informações e no cálculo de todos os indicadores.
Sua empresa merece uma ferramenta que traga precisão e eficiência para sua gestão. Fale com um de nossos consultores e conheça o FoccoERP!
Perguntas frequentes
Qual é a diferença entre CPV e CMV?
O CPV (Custo dos Produtos Vendidos) refere-se aos custos diretos da produção da empresa, enquanto o CMV (Custo da Mercadoria Vendida) abrange os custos de mercadorias adquiridas para revenda.
Como calcular o CPV ou CMV para um determinado período?
Para calcular o CPV, utilizamos a fórmula: CPV = EI + (In + MO + GGF) – EF. Para o CMV, recorremos à fórmula: CMV = estoque inicial + compras feitas – estoque final.
Quais são os principais fatores que influenciam o CPV ou CMV de uma empresa?
Os principais fatores incluem custo da matéria-prima, mão de obra, gastos gerais, estoque e compras de mercadorias para revenda.
Como reduzir o CPV ou CMV e aumentar a lucratividade?
Reduza desperdícios, negocie melhores preços com fornecedores, invista em um sistema de gestão, controle estoques e treine as equipes.
Como o CPV ou CMV é registrado e relatado nas demonstrações financeiras?
O CPV e CMV são registrados nos custos das vendas em demonstrações financeiras, como o Demonstrativo de Resultados ou a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).